Autor Tópico: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i  (Lida 11868 vezes)

Restiveira

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SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« em: 26 de Junho de 2013, 10:10 »
Boas companheiros!

Tou com uma duvida na escolha.

tenho 2 scooters em vista:
uma gts 300i de 2012 com 3000 km por 3400 euros ou uma citycom 300i também de 2012, por 2900.

é para fazer a ic19 todos os dias, 100% sem passageiro.

em termos de estetica não tenho preferencia.

Obrigado por todos os comentários!

Rui

Offline Duas Rodas

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #1 em: 26 de Junho de 2013, 10:42 »
Bom dia companheiro,
eu tenho uma Citycom 300i.
Só posso dizer bem dela: anda bem (e vou com pendura quase sempre, velocidade cruzeiro nos 90, 100km/h), é poupadinha (média de 3,5l/100kms), é muito estável em AE por causa da roda alta e suficientemente estreita para furar no meio de trãnsito (só a PCX se desenrasca melhor do que eu no meio dos carros, modéstia à parte).
A única coisa que eu tenho a alertar-te é o peso dela (183kgs) e  a altura algo elevada do assento (parado, estou sempre em bicos de pés, não gosto de assentar o peso todo em cima só de um pé).
De resto, acho que para fazer a IC 19 todos os dias e sozinho...ela está perfeita! _pol_
Cumps
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Restiveira

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #2 em: 26 de Junho de 2013, 10:50 »
Obrigado pela resposta!

e em termos de fiabilidade? e manuntenção?
devem ser identicas, não?

Obrigado novamente!

Abraço!

Rui

Offline Duas Rodas

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #3 em: 26 de Junho de 2013, 11:06 »
Eu tb comprei a minha (modelo de 2011) em 2ª mão com 1200kms.
Fiabilidade muito boa, é literalmente pôr gasosa e andar!
Trava excelentemente e a minha não tem CBS , mas isso até prefiro ter as rodas a travar cada uma por si.
Só no inverno tens de deixar o motor aquecer ao ralenti uns 2 minutos antes de arrancares senão ela vai-se abaixo (mas pega logo).
Manutenção: é de 6.000 em 6.000kms mudar o óleo, (gasto uma média de 70€) não faço de 3 em 3000kms como algumas 125cc, isso para mim é um exagero e dinheiro gasto desnecessariamente.
Tens um concessionário Migtec no Cacém ao pé de ti (leio bons relatos acerca deles), eu faço na Cascaisway em Alcoitão e estou muito satisfeito lá.
Tanto quanto sei a GTS 2012 e Citycom2012 têm motores idênticos, com 23 cavalos. A GTS 300i 2013 é que já tem o motor mais puxado para 29cavalos. Mas é como te digo, esta cavalagem serve perfeitamente para mim e para a minha Maria, tem binário e aceleração muito bons para ultrapassar em segurança, a velocidade de ponta para mim é secundário.
 _convivio_ António
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 11:10 por Duas Rodas »
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ZeZeZoom

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #4 em: 26 de Junho de 2013, 12:31 »
O Companheiro Duas Rodas já disse tudo ou quase tudo.
Creio que, perante as duas máquinas que tens em vista e admitindo que ambas estão em condições idênticas de conservação, escolheria a CityCom - excepto se a capacidade de carga debaixo do banco for muito importante para ti, porque aí a GTS é melhor.
Acho a CityCom mais engraçada que a GTS, especialmente na traseira. Mas, a GTS é muito gira, também.
A maior vantagem da CityCom sobre a GTS é o maior diâmetro das rodas. Com vento forte, assume alguma importância. scooter_

Offline Jorge Valente

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SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #5 em: 26 de Junho de 2013, 15:23 »
Viva,
Embora a minha experiência seja muito reduzida, se a diferença de valores não for importante, é experimentar as duas e comprar aquela em que se sentir mais confortável.
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
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RCEu

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #6 em: 26 de Junho de 2013, 16:12 »
Uma vez que as cilindradas são iguais, actualmente faria uma compra mais racional e comprava a que gastasse menos e que tivesse menos manutenção.

Busas

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #7 em: 26 de Junho de 2013, 22:20 »
Boas Sem dúvida alguma GTS...

O valor de mercado será superior no futuro...e o nome GTS no mercado já conquistou um lugar de destaque...dificilmente igualável pela citycom...

Abraços


ZeZeZoom

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #8 em: 26 de Junho de 2013, 22:31 »
O valor de mercado já é diferente agora, são menos 500 euros pela CityCom. Dificilmente, no futuro, esta diferença se acentuará muito, acho eu, embora a GTS tenha sempre um valor um pouco superior.
Em termos de consumos e manutenção, deve andar ela por ela, pois é a mesma mecânica. Digo eu...

Busas

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #9 em: 26 de Junho de 2013, 22:52 »

Será largamente mais que 500€ futuramente...e se for só apra entregar...uiui!

