Autor Tópico: Downtown 125 ou 300c ???  (Lida 17586 vezes)

Hd76

  • Visitante
Downtown 125 ou 300c ???
« em: 25 de Abril de 2013, 15:38 »
Pois é a minha grande dúvida de momento _pensador_ ... Adquirir já uma 125cc ou tirar a carta, juntar uns €€€ e ir buscar a 300 cc  ::).

Apesar de não ter nenhuma experiência com motas, penso que, e  conhecendo-me um pouco, ao adquirir a 125 cc quando tiver que a colocar na AE vou aborrecer-me com ela :o ...

Principais problemas para a aquisição 300cc : Ter de tirar a carta de mota
                                                                  Esperar mais tempo para a aquisição
                                                                  E o principal €€€€  _Zang_ _policia_ _policia_

Vamos ver çomo isto vai rolar  ... _pensador_ _pensador_ _pensador_
 

Altar

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #1 em: 25 de Abril de 2013, 15:50 »
olá

Depende muito da utilização que faças

se o uso for apenas estrada e cidade nunca te irás cansar de uma 125cc, lembra-te que em termos de manobrabilidade não há melhor

já se fizeres uso de AE e similares, sim tu vais-te cansar mais cedo ou mais tarde...mas isso também é relativo à distância que percorreres...quanto maior a distância em AE maior o cansaço e quanto maior o uso em cidade maior é o prazer, é muito relativo

O meu percurso é quase 100% autoestrada, daí ter optado por uma 300

Tirar a carta demora tempo, tem custos, e é preciso muita paciência

Hd76

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #2 em: 25 de Abril de 2013, 16:15 »
olá

Depende muito da utilização que faças,
Essencialmente vai ser cidade e nacional, AE mais para a vertente lazer

se o uso for apenas estrada e cidade nunca te irás cansar de uma 125cc, lembra-te que em termos de manobrabilidade não há melhor, como assim  _pensador_ a manobrar não é igual?

já se fizeres uso de AE e similares, sim tu vais-te cansar mais cedo ou mais tarde...mas isso também é relativo à distância que percorreres...quanto maior a distância em AE maior o cansaço e quanto maior o uso em cidade maior é o prazer, é muito relativo

O meu percurso é quase 100% autoestrada, daí ter optado por uma 300

Tirar a carta demora tempo, tem custos, e é preciso muita paciência, quanto tempo poderá levar, na melhor das hipóteses?

Obrigado

Altar

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #3 em: 25 de Abril de 2013, 16:33 »
Quando falo em manobrabilidade falo na facilidade de circular entre o trânsito, em se desenrascar em qualquer circunstância

Eu com a minha 300 não consigo acompanhar tão facilmente uma 125cc PCX no meio do trânsito porque é muito mais larga e pesada, tenho que medir distâncias...

Estrada e cidade tu nem duvides sequer : uma 125cc e mais nada

Tirar a carta demora, sei lá, 3/4 meses em média, foi o que me demorou a mim se não me falha a memória. Isto se passares à primeira. Eu tirei-a em 2002. Não é preciso fazer código para quem já tiver carta de carro


Hd76

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #4 em: 25 de Abril de 2013, 17:04 »
Em relação ao peso da DT 125 para 300 existe uma diferença de 13kg, para a versão ABS que penso não ser relevante.
Em relação ao motor acho que a 300 será muito mais desenrascada, em relação a ultrapassagens e alguma situação de aperto, logo mais segura!!!
Nos consumos a rolar na casa dos 80/100 não  sei até que ponto a 300 não poderá até ter um consumo ligeiramente inferior à 300.

A carta de moto, neste momento exige um exame de código com 10 questoe >:(

Enfim em fase de estudo ;)

paulo hadyk

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #5 em: 25 de Abril de 2013, 18:09 »
Enfim, venho para aqui mandar bitaites....

