Autor Tópico: Compra da 1ª SCooter  (Lida 20414 vezes)

pedrovki

  • Visitante
Compra da 1ª SCooter
« em: 21 de Janeiro de 2013, 13:40 »
Bom Dia,

Sou novato nestas andanças.
Sinto necessidade de uma mota devido às greves, trânsito,etc na zona de Lisboa.
Moro em Alverca e vou todos os dias para Lisboa.
Gostaria de comprar uma maxi scooter 125 visto não ser preciso ter que tirar nenhum extra à minha carta de condução de ligeiros.
Mas vejo muitos anuncios online e não sei o que escolher.
O seu uso será basicamente casa-trabalho e vice-versa, visto que depois para outras viagens possuo carro.
Conseguem dizer-me quais os pontos fulcrais que tenho que ter em conta para comprar a mota ?
Estava a pensar em gastar no maximo 2000€.Visto ser apenas uma ferramenta de trabalho, queria apenas algo que fosse fiável e pouco mais.
Sei de um amigo meu que comprou uma lifan 125 e-space por 2000€ e tambem faz o mesmo trajecto.
Acham que me podem esclarecer/ajudar ??

Obrigado


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2013, 13:59 »
Vou-te dar o mesmo conselho que já dei a outros companheiros.
Se tens esse plafond (€2000), é muito preferível ires para uma maxiscooter usada de outra marca que não essa que mencionaste.
Nada tenho contra a marca, mas prefiro que um nosso companheiro não passe por más experiências  _Rolley_ Até poderias ter sorte, mas na balança dos afortunados não têm estado muitos, se é que me faço entender...

Estava a pensar em gastar no maximo 2000€.Visto ser apenas uma ferramenta de trabalho, queria apenas algo que fosse fiável e pouco mais.
Sei de um amigo meu que comprou uma lifan 125 e-space por 2000€ e tambem faz o mesmo trajecto.

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 664
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #2 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:13 »
Boas!
Ferramenta de trabalho!?  _pensador_  _Rolley_
Tá bem tá! _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
Quando te montares numa,deixas o pópó a enferrujar´.
Não te montes numa carga de trabalhos amigo,por mais 300/400€uros
compras uma usada com pouco uso,poucos km,mas que não te deixam ficar mal.
Eu li bastante por esses Fóruns até eleger 4:- Sym,Kimco,Daelim e Piaggio.
Apareceu a Kimco dentro do orçamento que tinha disponibilizado e cá está ela.
Tem sido só rolar.
Agora o enlatado leva a chave na ignição quase só para aconchegar  a bateria.
Tem calma e compra bem.
Boa sorte
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

pedrovki

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #3 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:14 »
Eu defini 2000€ porque vi em 2ª mão preços engraçados.
O problema é para conseguir escolher
Quais as características que devo procurar na mota ?
Será para fazer 100km diarios +-
Alem de economica claro .

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #4 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:14 »
Viva,
em primeiro lugar solicto que passes pelo quadro das apresentações e que te dês a conhecer a todos nós.
Poderás faza-lo aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?board=4.0

Quanto às tuas dúvidas, elas são comuns a muitos de nós. Além do que já te foi dito, mais ou menos dentro do orçamento que apresentas, aconselho a Daelim S2: http://www.motojet.pt/bike.php?id=27

"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:25 »
Para essa kilometragem diária, eu colocaria em absoluto de parte a LIFAN que mencionaste no início do tópico.
Mas....e que tal tirar a carta e subir um pouco na cilindrada, mesmo para uma usada. É que 100Kms todos os dias é obra e depois vais achar curto acredita!


Será para fazer 100km diarios +-

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #6 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:29 »
Olá

Moro em VFXira e vou todos os dias (em que vou para o emprego) de mota para Lisboa.

Presumo que vás utilizar o AE.

Fiz esse trajecto de Sym GTS 125 EVO durante 9 meses e 18000 kms, depois evolui para uma 400cc.

Compres o que comprares, nunca deve ser abaixo das que as fotos ilustram, poderá ser outras marcas, mas sempre dentro do conceito MAXIscooter. Com algum peso, potência, fiabilidade, protecção aerodinâmica, etc.

Ás vezes a compra de um bem, principalmente uma mota, não é uma coisa racional, é mais uma paixão, por isso pondera bem até decidires, não vás arrepender-te logo de seguida.

