Autor Tópico: Maxi, City & Touring  (Lida 6854 vezes)

Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Maxi, City & Touring
« em: 17 de Setembro de 2013, 11:01 »
Boas, depois de feita a apresentação no devido sitio, venho "buscar" ideias para a minha futura companheira de duas rodas...

Actualmente a residir na Suiça, tenho por companhia a minha Vespa GTS 300. Como ainda não sei como se vai passar o Inverno, acho que vou testar primeiro com a Vespa e depois logo escolho. Mas quero ir já recolhendo ideias, porque o negócio pode aparecer de repente.

A Vespa é definitivamente um "animal de cidade", com um excelente motor, dimensões e agilidade, mas perde bastante em alguns pontos, nomeadamente em conforto, autonomia e capacidade de carga.

Assim, o que procuro é um pouco a "scooter perfeita" que não existe...

Caracteristicas que procuro, e que dificilmente abdico:

- Cilindrada superior a 250cc;
- Roda 14" ou superior;
- Confortável, a nível de suspensões e banco;
- Boa capacidade de carga;
- Boa autonomia, para não andar sempre na bomba de gasolina;
- Pequena o suficiente para não comprometer em cidade, quer no meio do trânsito quer em estacionamento;
- (Muito) Boa protecção aerodinâmica a velocidades 130-140Kms/h;

Isto é o principal...

Utilização maioritáriamente em cidade, mas com capacidade de me meter na AE e fazer tiradas de 1000Kms confortávelmente.

Identifico alguns modelos que me chamam à atenção:

- Piaggio X10 (350) 500;
- Honda SW-T 400;
- Yamaha Majesty 400;
- SYM Maxym 400;


Aceito e agradeço sugestões, uma vez que conforme me forem propondo eu vou também dando a minha opinião (e dúvidas) sobre as mesmas.


Boas curvas!
Vespa GTS 300' 09

TwisteR

  • Visitante
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2013, 11:58 »
Posso falar-te da SW-T...
É um excelente compromisso, mas nota-se bem as limitações do quadro longo em cidade. O peso (250kg) também coloca algumas limitações a fugir pelo meio dos enlatados.

Por outro lado, é um chaise longue com duas rodas, e com soberba protecção aerodinâmica, e capacidade de carga quase pornográfica.
Os poupadinhos dizem que fazem 4l em passeio. Eu atiro-me mais para os 4.2. Em consumos mistos e despreocupados anda pelos 4.6. Nunca consegui fazer 5l/100.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #2 em: 17 de Setembro de 2013, 12:45 »
Não sei porquê mas acho que alguém vai falar na Yamaha T-Max 530...  _careta_ _careta_ _careta_

A Yamaha Majesty foi substituída em alguns mercados pela X-Max 400, que também pode ser uma opção, mas como as que referes são todas "GT", a Kymco Xciting e a X-Max, mais desportivas, estarão fora das opções...  _pensador_

Toma atenção TAMBÉM aos planos de manutenção... Para quem usa a scooter todos os dias com deslocações médias (50 a 100km diários) é MUITO importante!!!

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Algarvia40

  • Visitante
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #3 em: 17 de Setembro de 2013, 13:35 »
Tenho uma Magesty 400 e, apesar de morar num sitio onde não apanho muito transito, facilmente me "escapo" nas filas maiores e em semáforos. Uma boa aderencia ( desde que tenha uns bons pneus) de resto é só rolar o punho!!!

Bem vindo!

rui.goncalves

  • Visitante
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #4 em: 17 de Setembro de 2013, 14:40 »
E que tal uma Integra 700, aquele tamanho de jantes faz magia...então a estética com as malas laterais e top case mais faz parecer uma Big Touring tipo BMW RT 1200... :))

Neste momento tenho uma Transalp, mas se comprasse novamente uma Maxi talvez fosse mesmo este o modelo...

Carreta

  • Visitante
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #5 em: 17 de Setembro de 2013, 15:28 »
Sim,alguém virá falar na T... _lol_ _lol_ _lol_

Companheiro dessa lista  _lol_ eu optaria pela x10 somente por ser a scooter mais bem conseguida esteticamente  _Rolley_

Do meu ponto de vista claro  _vinho_

Mas qualquer uma dessas maxis já têm provas dadas... _pol_

Bem haja!

Offline carlos fonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 81
  • Localidade: sobreda
  • Marca: Honda
  • Modelo: VFR 1200 X
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #6 em: 17 de Setembro de 2013, 15:33 »
Vi que não identificaste como opção a Burgman 400. alguma razão em especial?

Dir-te-ia que dadas as caracteristicas que procuras até podes subir um pouco nos CC.

Porque não a B650?