Fui o feliz proprietário duma pcx, durante cerca de um ano, após o qual comprei uma integra (700cc)...
Percebes?
Adorei a 125, mas quando me meti em AE, fiquei logo a perceber as suas limitações, quanto a uma 300, tens 90% dos problemas resolvidos, tal como consumos algo elevados em AE, maior esforço com pendura e subidas, menor margem nas ultrapassagens....

Bem sei que muitos dos companheiros irão opinar em sentido contrário, uma 300???, para quê, não faz falta......etc e tal.

Se tens dúvida, tira acarta, vais ter de conduzir algo do tipo cb500 ou similar, depois vais entender, não é que uses a pitência tipo um rossi ou um marquez, mas qd precisas, ela está lá, está disponível....

Quanto à manoberabilidade..... Já as viste lado a lado??? Parece assim tão maior, tão mais pesada????
Pois, NÃO É!!!

Claro que uns aéreos a mais custam, agora pensa cá comigo........ Se daqui a um dois anos, precisas de mais, se tes-te limitado com a tua montada, vais dar à troca, pois "ò companheiro, sabe que elas desvalorizam muito,......etc e tal", aí é que percebes porque tantos de nós optam por não entrar nas 125, mas entrar directamente nas mais grandinhas, 300 ou 400.....

Bem sei que te coloquei mais duvidas que certezas, gozo tens com todas, mas.....

MAIS VALE TER E NÃO PRECISAR, DO QUE PRECISAR E NÃO TER...

Johnny89

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #6 em: 25 de Abril de 2013, 18:21 »
Eu ia te dar a minha opiniao mas depois li o que o paulo hadyk escreveu e a minha opiniao é exatamente igual à dele ;) tu se fores duas vezes por semana a escola de condução tiras a carta em menos de 2 meses (se tens duvidas vai a uma e pergunta), depois com uma 300 tens potencia para o que precisares na estrada e acredita que há vezes que dá um jeitão do caneco! Eu noto a falta dessa potencia nas subidas, ultrapassagens e quando ando com a namorada atrás.

De qualquer forma ja fizeste a melhor escolha... DOWNTOWN _pol_

Hd76

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #7 em: 25 de Abril de 2013, 19:14 »
Enfim, venho para aqui mandar bitaites....

Fui o feliz proprietário duma pcx, durante cerca de um ano, após o qual comprei uma integra (700cc)...
Percebes?
Adorei a 125, mas quando me meti em AE, fiquei logo a perceber as suas limitações, quanto a uma 300, tens 90% dos problemas resolvidos, tal como consumos algo elevados em AE, maior esforço com pendura e subidas, menor margem nas ultrapassagens....

Bem sei que muitos dos companheiros irão opinar em sentido contrário, uma 300???, para quê, não faz falta......etc e tal.

Se tens dúvida, tira acarta, vais ter de conduzir algo do tipo cb500 ou similar, depois vais entender, não é que uses a pitência tipo um rossi ou um marquez, mas qd precisas, ela está lá, está disponível....

Quanto à manoberabilidade..... Já as viste lado a lado??? Parece assim tão maior, tão mais pesada????
Pois, NÃO É!!!

Claro que uns aéreos a mais custam, agora pensa cá comigo........ Se daqui a um dois anos, precisas de mais, se tes-te limitado com a tua montada, vais dar à troca, pois "ò companheiro, sabe que elas desvalorizam muito,......etc e tal", aí é que percebes porque tantos de nós optam por não entrar nas 125, mas entrar directamente nas mais grandinhas, 300 ou 400.....

Bem sei que te coloquei mais duvidas que certezas, gozo tens com todas, mas.....

MAIS VALE TER E NÃO PRECISAR, DO QUE PRECISAR E NÃO TER...