Se possível experimente várias, a maior quantidade possível e de preferência no teu trajecto habitual.

A titulo de exemplo, deixo então estas duas, na minha opinião, o melhor que há em termos da relação preço/qualidade:

SYM GTS 125 EVO 



KYMCO DOWNTOWN

Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #7 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:36 »
Boas  _pol_
Bem vindo ao mundo das duvidas  _lool_
Eu tive uma honda sh125 com a qual fiz +- 80000km, e eram +- 100km/dia... não era que não fizesse mas é muito esforço prás meninas... se puderes adquirir uma 125 mais robusta melhor já que não tens carta para maior  :-?
Desejo-te felicidades na escolha da  scooter_
Abraços
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #8 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:39 »
Companheiro,

Não desfazendo a mota do teu amigo, estou com as restantes opiniões, vai por uma usada de uma marca já com maior implementação, que as encontras dentro do teu orçamento.
As marcas que os companheiros aqui referiram em principio não terás problemas, são à partida fiáveis.
Mas podes sempre colocar aqui dúvidas em relação a alguma mota que vejas.

O Companheiro Saboga sugeriu-te a S2 que é uma boa sugestão, faz bem os 100 kms e com algum conforto e consumos apetecíveis. Eu como podes verificar , tenho a S3 , é um pouco mais moderna que a S2, faz no minimo 110 a 120 Kms diários , com uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 100 Kms/ H, faz um consumo na ordem dos 3 l/100 , no entanto creio que não é tão confortável quanto a S2, e eventualmente no mercado de usados uma S2 fica-te mais em conta.

Qualquer dúvida apita....

Boas Curvas........ scooter_ scooter_ scooter_

nneves2

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #9 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:40 »
Por 2000 vai ser complicado. Material de proteção, de chuva, seguros e mota fica muito curto.
Acho que mesmo em segunda mão vai ser difícil. Tendo em atenção os 100KM diários, vais achar os 125ccc curtos rapidamente.
Eu tive uma S2, cumpriu com o que pretendia dela. No entanto é uma mota que te pode sujeitar a umas visitas à oficina para corrigir alguns imprevistos. Havia um companheiro que vinha de V. F. de Xira para a outra banda salvo erro, e também cumpriu, bem como outros relatos que por aqui andam. Apesar de ter ficado fã da marca, Kynco e Sym tem um percentagem menor de imprevistos. Existe também agora a TGB que já vi ao vivo. Menor qualidade dos plásticos, excelente espaço de carga, confortável e tem a mecânica da SYM.

Atenção à marca ( se bem que aqui também é preciso o factor sorte ), aos intervalos de revisões, aos preços das mesmas e às oficinas que te calham por perto.

Outro factor de escolha, é o test drive. Esse não pode nem deve faltar.

pedrovki

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #10 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:48 »
Por 2000 vai ser complicado. Material de proteção, de chuva, seguros e mota fica muito curto.
Acho que mesmo em segunda mão vai ser difícil. Tendo em atenção os 100KM diários, vais achar os 125ccc curtos rapidamente.
Eu tive uma S2, cumpriu com o que pretendia dela. No entanto é uma mota que te pode sujeitar a umas visitas à oficina para corrigir alguns imprevistos. Havia um companheiro que vinha de V. F. de Xira para a outra banda salvo erro, e também cumpriu, bem como outros relatos que por aqui andam. Apesar de ter ficado fã da marca, Kynco e Sym tem um percentagem menor de imprevistos. Existe também agora a TGB que já vi ao vivo. Menor qualidade dos plásticos, excelente espaço de carga, confortável e tem a mecânica da SYM.

Atenção à marca ( se bem que aqui também é preciso o factor sorte ), aos intervalos de revisões, aos preços das mesmas e às oficinas que te calham por perto.

Outro factor de escolha, é o test drive. Esse não pode nem deve faltar.


2000€ só para a mota o resto é tudo à parte.
Mas compro uma 125 maxi scooter é isso?

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #11 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:50 »
Havia um companheiro que vinha de V. F. de Xira para a outra banda salvo erro, e também cumpriu,

Neves,
Havia e continua a haver  8) , cumpriu e continua a cumprir  _pol_ _pol_ _pol_ .

Tendo em atenção os 100KM diários, vais achar os 125ccc curtos rapidamente.

