Autor Tópico: GPS - Relação entre velocidade real e velocidade marcada no Odómetro  (Lida 12781 vezes)

RCEu

  • Visitante

Companheiros:

Toda a informação contida neste tópico encontrava-se dentro do meu Diário de Bordo.
Uma vez que achei que esta informação era de interesse geral e que acabava por se perder por estar no DB, ou até que um leitor menos interessado na marca e modelo da minha scooter, perdesse esta informação, optei por solicitar ao CC para abrir um novo tópico e transferir a informação referente ao tema dos GPS vs. Odómetros.

Assim, optei também por não alterar nada do que escrevi. Creio que após esta explicação os textos comecem a fazer algum sentido.

Obrigado




/...
Eia... tanta mola que para aqui vai. :-?


Bem companheiros, esta história das molas tem tudo a ver com o que hoje me trás aqui. Por isso o tema de hoje é justamente a questão da Relação entre velocidade real e velocidade marcada no Odometro.

Pois bem. Já andava um pouco desconfiado com esta história das velocidades e sabendo que no meu carro existe uma diferença de 5% em relação à velocidade marcada no GPS, seria óbvio que o mesmo acontecesse com as scooters.


Para mais lendo por aqui que algumas 125 chegam a dar 130Km/h. Não seria então de estranhar que a minha desse os tais 173 Km/h que já deu, etc.


Hoje, depois de me terem arranjado um programa que consegue fazer estes registos todos, decidi que era o dia de tirar isto a limpo.


De regresso de uma reunião que tive, no Seixal, liguei o programa e toca de acelerar a ITelvina ao máximo (lá se vão os consumos) na recta do Seixal, na A2. A ITelvina marcou 163Km/h. Fixe... não dava mais. E assim me deixei vir durante alguns Km para ter a certeza que o registo ficava feito em condições.


Quando aqui cheguei, consegui tirar tudo a limpo. A velocidade máxima registada foi de 140 Km/h.  _confuso_


Portanto meus amigos, não vale a penas estarmos com invenções porque estes conta Km das scooters vêm bem mais acelerados do que os dos carros.


Ainda me resta experimentar com uma velocidade de cruzeiro, a 100Km/h e depois a 120 Km/h para ver se a diferença é tão grande assim. Pode ser que não. Mas depois logo vos digo.


To be continued...


« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 11:21 por Élio »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: GPS - Relação entre velocidade real e velocidade marcada no Odómetro
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro de 2013, 16:31 »
Já medi a velocidade da minha Forza X com o auxílio do GPS do smartphone e a diferença é muito pouca até aos 80Km/h....a partir de aí varia no máximo 5km/h até atingir a velocidade máxima. Por acaso até me surpreender pois consegue estar mais preciso do que no meu carro (da mesma marca), o qual nas mesmas circunstâncias varia cerca de 8Km/h.

Estou a achar um verdadeiro exagero a diferença que te deu!
Se bem percebi marcou 163Km/h....e na realidade eram 140Km/h  _pensador_ Estou a achar uma diferença abismal companheiro Élio. É que é mesmo muito grande a diferença entre o que marca e a realidade!
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 10:48 por Saboga »

RCEu

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2013, 16:33 »
Já medi a velocidade da minha Forza X com o auxílio do GPS do smartphone e a diferença é muito pouca até aos 80Km/h....a partir de aí varia no máximo 5km/h até atingir a velocidade máxima. Por acaso até me surpreender pois consegue estar mais preciso do que no meu carro (da mesma marca), o qual nas mesmas circunstâncias varia cerca de 8Km/h.

Estou a achar um verdadeiro exagero a diferença que te deu!
Se bem percebi marcou 163Km/h....e na realidade eram 140Km/h  _pensador_ Estou a achar uma diferença abismal companheiro Élio. É que é mesmo muito grande a diferença entre o que marca e a realidade!

Pois terei de fazer novo teste e reconfirmar ou não o que constatei.

Abraços

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro de 2013, 16:58 »

Elio, isso parece um pouco exagerado, para nao dizer mesmo muito exagerado mesmo !!!

O programa que usas-te, qual foi ?

tinhas o GPS onde ? a vista ou dentro do bolso?

