Boa tarde,
Sou um feliz proprietário e utilizador de uma F800GT de 2014. Saltei de uma Burgman 400 para a F800GT e estou super contente.
Em termos de manuseabilidade é fenomenal. Experimentei a Deauville, a NC750X, andei umas poucas vezes numa CB500 e ainda experimentei a loucura de uma GXR1000 uma vez.
De todas, a que oferece mais conforto e sensação de segurança na estrada e, na minha opinião, é mais fácil de conduzir e de manobrar a seco é a F800GT.
Aliás, pelo que vejo nos fóruns ingleses (UK e USA) da F800, há muita gente que faz o downgrade de motas maiores para esta por esta ser um bom equilíbrio entre a sua capacidade de carregar, velocidade e aceleração e ainda conforto vs o peso e tamanho da mota. Não é uma tourer e não é uma super desportiva, mas faz isso tudo muito bem.
E embora seja um modelo novo, herda muito know-how da ST que a precedeu.
baixo consumo 4,5/5,5 litros
Joaocruz, a minha mota faz 4,5 no meio do trânsito entre Sintra e Lisboa. Aliás, como ultimamente tenho andado um pouco mais devagar (100Km/h) a média tende a situar-se entre os 4,3~4,2.
Se for em ritmo de passeio, sem pendura, em estradas nacionais, a média desce para os 3,7 (com uma velocidade de cruzeiro de 80Km/h). MUITO ABAIXO dos 4,5 anunciados!
Se levar pendura (a minha é uma pluma leve, atenção) a média do ritmo de passeio sobe para os 3,8~3,9.
Para conseguir chegar a uma média de 5 l/100Km, preciso de andar quase sempre acima dos 140Km/h...
Se não me engano, a mota fez há dois anos atrás uma média de 5,3 quando troquei de mota com um amigo que me emprestou a GSXR 1000 dele e nos pusemos a fazer picardia a 190~200 Km/h!
Boa proteccao aerodinamica
Não é uma naked, de todo. Mas a proteção aerodinâmica também não é ultra espetacular. Aliás, tanto que um dos mods mais comuns é colocar um vidro maior -- na minha opinião discutível uma vez que perde tanto a estética desportiva como aquele ventinho agradável na face.
Uma das coisas que lhe gostaria de fazer e não sei como é alargar um pouco as "abas" que protegem as pernas. Protege um pouco, mas acho que fica sempre um pouco aquém.
mototurismo confortavel
E aqui é que fica o cerne de muitas discussões. A mota é confortável, embora tenha um posição ligeiramente mais deitada que uma turística. Já fiz 700+ km, com muito poucas queixas no final das minhas duas hérnias.
Andei umas poucas vezes na CB 500 do meu irmão, e ao fim de 50km já estava de rastos, por isso a posição é algo confortável.
Um dos aspetos comumente falados nas turísticas é a necessidade de um grande motor para aguentar com o pendura e mais kilos e kilos de bagagem. A minha experiência é que os 95cv da pequena aguentam bem e não nos deixa aquém.
No entanto, é um bicilíndrica (com todo o gozo que um motor desses dá) e portanto cansa um bocado pela vibração. Imagino que ao fim de 1500Km ou mais já esteja a pedir uma pausa da vibração normal deste tipo de motas.
Dito isto, a 1200RT da BMW também é uma bicilíndrica e muita gente só diz bem daquilo para papar quilómetros.
Problemas mecanicos?
Não tenho tido! Mas a mota é nova ainda (2 anos e meio) e ainda só fiz 20 000 km com ela.
Quando chegar aos 80 000 logo vejo se tem problemas mecânicos ou não.
Isso não são motas de um homem trabalhador!
Isso é mota para quem tem dinheiro, ou faz poucos km.
nunompires, Percebo o que quer dizer com para quem tem dinheiro. A minha foi comprada com uma negociação fora de série, pelo que me saiu "barato".
Quanto à sua manutenção, gastei 150€ o ano passado na oficina da marca. Comparando com outras opções expetavelmente mais baratas, 150€ até é um bom preço. Um amigo meu tem uma Vespa, 125cc, e gastou à volta disso na sua última manutenção. Em termos comparativos acho esse valor mais "caro".
É como disse o colega zezezoom,
Mas há outras marcas com menos cotação que a BMW que as vendem ainda mais caras.
mas nao sao motas para o dia a dia
yoshi, A F800GT é uma mota para o dia a dia. Comparativamente a uma scooter é preciso gostar de mudar mudanças quando estás no trânsito e é de longe menos ágil. Mas para quem quer uma mota e não uma scooter ou não pode ter os dois, esta dá-se muito bem no dia a dia. Aliás, como já referi faço Sintra a Lisboa e volta sem problemas -- pelo caminho passo por aldeolas, pelo IC19 e pelo sufoco que é aquela entrada de Lisboa na Duarte Pacheco.
E livrem se de precisar de peças ... vao ver q dor que é Mas, sao motas verdadeiramente fiaveis.
Pode ser a minha visão de rico (que não sou), mas prefiro pagar mais uma vez por algo que dura e dura e dura (Fairy?) do que pagar menos várias vezes por algo que parte e parte e parte... Feitas as contas, o resultado parece-me ser menos chatices e menos dinheiro ao fim de alguns anos.
Mas lá está, é como muita outra coisa que se compra: é preciso alguma sorte para não vir com problemas e chatices encobertos.
Por outro lado, cruzo-me todos os dias com inúmeros motociclistas ao guiador das várias versões da GS da BMW (650, 700, 800, 1200). Parecem guiá-las todos os dias e com satisfação.
ZeZeZoom, só falo pela minha experiência. A minha Burgman 400 era fenomenal até ter morrido. Agora, a minha F800GT dá-me muita, mas MUITA mais satisfação conduzir.
Para ir para o trabalho, uma maxiscooter talvez fosse perfeita (por todas as razões que enumeraste), mas gosto de sair de casa e ir passear -- percorrer Portugal e visitar amigos ou familiares distantes ou só locais que ainda não conheço. E embora possa o fazer com uma scooter, só ganhei o gosto verdadeiramente quando me pus em cima desta F800GT.
Talvez eu ficasse satisfeito com duas motas (uma para passear e outra para ir para a cidade). Mas falta-me o dinheirinho e o espaço de garagem.