Autor Tópico: [Yamaha] X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver  (Lida 14776 vezes)

|R|olLKaGe!

  • Visitante
[Yamaha] X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« em: 18 de Junho de 2013, 08:52 »
Companheiros... foi desta !

Andava á 2 anos, e 24000km a adiar isto, mas desta é que foi! Declarei guerra aos ruidos parasitas da minha X-Max! ehehee  ;D

Todos sabem que a X-Max apesar de ter uma qualidade acima da média, não está isenta de ruidos parasitas nos plasticos... a minha não era excepção... então decidi finalmente meter maos á obra e acabar com eles de raiz (literalmente).

Ora vamos então ver: na minha (e em outras que já exprimentei), os ruidos vêm maioritariamente de 2 sitios:

1º da carenagem á frente, mais propriamente junto ao vidro,

2º da caixa do filtro de ar,

A resolução destes ruidos é muito simples,

A tampa do filtro de ar, é basicamente um grande pedaço de plastico, que se divide no entanto em 2 partes. É da junção dessas 2 partes que vem o ruido. Reparem:









Penso que dá pra ver nas fotos, a vibração vem da junção da tampa pequena, com a tampa da caixa de ar. Dá até para ver que no sitio onde vibra, o plastico está com uma textura difrente.

A solução, fita isolante electrica da 3M (que havia ca por casa xD). No fundo é uma fita maleavel (que parece quase borracha) com autocolante dos 2 lados. Depois de aplicada adere aos materiais, sendo claro possivel sempre voltar a descola-la.

Basta uns bocadinhos no sitio onde vibrava:







Depois de montada novamente a tampa:



Um encaixe perfeito, e aliás fica ainda melhor que antes, pois o rebordo fica igual ao da junção lateral das 2 peças eheh  ;)

Agora vamos á parte da frente... esta aqui sim foi a que deu mais trabalho, não a resolver o problema, mas sim a identificar de onde vinham os ruidos!

No final acabei por descobrir que 80% do chocalhar que ouvia na frente, vem da barra que segura a bateria... Essa barra vem com 3 esponjas pequeninas, que como é obvio começam a afrouxar passado algum tempo...

Solução, mais fita da 3M, e no final um pouco de fita de papel para encher e evitar que a fita 3M una a barra á bateria xD



Depois disto, os 20% que sobravam devem-se á união da tampa da frente, que aparafusa nestes buracos:



Aqui coloquei um bocadito de fita directamente entre os 2 plastidos, e aparafusei. O parafuso ficou tambem envolto da fita, pelo que tudo fica bastante justo.

Esta manhã fiz o teste e não queria acreditar... ás vezes j
ha coisas que ficam melhores, mas no fundo ainda ha la um restinho do problema... meus amigos, aqui ficou resolvido a 110% eheheh

Nas mesmas ruas de calçada onde antes os plasticos pareciam que iam cair, agora nao se houve nada de nada... a unica coisa que ouço é o som dos pneus na calçada, coisa que nunca tinha ouvido  _lol_

Vibraçoes zero, ruidos zero, so se ouve o motor e o porta chaves vá  _careta_

Isto fundamentalmente é algo que qualquer um pode fazer numa horinha em casa, não custa nada, não dá trabalho, e não é caro. Eu usei esta fita pois era a que tinha á mao, mas qualquer fita grossa que dê para sobre por em camadas serve.

Sou muito sincero... não ha nada como ouvir finalmente o silencio, e não ter aquela sensação que não posso ir mais depressa porque o ruido é incomodativo... para já isso acabou  _pol_

Espero que ajude aqueles que assim como eu já andavam fartos do "chucalho" hehehe
« Última modificação: 30 de Junho de 2014, 13:09 por M.Careca »

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #1 em: 18 de Junho de 2013, 11:03 »
Parabéns, pelo esforço e pela partilha. _pol_ _pol_ _pol_ _palmas_
Eu tenho muitos defeitos; o mais pequeno deles não é seguramente o de ficar doido com ruídos parasitas, seja nos carros ou, agora, nas motas. _thumbdown_ :o
Os ruídos parasitas tiram-me do sério (agora que falo nisto, a eNGraçada está a fazer uns barulhos nas irregularidades maiores, barulhos esses que me parecem vir da (enorme) viseira frontal e que já reportei, esperando que sejam eliminados na próxima 6ª-feira, aquando da revisão dos 10.000 kms).

Fred_FBF

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #2 em: 18 de Junho de 2013, 11:11 »
Companheiro |R|olLKaGe!, dou-te os meus mais sinceros parabéns, pela habilidade e paciência para voltar o silêncio dos Deuses.

Uma brico muito bem relatada e documentada.

