Autor Tópico: O preconceito das 125 cc  (Lida 38661 vezes)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
O preconceito das 125 cc
« em: 16 de Agosto de 2013, 12:41 »
Boas,
tenho reparado ,aqui e ali, que existem pessoas que falam das 125 como se fossem um "cancro" uma coisa do outro mundo ,relativamente as performances e seus motores.
As 125 estão limitadas a um máximo de 15 cv  devido a normas anti poluição  ,licenças para as conduzir ,normas europeias ,etc
Antigamente as 50s faziam tudo e iam a todo lado ,claro que sem restrições muitam faziam mais que algumas 125 agora.
As 50s agora andam na casa dos 3 ou 4 cv em vez dos 5.5 ate aos belos 7cv das aerox,lc,tzr ,etc
Uma 250 tem 20 cv.Uma dtr 125 tinha 29cv ,uma sr 125 tinha 36cv e qualquer uma destas dava facilmente os 160.
Com as recentes alterações ao código da estrada e aos motores foi possível a quem tem a carta de carro poder andar de 125 embora que limitada e lembro que existe ainda muita gente que pouca experiencia tem de 2 rodas e agarra logo  neste patamar,se não existisse limite de cv de certeza que existiria muito mais acidentes pois num exemplo qd entra o ypvs numa dtr muitos com o susto perderiam o controlo.
Eu não tenho qualquer problema em ter uma scooter 125 pois maluco como sou se tirasse a carta para outro patamar muito provavelmente já  não existiria.Sei das suas limitações e dedico-me a dar-lhes a volta como já o fiz e descrevi anteriormente na minha ex bws 125 fi e não descansei enquanto o conta km não chegou ao fim(120kmh) isto com apenas 9 cv.
Na minha opinião qd se compra deve -se ter em conta a utilização que se vai dar  ,se é a 1 ou a 2 o trajeto e qt se quer gastar em combustível e acima de tudo um test drive para não haver surpresas.
A xcity 125 xega para o que quero so a quero melhorar na resposta do motor  e sua acelaraçao pois a sua velocidade maxima é suficiente.
Estes motores são feitos para durar,poluir pouco ,gastar pouco e serem eficientes nada mais _pt_ scooter_
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Carreta

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #1 em: 16 de Agosto de 2013, 13:00 »
Curiosamente não noto nos forums de maxis etc quem considerem um "cancro" _pensador_ agora falando pessoalmente com malta mais batida nas motas,já noto isso  _Rolley_

Para mim é simples: gostava de ter mais cc?Sim. A minha 125 dá-me para o dia a dia?Sim. Tenho € para gastar?Não _thumbdown_

Por isso deixo-me estar como estou  _Rolley_ _pol_

Agora cada um terá de ter em conta se uma 125 "chega" para o trajecto que vai efectuar _pensador_

E relação ao que cada um comenta/diz sobre eu ter uma 125 e ser fraquinho...tou-me a ca$%&!!!

Boas curvas  _convivio_

m00n

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #2 em: 16 de Agosto de 2013, 13:26 »
Eu não vejo esse preconceito, eu tenho uma 50 e  uma 125, posso dizer que estou satisfeito, porque não sou maluquinho com a velocidade como muitos. Uma 125 é sufeciente para andar na cidade, o problema que vejo aqui no forum é que as pessoas querem mais velocidade, o que sim elas estam restringidas, eu tambem sou do tempo das yamaha dt-r aquilo andava bem.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #3 em: 16 de Agosto de 2013, 13:33 »
mpaneves:


O que diz é verdade, mas:

1) As 50cc e 125cc de que fala eram 2 tempos. Quer isto dizer que, entre outros aspectos, em cada rotação da cambota produziam trabalho. As 4 tempos precisam de 2 rotações para produzir uma vez trabalho.

