Autor Tópico: Aprilia 500 2t  (Lida 13129 vezes)

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Aprilia 500 2t
« em: 23 de Abril de 2013, 16:51 »
a última grande Maxiscooter da Aprilia a 2t que não chegou a vir para o mercado _Rolley_ _Rolley_

Aprilia Leonardo 500 2t

Motor mono a 2 tempos com 500cc e injecção directa
50cv
Transmissão sequencial
Velocidade máxima: 170km/h
400m em 12,5s
estrutura em alumínio com 175 kg
Consumo inferior a 3 l/100 km

as imagens



scorpionnc

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #1 em: 23 de Abril de 2013, 17:36 »
Bonita _pol_ _pol_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #2 em: 23 de Abril de 2013, 17:57 »
Vejo muito de Nexus (frente, espelhos) e de GP (traseira) nela... e destaca-se a transmissão por correia.


Agora, consumos abaixo dos 3L/100  _pensador_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #3 em: 23 de Abril de 2013, 18:00 »
Uma scooter de 500cc, a 2 tempos, com consumos abaixo dos 3 l/100 kms... Porque não chegou a ser comercializada?! _pensador_ _Rolley_ :o

paulojvc

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #4 em: 23 de Abril de 2013, 18:55 »
Talvez porque as normas anti poluição acabaram com os motores 2 tempos...houve Gilera Nexus das primeiras versões que foram vendidas a preço de saldo ou iam para o abate _Rolley_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #5 em: 23 de Abril de 2013, 19:18 »
Ai acabaram? Pensei que os Diesel 2T ainda estivessem bem vivos
http://en.wikipedia.org/wiki/MAN_Diesel_%26_Turbo

E quanto à poluição, os motores 2T a gasolina de alta cilindrada foram quase "banidos" com excepção das legalizações ad-hoc das motos de Enduro da KTM:
http://www.youtube.com/watch?v=pwpEVutfSlw

O ruído é excepcional!

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #6 em: 23 de Abril de 2013, 21:05 »
Não é duvidar das prestações…mas uma 500 a 2 tempos a gastar 3l, hummmm _pensador_???

Quando era mais novo, e tinha uma 750 a 4 tempos havia um amigo meu (aliás 2) um com uma 500 e outra com 750cc a 2 tempos, gastavam um depósito de gasolina Lisboa-Sesimbra-Lisboa  _lol_ _lol_ são 15-16L para +- 87-90kms!!!

Abraços _convivio_

P.S. Peço desculpas Companheiro pedroareias mas o "barulho" (quanto a mim) era verdeiramente irritante, cheirava mal e empestava tudo para caramba.
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, 21:09 por daelimtauru »

nsilva

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #7 em: 23 de Abril de 2013, 21:20 »
O pior dos motores a dois tempos é mesmo esse  _Zang_ _Zang_ _Zang_
Cheiro, fumo e barulho

É simplesmente a pior coisa do mundo...
Mas que essas 50's cc davam bastante, davam :D

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #8 em: 23 de Abril de 2013, 21:31 »
O melhor dos 2T, era o cheiro do óleo sintético... ainda se lembram dos óleos da Motul? E os Ipone com cheiro a morango?

Tive um vizinho que teve uma Yamaha TDR 250 CC bicilindrica a 2T  com 50 CV.... e 2 YPVS que quando abriam bafejavam aquele sintético ... fantástico.

Salvo erro gastava mais de 10 litros por 100 Km.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #9 em: 24 de Abril de 2013, 10:32 »
Não chegou a vir para o mercado...mas é pena!
Tem um aspecto fantástico. Grande máquina.

Johnny89

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #10 em: 24 de Abril de 2013, 10:46 »
Eu cheguei a ter uma DT50 mexida pelo grande e já falecido mecanico Luis Fonseca conhecido como Lufo, o velho das motas e posso dizer que ratava as XT600 ate aos 140... Acredito que essa scooter a dois tempos seja maquina >:D agora consumos abaixo dos 3 litros duvido _Rolley_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #11 em: 24 de Abril de 2013, 10:49 »
O melhor dos 2T, era o cheiro do óleo sintético... ainda se lembram dos óleos da Motul? E os Ipone com cheiro a morango?

