Sim, é verdade que a qualidade se paga. Há também muitos outros factores que contribuem para o preço.
Cheguei à conclusão de que a qualidade e durabilidade por vezes depende mais dos modelos [e anos] do que das marcas.
Sei que certas Harley mais caras têm problemas que as Sportster não têm.
A Kawasaki GTR1400 tem sido um pesadelo com ferrugem, plásticos deformados, problemas de humidade, etc e a mais barata Z1000SX tem sido indestrutível.
A Honda CBF1000 anterior (de 72kW) tem problemas que entretanto aparentam ter sido resolvidos. A Hornet 600 [menos cc, mais rpm] tem sido indestrutível.
As Pan-European 1300 também deram chatices no início.
Não basta dizer "Honda" para que signifique qualidade. As carenagens Piaggio são MUITO, mas MUITO mais espessas e pesadas (feitas também de ABS) do que as da minha Honda.
Não é linear. Os motores 2 cilindros arrefecidos a ar (com circulação de óleo na cabeça) da BMW (com grande fama) têm pontos quentes e podem sofrer desgastes acelerados.
Há centenas (para não dizer milhares) de problemas de Engenharia nos modelos de todas as marcas e a Honda não é excepção. Certas Italianas [Xevo 400?] parecem em muitos aspectos mais bem pensadas e construídas do que certas Japonesas.
Cumps.
A qualidade paga-se e esta parece-me ser uma máquina muito boa, aliando um design bem conseguido.
Eu gosto bastante e no site da Honda já está anunciada para Março/Abril.