2) O volume do motor é um dado artificial neste sentido:

a) O utilizador da mota paga: i) O combustível que mete na bomba, ii) As revisões e reparações, iii) A própria mota. Nenhum desses 3 custos depende directamente do volume do motor.

b) Certos impostos dependem do volume [nesse sentido é artificial].

c) A potência máxima do motor ( assumindo agora 4T) pode ser obtida aumentando o volume ou as rotações [binário * velocidade angular = potência] ou inserindo mais mistura no motor [sobre-alimentação] ou aumentando o poder calorífico do combustível ou substituindo o comburente [N2O adicionado ao ar por exemplo] ou aumentando a taxa de compressão, ou diminuindo as perdas mecânicas, ou, finalmente, através de factores como perfil da árvore de cames e o programa de injecção.

d) Destes aspectos todos, há um que se destaca. Usando o Inglês "nothing replaces displacement" ou nada substitui a cilindrada.


3) Esses motores 2T 50cc ou 125cc "doutros tempos" quanto é que gastavam em gasolina e quanto é que gastavam em óleo?
Atenção que não é uma crítica aos 2T: há motores 2T de grande cilindrada com alto rendimento.

4) Finalmente, há dois conceitos distintos: rendimento [o que se obtém a dividir pelo que se gasta] e potência específica [potência máxima a dividir pelo volume do motor]. Apenas o primeiro interessa ao utilizador.

P.


Boas,
tenho reparado ,aqui e ali, que existem pessoas que falam das 125 como se fossem um "cancro" uma coisa do outro mundo ,relativamente as performances e seus motores.
As 125 estão limitadas a um máximo de 15 cv  devido a normas anti poluição  ,licenças para as conduzir ,normas europeias ,etc
Antigamente as 50s faziam tudo e iam a todo lado ,claro que sem restrições muitam faziam mais que algumas 125 agora.
As 50s agora andam na casa dos 3 ou 4 cv em vez dos 5.5 ate aos belos 7cv das aerox,lc,tzr ,etc
Uma 250 tem 20 cv.Uma dtr 125 tinha 29cv ,uma sr 125 tinha 36cv e qualquer uma destas dava facilmente os 160.
Com as recentes alterações ao código da estrada e aos motores foi possível a quem tem a carta de carro poder andar de 125 embora que limitada e lembro que existe ainda muita gente que pouca experiencia tem de 2 rodas e agarra logo  neste patamar,se não existisse limite de cv de certeza que existiria muito mais acidentes pois num exemplo qd entra o ypvs numa dtr muitos com o susto perderiam o controlo.
Eu não tenho qualquer problema em ter uma scooter 125 pois maluco como sou se tirasse a carta para outro patamar muito provavelmente já  não existiria.Sei das suas limitações e dedico-me a dar-lhes a volta como já o fiz e descrevi anteriormente na minha ex bws 125 fi e não descansei enquanto o conta km não chegou ao fim(120kmh) isto com apenas 9 cv.
Na minha opinião qd se compra deve -se ter em conta a utilização que se vai dar  ,se é a 1 ou a 2 o trajeto e qt se quer gastar em combustível e acima de tudo um test drive para não haver surpresas.
A xcity 125 xega para o que quero so a quero melhorar na resposta do motor  e sua acelaraçao pois a sua velocidade maxima é suficiente.
Estes motores são feitos para durar,poluir pouco ,gastar pouco e serem eficientes nada mais _pt_ scooter_

Johnny89

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #4 em: 16 de Agosto de 2013, 14:17 »
Curiosamente não noto nos forums de maxis etc quem considerem um "cancro" _pensador_ agora falando pessoalmente com malta mais batida nas motas,já noto isso  _Rolley_

Para mim é simples: gostava de ter mais cc?Sim. A minha 125 dá-me para o dia a dia?Sim. Tenho € para gastar?Não _thumbdown_

Por isso deixo-me estar como estou  _Rolley_ _pol_

Agora cada um terá de ter em conta se uma 125 "chega" para o trajecto que vai efectuar _pensador_

E relação ao que cada um comenta/diz sobre eu ter uma 125 e ser fraquinho...tou-me a ca$%&!!!

Boas curvas  _convivio_

Mai nada!.

