Autor Tópico: Daelim S3 rotações/velocidade  (Lida 11493 vezes)

firmezas2

  • Visitante
Daelim S3 rotações/velocidade
« em: 09 de Julho de 2013, 15:32 »
Boa tarde. Sou novo nestas andanças e como tal quero as vossas opiniões e comentarios se for possivel e desde já o meu obrigado. Acabei de adquirir uma daelim s3 com cerca de 14000km ou seja em 2 mão. Aparentemente esta bem estimada mas aconteçe que quando chega aos 110kmh ela começa a engasgar-se e não passa dai. Questionei o antigo dono que me disse ser da correia pois colocou 1 correia que não é de origem pois disse que essas era muito caras. Alguem me sabe dizer se podera ser mesmo da correia ou tera outro problema mais grave. No outro dia passou dos 110kmh como se nada fosse mas ao dia seguinte ja cortava aos 110kmh outra vez?? Isto é corta aos 110kmh porque as rotações já vão no limite ou seja pra lá das 10000rpm... _Zang_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Daelim S3 rotações/velocidade
« Responder #1 em: 09 de Julho de 2013, 16:23 »
Chama-se corte de injecção e quer dizer que chegou ao fim.

Se não existisse fazias "over-revving" e o motor podia partir.

Acontece-me no carro, acontecia-me na PCX, na Xevo e na CBF.

Para andar mais depressa do que 110 km/h, as 125cc não chegam.

firmezas2

  • Visitante
Re: Daelim S3 rotações/velocidade
« Responder #2 em: 09 de Julho de 2013, 16:34 »
Companheiro pedroareias era bom que fosse só isso mas o problema é mais complicado. Estas scooters dão de origem entre 120 / 130kmh antes de cortar. Acontece que comprei a minha com cerca de 15000km e ela esgota as rotações muito rapido não passando dos 110kmh...mas no outro dia como que por magia foi aos 120 125kmh como se nada fosse. Depois disso voltou a cortar aos 110kmh.... _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_

pjcrosado

  • Visitante
Re: Daelim S3 rotações/velocidade
« Responder #3 em: 09 de Julho de 2013, 16:49 »
Boas

Tenho uma S3 e dá 120 a descer (tambem sou um pouco pesado).

Experimenta mudar para uma vela de iridium talvez o trabalhar da scooter fique mais certo

E claro, não esquecer que é uma 125...

Abraço
Paulo

TwisteR

  • Visitante
Re: Daelim S3 rotações/velocidade
« Responder #4 em: 10 de Julho de 2013, 10:09 »
Este tópico está claramente relacionado com este:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=14982.75

não pela quebra das correias, mas pelos problemas ocorridos na sequência destas.

As correias novas têm que acamar. Durante os primeiros km (talvez 1000?), há que ter alguma moderação na condução, e ela progressivamente irá acamar e melhorar o rendimento da tracção.

Agora, há que saber se a correia que foi colocada é compatível com a correia da marca (mesmas medidas, densidade, elasticidade, ...?), se foi colocada há pouco tempo, etc...

As S3 também se dão mal com as velas de origem. A vela de iridium é uma boa aquisição.
E depois há as bombas de injecção...! Que avariam facilmente.

Boa sorte!
... embora estes problemas não devessem depender da sorte mas sim das garantias e da capacidade dos concessionários.

firmezas2

  • Visitante
Re: Daelim S3 rotações/velocidade
« Responder #5 em: 10 de Julho de 2013, 10:23 »
Obrigado companheiro TwisteR pela explicação mas não consigo encontrar explicação para o meu caso pois como é que de 1 momento para o outro ela atinge os 120kmh sem problema algum e algum tempo depois volta aos 110km e começa a cortar pois as rotações esgotam-se muito depressa...penso não ser da correia pois se não nunca chegava a passar de uma velocidade para outra assim de 1 dia para o outro...

firmezas2

  • Visitante
Rotações
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2013, 17:52 »
   
   Boa tarde companheiros...decidi lançar este tópico para me poderem ajudar a mim e a outros membros que já tenham ou que estejam a passar pelo mesmo. Então é assim: o que pode influenciar as rotações para estas serem mais rapidas ou mais lentas? Correias, roletes, injectores etc...pergunto isto pois a minha bike comparando com outras da mesma marca e modelo atinge o limite das rotações muito rapido o que a leva a cortar a uma velocidade muito inferior a outras  scooter_ iguais. Desde já o meu abrigado a que me possa dar dicas.... _slb_ _slb_ _slb_

TwisteR

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2013, 19:38 »
Roletes mais leves, rotação mais elevada.
A minha S3 já teve à experiência roletes de 14,5 (era o que a oficina tinha! _Rolley_) e mal chegava às 7000rpm - e arrastava-se para lá chegar.
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 22:36 por TwisteR »

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Rotações
« Responder #8 em: 24 de Julho de 2013, 23:12 »
Roletes leves- menos velocidade,variador mais curto ,mais rpm
Roletes pesados e o oposto fica mais longa e com mais ponta se tiver força p la xegar
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

firmezas2

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #9 em: 25 de Julho de 2013, 09:02 »
Bom dia companheiro TwisteR qual é então o peso recomendado para a S3??

