Autor Tópico: Troca de óleo da Sym 300i  (Lida 5011 vezes)

chivato

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Troca de óleo da Sym 300i
« em: 12 de Março de 2013, 14:11 »
Comprei em Dezembro uma Sym 300i com 20000 km e hoje fui trocar o óleo com 25600km.
Já me andava a fazer confusão como é que tão pouco óleo aguenta tantos km, principalmente à rotação que estes motores andam. Estava sem viscosidade e confirmei os meus receios.
Vou passar a trocar a o óleo a cada 4000km.

Qual a vossa experiência?

Offline Sapiens21

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Re: Troca de óleo da Sym 300i
« Responder #1 em: 12 de Março de 2013, 15:06 »
Provavelmente quando a compraste com os tais 20000Km ainda não tinha o óleo mudado sabe Deus desde quando....

Por essa razão o óleo tinha essa viscosidade, ou falta dela!  _thumbdown_

Se trocares de 6000Km em 6000Km também não farás mal...eu na minha é só com esse intervalo.

Boas curvas.  _convivio_

Offline sestevao

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Re: Troca de óleo da Sym 300i
« Responder #2 em: 12 de Março de 2013, 15:35 »
Acho difícil avaliar a viscosidade do óleo usado a olho...
O óleo quando sai do motor está no mínimo morno, o que o torna bastante menos espesso.

Os intervalos de revisão da Honda são 6.000 kms uma vez que usam filtro de óleo de papel, nas motas só com filtro de rede costumam ser de 3.000 kms. Não pela perca de propriedades do óleo, mas sim pelas impurezas que ficam em suspensão por não existir um filtro verdadeiro.

O que fiz na minha SYM foi colocar um bujon magnético, e sempre que trocava o oleo vinha com uma "massa" agarrada   :o

chivato

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Re: Troca de óleo da Sym 300i
« Responder #3 em: 12 de Março de 2013, 17:28 »
A mota trocou o óleo no stand onde a comprei, por isso tinha mesmo os 6000. Vou passar a encurtar o intervalo das mudas.

Eu sem andar nem a puxar nem a poupar, a mota anda sempre acima das 6000/70000 rpm durante 1,5 horas por dia. É muita fruta e por isso o investimento extra na redução do intervalo das mudas não me parece que faça assim uma grande diferença, se desta forma puder minimizar avarias futuras.
Não esquecer que entreguei à troca uma Burgman 400 com quase 80000km e com o sentimento de caso não tivesse puxado algumas revisões a mota ainda me aguentava mais uns bons milhares de kms...

Agora essa do bujon magnético é uma boa ideia.

Impressionante foi o nhanha cor creme que saiu por um tubo respirador. Nem sabia que este tubo existia, mas na oficina disseram-me que era normal. O procedimento de abertura desse tubo deve ser feito em todas as mudas. Fica a informação...

Offline nunompires

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Re: Troca de óleo da Sym 300i
« Responder #4 em: 13 de Março de 2013, 11:06 »
Não depende só dos km, depende também da qualidade do oleo, por isso
Da-lhe sintectico, 5 w 40.

E vais ver que quando voltares a mudar o oleo terá melhor aspecto.
Eu troco de 5.000 em 5.000 mil, mas troco derivado ao tipo de condução que faço e aos trajectos que apanho.
Esse tubo não é o respiro do carter, esse tubo é para ser esvaziado segundo a marca a cada 2.000 km. E as coisinhas amarelas que la vês são normais.
Agora o tubo do respiro do carter e o seu filtro esses sim devem ser limpos de 40.000 em 40.000 mil pois tem tendência a entupir com os vapores de óleo. para os descobrir basta seguir esse tubinho de dreno de que falas.

Abraço






A mota trocou o óleo no stand onde a comprei, por isso tinha mesmo os 6000. Vou passar a encurtar o intervalo das mudas.




Eu sem andar nem a puxar nem a poupar, a mota anda sempre acima das 6000/70000 rpm durante 1,5 horas por dia. É muita fruta e por isso o investimento extra na redução do intervalo das mudas não me parece que faça assim uma grande diferença, se desta forma puder minimizar avarias futuras.
Não esquecer que entreguei à troca uma Burgman 400 com quase 80000km e com o sentimento de caso não tivesse puxado algumas revisões a mota ainda me aguentava mais uns bons milhares de kms...

Agora essa do bujon magnético é uma boa ideia.

Impressionante foi o nhanha cor creme que saiu por um tubo respirador. Nem sabia que este tubo existia, mas na oficina disseram-me que era normal. O procedimento de abertura desse tubo deve ser feito em todas as mudas. Fica a informação...
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 11:39 por nunompires »
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Offline Paulo Jorge Lopes

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Re: Troca de óleo da Sym 300i
« Responder #5 em: 13 de Março de 2013, 11:28 »
 _convivio_ Olá viva companheiro Chivato
Eu tenho uma Sym gts 300i de 2011
que comprei nova e a marca manda trocar o oleo aos 6.000kms
mas como não comprei uma 300i para andar a estorvar o transito
sempre fiz as revisões aos 6.000kms e toquei
o oleo ao meio portanto de 3.000kms em 3.000kms
ao fim do 1º ano tinha feitos 20.000kms
e posso dizer que tenho a curiosidade de ver como o oleo está
e até parece que foi posto no dia anterior por isso vê o oleo
que colocam faz toda a diferença e o tubo do respiradouro
está sempre limpo e o que saí são algumas gotas de agua
espero ter podido ajudar
um abraço
Paulo J. Lopes
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 11:32 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

chivato

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Re: Troca de óleo da Sym 300i
« Responder #6 em: 15 de Março de 2013, 14:16 »
Boas dicas... o óleo que meteram foi um Motul nem me recordo da viscosidade.
Mas na próxima muda vou provavelmente para o 5w40 como sugeres.

chivato

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Re: Troca de óleo da Sym 300i
« Responder #7 em: 22 de Abril de 2013, 10:57 »
Alguém me sabe dizer que tipo de óleo deve ser usado na transmissão e se deve ser trocado a cada 6000??

obrigado!!