Vaporeon

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2013, 14:39 »
Não sei porque acham um grande cancro as 125cc de hoje em dia, eu nao podia estar mais satisfeito com a minha....Claro que tive chatices com ela, mas agora nao, sei que os erros ocorridos foi devido á stand e o seus mecanicos, nada com o motor...a minha ja deu 122 km/h e acho otimo para uma 125cc...
Tenho carta de mota, categoria A, posso conduzir o maximo e nao o fiz por varias razoes:
1- Mota mais barata;
2-Revisoes mais baratas;
3-Imposto Selo mais barato;
4-Muito economicas;
5-Motores duradores (pelo que consto), porque so tive outra 125cc e apenas fiz com ela 7000 km mais ou menos;

Claro que ela morre em subidas, nao atinge velocidades malucas, e atingindo os 105 km/h, já custa a desenvolver mais...e camioes, claro que custa passa-los....Mas ja apanhei sustos devido a velocidade excessiva, por isso agradeco que ela nao ande mais do que aquilo que da de momento...é a minha opiniao...Sei que ela é limitada e agradeco ate por isso...E ja para nao falar noutra vantagem que a minha esposa quando fizer os 25 anos vai poder conduzi-la (algo que ainda tenho que a convencer)...Chego a todo lado que uma 300cc ou uma 400cc chega, posso é demorar mais 5 minutos, mas será que me compensava gastar mais 1L ou 2L aos 100 km, para ser mais rapido 5 minutos???será que compensa o risco da segurança???(minha e dos outros)....Penso que não..

Se podia ter uma 300cc/400cc por gastos?Podia!
Se podia ter uma 300cc/400cc pela carta?Podia!
Se era a mesma coisa numa questão global, ou seja, ao uso que lhe dou, que praticamente só faço autoestrada prai 1 vez por mes, e ando praticamente em Nacionais e dentro de cidades....penso que chega e sobra....

Cumprimentos pessoal!

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #6 em: 16 de Agosto de 2013, 14:51 »
Adoro a minha 125cc... mas gostava de poder ter uma 300cc.
Não posso.

mas acho que a 125cc dá para os minimos necessários e é perfeita no dia a dia casa-trabalho-casa
Guerreiro

vasco

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #7 em: 16 de Agosto de 2013, 14:59 »
Boas amigos , na minha humilde eu gosto mesmo é andar de  scooter_ seja uma 50c uma 125c ou 1900c , cada um tem os seus gostos.

Um grande abraço e continuação de bons passeios  _lool_

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #8 em: 16 de Agosto de 2013, 15:39 »
Boas amigos , na minha humilde eu gosto mesmo é andar de  scooter_ seja uma 50c uma 125c ou 1900c , cada um tem os seus gostos.

Um grande abraço e continuação de bons passeios  _lool_

hehe para mim é como o Vasco... desde que tenha 2 rodas e um motor para ajudar já é suficiente  _pol_

a bicicleta também vai _pol_ _pol_

O preconceito das 125 cc se imaginares que compraste uma 50cc 4t mas com turbo, vais adorar a tua 125cc >:D

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #9 em: 16 de Agosto de 2013, 15:43 »
Será um preconceito, ou mesmo uma critica, dizer que é preferível ter uma 250cc ou 300cc ou 400cc (cilindrada superior que 125cc)  para andar diariamente mais do que X quilómetros em Autoestradas ou vias rápidas??

Uma coisa é dizer que nenhuma presta, para andar no dia a dia na cidade e arredores, outra coisa é aconselhar alguém a tirar a carta e subir de cilindrada, porque a 125cc torna-se curta para o dia dia e principalmente torna-se PERIGOSA para, CURTA de força e principalmente o motor AGUENTARÁ pouco andando sempre no limite.....

Poderia dar aqui vários exemplos, mas vou somente dizer que ......

Cada um tem o que quer e o que entende ter, opiniões dão-se e cada um é livre (graças a deus) de dizer, ou ter o que bem entender desde que possa !!

Tal como diz o Vasco .......
Boas amigos , na minha humilde eu gosto mesmo é andar de  scooter_ seja uma 50c uma 125c ou 1900c , cada um tem os seus gostos.