E quanto a esta parte do ser curto....sim é verdade, mais ou menos rápido eu acho que depende de cada um.
No entanto sou da opinião , que principalmente para quem não tem experiência em duas rodas , passar pelas 125 deveria ser um passo quase que obrigatório, funciona como uma boa base de aprendizagem/adaptação.
E neste caso como o companheiro refere, quer aproveitar a lei das 125.

Ps: a TGB pelo que sei cá ainda não tem muita "saída" (Só começou a ser comercializada mais a sério creio que este ano), mas em Espanha está bem implementada.

Abraço e Boas Curvas.... scooter_ scooter_ scooter_
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 14:52 por ElChiquitito »

pedrovki

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #12 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:51 »
Neves,
Havia e continua a haver  8) , cumpriu e continua a cumprir  _pol_ _pol_ _pol_ .

E quanto a esta parte do ser curto....sim é verdade, mais ou menos rápido eu acho que depende de cada um.
No entanto sou da opinião , que principalmente para quem não tem experiência em duas rodas , passar pelas 125 deveria ser um passo quase que obrigatório, funciona como uma boa base de aprendizagem/adaptação.
E neste caso como o companheiro refere, quer aproveitar a lei das 125.

Abraço e Boas Curvas.... scooter_ scooter_ scooter_

eu nao tenho qualquer experiencia em motos daí nao querer acima de 125.

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #13 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:59 »
Pedro,
Com 2.000€ talvez consigas comprar a S2, com documentação incluída, caso consigas negociar bem.
Se optares por esta mota, não compres fora de um concessionário, ou seja, não compres na Norauto.

Independentemente da compra que venhas a fazer, deves ir a vários concessionários e experimentar, testar as motas. Mais do que o preço, ou o gosto estético, é muito importante a forma como "vestes" a mota.

Uma 125 cc é curto, claro que é, mas faz o que necessitas, mais devagar, mas faz.

Se passares pelo Recordar é Viver, ou pelas Viagens do nossos Companheiros, verás imensas onde as 125 foram bem longe, houve uma ou duas que foram até Madrid....

Se verificares as viagens do Companheiro Afonso, na sua DT 125, verás que ele vai longe, muito longe.

Último conselho, deves ter em consideração a assistência próxima, ou da tua residência ou do trabalho. É um factor importante.

Boa sorte na escolha, tenho a certeza que assim que comprares mota, assim que começares a andar de mota, vais pensar nos anos que perdeste sem o fazer!

Um abraço
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #14 em: 21 de Janeiro de 2013, 15:00 »
eu nao tenho qualquer experiencia em motos daí nao querer acima de 125.


E acho que fazes tu muito bem, depois mais tarde se sentires necessidade de subir de cc logo pensas isso com calma e com a experiencia da 125 já acumulada para além de que como ponto de partida tens possibilidade de fazer um investimento mais comedido, mais racional.

Abraço e Boas Curvas..... scooter_ scooter_ scooter_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #15 em: 21 de Janeiro de 2013, 15:09 »
Eu comecei por uma SYM GTS 125cc e, depois, passei para uma SYM MaxSym 400i e, depois...enlouqueci. _corado_
Quando comprei a 125cc tinha 50 anos e não tinha qualquer experiência de guiar motas. Troquei, porque 125cc me pareceram curtos para algumas das circunstâncias em que utilizava a mota.
Com apenas 2000 euros para a mota, já te deram aqui as que penso serem as melhores sugestões para a compra: SYM GTS, Kymco Downtown, Daelim S2 ou S3.
Usada, se não tiver muitos quilómetros e estiver em bom estado, escolheria a Kymco Downtown. Porquê? Porque vais fazer diariamente uma quilometragem significativa, em condições em que podes tirar proveito da maior potência do motor da Kymco.
Mas, atenção, fazer 20+20 kms de AE numa 125cc, a uma média de 100 kms/h é andar com a mota sempre perto do limite de rotações do motor e, por vezes, sentir que falta um pouco de motor (subidas mais íngremes, ultrapassagens a alguns enlatados). É por isso que muitos dos que fazem esse tipo de percurso acabam por evoluir para as 400cc.
Boa escolha e boa sorte com a escolhida.

pedrovki

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #16 em: 21 de Janeiro de 2013, 15:26 »
Mas então sugerem-me os 3 modelos acima ?
Daelim S2
Sym GTS 125 Evo
Kymco


Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #17 em: 21 de Janeiro de 2013, 15:28 »
Mas então sugerem-me os 3 modelos acima ?
Daelim S2
Sym GTS 125 Evo
Kymco
SIM  _pol_
Para experimentares...
Abraços
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

nneves2

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #18 em: 21 de Janeiro de 2013, 15:31 »
Neves,
Havia e continua a haver  8) , cumpriu e continua a cumprir  _pol_ _pol_ _pol_ .