Pois é ... É exatamente essa análise que faço, compro a 125 agora, depois até me adapto muito bem e começo a sonhar com algo mais ... E depois para trocar, acabo por gastar mais €€€ com as retomas :-?
Neste momento e apesar da ansiedade de ter montada, acho que vou aguentar e analisar valores para tirar a carta ... O que me está a chatear além dos €€€ a mais é ter de tirar o tal código especifico para moto, que não faço ideia do que possa ser ...


nsilva

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #8 em: 25 de Abril de 2013, 19:18 »
Boas,


Antes demais felicito-te por escolheres a DT300 / DT125, tens uma máquina para muitos km's
Agora vai a minha opinião:


O que acontece com toda a gente, é que compram 125cc só pela preguiça de tirar a carta :D e depois querem mais e mais !
Para percursos de Auto-Estrada, o ideal é mesmo a 300cc. Sempre que for preciso tens ali potência a mais para ultrapassar um Ferrari que vai a 100km/h e já podes gozar com ele.


Com a 125cc , arriscas-te a ser ultrapassado pela direita entre outras coisas.
Basicamente eu estou-me a basear no seguinte:


- Compras a 125cc porque eventualmente a 300cc é mais cara e porque tens de tirar a carta e porque demora mais tempo para ter a moto.


- Mal tiras a rodinha do stand perdes logo valor na moto. Depois, dizias para ti próprio: Ok, já apanhei a "cena" na DT125 e agora vou buscar a DT300. Mas primeiro tenho que vender a DT125.... "Oh bolas ! Já perdi dinheiro na Compra da 125!"

- Isto talvez te aconteça... Na minha opinião vale mais esperar, não ter pressa.... "Vai devagar não te atrases" como diz o axe _lol_


- Tira a carta, com calma... Aquilo é rápido, e depois juntas uns trocos e compras a DT300. E aí, não perdes dinheiro.


Um abraço

Paulotorres

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #9 em: 25 de Abril de 2013, 19:43 »
Venho aqui dar a minha opiniao e è verdade mais vale tirares a carta de mota e comprares um 300cc,eu comprei uma 125cc e estou arrependido pois vou pro trabalho pela A1 e sinto a falta duns cc a mais,por isso vou tirar a cartinha que é coisa rapida e vou buscar uma 400cc

nsilva

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #10 em: 25 de Abril de 2013, 19:54 »
Venho aqui dar a minha opiniao e è verdade mais vale tirares a carta de mota e comprares um 300cc,eu comprei uma 125cc e estou arrependido pois vou pro trabalho pela A1 e sinto a falta duns cc a mais,por isso vou tirar a cartinha que é coisa rapida e vou buscar uma 400cc


Agora dou eu a minha opinião. Porquê 400cc e não 300cc ? :) Os consumos aumentam relativamente na cidade acredita.


paulo hadyk

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #11 em: 25 de Abril de 2013, 21:21 »
E næo te preocupes em relação à carta, eu tirei a minha em 4 sem....
As questões são meias aparvalhadas, são perguntas técicas e de código que todos sabemos, não custa assim tanto.
Muitos companheiros basta a 125, aliás, nem sequer colocam a questão, tal como fiz qd comprei a pcx.
O problema foi ganhar experiência e rapidamente aquela scooter já não servia, para mim andar de mota não é apenas um meio de transporte, é uma PAIXÃO, qd sentes isso à partida, parece-me pouco lógico perder dinheiro por um passo que TU SABES IRÁS DAR.

JB

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #12 em: 25 de Abril de 2013, 21:45 »
Boas

À semelhança dos restantes companheiros que já responderam, sou da mesma opinião: Tira a carta e vai logo pela 300!

No meu caso, antes de comprar seja o que for, fui a uma "rent' a bike" (são tipo cogumelos aqui no Algarve, há em todo lado  _lol_) e aluguei uma GTS 125i por três dias. No primeiro dia (sexta-feira) andei a passear dentro da cidade e no fim de semana fiz uma viagem de mais de 400 km, com pendura.