Um grande abraço e continuação de bons passeios  _lool_

O importante é rolar sem problemas .... e cada um sabe de si (mas os conselhos podem-se dar)

Cada 50cc, 125cc, ou mais cc, chegam para onde queremos ir e chegam a todo lado  scooter_

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

tparracho

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #10 em: 16 de Agosto de 2013, 15:44 »
A minha tem chegado perfeitamente para tudo o que precisei dela.

Já conta com 23.000km, nem é das mais rodadas daqui, e até ao momento nada a apontar.  _lool_


Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #11 em: 16 de Agosto de 2013, 16:18 »
Como alguém que só recentemente enveredou pelas 2 rodas, apesar de ser uma paixão MUITO antiga, concordo com todos os anteriores e, simultaneamente, discordo!

Eu tenho uma PCX, e apesar de não ser a melhor das 125cc no mercado, não me coibi de ir a nenhum lado com ela, faca chuva ou sol. Ando quase todos os dias com ela desde os finais de Setembro quando veio para as minhas mãos! Por isso já tem quase 10k km, em 9 meses no percurso casa-trabalho-casa! Vai com certeza fazer +12k km num ano!

No MEU caso, não será o modelo mais aconselhado porque faço muita AE por dia (50-50%), e a maioria dos sustos que tive foram mesmo em AE devido às limitações da mesma! Que com certeza seriam minorados com outros modelos de 125cc no mercado como as X-Max!

Mas em AE as 125cc são, pela sua natureza, "curtas"! Uma 250cc-400cc são as ideais! Não gastam tanto como uma grandes maxi's de 500-700cc mas não ficam muito atrás em termos de performance!

Por isso estou a tratar de tirar a carta e depois fazer o upgrade!

Mas se vivesse em Lisboa e trabalhasse na capital a historiava seria outra!


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

interceptor

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #12 em: 16 de Agosto de 2013, 16:33 »
Acho que o preconceito dos mais veteranos nem têm tanto a ver com a cilindrada mas sim com o facto de alguém que está habilitado a conduzir um veiculo ligeiro poder conduzir uma mota. Depois também há os que têm preconceitos em relação às scooters...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #13 em: 16 de Agosto de 2013, 17:01 »
E isso mesmo interceptor,preconceito  nas scooters sempre apelidadas de aspiradores mas todos se esquecem do sentido pratico de uma scooter e o porque da sua invencao,uma r1 nao vai as compras por ex,nem leva uma saca de batatas...
Agora percebe-se o booom que existe nas 125 devido a legislacao e a crise
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

interceptor

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #14 em: 16 de Agosto de 2013, 17:10 »
Sem ofensa a ninguém mas até uma criança de 9 anos vê vantagens numa scooter, hoje gozei uma ponte oferecida pelo patrão (até parece mentira) e andei a passear de mota com a minha filha de 9 anos. Fomos almoçar ao fórum Sintra e deixamos dois casacos, 2 capacetes e uma mochila dentro do baú. Quando andávamos lá dentro vimos um casal com os casacos vestidos e os capacetes debaixo do braço e o comentário dela foi: pai, estes de certeza que não têm uma scooter _lol_

Carreta

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #15 em: 16 de Agosto de 2013, 18:23 »
pai, estes de certeza que não têm uma scooter _lol_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Bem observado  _pol_

m00n

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #16 em: 16 de Agosto de 2013, 18:34 »
O problema das AE twin-pt, uma 125 chega bem para uma AE, se a ae for curta, o problema é que com a mentalidade deste portugalzinho em vez de cumprir os limites de velocidade não o fazem. Mas alguem que me diga para é que eu quero ter uma R1 ou outram 1000 qualquer? Isso só serve para matar, ainda por cima tanta velocidade para que? Ja como o  colega disse num umas cebolas podes levar na mota.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #17 em: 16 de Agosto de 2013, 19:11 »
O problema das AE twin-pt, uma 125 chega bem para uma AE, se a ae for curta, o problema é que com a mentalidade deste portugalzinho em vez de cumprir os limites de velocidade não o fazem. Mas alguem que me diga para é que eu quero ter uma R1 ou outram 1000 qualquer? Isso só serve para matar, ainda por cima tanta velocidade para que? Ja como o  colega disse num umas cebolas podes levar na mota.