 _palmas_           _palmas_           _palmas_           _palmas_           _palmas_

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #3 em: 18 de Junho de 2013, 12:15 »
Parabéns, pelo esforço e pela partilha. _pol_ _pol_ _pol_ _palmas_
Eu tenho muitos defeitos; o mais pequeno deles não é seguramente o de ficar doido com ruídos parasitas, seja nos carros ou, agora, nas motas. _thumbdown_ :o
Os ruídos parasitas tiram-me do sério (agora que falo nisto, a eNGraçada está a fazer uns barulhos nas irregularidades maiores, barulhos esses que me parecem vir da (enorme) viseira frontal e que já reportei, esperando que sejam eliminados na próxima 6ª-feira, aquando da revisão dos 10.000 kms).

Companheiro, falo por experiência propria... em marca nenhuma (e olha que cá em casa temos 2 Mercedes recentes, 1 Jeep, 1 Renault, 1 Toyota e um Hyundai), e em quase todos me queixei nas respectivas marcas de vários ruidos, e nenhum me resolveu realmente o problema...

Eu tambem com os ruidos... sou demais... parece uma maldição que anda atrás de mim. Não consigo ter um carro ou mota em que não note ali qualquer coisinha, que depois me anda sempre a remoer atrás da orelha...

Até nas motas que não são minhas eu noto ruidos... o companheiro Scooterado que o diga ;D

Nada como na calma e silencio do nosso lar, irmos devagar á procura do que mexe e vibra, e a passo e passo ir eliminando os ruidos um a um.

É para a partilha que cá estamos eheh  ;)
« Última modificação: 18 de Junho de 2013, 12:20 por |R|olLKaGe! »

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2202
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #4 em: 18 de Junho de 2013, 19:33 »
RolKage disse,

"Até nas motas que não são minhas eu noto ruidos. o companheiro Scooterado que o diga;D"

.........Hehe, há pois digo,digo topa aqui esta imagem...............


Estás a ver aquelas abraçadeiras ( com o nº 21 ) nas juntas do coletor de ar da minha T500......Elas estavam a chocalhar e na revisão dos 30.000 o mecânico ( resolveu, como o Liedson ) além de limpar o filtro K&N que está lá, injetou um pouco de silicone na zona das abraçadeiras e assim evitou de desmontar uma porção de peças até chegar lá e matou 2 coelhos ( leia-se abraçadeiras ) com uma só cajadada........E, menos ruídos parasitas, só ficou aquele barulhinho metálico que todas as Ts fazem ( inclusive as 530 ) e que é proveniente do tensor da corrente transmissão primária ( atenção não é a correia V-Belt )
Todas as meninas precisam de silicone + cedo ou + tarde, _lol_ _lol_
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
« Última modificação: 18 de Junho de 2013, 19:35 por Scooterado »
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #5 em: 18 de Junho de 2013, 19:49 »
Isto dos ruídos parasitas também tem que se lhe diga. Mesmo falando de dois modelos iguais, com o passar do tempo podem haver diferenças notórias e na X-Max não será diferente.

Mas se andassem diariamente na cidade de Évora (como eu e outros tantos companheiros aqui do CPM) acabavam por desistir dessa luta contra os ruídos  :(.....é que o facto de ser uma cidade património da Humanidade, implica que numa grande parte da mesma predomine a pedra de calçada em que a suavidade de rolamento não é uma das suas valências. Por enquanto não me posso queixar muito, pois mantém-se tudo bastante firme na minha maxi, mas com o passar do tempo...não sei!

Mas que é chato, isso não haja dúvidas!

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3274
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #6 em: 18 de Junho de 2013, 19:51 »
 :)) :)) :)) :)) Essa está boa, é pena estares longe,  :)) :)) :)) :)) :)) _anjo_ _anjo_ _anjo_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 641
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #7 em: 18 de Junho de 2013, 20:17 »
mais uma excelente partilha do nosso amigo algarvio  _palmas_

realmente tambem sofro desses ruidos  _Zang_

mas reparo que vem mais da junção das tampas do conta km's !! quando as aperto com as maos,deixa de fazer (aquela uniao que fica entre a parte inferior do vidro e os manometros !! )

quando tiver um pouco de tempo,tambem terei de fazer estas aplicaçoes para ver se consigo eleminar os diitos cujos !!  _Rolley_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #8 em: 19 de Junho de 2013, 01:14 »
Obrigado pela partilha  scooter_
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #9 em: 19 de Junho de 2013, 11:00 »
mais uma excelente partilha do nosso amigo algarvio  _palmas_

realmente tambem sofro desses ruidos  _Zang_

mas reparo que vem mais da junção das tampas do conta km's !! quando as aperto com as maos,deixa de fazer (aquela uniao que fica entre a parte inferior do vidro e os manometros !! )

quando tiver um pouco de tempo,tambem terei de fazer estas aplicaçoes para ver se consigo eleminar os diitos cujos !!  _Rolley_

Dá a sensação que vem dai, mas na verdade vem dos plasticos... se fores em andamento e jogares la a mão eles deixam de fazer barulho ehehe.

Pois o amigo José pode e bem candidatar-se a uma viagem Flash aqui aos algarves ehehe o arranjo faz-se em meia hora  ;D

neves

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #10 em: 19 de Junho de 2013, 11:09 »
Excelente!!!