E na componente estética...a GTS é bem mais elegante e harmoniosa que a citycom...mas isto é para mim... _vinho_

Offline Duas Rodas

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #10 em: 27 de Junho de 2013, 11:59 »
Do ponto de vista puramente financeiro, se se paga menos 500€ para comprar a Citycom também o seu valor de revenda futuro será menor garantidamente, a não ser que, por exemplo, a Citycom faça muito poucos kms (aí a diferença no valor diminuirá). Não há volta a dar.
Atendendo a que os motores (neste modelos 2012) são iguais, os custos de manutenção também são iguais.
Portanto, são sempre 500€ que se poupa.
Enfim, o ponto que eu quero enfatizar  é o seguinte: no mercado de 2ª mão, comprar uma Citycom 300 é sempre um optimo negócio pois temos mecânica base de um best seller (GTS) por menos dinheiro, o know how de uma marca reputada (SYM) e uma rede de assistência muito bem espalhada em Portugal.
Não percebo porque não se vende mais Citycoms em Portugal :-?
Em minha opinião, há tantas GTS e PCX´s nas estradas que até chateia, nasceram todos do solo. Isto obviamente em consequência do sucesso delas, e nesse aspecto a Sym e a Honda estão de parabéns . _pol_
Claro que sou suspeito naquilo que digo, mas o facto de haver tão poucas Citycom´s nas estradas torna-as ainda mais lindas e especiais! _careta_  _convivio_
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Restiveira

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #11 em: 27 de Junho de 2013, 14:14 »
Obrigado a todos pelos vossos comentários.
Já agora, aproveito para perguntar, talvez um pouco off topic, se qualquer uma das duas servirá para o que pretendo, uma vez que serão cerca de 60 km por dia, o que dá qq coisa como 14000 km por ano...
tenho receio com esta kilometragem anual, acabe por "estafar" a mota em menos de nada...

RCEu

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #12 em: 27 de Junho de 2013, 15:16 »
São poucos Km por ano companheiro. É mais ou menos o que faço e não acredito que tenhas muitos problemas.


No entanto para tudo é preciso um pouco de sorte. Por vezes poderão acontecer coisas que não estão previstas.


Procura os diversos Diários de Bordo da marca e modelo e logo vez o que os donos delas dizem.

Offline Panda

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #13 em: 27 de Junho de 2013, 15:19 »
a CityCom 300 tem a vantagem da roda 16" com todos os seus beneficios  a GTS é mais estilo sofá com rodas, uma máquina mais luxuosa, com mais equipamento e muito bem aceite no nosso mercado

a minha opção sería a CityCom 300i

Restiveira

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #14 em: 27 de Junho de 2013, 15:22 »
@Elio: fazes mais ou menos isso por ano?
mas tu tens uma 500... é diferente, em teoria... é um motor que aguenta mais...

RCEu

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #15 em: 27 de Junho de 2013, 15:30 »
@Elio: fazes mais ou menos isso por ano?
mas tu tens uma 500... é diferente, em teoria... é um motor que aguenta mais...


Pois... em teoria. Lá está. Quando a comprei estava tudo bem e de repente teve de levar uma embraiagem em garantia. De resto e tirando algumas modificações que quis fazer para a melhorar, sem problemas.

Recentemente e também na garantia teve de levar uma reparação porque estava a babar óleo. Levou uma junta da cabeça nova e um vedante pelo local onde estava a babar.

Estas coisas podem acontecer sem esperarmos. E nesse motor existem relatos de pessoas que as têm sem grandes problemas. Um motor 300 já é bastante bom. Temos é de as saber estimar.

Offline Duas Rodas

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #16 em: 27 de Junho de 2013, 15:33 »
Obrigado a todos pelos vossos comentários.
Já agora, aproveito para perguntar, talvez um pouco off topic, se qualquer uma das duas servirá para o que pretendo, uma vez que serão cerca de 60 km por dia, o que dá qq coisa como 14000 km por ano...
tenho receio com esta kilometragem anual, acabe por "estafar" a mota em menos de nada...

Eu faço isso todos os dias, há casos de motas que andam bem mais do que 60kms diários.
Muito importante é respeitar as revisões nos kms estipulados, e vais ver que o motor não "estafa" nada. Foi feito para isso mesmo! _pol_
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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #17 em: 27 de Junho de 2013, 18:10 »
Os motores das SYM (como os de várias outras marcas de scooters) são excelentes em fiabilidade e resistência (e não só). 14.000 kms anuais não seria problema para uma 125cc (e não o é para tantos companheiros que fazem quilometragens bem maiores) e não o será, seguramente, para uma 300cc.
Uma Citycom 300i por menos 500 euros que uma GTS 300i - admitindo que estão ambas em bom estado e não têm muitos kms - é, para mim, a escolha certa. Não esquecer que a roda 16 é uma mais valia quando está vento, relativamente a uma jante 12 ou 13 (ou 14).

RCEu

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #18 em: 28 de Junho de 2013, 06:47 »
Estupidez minha ou nabice completa, sempre associei a Citycom à X-Max no que toca a estilos e design.


A X-Max foi uma scooter que me deu um enorme prazer conduzir. A Citycom ainda por cima tem um motor mais potente que a X-Max tinha, que era apenas 250. Ainda tive oportunidade de ver algumas a passar por mim. Scooter espectacular.

AJA

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Re: SYM GTS 300i ou SYM CITYCOM 300i
« Responder #19 em: 28 de Junho de 2013, 10:18 »
Boas,

Para as tuas necessidades qualquer uma das duas serve perfeitamente. Eu faço uma média de cerca de 50 km diários com uma 125. Como já alguns companheiros aqui referiram, se a estética não é um fator que pese na escolha, passa para o nível analítico da funcionalidade - capacidade de carga debaixo do assento, altura ao solo, manobralidade, conforto, etc... Experimenta as duas porque, mesmo tendo a mesma motorização, acredito que tenham comportamentos bastante diferentes e escolhe aquela onde te sintas mais "encaixado".

Abraço,

AJA