Caros amigos obrigado pelas vossas opiniões. Na realidade ela sempre tremeu um pouco o que é natural. No entanto sinto que a tremideira aumentou nos últimos 1500 km. e sempre na faixa entre os 3.200/3.500 e as 4.000 rot/min. Lembrei-me que também poderá ser da aproximação da necessidade da mudança da correia! Será? A tremideira sinto-a fundamentalmente no guiador e no para-brisas. Meus caros de mecânica não percebo nada! Estou tentado a mudar os roletes como fez o companheiro Branco, mas só depois do fim da garantia, para não haver surpresas. Um abraço e obrigado.
já verificaste o estado dos pneus?
Infelizmente essa tremideira é normal neste modelo, derivado ao sistema de transmissão bastante longo. E ao facto de a embraiagem desembraiar muito cedo por volta das 2500 rpm, nessa faixa de rotações (entre as 3000 rpm e as 4000 rpm) as vibrações do motor são transmitidas ao quadro.
Carlos, dá para explicar o que é " sistema de transmissão bastante longo"??Abraço
Refiro-me à desmultiplicação do sistema de transmissão, isto é, velocidades elevadas com pouca rotação do motor.Até às 4000 rpm sente-se a trepidação do motor e os solavancos do sistema de tansmissão , (algo do género, os roletes deslizam para o exterior com a força centrífuga, o motor perde rotação, os roletes voltam atrás, o motor volta a ganhar rotação, os roletes voltam a impulsionar o sistema e assim sucessivamente).
Isso não é defeito, é feitio. Nota-se um pouco, mas nada de especial, acho que os roletes de 13gramas, diminuem e muito essa vibração.
Isso traz vantagens na duração do motor, mas desvantagens na trepidação.. Mas nota-se assim taaaaaaanto??
Ainda ontem fui dar uma volta com pessoal cá do norte, pela serra D'Arga, a subir com pouca velocidade e com dois ocupantes torna-se mesmo irritante esta vibração.Subidas e circular a baixa velocidade (cidade por ex.) é irritante e desconfortável, já auto-estradas ou nacionais fazer viagens com uma velocidade cruzeiro razoável é uma maravilha.Os roletes de origem pesam 18 gramas.
Bom, então após 20 kms (10 em AE - VFXira / Alverca - e regresso pela estrada nacional)..................... opinião:Arranque - ás mesmas rotações (+/- 2250) e não noto muita diferença na aceleração, noto é que deixou de vibrar, sente-se o motor a trabalhar debaixo de nós, mas parou a leve tremideira no arranque.Após inicia a marcha - até aos 40 km/h, a única diferença é que não vibra como vibrava, ficou com uma suavidade que eu não conhecia. A coisa mais parecida que conheço, é o arranque da SW T 400 (muito suave).A partir dos 40 km/h - O meu pensamento: "meus Deus, que mota é esta?", bem quando enrolo o punho, o "disparo é automático", o conta rotações dispara e o velocímetro acompanha.Em AE, pude verificar que para as mesmas velocidades que praticava anteriormente, rolo com as rpms um pouco acima: dantes, para 110 km/h = 5000 rpms, agora 5250; para 120 km/h = 5500, agora 5750 e por aí fora até aos 140 km/h que foi a velocidade máxima hoje (estava vento e algum trânsito) velocidade atingida antes das 7000 rpms. O poder de aceleração entre os 60 km/h e os 140 é impressionante (atenção que estou a comparar com esta mesma mota com os roletes de origem e não com uma "RR"), quando se enrola o punho, sente-se no corpo a mota a "sair", dantes também se notava, mas demorava uns segundos, agora é imediato. Experimentei várias vezes: baixar aos 60 e depois subir até 140, via a traseira dos carros a aproximarem-se como nunca tinha visto até agora.Na nacional, notei que quando circulo a 40/50 km/h, dantes quando enrolava e desenrolava o punho, por muito suavemente que o fizesse, de acordo com o andamento do trânsito, notava no corpo essas acelerações e desacelerações. Agora, não se nota nada, o movimento do punho não se reflecte nos "esticões" como se reflectia anteriormente, se enrolar muito, por exemplo, para ultrapassar, a mota sai que nem um tiro mas com suavidade (não sei explicar melhor). O contra deste último cenário, será à aproximação de uma curva, onde dantes bastava desacelerar, agora seguramente será necessário travar.A subir e com pendura ainda não deu para testar.E pronto, para os 1ºs 20 kms não tenho mais nada a acrescentar.Noto muita suavidade e um poder de aceleração brutal, depois de estar em andamento, porque no arranque não noto grande diferença.Provavelmente os consumos irão subir porque para circular à velocidade que circulava anteriormente, tenho de ir com as rpms um pouco mais altas (cerca de 250), logo se vê. Hoje atestei e fez 245 kms com 9 litros +/- 3,8L aos 100kms. Vamos ver o próximo atesto.
Os roletes de origem pesam 18 gramas.