TwisteR

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #10 em: 25 de Julho de 2013, 09:21 »
ACHO que são 10,5g. Acho...
Lembro-me que na altura queria experimentar de 11,5g mas na oficina só tinha de 14,5, e aquilo parecia ter uma âncora a arrastar pelo alcatrão...

Bom dia companheiro TwisteR qual é então o peso recomendado para a S3??

firmezas2

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #11 em: 25 de Julho de 2013, 09:25 »
ok obrigado TwisteR se calhar muito do meu problema se deve então dos roletes pois neste momento ela esta a cortar aos 100 kmh pois a essa velocidade já atingiu o limite das rpm ou seja 10 000 e tal rpm...

Busas

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #12 em: 25 de Julho de 2013, 10:08 »
Ela precisa é de roletes novos... _convivio_

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Rotações
« Responder #13 em: 25 de Julho de 2013, 10:19 »
Se a mota corta, dos roletes não é certamente.

Pelos sintomas que descreves poderá ser a correia meio gasta, reflecte-se na perca de alguma velocidade de ponta.

Fred_FBF

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #14 em: 25 de Julho de 2013, 10:22 »
Ela precisa é de roletes novos... _convivio_

Ou um variador J.Costa com roletes de 10,5g?!? ...  _Rolley_  _pensador_

firmezas2

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #15 em: 25 de Julho de 2013, 10:23 »
  Companheiros a correia é nova tem cerca de 2000km se calhar nem isso...e os roletes tambem foram mudados a pouco so que o antigo proprietario disse que pos uns ligeiramente mais leves...em relação ao corte ela antige o limite das rpm muito rapido o que não a deixa ganhar mais velocidade e pelo que aqui já foi dito roletes mais leves acelera as rotações ou seja esgota mais depressa penso eu pois não percebo grande coisa de mecanica mas pelo que aqui foi dito.... _corado_ _corado_ _corado_

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Rotações
« Responder #16 em: 25 de Julho de 2013, 10:30 »
  Companheiros a correia é nova tem cerca de 2000km se calhar nem isso...e os roletes tambem foram mudados a pouco so que o antigo proprietario disse que pos uns ligeiramente mais leves...em relação ao corte ela antige o limite das rpm muito rapido o que não a deixa ganhar mais velocidade e pelo que aqui já foi dito roletes mais leves acelera as rotações ou seja esgota mais depressa penso eu pois não percebo grande coisa de mecanica mas pelo que aqui foi dito.... _corado_ _corado_ _corado_

Mas sentes o corte de rotações entrar? Geralmente provoca um soluçar na mota

firmezas2

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #17 em: 25 de Julho de 2013, 10:37 »
Sim é mesmo isso...e tem vindo a cortar cada vez mais cedo...ou seja antes andava por volta dos 110kmh agora por volta dos 100 e pouco já começa a esgotar as rpm...

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Rotações
« Responder #18 em: 25 de Julho de 2013, 10:42 »
Conselho, ve se pesas os roletes numa balança digital e mete uns com mais 1 grama,pq pelo q dizes esses sao de 10 ou menos gramas
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Rotações
« Responder #19 em: 25 de Julho de 2013, 10:55 »
Nada como desmontar tudo e ver se estão dentro dos parâmetros

- pesar os roletes, embora se conseguem fazer a mota cortar não deve ser dai
- Ver se o variador desliza bem no veio.
- medir a espessura da correia e ver se o comprimento é o certo (podem ter trocado por uma "parecida")
- aproveitar e dar uns toques no variador para aumentar a velocidade de ponta

firmezas2

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #20 em: 25 de Julho de 2013, 11:09 »
Companheiro sestevao a correia não é de origem e o antigo proprietario disse que era ligeiramente mais curta e que sentiu perda de velocidade quando a mudou....mas acontece que já houve aqui alguem com o mesmo problema que trocou roletes e correia e ficou na mesma por isso não sei se sera mesmo da correia ou não....outro aspecto curioso é que aqui a dias como se nada fosse ela deu os 125kmh e ao dia a seguir já não passou dos 110kmh e de referir que foi no mesmo trajecto que faço todos os dias....estranho muito estranho....se fosse roletes ou correia penso que não iria aquela velocidade e a seguir já não.... _confuso_ _confuso_ _confuso_

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Rotações
« Responder #21 em: 25 de Julho de 2013, 11:17 »
Se a correia é ligeiramente mais curta, a velocidade de ponta tem que ser obrigatóriamente mais baixa para a mesma rotação, são as leis da física  ;)

firmezas2

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #22 em: 25 de Julho de 2013, 11:26 »
Mas então como explica as leis da fisica uns dias dar 1 velocidade e ao outro dia já não dar no mesmo trajecto e com a mesma correia...estranho

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Rotações
« Responder #23 em: 25 de Julho de 2013, 11:31 »
A velocidade máxima de uma mota não é determinada só pela correia. Disse apenas que uma correia mais curta significa obrigatóriamente que a velocidade de ponta seja inferior, numa situação onde tudo o resto não seja alterado na mota (electrónica, pneus, transmissão, etc)

Basta que um dia o corte de rotações tenha entrado mais tarde (vá-se lá saber porque...)

firmezas2

  • Visitante
Re: Rotações
« Responder #24 em: 25 de Julho de 2013, 11:36 »
Pois se calhar o problema é mais para a parte electronica algum injector não sei...pois e estranho num dia atingir 1 velocidade e no outro dia atingir outra.... _confuso_ _confuso_