Mas m00n, eu não vou fazer upgrade para uma Mota! Eu quero fazer upgrade  de Scooter!

A minha ideia é comprar uma X-Max 400! Ou se não for possível uma Forza 300!

Não quero R's ou Ninja's ou GSX-R's! Nem Pan's (que gosto imenso) ou BM's ou afins!

A minha ideia é trocar para uma Scooter com um "pouco" mais de disponibilidade em AE, já que os grandes sustos que tive foi ser "ensanduichado" em AE com ultrapassagens duplas por ambos os lados, pelas bermas e pelo separador!!!

A falta de civismo e respeito no seu melhor! E não tive maquina para me ir embora... É só por isso!

Mas eu vou na minha PCX para quase todo o lado, isso não tenho duvidas! Grande JaQuinzinha!


Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 19:18 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

m00n

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #18 em: 16 de Agosto de 2013, 19:18 »
Lol ultrapassarem pela berma numa AE? Rapaz eu nem facilito isso, ando sempre na direita mas sempre mais encontado a berma dentro do possivel, mas percebo que me queres dizer.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #19 em: 16 de Agosto de 2013, 19:29 »
Eu ocupo a minha faixa de rodagem! Não facilito! Porque indo junto da berma dá azo a ideias dos espertos e ases do volante!

Vou sempre num dos rodados dos enlatados, normalmente é onde a via está mais limpa!

Mas acredita que tal não aconteceu uma ou duas vezes... E não é agradável ter chapa a menos de 30cm de cada lado a passar por ti a +100km/h!


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

JB

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #20 em: 16 de Agosto de 2013, 21:14 »
Eu até à pouco tempo nunca tinha tido uma mota ou scooter...

A minha primeira mota, é a actual. Tenho uma "Scooter" de 700cc e sem espaço debaixo do banco... e porquê... porque andei numa 125cc e não gostei...

Mas isto significa que tenho preconceito contra as 125cc?? Claro que não.

Tal como foi dito, devemos escolher a babe conforme o uso que lhe vamos dar:

Eu queria uma mota que desse para andar na cidade (casa-trabalho e vice-versa), mas também queria uma mota, que se fosse preciso fazer uma viagem (AE por exemplo) me sentisse seguro.

A 125cc cumpria em excelência a primeira parte, mas não a segunda. Dai ter procurado outra coisa...

Mas se eu vivesse numa cidade com muito transito como Lisboa ou Porto, estava FDD  _corado_ pois a minha mota não se comporta tão bem no meio de muito transito como uma 125cc.

Já agora, eu não ando a abrir, só porque tenho uma 700cc, pelo contrário às vezes até ando mais devagar que os carros... e sabem porquê! Porque sei que se precisar de potência ela está lá... logo sinto-me mais seguro.

E eu adoro passear (não é correr) com o pessoal de duas rodas... tenham eles 50cc / 125cc / 1400cc... Descobri aqui, sim AQUI no CPM, que isso não é importante! O que importa é o espírito... ah e também que a velocidade da caravana é em função do veiculo mais lento...  _convivio_

Quanto ao espaço debaixo do banco, é o que mais invejo nas scooters... mas a minha dá para por malas laterais...  _lol_

Para mim não são preconceitos... são diferenças...

Cump.


P.S. - m00n, a Sym GTS 125i que experimentei não passava dos 110km/h... logo ela cumpria o limite legal da AE, mas ainda assim para o fazer a mota tinha de ir sempre em esforço...
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 21:16 por JB »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #21 em: 16 de Agosto de 2013, 21:34 »
Certíssimo. O ideal para uma scooter será 400cc. Não é pela velocidade, é pela segurança, pela dimensão e durabilidade. E, claro, pelos consumos (mais do que 400cc começa a ser pesado - exceptuando as NC).