Esse programa é o que grava o percurso e tal ....esse programa, se é o mesmo que eu tenho, ele sim tem graves problemas de recepçao de velocidade media e maxima.
Comparei-o com outro mais simples e somente de velocidade via Satelite e faz diferença entre eles (e nao é pouca )  _Rolley_

Claro que existe diferença entre velocidades de GPS, velocidades reais e velocidades de Odometro (velocimetro) e entre um bom GPS e um bom ODOmetro terá a diferença entre 5 a 7% ....aumentando a diferença mediante a propria velocidade.

Eu pelo que sempre observei é.....
Marcas fidignas, tem menor probabilidade de errar. Dai´algmas diferenças de preço qualidade tbm.

Falo nas marcas que normalmente usamos e temos por aí.

E digo-te, Kymco nao tem essa diferença certamente!  _Rolley_

Resumindo....quem fizer o test com GPS's normais pode acrescentar 5 ou 7% e ver a velocidade real que marca no odometro, se ultrapassar ....é grave  _lol_

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

RCEu

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro de 2013, 17:10 »
O Programa foi o Map My Tracks e o telele vinha no bolso de fora do blusão. Aquele que no verão usamos para manter aberto e entrar ar. Não que goste de usar coisas naqueles bolsos. Uma pedra ou parafuso e lá se vai um telele que vale bem mais que o blusão.


Mas como à ida o tinha no bolso interior e deu erro, decidi colocar no bolso e fora e arrisquei.


Se o programa é ou não bom, não faço a menor ideia. Não entendi a tua pergunta em relação ao GPS. Presumo que te estejas a referir ao pacote de dados activo ou não. Neste caso o pacote de dados não necessita de estar activo. Basta ligar o GPS e funciona.


Para ter a certeza já percebi que terei de usar outro tipo de GPS.


Mas fiquei aqui a pensar numa coisa... É que assim sendo a velocidade máxima que anunciam para a scooter não é real.




S800

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro de 2013, 17:15 »

(...) liguei o programa e toca de acelerar a ITelvina ao máximo (lá se vão os consumos) na recta do Seixal, na A2. A ITelvina marcou 163Km/h. Fixe... não dava mais. E assim me deixei vir durante alguns Km para ter a certeza que o registo ficava feito em condições.

Quando aqui cheguei, consegui tirar tudo a limpo. A velocidade máxima registada foi de 140 Km/h.

Portanto meus amigos, não vale a penas estarmos com invenções porque estes conta Km das scooters vêm bem mais acelerados do que os dos carros.
(...)

Nesse caso concreto não sei se a leitura feita estará ou não correcta.
Mas sei que diferenças reais de 15% ou um pouco mais em relação à leitura do velocímetro não são tão pouco frequentes assim.
Acontece menos com velocímetros digitais.
E não se esqueçam que 15% de 163 é (nominalmente) muito mais do que 15% de 100, portanto as diferenças nominais a velocidades maiores tendem a ser ampliadas também.
É uma questão de testar mais do que um aparelho e tirar conclusões.  _convivio_

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro de 2013, 17:19 »
Por acaso gostava de saber ao certo.
No meu caso a diferença é de exactamente 15% o que é bastante para a velocidade que marcava.
Qualquer dia deixas-me testar com o GPS Élio

RCEu

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #7 em: 04 de Fevereiro de 2013, 17:30 »
Por acaso gostava de saber ao certo.
No meu caso a diferença é de exactamente 15% o que é bastante para a velocidade que marcava.
Qualquer dia deixas-me testar com o GPS Élio

Ok. Combinado

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro de 2013, 17:43 »
Boas Élio, não desanimes é verdade que há 125cc que marcam os tais 130/140km/h eu próprio tenho uma MP3 de 300cc que só marca 140km/h e é preciso uma grande descida para lá chegar só que em relação a uma 125 é muito mais fácil manter a velocidade e permite fazer subidas na casa dos 110/120 e tem sempre muito mais binário/força para qualquer enventualidade

eu já andei em muitas 125 e as 250 são outro mundo com muito mais força _pol_

em relação á tua Xciting é real que ela peca muito em velocidade de ponta e o que tu confirmaste no teu GPS já eu sabia há muito tempo depois de muita leitura

um exemplo:
revista formula Scooting

velocidade mínima que vi de test drive
XCITING 500 Ri ABS velocidade máxima 139km/h (GPS)

revista inSella

velocidade máxima que vi de test drive
XCITING 500 Ri ABS velocidade máxima 147km/h (GPS)  a mesma v. máx. que a scooter-infos.com

