Autor Tópico: [GERAL] - Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost  (Lida 19959 vezes)

JB

  • Visitante
[GERAL] - Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« em: 14 de Março de 2013, 00:58 »
Boas!

Como referi no meu diário de bordo, aproveitei estes dias para tratar de algumas das cicatrizes da minha menina, nomeadamente a raspadela que ela tinha no lado direito do depósito. (ver foto abaixo)

Não sou nenhum profissional do "detalhe", e a ideia deste tópico é ajudar a resolver ou minimizar algum estrago na montada de forma a poupar uns cobres, sem recorrer a profissionais ou produtos caríssimos; Ou seja, talvez não tenha feito o serviço da maneira mais correta, mas estou contente com o resultado.

Aqui na capital do turismo (Albufeira) o sitio mais provável para encontrar produtos anti-riscos ou de tratamento de pinturas automóvel a preços jeitosos, é mesmo a Norauto!

Por isso, passei por lá e adquiri um produto "Elimina Riscos" da marca Arbo - que no fundo é uma massa de polir fina um pouco mais abrasiva. Trouxe também um Polish da mesma marca especifico para cromados e pinturas metalizadas para o acabamento. Escolhi este último porque dá para a pintura normal, para o escape da minha menina que é cromado e porque dá também para as opticas de plástico!

Trouxe ainda uma Cera Auto da mesma marca, mas deixarei isso para outro tópico.

Na vinda da Norauto, passei no DeBorla que eles vendem lá panos microfibras (que não deixam pelo) baratos e umas esponjas, para lavar a DN-01.

Contas feitas gastei:

Elimina Riscos - 5,99
Polish - 5,99
Cera - 5,99
Panos - 2,58
Esponjas - 0,80

Total - 21,35 bufunfas

Primeiro que tudo lavei a mota; principalmente as partes a tratar.
Importante: Se a esponja ficar muito suja durante o processo, troquem de esponja, para não começarem a riscar mais a mota com os detritos absorvidos na esponja! E não se esqueçam de só usar a parte amarela! _lol_

Antes de continuar sequem a mota com um ou mais panos secos e sem pelo. Não a deixem secar ao sol, nem façam os passos seguintes ao sol, pois os painéis a tratar devem estar sempre frios.

Eis a desgraça que me afligia na mota (os riscos junto ao logo, quando reparar, atualizo este tópico):


Peguei no "Elimina Riscos" e coloquei um bocadinho num pano microfibra − o produto aplicasse sempre no pano e não diretamente no painel.
E vá de esfregar em movimentos circulares pequenos e exercendo alguma pressão. Podem variar a pressão conforme a profundidade do estrago. Ao fim de um bocadinho:


Vi que estava a resultar!!! _lool_
E reparem que a própria cor do painel ficou logo mais brilhante.

E daí a um bocado: Tcharam… "Desapariu" a raspadela! (o risco trato dele mais tarde)


Depois de tanta esfrega, e ter retirado eventuais excessos de Elimina Riscos, passei à fase seguinte: Mais Esfrega!  :-?

Peguei no Polish e noutro pano microfibra novo (não usem o mesmo do Elimina Riscos, pois não obterão um bom resultado), e mais uma vez apliquei o produto no pano. A ideia agora é "besuntar" o painel a tratar e esperar alguns minutos para que atue. Como o polish que comprei dava para plásticos, apliquei no ecrã da menina.


Passados alguns minutos, peguei noutro pano microfibra seco (sim já vamos em 4 panos), e novamente em movimentos circulares puxa-se o lustro ao painel. No caso do plástico tive de exercer um bocado de pressão, mas no resto do corpo da mota, não. Ficou assim:


Fui repetindo o processo em todos os painéis.

Mais algumas fotos do antes e o depois:




Para outras núpcias fica a cera e a reparação do risco junto ao logótipo.

Cump.
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 00:12 por M.Careca »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #1 em: 14 de Março de 2013, 01:05 »
Optimo, pois ja tenho alguns riscos na GTS derivados de muitos factores. Nunca tentei fazer esses passos com medo de estragar mais o que la estava.
Obrigado!


Abraço
[/URL]

BrianMay

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #2 em: 14 de Março de 2013, 09:31 »
como sou adepto do detalhe e o pratico há alguns anos (infelizmente sem lucro para mim que agora desempregado tanto jeito dava) quero só alertar que esses produtos são ricos em silicone que acaba por "tapar" os riscos e após 1 lavagem ou duas volta praticamente ao estado inicial...dito isto, depois do trabalho feito ficou com boa cara ;)

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #3 em: 14 de Março de 2013, 10:46 »
como sou adepto do detalhe e o pratico há alguns anos (infelizmente sem lucro para mim que agora desempregado tanto jeito dava) quero só alertar que esses produtos são ricos em silicone que acaba por "tapar" os riscos e após 1 lavagem ou duas volta praticamente ao estado inicial...dito isto, depois do trabalho feito ficou com boa cara ;)

A confirmar-se esta informação, é mais um alerta para a compra de motas usadas e com a pintura muito "impec"
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

RCEu

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #4 em: 14 de Março de 2013, 13:41 »
Parabéns pelo teu brico.