Esses ruídos vindos da zona da caixa do filtro de ar são realmente chatos quando circulamos em calçada. Da parte da frente ainda não notei nada, pelo que vou seguir as instruções do |R|olLKaGe para eliminar os barulhos da caixa do filtro de ar. Depois vejo.... ou ouço se ainda "sobram" mais ruídos para eliminar  :))

Abraço e obrigado pela partilha!  _convivio_

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas
« Responder #11 em: 19 de Junho de 2013, 13:28 »
Toca a jogar mãos á Bricolage!  ;D

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #12 em: 19 de Junho de 2013, 19:03 »
Bem eu o que me continua mesmo a surpreender é o ruido dos pneus na calçada  _lol_

Hoje fui até á baixa de Faro... incrivel mesmo... acho que nem a WR era tão silenciosa pois a corrente tambem batia de vez em quando  ;D

Carreta

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #13 em: 19 de Junho de 2013, 20:18 »
Muito bom brico  _palmas_ _palmas_ _palmas_

...só acho é que devias ter feito com velcro... _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Abraço

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #14 em: 20 de Junho de 2013, 16:52 »
Atenção que ha um ruido que parece vir da caixa do filtro de ar, mas na verdade não vem... é um chucalhar que se ouve quando se passa numa lomba ou buraco, mas que na verdade é apenas a folga do rolamento da embriagem a fazer-se ouvir... e é perfeitamente normal, e todas fazem sem excepção eheh.

O ruido que a caixa do filtro faz é vibração, consoante o regime do motor  ;)

power-full

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #15 em: 10 de Agosto de 2013, 08:11 »
ja estou a ver que andam muitos cm o mesmo problema que tenho.. eu ate ja usei fita cola daquelas que colam dos 2 lados..e fdssssssssssssssssssssssssssssssssssssss daqueles fdssssssssssssss bem grandes os plasticos nao se calam... _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_

 estou a pensar em araldite...lol

se á coisa que me incomoda é barulhos parasitas .. o meu irmao diz que eu descubro barulhos que estao ainda por aparecer..mas a maxster abusa de cacete... mas gostei das ideias da malta...lol

power-full

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #16 em: 12 de Agosto de 2013, 09:04 »
bom dia pessoal a minha vibraçao .. deve ter cido graças a alguem inteligente ou defeito da peça o que acho pouco provavel,,.. a minha vibraçao era da poli do variador..

passem aqui e vejam..

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=16230.0

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #17 em: 12 de Agosto de 2013, 18:36 »
Pois cada Maxi tem a sua montagem propria, mas são poucas (ou nenhumas) as que estão realmente isentas de ruidos...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #18 em: 13 de Agosto de 2013, 00:16 »

Só não percebo é que dizem que a Yamaha tem qualidade extrema, etc etc ... e este Tópico diz exactamente o contrario ....

Não oiço algumas marcas a queixarem-se assim tanto .... ou nada mesmo!


É só uma opinião/questão que eu interiorizei ao ler mais uma vez este Topico..... não estou a deitar nada, ninguem e nem nenhuma marca abaixo.... só acho estranho.

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3274
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #19 em: 13 de Agosto de 2013, 01:05 »
Só não percebo é que dizem que a Yamaha tem qualidade extrema, etc etc ... e este Tópico diz exactamente o contrario ....


Não percebo essa da "qualidade extrema" é que eu nunca li que alguém tivesse descrito
essa qualidade irrepreensível  _Rolley_ _Rolley_ corrige-me se estiver errado,  :) :)

 
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

power-full

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #20 em: 13 de Agosto de 2013, 06:37 »
pois nem sempre a culpa é da marca,,no meu caso deve ter sido quem andou a inventar,,
mas olha que as peugeot elyseo sao famosas pelas vibraçoes...

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #21 em: 13 de Agosto de 2013, 13:47 »
Pah quando se fala de qualidade na X-Max, eu cá para mim tem mais a ver com a ciclistica e o motor. Os comandos tambem são de boa qualidade, os plasticos tambem são, apenas a sua montagem podia ser mais perfeita...

No entanto o intuito deste topico não é deitar abaixo a qualidade da X-Max... eu é que sou demasiado esquesito para aturar ruidinhos parasitas  _corado_

power-full

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #22 em: 13 de Agosto de 2013, 15:54 »
ja somos 2...  mas desde que mudei a poli do variador ruidos de plasticos 0!! a nao ser acima dos 110kh!! ai ate eu vibro..lol

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #23 em: 16 de Agosto de 2013, 17:21 »
Não percebo essa da "qualidade extrema" é que eu nunca li que alguém tivesse descrito
essa qualidade irrepreensível  _Rolley_ _Rolley_ corrige-me se estiver errado,  :) :)

Oh José, andas pouco atento Pahhh ....!!

boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3274
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Yamaha X-Max 125 - Ruidos Parasitas - como resolver
« Responder #24 em: 17 de Agosto de 2013, 00:54 »
Oh José, andas pouco atento Pahhh ....!!

boas curvas

Como assim?  _Zang_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)