A minha GTS não é zarolha, não percebo o que querem dizer com esse termo :/
Rodrigues1...Com todo o respeito....Ganda maluco.....AbraçoMas a scooter do veiga tem 60 000 Km, e só fundiu um led... Mas mais vale prevenir que remediar...
Já estás batizado!! "Professor Pardal 2" além de vadio da estrada aindasabes inventar,
Pois, mas olha que já li aqui no fórum companheiros que já tiveram esse problema com scooters á pouco tempo Podes chamar maluco á vontade, porque sou Abraço
Há dias pensei em si..Quando estava a tentar inventar uma forma de evitar o assalto à moto sem usar cadeado de disco..Era colocar a moto no descanso central e fazer um furo para meter um aluquete que não deixe o descanso "fechar"...Então pensei... "Isto é ideia para imitar o companheiro rodrigues"... ehehDesculpe lá o Off topic... Abraço
Boa não te esqueças de mostrar ao pessoal, boas ideias são sempre bem vindas Abraço
Tive essa ideia mas na maxsym não sá muito jeito porque tem pouco espaço..Vou ver outra forma...Abraço
Tenho lido que os Leds das GTS se apagam provocado pelo aquecimento dos Médios, e para prevenir essa dor de cabeça de trocar as óticas depois de acabar a garantia, fiz o seguinte:Troquei a lâmpada dos médios por uma H11 com 68 Leds de alto brilho, ( Loja Xenon- Nacional entregam á cobrança ) e baixei a ótica dos máximos para o nível de médios.Além de livrar os Leds do calor não violo a lei por não circular sem a ótica dos médios acesa até porque de cada vez que saio ando mais de seis horas seguidas durante o dia com o inevitável aquecimento. Como a lâmpada de leds é insuficiente para iluminar a estrada, quando precisar de médios para circular entre os carros ou me atrasar um pouco e começar a escurecer, ligo os Máximos que ficaram como médios não encandeando ninguém.Este alteração serve essencialmente para quem circula em Nacionais, onde raramente ligamos os máximos, os médios da GTS até são excelentes e chegam bem para quem circula de noite abaixo dos 100 kms hora.Além de poupar a bateria porque ás vezes por esquecimento ligamos a Scooter com os médios ligados e como sabem só temos 8 amperes disponíveis para tudo, e com este Brico, ainda sobra carga para ligarmos um GPS ou outro extra ao isqueiro durante horas a fio. Uma Lâmpada de 55 w consome 4,5 amperes ficando apenas 3,5 amperes para o resto, stop, mínimos, piscas e pouco mais, por isso é que andamos com a GTS zarolha, para termos os dois médios ao mesmo tempo teria de ter uma bateria maior, um alternador maior, um consumo maior e iria perder potência devido ao alternador maior.Existe outro método para poupar os Leds que é fazer vários furos de 1 mm na caixa dos Leds para sair o ar quente, eu já o fiz mas ainda não me deu tempo para verificar se resulta, por isso em vez de arriscar esperar para ver o efeito, fiz a alteração mencionada acima. Pelo menos fica com duas soluções.Sei que neste momento poucos se preocupam com esta falha da SYM em relação ao apaganço dos leds (que têm a obrigação de durar mais de 30.000 horas), porque ainda estão na garantia, e são obrigados a trocar a ótica mas,....e depois ? sai do nosso bolso e não são baratas.Nota: Retifiquei os amperes da bateria da 125, são 8 e não 7 amperes,Abraço
Uma solução melhor e definitiva passa por abrir a óptica, (não e tão difícil como isso ) e meter um dissipador de calor nos leds.O que acontece é que eles fundem mesmo, por excesso de calor vindo dos médios. Isso pode ser colmatado com um simples dissipador de calor. O Audi R8 por exemplo trás dissipadores de calor nos faróis.A minha Gts não sofre desse problema, felizmente. Mas a culpa disto é da SYM que já deveria a muito mandar as ópticas com dissipador de calor nos leds, já que os meteu tão próximos do médio.
Então a minha solução é óptima, baixo custo, e super simples.Quando vires as fotos do farol da Ciclope, vais entender tudo o que te disse. Sábado já devo mudar a caixa de direcção e tiro as fotos e vais entender tudo.Abraço
Uma solução melhor e definitiva passa por abrir a óptica, (não e tão difícil como isso ) e meter um dissipador de calor nos leds.O que acontece é que eles fundem mesmo, por excesso de calor vindo dos médios. Isso pode ser colmatado com um simples dissipador de calor. O Audi R8 por exemplo trás dissipadores de calor nos faróis.A minha Gts não sofre desse problema, felizmente. Mas a culpa disto é da SYM que já deveria a muito mandar as ópticas com dissipador de calor nos leds, já que os meteu tão próximos do médio.Mas se alguém me arranjar uma foto de um farol da GTS por detrás para eu verificar uma coisa, talvez ainda tenha uma ideia ainda mais simples. Abraço
Sem querer menosprezar a ajuda do companheiro Nuno, que muito aprecio, gosto de ler os seus DB, mas estamos a falar de duas GTS diferentes.A GTS do Nuno tem uma ótica central que me parece mais fácil retirar, enquanto que, e falo pela minha, as GTS de duas óticas com leds por cima é muito complicado tirar as óticas, terá de se retirar os espelhos, o vidro e por último a carenagem frontal, porque as óticas estão fixadas na carenagem, inclusive estão presas uma á outra por uma peça metálica, que impede a vibração.Só sei que demorei duas horas e a trabalhar depressa para desmontar tudo, tenho pena de ter eliminado as fotos da Câmara sem querer só ficou uma como podem ver no link abaixo, mas cheguei a desmontar tudo, dá trabalho E o pior é a montagem, andar á procura de onde é um determinado parafuso, temos de coordenar tudo em cima de uma bancada.Tem parafusos que na desmontagem da carenagem estão por baixo a fixar outra secção e ao montar não nos podemos esquecer deles, pela ordem inversa, senão chegamos ao destino montados em cima do quadro Ou seja a carenagem terá sempre de ser desmontada de cima para baixo porque está montada tipo telha, a peça superior fica sempre em cima da inferior por causa da chuva. É só parafusos https://lh4.googleusercontent.com/-Meq2FwlmzI0/USJo4UeluZE/AAAAAAAAAew/NZHYt8xFRoc/s315-c/CarenagemGTS
E a da Ciclope é igual!O farol esta simplesmente encaixado e aparafusado a carenagem. Abraço
Agradeço o trabalho que tiveste Nuno, de facto a ideia de colocar respiradores em cotovelo virados para baixo, é boa, só voltando a desmontar tudo é que vejo o espaço disponível, quando desmontei a carenagem tirei fotos de tudo e eu burro eliminei a pasta onde tinha guardado as fotos sem querer agora não me lembro bem como é, mas fica a sugestão para ver assim que puder essas peças encontram-se numa loja de canalização.