Está impecável.
Ahhh espera... falta ali... não era nada... era um mosquito aqui no ecrã do portátil.  _lol_


Vou ficar a aguardar pela continuação deste tópico.


BrianMay

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #5 em: 14 de Março de 2013, 14:05 »
A confirmar-se esta informação, é mais um alerta para a compra de motas usadas e com a pintura muito "impec"

há muitos truques para uma pintura ficar "perfeita" e depois de 2 ou 3 lavagens parecer que andou a rebolar em areia ;)

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #6 em: 14 de Março de 2013, 21:16 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _pol_ _convivio_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #7 em: 26 de Abril de 2013, 21:18 »
Confirmo aquilo que disseram acima, esses produtos sao de qualidade "desenrasca"  _Rolley_...

Mas queres manter esse brilho, aconselho-te a dar 2 ou 3 camadas de selante (pode ser acrilico)... isso irá criar uma camada por cima dos fillers impedindo que saiam ja na proxima lavagem.  _pol_ . Depois de 3 em 3 meses torna a dar mais 2 camadas de selante
Também faço uns bricos na Cn, para ela andar +-, ainda vou na colagem de plásticos, mas tenho que passar para a pintura, e tenho que perguntar o que é "selante" que marcas o comercializam e onde comprar? Obrigado.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

gonçalves

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #8 em: 27 de Abril de 2013, 12:22 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_


Ninguém gosta mais das nossas maquinas do que nós, e ninguém consegue trata-las com tanto cuidado como nós.....por isso EXCELENTE TRABALHO COMPANHEIRO

 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #9 em: 27 de Abril de 2013, 12:25 »
AquaPC a vender selantes / produtos de detalhe?! _confuso_

Obrigado pela explicação, Miguel. Ainda sou capaz de comprar esse selante que referes (quanto mais não seja, será uma desculpa para voltar à AquaPC, onde já não vou há bastante tempo).

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #10 em: 27 de Abril de 2013, 13:18 »
Considerando que, depois da aplicação do Innotec e do Gel 1Z, ela ficou com melhor aspecto do que o que tinha quando saiu do stand, fico bastante curioso com esse truque 'fácil e barato' que referes... _pensador_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #11 em: 27 de Abril de 2013, 19:29 »
Então, onde é que posso comprar o champô da 1z ou o da Sonax, Miguel? E a Nattys Paste Wax? _Rolley_
Suponho que a LTintas, no Feijó, não tenha esses produtos...

interceptor

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #12 em: 27 de Abril de 2013, 19:36 »
A ltintas vende apenas a linha einszett se quiseres comprar mesmo produtos de detalhe podes ir a loja do tom106 (Pedro Pinto) no bairro da anta no Cacém.

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #13 em: 27 de Abril de 2013, 20:27 »
A ltintas vende apenas a linha einszett se quiseres comprar mesmo produtos de detalhe podes ir a loja do tom106 (Pedro Pinto) no bairro da anta no Cacém.

Penso que falas deste contacto:

http://www.tomdetails.com/

Rua: Maria Alda Nogueira, Garagem 6B Urb. da Anta, 2735-193 Agualva-Cacém
91 455 83 85

Cumprimentos  scooter_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

interceptor

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #14 em: 27 de Abril de 2013, 20:30 »
É esse mesmo.

RCEu

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #15 em: 27 de Abril de 2013, 22:39 »
A ltintas vende apenas a linha einszett se quiseres comprar mesmo produtos de detalhe podes ir a loja do tom106 (Pedro Pinto) no bairro da anta no Cacém.

Essa loja fica em que sítio do Bairro?

Eu moro neste bairro e não conheço a loja _pensador_

RCEu

  • Visitante
Re: Reparação de Riscos e Raspadelas - Low Cost
« Responder #16 em: 28 de Abril de 2013, 08:02 »
Pois, a "loja" na verdade e uma garagem  _pol_

A única coisa que a distingue das outras e um autocolante  _lol_

Peço desculpa companheiro, mas ontem estava a escrever através de um galaxy note e sem óculos.  _martelada_

De facto já tinha reparado que naquelas garagens estava lá sempre um ou outra pessoa. Mas como aquela era a ultima fase de construção do Bairro da Anta e pouco uso aquele acesso, sempre pensei que fossem garagens para venda e que lá estivesse o vendedor, ou algo do género. Nunca dei muita importância. _corado_

Assim já sei, quando necessitar. Pode ser que tenha algum produto de protecção para a minha que é em preto baço.

Obrigado pela info.

Abraço