As conclusões foram óbvias: Uma 125 é excelente para circulação urbana, e muito manobrável. Têm uma boa aceleração (às vezes melhor que as de cilindrada um pouco maior). Mas a viagem para mim foi penosa. Nas subidas faltava aquele "danoninho" e o facto de não ser capaz de chegar aos 120km/h fazia pensar duas vezes antes de entrar na AE.

Preferi esperar e tirar a carta.

Posso-te dizer que quando comecei a tirar a carta, tinha em mente adquirir uma 300 ou 400... mas depois de andar na CB500 da escola e perceber que afinal nem era assim tão difícil...

Comprei uma Honda DN-01 (700 cc)  _lol_ (somos uns malucos, eu e o paulo hadyk)

É claro que tive que sacrificar alguma manobrabilidade, devido ao peso da mota, mas nos percursos que faço, não tenho problemas.
Mais uma vez a tua escolha dependerá do uso que fores dar à mota! Se no teu caso são apenas 13kg, pegas numa e noutra e quase não dás por isso.

A DT300 pesa 188kg o que é uma pena, comparado com os 270kg da DN-01.

O código de mota é de ca-rá-cá-cá... Sem nunca abrir o livro de código, fiz um exame no pc e passei!  _lol_
(isto é só uma maneira de nos arrancarem mais uns cobres...)

Tirei a carta em mês e meio, mas só porque demoram muito tempo a marcar os exames.

Cump.
« Última modificação: 25 de Abril de 2013, 21:51 por JB »

nsilva

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #13 em: 25 de Abril de 2013, 21:56 »
Por amor de deus  _lol_ _lol_  O código não mete medo a ninguém...


Eu que estou a tirar a A1 (125cc) as perguntas são do género:


Quem deve usar a Cinta ?


- Pendura


- Condutor


- Condutor e Pendura


As respostas são óbvias :D


Resumindo e concluindo..... Compra a 300  _lool_



Hd76

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #14 em: 25 de Abril de 2013, 22:27 »
A questão não é do código meter medo ... É mesmo a falta de tempo, e agora com mais um rebento muito recente  :), lembro- me que há uns tempos não era necessário ... Mas enfim ... Nunca mais me vejo de  scooter_

nsilva

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #15 em: 25 de Abril de 2013, 22:50 »
Elecas , parabens :)
Podes perder dinheiro ? Se puderes compra a 125... Depois metes um variador malossi e uns roletes e esta feito :D

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2


Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #16 em: 26 de Abril de 2013, 07:39 »
Não sigas o meu conselho.

Compra uma 125cc, usada e baratinha, pois elas são a melhor escola que pode haver em 2 rodas, ao mesmo tempo inscreves-te na escola de condução e tiras a carta, quando tiveres a carta, vendes a 125cc e compras na altura o que entenderes que se adeque ao teu gosto e uso diário.


 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Hd76

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #17 em: 26 de Abril de 2013, 11:28 »
Elecas , parabens :) obrigado
Podes perder dinheiro ? Se puderes compra a 125... Depois metes um variador malossi e uns roletes e esta feito :D

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2

Perder dinheiro ... Claro que não, eu preciso é de achá-lo :)

Hd76

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #18 em: 26 de Abril de 2013, 11:34 »
Não sigas o meu conselho.

Compra uma 125cc, usada e baratinha, pois elas são a melhor escola que pode haver em 2 rodas, ao mesmo tempo inscreves-te na escola de condução e tiras a carta, quando tiveres a carta, vendes a 125cc e compras na altura o que entenderes que se adeque ao teu gosto e uso diário.


 scooter_ scooter_ scooter_

Isso já é muita manobra ... Hoje à hora de almoço vou até à escola de condução  8)

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #19 em: 26 de Abril de 2013, 14:43 »
Tira a carta... eu também comprei uma 125 e ao fim de 6 meses já só pensava em algo com mais energia...

eu tirei a minha sem grande esforço. 4 horas de código que é do mais básico que pode haver e umas aulinhas de mota tiradas das 8 da manhã às 10h. Idas a exame e está feito. As aulas de condução até me deixaram algumas saudades, tirei a carta na Radical e o grupo era bastante porreiro, faziam-se uns bons passeios pela zona ribeirinha até Chelas e afins

Comprei uma 125 nova e ao fim de 2 anos perdi 1000 euros na venda, se tivesse juizo tinha comprado logo uma sh300 e provavelmente ainda a tinha

Paulotorres

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #20 em: 26 de Abril de 2013, 16:29 »

Agora dou eu a minha opinião. Porquê 400cc e não 300cc ? :) Os consumos aumentam relativamente na cidade acredita.