Bem mais fácil em cidade do que parece.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #7 em: 17 de Setembro de 2013, 16:37 »
- (Muito) Boa protecção aerodinâmica a velocidades 130-140Kms/h;

Esta característica não é muito fácil de encontrar para essas velocidades que indicas.

A Burgman 650 seria uma boa opção nesse campo e noutros que indicas, mas ainda assim não há milagres.

O melhor é mesmo experimentá-las todas. Por exemplo, acho que vais gostar muito da X10, sobretudo a 500.  _pol_

Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #8 em: 17 de Setembro de 2013, 16:41 »
Obrigado pelas sugestões!

Entretanto as minhas observações aos modelos apresentados:

- Honda SW-T 400: ainda há pouco estive a olhar para uma e, apesar de me parecer a escolha mais acertada, acho-a comprida como tudo... Perco bastante na agilidade no trânsito e espaço de estacionamento.

- X-Max 400: pode ser tudo de bom, mas sinceramente aquele design não me convence muito... Da Majesty gosto, sendo que é para considerar. X-Max 250 aqui vêm-se aos montes (acredito que seja a scooter mais vendida), é interessante mas receio que se torne "curta" fora da cidade...

- Integra 700:  chama-me à atenção, mas sinceramente nada conheço dela em termos de capacidade de carga.

- Piaggio X10: apesar de eu ser um cliente Piaggio satisfeito, e apesar de a achar uma grande máquina, tenho um bocado de dificuldade em aceitar aquele design... Como não tenho visto muitas, ainda não me acostumei ao tamanho dela.

- Burgman 400: não me cativa, nem sei bem porquê mas nunca me agradou muito. A B650 não é para pôr de parte, mas não está no topo da lista.


Resumindo, por um motivo ou por outro, não consigo encontrar a máquina ""ideal" para o que pretendo. Por isso se calhar o mais acertado é rever bem a utilização à qual se destina... Sendo que cidade (uma vez que não tenho cá carro, nem me interessa ter) é a prioridade...

A tão-falada T-Max não entra nas minhas escolhas, por um simples motivo: emoção vs. razão... Tenho um amigo aqui que tem uma 530 e está sempre a insistir para eu dar uma volta. Eu sempre recusei, porque já sei que vou gostar e depois é o cargo dos trabalhos  _martelada_
Vespa GTS 300' 09

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #9 em: 17 de Setembro de 2013, 17:19 »
 _lol_ Também já te chegou aos ouvidos o tal vírus "T".

Se fazes questão de mencionar que será maioritariamente para ser usada em cidade, uma de roda alta era o que te aconselhava sem pensar 2 vezes.

Uma X-City 250, uma SH300i, uma Beverly Sport Touring...qualquer uma destas que indiquei seria boa para aquilo que pretendes.

Eu gosto muito da Beverly 350 Sport Touring (ABS+ASR) e para os percursos que indicas chegava e sobrava! E ainda por cima mantinhas-te na marca que tens no coração e tem dado tão boas provas de fiabilidade.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #10 em: 17 de Setembro de 2013, 18:25 »
Sem dúvidas a Yamaha Tmax500/530

Temos um companheiro no CPM que trocou  Vespa GTS300 SS por uma Tmax 530...

Anda sempre de sorriso na cara _convivio_


Abraço

Barradas

  • Visitante
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #11 em: 17 de Setembro de 2013, 19:00 »
Para mim sem margem para duvidas uma MAXISYM
Estéctica ;conforto; consumos;velocidade e em especial preço/qualidade .

CIMENTO

  • Visitante
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #12 em: 17 de Setembro de 2013, 21:46 »
Já pensaste na kymco Downtown 300 ? De curta não tem nada _Rolley_ _Rolley_

Não percebo porque é que ninguém se lembrou dela  _pensador_ _pensador_

Eu tenho uma e estou bastante surpreendido pela positiva _pol_

Manhas

  • Visitante
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #13 em: 18 de Setembro de 2013, 14:13 »
E quel tal uma Peugeot Satelis ou Geopolis?

Há modelos de 250cc, 300cc, 400cc e 500cc e consta que são motos bem equipadas e confortáveis.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Maxi, City & Touring
« Responder #14 em: 19 de Setembro de 2013, 22:31 »
Companheiro Somedevil,
Uma T com uma Topcase de 50 litros para quando for preciso e já está!! e podes ir a 120/130 na boa e na cidade os 225 kg. mal se notam, dado o equilíbrio do conjunto e a reconhecida excelência quando se quer andar devagar ( o que é chato para a Tmax ).
Em resumo, o vírus T só se combate com a vitamina T  _lol_
1 abraço e escolhe bem. ( essa Kymco Downtown 300i abs que já foi sugerida também poderá ser uma excelente escolha e pelo valor de uma T compras 2 Kymcos   _pensador_)
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!