O que eu curtia andar com uma maxi a cheirar a morango...  ;D

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #12 em: 24 de Abril de 2013, 11:35 »
3l/100 era o que a Aprilia anunciava no Salão de motos _Rolley_ _Rolley_



Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #13 em: 25 de Abril de 2013, 22:11 »
3l/100 era o que a Aprilia anunciava no Salão de motos _Rolley_ _Rolley_

Aqui deixo a prova do que foi afirmado pelo companheiro Panda.  _pol_

"Importante notare dati riguardanti i consumi ottenibili: 38 km/litro (con ciclo ECE 40) e 34 km/litro a 110 km/h a tutto vantaggio dell'autonomia."

Fonte: Motocorse.com
Link directo para a notícia: AQUI
« Última modificação: 25 de Abril de 2013, 22:13 por Sapiens21 »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #14 em: 26 de Abril de 2013, 11:27 »
De acordo com a minha colega especialista em motores, a baixas RPM os motores 2T gastam pouco. Esse é o motivo para serem usados em navios de grande porte.

O problema é que, em altas RPM não se dá a exaustão e a admissão de forma completa.

Pode tentar resolver-se, mas acaba por ser mais eficaz utilizar motores 4T para a gama de rotações que se utiliza em pequenos veículos.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 11:29 por pedroareias »

roma

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #15 em: 13 de Junho de 2013, 20:38 »
Motores a 2T a gastar menos que 4T, mesmo em baixas rotações, desculpem mas dado aos conhecimentos básicos que tenho de mecânica... não acredito. Nem nunca vi e já conduzi e conheço quem tinha 2,5 a 2T.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #16 em: 13 de Junho de 2013, 21:04 »
Os DIESEL 2T (de baixa velocidade) gastam menos do que os DIESEL 4T. É um facto e por isso são usados em navios de grande porte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Wärtsilä-Sulzer_RTA96-C

Mais em detalhe para o consumo específico:
http://en.wikipedia.org/wiki/Brake_specific_fuel_consumption
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 23:56 por pedroareias »

Johnny89

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #17 em: 14 de Junho de 2013, 12:49 »
Acho que esta Aprilia ainda não funciona a DIESEL _Rolley_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #18 em: 14 de Junho de 2013, 13:54 »
Bom e 2300 toneladas também afectam as manobras de estacionamento.

Motores 2T consumindo gasolina e com baixas velocidades angulares, também gastam menos. Diz uma colega minha com muitos papers em jornais científicos de combustão [e extenso CV na área].

Acho que esta Aprilia ainda não funciona a DIESEL _Rolley_
« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 13:59 por pedroareias »

roma

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #19 em: 14 de Junho de 2013, 22:33 »
E que tal um motor wenkel na x max?

rodrigogomes

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #20 em: 21 de Maio de 2014, 16:10 »
Pessoal qual cheiro qual barulho eu tenho uma cr 500 e não há nada melhor do que aquele barulho e o cheiro. Ali senteu-se a adrenalina a fluir pelo corpo.
Apenas nao faz e 3l aos 100 8)

Para mim a unica desvatagem do 2T e a fiabilidade e que se a 170 o piston cola estamos metidos numa alhada.

Marco46

  • Visitante
Re: Aprilia 500 2t
« Responder #21 em: 22 de Maio de 2014, 09:52 »
Toda a minha vida cresci com motos a 2T, e se havia coisa que gostavamos, era de sentir o bafo e os barulhos alterados de ponteiras e escapes, e de ver aqueles motores a fazerem coisas impossiveis, fossem 50´s 125´s 250´s etc. !!

Tantas dtr´s, Tzr´s, aprilias, cagivas e por ai fora a debitarem cavalagem bruta e a expelirem aquela mistura que tanto caracteriza os motores com ciclos a 2T.

A entrega de potencia nao tinha nada a haver com os actuais 4T. A UE veio lixar isto tudo, mas ainda assim muitas marcas mandam motores a 2T ainda cá para fora.

têm ai as Specs de mais uma obra prima vinda de italia! Ao contrario de todas as outras marcas, reparem bem no amortecedor traseiro. 2 molas com veios? isso é para quem nao quer ter trabalho a inovar, e é isto que critico nas marcas actuais.
À excepção da Aprilia, Gilera e BMW, todas as outras têm o mesmo tipo de suspensao traseira, e com tanta inovação, esquecem-se de pontos vitais e importantes!
É patetico.





saudações

 _convivio_
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 10:56 por Marco46 »