Eu respondo companheiro pois a menina que eu quero ir buscar é uma 400,nao tenho nada contra as 300, e outra coisa eu nao uso tanto a mota na cidade é mais auto estrada,mas nao é por ai,que a que quero ir buscar tivesse 300cc eu ia para a 300cc

comprimentos e boas voltas

CIMENTO

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #21 em: 27 de Abril de 2013, 00:08 »
Vou dar-te a minha opinião.

Se puderes compra a 300, eu também comecei com a 125 e em 3 ou 4 meses vi que não chegava, pois precisava de mais para ultrapassagens (faço AE e nacional) e para não circular sempre com a mota em esforço.

Como não tinha tirado carta de mota, andei no verão passado a tirar em lisboa. Em Março deste ano troquei a 125 pela 300, e posso dizer-te que não tem nada a ver, é a noite para o dia _confuso_ pois já estamos uns níveis acima em termos de potência.

Enfim, como andei muitos anos de mota e outros tantos sem andar, a 125 deu para me adaptar novamente às duas rodas, porém foi só mesmo para isso... pois agora tenho um canhão eheehe _pol_

Foquinha

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #22 em: 27 de Abril de 2013, 10:07 »
Saudações eu vou-te dar a resposta mais parva que podes encontrar:
Qdo comecei a pesquisar o que seria a minha futura  montada equacionei vários modelos que versavam entre 125, 300 e 400cm3.
Várias marcas e modelos. Muita análise, muita opinião recebida e acolhida e um certo dia por acaso, numa busca pela net, descobri um modelo que não encheu as vistas, estava com a cilindrada entre a 125 e 300, mas que tinha um preço super atractivo, boa capacidade de carga e eventualmente um bom consumo.
Antes de ver esse modelo o que andava na mente era:
SYM - GTS 125 ou 300
SYM - Citycom 125 ou 300
Kymco - DT 125 ou 300
Honda Usada  - SW-T 400

Volta não volta, olha comprei uma Piaggio Xevo 250ie. lol  (Vantagem de já ser encartado para Cat A).
A parte racional falou mais alto.

Se estás inclinado para a DT, e se outros modelos estão fora de questão, aguenta uns meses, tira a carta e compra a 300.

Carreta

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #23 em: 27 de Abril de 2013, 11:17 »
Boas companheiro!

Como já aqui foi dito se fizeres AE realmente uma 125 fica curta agora se for só cidade e estrada acho que ficas servido  _pol_

Se for o teu caso em que não tenhas paciencia para tirar a carta opta pela 125 com o dinheiro que gastas na carta já metes gasolina por uns bons tempos  _Rolley_

No meu caso se subisse de cc era só por capricho uma 125 chega-me para o dia a dia...mas cada caso é um caso  _pol_

Abraço e boa compra

Hd76

  • Visitante
Re: Downtown 125 ou 300c ???
« Responder #24 em: 29 de Abril de 2013, 15:13 »
Pessoal já está ... Inscrevi-me para tirar a carta de moto 8)

Agora é ir estudando os valores e prestações das 300cc, gosto muito da valentia da DT, mas ao analisar os diários de bordo da GTS, também fiquei com muito boa impressão  _pensador_ ... Enfim agora ganhei mais tempo para decidir _Rolley_

O meu muito obrigado a todos pela ajuda ... Foi muito importante para a minha decisão final _palmas_