Por acaso não falava da tua, mas de uma S2. Salvo erro o membro era o "nasas". Não me recordo bem.
A tua sigo com atenção e sei que rola e bem  _pol_ .
Os 4000 de intervalos de revisão é que são curtos a meu ver, ainda por cima porque as da Daelim me parecem por norma mais caras que das outras marcas.

Ainda da ida a Madrid, acho que umas das scooters era também ma S2.

Para experimentar eu aconselhava:
Daelim S2 e S3
Sym GTS 125 Evo
Kymco

Isto tendo por base um orçamento mais reduzido. E a S2 só se não der para chegar a uma das outras.

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #19 em: 21 de Janeiro de 2013, 15:40 »
Neves,
Havia e continua a haver  8) , cumpriu e continua a cumprir  _pol_ _pol_ _pol_ .

Por acaso não falava da tua, mas de uma S2. Salvo erro o membro era o "nasas". Não me recordo bem.
A tua sigo com atenção e sei que rola e bem  _pol_ .
Os 4000 de intervalos de revisão é que são curtos a meu ver, ainda por cima porque as da Daelim me parecem por norma mais caras que das outras marcas.

Ainda da ida a Madrid, acho que umas das scooters era também ma S2.

Para experimentar eu aconselhava:
Daelim S2 e S3
Sym GTS 125 Evo
Kymco

Isto tendo por base um orçamento mais reduzido. E a S2 só se não der para chegar a uma das outras.


 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Ao já aconselhado em termos de modelos, acrescentava também
Suzuki Burgman 125
yamaha Majesty 125 - modelo que também aqui temos no cpm quem tenha rolado bem com uma

.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #20 em: 21 de Janeiro de 2013, 15:44 »
Viva!

1.º - Definir o orçamento para a comprar da Maxi, reservar +/- €500 para o equipamento.
2.º - Pesquisar, Pesquisar, Pesquisar, ......, Pesquisar!
3.º - Reiniciar a pesquisa....
4.º - Escolher 2 ou 3 modelos
5.º - Visitar stands que tenham os 2 ou 3 modelos escolhidos
6.º - Testar a Maxi, se possivel efectuar um test ride. Verificar se os pés chegam com facilidade ao chão, o conforto, peso e protecção aerodinâmica não devem ser descorados.
7.º - Ir a um stand SYM e comprar uma SYM GTS.  _lool_

Abraço ;)
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 15:45 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

pedrovki

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #21 em: 21 de Janeiro de 2013, 15:46 »
Só uma questão.
Nas minhas buscas, encontrei motas 125cc mas que não têm formato de scooter mas sim de mota normal
também são válidas para o que procuro ?

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #22 em: 21 de Janeiro de 2013, 15:52 »
Viva!

Só uma questão.
Nas minhas buscas, encontrei motas 125cc mas que não têm formato de scooter mas sim de mota normal
também são válidas para o que procuro ?

São. Têm 2 vantagens. Preço de aquisição mais baixo e menores consumos.

Como desvantagens, temos a inexistente capacidade de carga (para deixar o capacete, fato de chuva ou outras tralhas), protecção aerodinâmica, protecção contra a chuva, quase todas as scooters têm tomada de 12v para carregar o GPS/telemóvel enquanto nas motas convencionais não existe. Na scooter é só acelerar e travar enquanto na mota convencional tens mudanças.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

pedrovki

  • Visitante
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #23 em: 21 de Janeiro de 2013, 16:10 »
Nas modelos de 125cc qual a velocidade que se consegue ?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Compra da 1ª SCooter
« Responder #24 em: 21 de Janeiro de 2013, 16:11 »
Sem dúvida companheiro!
Qualquer um dos que mencionaste é uma excelente opção.

Mas então sugerem-me os 3 modelos acima ?
Daelim S2
Sym GTS 125 Evo
Kymco