Autor Tópico: Liquido refrigerção e óleo travões...  (Lida 8394 vezes)

Carreta

  • Visitante
Liquido refrigerção e óleo travões...
« em: 10 de Julho de 2013, 15:30 »
A minha pergunta é a seguinte:

Já trocaram o liquido de refrigeração e/ou o óleo dos travões?

Convém mudar ou "aquilo" aguenta mais uns tempos?  _pensador_ _Rolley_

(Acho que o manual fala de 2 em 2 anos...)


Abraço

firmezas2

  • Visitante
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #1 em: 10 de Julho de 2013, 16:02 »
Companheiro percebo muito pouco dessas questões mas 1 coisa é certa já tive de acrescentar o liquido de refrigeração pois tava 1 pouco baixo.... scooter_

interceptor

  • Visitante
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #2 em: 10 de Julho de 2013, 22:27 »
O óleo dos travões é fundamental para o bom funcionamento e eficácia do sistema de travagem e convém controlar e mudar periodicamente de acordo com as informações do fabricante.

aseravat

  • Visitante
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #3 em: 10 de Julho de 2013, 23:03 »
Boas

Liquido de refrigeração não uso, quanto ao oleo de travões sempre que mudo pastilhas mudo o respectivo oleo.

Boas S

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #4 em: 10 de Julho de 2013, 23:53 »
Boas

Liquido de refrigeração não uso, quanto ao oleo de travões sempre que mudo pastilhas mudo o respectivo oleo.

Boas S

 _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ Será mesmo companheiro ???? _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_

Eu é raro, muito raro mesmo mudar o ÓLEO DE TRAVÕES e nunca nenhuma Moto teve problemas por isso !!

No enlatado ao fim de 15 anos e 200.000km em cima é que teve de levar aqueles tubos flexíveis que estão ligados as bombas. (estavam ressequidos os tubos)

Se querem mudar mudem, eu nao acho isso minimamente relevante, nota-se bem quando algo nao funciona bem com os travoes se houver algum problema com o Oleo dos respectivos!!

O anti congelante, esse sim eu mudo, mas somente quando acho que ja nao tem aquela cor reluzente ou se estiver a ficar "acastanhada" em vez de azul ou verde ou vermelha (ou outra cor qualquer que tenha de origem)

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Carreta

  • Visitante
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #5 em: 11 de Julho de 2013, 06:05 »

Se querem mudar mudem, eu nao acho isso minimamente relevante, nota-se bem quando algo nao funciona bem com os travoes se houver algum problema com o Oleo dos respectivos!!

O anti congelante, esse sim eu mudo, mas somente quando acho que ja nao tem aquela cor reluzente ou se estiver a ficar "acastanhada" em vez de azul ou verde ou vermelha (ou outra cor qualquer que tenha de origem)

Boas curvas

Obrigado _AXE_    _pol_

Quando for à revisão do 16mil falo com o mecânico  _Rolley_

Abraço

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #6 em: 11 de Julho de 2013, 08:43 »
Se se seguir o manual normalmente corre tudo bem.
A água destilada ou liquido para circuito de refregiração, é fácil de mudar pelo próprio. já a substituição do liquido hidráulico dos travões deve ser feito por profissionais.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #7 em: 11 de Julho de 2013, 09:50 »
Pessoal,a semelhanca dos carros os contrutores mandam trocar esses liquidos de 2 em 2 anos ,o do radiador qd os motores sao novos baixa sempre m bocado,o dos travoes baixa com o desgaste dos mesmos,e passado algum tempo perde a eficacia devido a humidade que absorve mas como da trabalho quase ninguem faz ,deviam ver como ficam os travoes depois de sangrados e com tudo mudado,fica novo outra vez ,e as manetes atuam como no primeiro dia ,ja o liquido do radiador e tao barato ,tal como o dos travoes,e o motor agradece a nao ganhar porcaria nas tubagens e fica melhor refrigerado,no meu carro sou eu que faco isso tudo ,da trabalho mas compensa.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Carreta

  • Visitante
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #8 em: 11 de Julho de 2013, 15:24 »
Se se seguir o manual normalmente corre tudo bem.
A água destilada ou liquido para circuito de refregiração, é fácil de mudar pelo próprio. já a substituição do liquido hidráulico dos travões deve ser feito por profissionais.

Pessoal,a semelhanca dos carros os contrutores mandam trocar esses liquidos de 2 em 2 anos ,o do radiador qd os motores sao novos baixa sempre m bocado,o dos travoes baixa com o desgaste dos mesmos,e passado algum tempo perde a eficacia devido a humidade que absorve mas como da trabalho quase ninguem faz ,deviam ver como ficam os travoes depois de sangrados e com tudo mudado,fica novo outra vez ,e as manetes atuam como no primeiro dia ,ja o liquido do radiador e tao barato ,tal como o dos travoes,e o motor agradece a nao ganhar porcaria nas tubagens e fica melhor refrigerado,no meu carro sou eu que faco isso tudo ,da trabalho mas compensa.

Obrigado companheiro...era essa a ideia que eu tinha  _pensador_  _pol_

Já agora, o óleo deve ser trocado com as pastilhas velhas, ou meto umas novas e muda-se o óleo  _pensador_??

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #9 em: 11 de Julho de 2013, 20:47 »
sempre com as pastilhas novas ,se trocas o olio com as velhas qd levar novas vai sair olio fora do reservatorio e atençao que é corrosivo portanto deixa marcas onde passar,hoje em dia usa-se o DOT 4 em qualquer caso e existe ainda o DOT 5.1 que é de competiçao ,quanto a marcas eu costumo comprar da ferodo na norauto ou onde vir melhor preço mas meio litro anda na casa dos 5eur  e nas motas leva muito pouco uma garrafa de meio litro da p muita mota. _pol_
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #10 em: 11 de Julho de 2013, 21:12 »
Carreta.

Tal como já foi referido, o óleo dos travões vai absorvendo humidade (quer se trave muito , pouco ou nada) e a consequência é que vai perdendo eficácia e vai degradando os componentes do sistema de travagem.

A consequência mais sentida  é a alteração do ponto de ebuliçao do mesmo que se traduz em diminuição drástica da sua eficácia com algumas travagens que aquecerão o dito óleo. Se isto acontecer , bem podes apertar as manetes ... travões não os terás  _Zang_ _Zang_ _Zang_

Quando o óleo começar a ganhar uma tonalidade mais escura acastanhada (vês no olho do deposito) está mais do que na altura para ser mudado.
Um conselho se me permites, não descures a segurança !

Quanto ao liquido refrigerante convém ser mudado se previsivelmente fores para zonas  onde as temperaturas sejam muito baixas. Se não periodicamente (fica ao critério de cada um) deve ser trocado para manter o circuito sem resíduos e prevenir avarias.

Abraço
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

Carreta

  • Visitante
Re: Liquido refrigerção e óleo travões...
« Responder #11 em: 11 de Julho de 2013, 21:44 »
Mensagem recebida  _pol_

Sendo assim na próxima revisão vou tratar disso  _pensador_ _pol_

Obrigado  _palmas_

Boas curvas scooter_