Aliás, vejo sempre muitas 125 a passar por mim - são mais ágeis!

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #22 em: 16 de Agosto de 2013, 23:12 »
Não acho que haja qualquer preconceito com as 125, apenas há que escolher a cilindrada adequada a qualquer tipo de utilização. É claro que a 125 dá para muita coisa, mas tudo tem o seu limite. E se alguém precisa fazer muitos km's, andar muito fora da cidade, a 125 serve, mas se calhar há melhores opções.

Há 2 anos comprei uma 110 (Honda Vision) que era a mais indicada para aquilo que eu queria (utilização citadina). Aos poucos fui-me entusiasmando e depressa verifique que era curta, instável ao vento e não tão económica quanto esperaria (motores mais fracos em certas situações gastam mais que outros mais musculados). Após 6 meses troquei-a pela X-Max 125, mais potente, mais segura, mais estável e mais económica. Com a 125 já podia andar de forma mais segura e estável fora das localidades e servia-me às mil maravilhas.

No entanto comecei a ter necessidade de andar mais fora do circuito urbano, algumas vezes em auto-estrada e começou a ficar curta também, em especial para fazer algumas ultrapassagens.

Recentemente troquei-a pela 250 e noto muita diferença nas performances: ultrapassa melhor, sobe melhor, tem mais genica, aceleração e consegue à mesma velocidade, ir com menos esforço.

Portanto, não há qualquer "complô" para com as 125: são ótimas, mas dependendo da utilização de cada um, podem não ser suficientes.

 scooter_
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

pedro diniz.

  • Visitante
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #23 em: 16 de Agosto de 2013, 23:47 »
 Sobre a scooter ou moto 125cc para mim serve bem uma 125cc por muitos fatores por ex.- consumos , revisões etc.
 Para a vida que eu faço de scooter até uma 50cc fazia o mesmo trabalho  _pol_
 Eu ainda só do tempo que as belas zundaps 50cc de trobina com 4 V muitas delas ainda andam por ai pelas províncias  _pol_.
 Mas voltando as 125 para mim serve muito bem tem feito bem o trabalho de casa  _pol_
 Quanto as outras cilindradas respeito as ideias dos companheiros que gostam de outras emoções  _pol_.
 Todos nós temos gostos diferentes sobre isto ou aquilo, sobre tudo o que já li sobre este assunto do preconceito das 125cc só posso dizer isto <é meter o tó do CPM na motita e o belo do capacete e ir a procura da malta do CPM com 50cc,125cc 400cc ou 1800cc para um bom convivio scooter_ _pol_ _convivio_>

Um abraço e boas curvas scooter_ _pt_
 

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: O preconceito das 125 cc
« Responder #24 em: 17 de Agosto de 2013, 00:56 »
Companheiros:

Preconceitos existiram, existem e existirão em qualquer cilindrada, tal como a descriminação motard/scootard/biker what so ever…
Mas é um mal menor: porque quanto mais importância dão ao caso, mais picardias, arruaças, controvérsias, paletes, resmas de opiniões…blá, blá…vai voltar tudo ao mesmo: o eterno círculo vicioso das modas vs mentalidades!!

Quanto a mim: cada um escolhe, anda, faz, usa, abusa, do que gosta…se quer ter uma 50, 125, passar para uma 300-500 ou mais…e depois resolver comprar e andar numa trail, enduro, etc..e querer andar numa hiperdesportiva, passar para uma custom, depois para uma naked ou streetfighter e resolver voltar às 125....qual o problema???

Será que não somos senhores dos nossos bolsos, das nossas opiniões e convicções vs razão vs coração??
Tudo o resto "é carne para alimentar o monstro".

Andem, rolem, curtam a vida, a paisagem, os pormenores, a natureza, deixem-se "babar pelo que sentem", pelo gozo que cada partida lhes irá proporcionar, independentemente da montada que possuam…e é a isto que devem dar valor!!

Deixem o resto para "os outros". Porque um dia virá, quando se aperceberem que não têm público para lhes bater palmas ou dar-lhes importância, desistirão!!

Abraços _convivio_