Aceleração dos 0 a 100km/h - 10,2s (um valor bom)

tens uma boa 500 e que todos os testes que eu li confirmam isso mesmo _pol_

 _convivio_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #9 em: 04 de Fevereiro de 2013, 18:04 »
Se a velocidade máxima real da tua X-Citing andar na casa dos 145 kms/h é, claramente, porque a Kymco assim quis e lhe colocou uma transmissão com uma relação final curta.
Talvez valha a pena considerar que, na data em que a Kymco lançou a X-Citing 500, as enormíssima maioria das scooter eram motas de cidade e para a cidade e subúrbios. Não era suposto fazerem grandes deslocações (ideia que, no caso da X-Citing 500, sai reforçada se olharmos ao facto de o espaço de carga debaixo do banco ser pequeno) e a vantagem que a Kymco terá pretendido atribuir à X-Citing 500 foi uma superior capacidade de resposta e disponibilidade de binário numa condução citadina.
No caso particular da ITelvina, há que ponderar, ainda, a aerodinâmica e o peso do condutor... _Rolley_ _careta_...pelo que esse valor de velocidade real é bem aceitável. _pol_ Já a diferença para o valor marcado no velocímetro, nem tanto.

S800

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #10 em: 04 de Fevereiro de 2013, 18:08 »

em relação á tua Xciting é real que ela peca muito em velocidade de ponta e o que tu confirmaste no teu GPS já eu sabia há muito tempo depois de muita leitura

um exemplo:
revista formula Scooting

velocidade mínima que vi de test drive
XCITING 500 Ri ABS velocidade máxima 139km/h (GPS)

revista inSella

velocidade máxima que vi de test drive
XCITING 500 Ri ABS velocidade máxima 147km/h (GPS)  a mesma v. máx. que a scooter-infos.com


Pois, não anda longe dos valores aferidos.
 _convivio_

A minha 300 também não passa dos 130 em plano, e é no velocímetro, nunca aferi em GPS. Para mim, chega-me.

Altar

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #11 em: 15 de Fevereiro de 2013, 19:29 »
E a calibração dos GPS ?

E a calibração do corpo humano para sentir a velocidade ?

E a teoria da relatividade adaptada ao veículo ?

Nem todos os GPS podem medir o mesmo
O nosso corpo pode bem sentir a velocidade
A sensação de conduzir a 200 km/h num Astra GTC Turbo é bem diferente daquela a conduzir num Mercedes S 65 AMG

tudo é relativo

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, 19:41 por Altar »

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #12 em: 15 de Fevereiro de 2013, 19:35 »
E então qual é a velocidade real dos carros ? alguém já mediu ?

se no conta-quilómetros marcar 120 quanto é que é o real via GPS ?

no meu a marcar 120 vai a 118km/h _Rolley_

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #13 em: 15 de Fevereiro de 2013, 19:39 »
Na minha carrinha, a marcar 120 vai a 110 no GPS
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Altar

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #14 em: 15 de Fevereiro de 2013, 19:42 »
no meu a marcar 120 vai a 118km/h _Rolley_

é tudo relativo, eu editei a minha mensagem mas já tinhas respondido

alterei para este texto :

------------------------

E a calibração dos GPS ?

E a calibração do corpo humano para sentir a velocidade ?

E a teoria da relatividade adaptada ao veículo ?

Nem todos os GPS podem medir o mesmo
O nosso corpo pode bem sentir a velocidade
A sensação de conduzir a 200 km/h num Astra GTC Turbo é bem diferente daquela a conduzir num Mercedes S 65 AMG

tudo é relativo

coloquem-se lado a lado com um carro à mesma velocidade, o carro que acelere até aos 140 km/h medidos no odometro e a scooter que acompanhe o andamento, e depois comparem o que marca o carro e a scooter nos respectivos instrumentos...confio mais nesse teste
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, 19:54 por Altar »

Altar

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #15 em: 15 de Fevereiro de 2013, 20:22 »
Um Pneu novo dá menos erros que um usado devido á redução do perímetro.

Não confiem muito em GPS

Um receptor de GPS simples utiliza ondas de rádio de baixa potência para se comunicar com os satélites.
Em dado momento, um satélite transmite os dados para o receptor de GPS.
Como os satélites estão em órbita, os dados atingem o transmissor com um certo atraso.
Como as ondas viajam em linha reta, quase à velocidade da luz, o intervalo de tempo pode ser usado para calcular a distância do satélite pelo receptor GPS.
Dada a variação de velocidade de ondas de rádio na atmosfera da Terra e do número de obstáculos, há pequeno erro de cálculo na distância.
Estas irregularidades são corrigidas usando o Differential GPS, um método que cruza os dados com as estações de GPS no chão.

exactamente

Dependendo da quantidade de satelites no local e a distância deles para fazer a triangulação do sinal essa margem será maior ou menor.

E um dos problemas do GPS é a latência, é preciso manter a mesma velocidade durante algum tempo para obter uma leitura o mais correcta possível

mas que tal fazer esse teste com um carro ao lado ? ver o que marca o carro e a scooter, não olhando ao GPS ?

Altar

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #16 em: 15 de Fevereiro de 2013, 21:34 »
este fulano mediu com o GPS 134km/h reais no GPS na Kymco DT 300...o meu modelo



mas como disse eu não acredito muito nestas medições

RCEu

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #17 em: 16 de Fevereiro de 2013, 09:48 »
Bem companheiros:


Esta parte final do meu DB em que tanta gente tem manifestado a sua opinião, com alguns casos em que a informação até é mais técnica, torna-se apetecível para criar um tópico próprio sobre o tema dos GPS e das velocidades reais.


Não queria perder esta informação. Gostaria antes de a transferir com um título adequado para que toda a gente se possa manifestar e ler com mais atenção.


Acredito que nalguns casos esta informação "passe ao lado" por estar aqui e alguns leitores menos atentos nem se aperceberem da qualidade da informação aqui contida.


Vou tentar saber se existe alguma possibilidade de aproveitar esta informação toda e transferi-la para um novo tópico, que acredito irá ter muito mais impacto.


Este é realmente um tema de interesse geral e que nas tertúlias muito se fala.


Abraços.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #18 em: 16 de Fevereiro de 2013, 09:50 »
Bem companheiros:


Esta parte final do meu DB em que tanta gente tem manifestado a sua opinião, com alguns casos em que a informação até é mais técnica, torna-se apetecível para criar um tópico próprio sobre o tema dos GPS e das velocidades reais.


Não queria perder esta informação. Gostaria antes de a transferir com um título adequado para que toda a gente se possa manifestar e ler com mais atenção.


Acredito que nalguns casos esta informação "passe ao lado" por estar aqui e alguns leitores menos atentos nem se aperceberem da qualidade da informação aqui contida.


Vou tentar saber se existe alguma possibilidade de aproveitar esta informação toda e transferi-la para um novo tópico, que acredito irá ter muito mais impacto.


Este é realmente um tema de interesse geral e que nas tertúlias muito se fala.


Abraços.

gostei  _pol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #19 em: 16 de Fevereiro de 2013, 12:19 »
Boa ideia, Élio. _palmas_ _palmas_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Re: Kymco Xciting 500Ri ABS - Elio
« Responder #20 em: 16 de Fevereiro de 2013, 12:22 »
Caro Élio, eu também peço desculpa pelo Off-Topic por escrever sobre GPS no teu DB, concordo com o teu parecer, abrir um novo Tópico sobre o assunto.

Por vezes a gente entusiasma-se e nem se lembra em que tópico está  _corado_

Abraço

RCEu

  • Visitante
Re: GPS - Relação entre velocidade real e velocidade marcada no Odómetro
« Responder #21 em: 16 de Fevereiro de 2013, 20:12 »
Caro Élio, eu também peço desculpa pelo Off-Topic por escrever sobre GPS no teu DB, concordo com o teu parecer, abrir um novo Tópico sobre o assunto.

Por vezes a gente entusiasma-se e nem se lembra em que tópico está  _corado_

Abraço

Sim, mas temos sempre duas opções... ou mantemos ou apagamos, no caso de a informação não ter algum interesse.

Só que neste caso existe uma 3ª opção que em minha opinião é de interesse geral e aqui vai dispersar-se. Quem sabe até se não temos mais companheiros que possam partilhar outras experiências.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 10:49 por Saboga »