Autor Tópico: Bateria S3  (Lida 12169 vezes)

oiram1

  • Visitante
Bateria S3
« em: 19 de Dezembro de 2012, 00:04 »
Boa noite companheiros,

Preciso de um favor vosso  _pensador_
A S3 vem com uma bateria de 12v e 10Ah de origem
Se mudar para uma de 12v e 12Ah, acham que não vou ter problemas?

Abraço!

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Bateria S3
« Responder #1 em: 19 de Dezembro de 2012, 09:29 »
Olá.
Não terás absolutamente problemas nenhuns.
Podes aumentar a amperagem sem nenhum problema.
Os meus carros levam sempre a de maior capacidade que cabe no lugar da velha logo vê se a nova bateria cabe no local especifico. A amperagem é a capacidade de fornecer energia por hora. Logo a diferença da 10ah para a 12ah são 2 amperes por hora, logo consegue aguentar que puxes mais por ela como por exemplo umas luzes suplementares. O que não podes alterar é a voltagem.

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Zétó

  • Visitante
Re: Bateria S3
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2012, 14:40 »
Boas.
Também julgo que não terás problemas. E com a explicação dada pelo colega pgomes78 ficámos todos esclarecidos.  _pol_

oiram1

  • Visitante
Re: Bateria S3
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2012, 19:23 »
Obrigado companheiro!!
Abraço e boas curvas....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Bateria S3
« Responder #4 em: 19 de Dezembro de 2012, 22:57 »
O companheiro pgomes78 esclareceu tudo e todos...e eu proprio confesso humildemente que desconhecia que se poderia aumentar a amperagem sem problemas.
A viatura de 4 rodas cá de casa não vai tardar muito até precisar e eu vou tentar não me esquecer da explicação do compenheiro pgomes78.  _pol_

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Bateria S3
« Responder #5 em: 20 de Dezembro de 2012, 00:14 »
Boa noite companheiros,

Preciso de um favor vosso  _pensador_
A S3 vem com uma bateria de 12v e 10Ah de origem
Se mudar para uma de 12v e 12Ah, acham que não vou ter problemas?

Abraço!
Podes alterar a capacidade de 10Ah para 12Ah mas atenção que as baterias têm caracteristicas muito especificas para a utilização que se pretende dar, essas caracteristicas são tão ou mais importantes que a capacidade (Ah).
Nomeadamente uma das cacteristicas mais importantes é a chamada corrente de pico, que é a corrente maxima instantanea que a bateria suporta fornecer sem se danificar, esta caracteristica é variável com o tipo de motor de arranque do veículo, se o motor de arranque consumir mais do que o valor da corrente de pico dessa bateria ela até pode ter 100Ah mas vai ficar danificada e até pode explodir.
Há baterias com muitos Ah´s mas só servem para manter iluminação de emergência durante horas, se as ligares para arrancar com qualquer motor ficam danificadas.
Por tudo o que aqui ficou escrito aconselho-te a ter cuidado com essas alterações.
O aumento dos Ah das baterias mantendo ou aumentando os outros parametros só se justifica se por qualquer razão tiver de manter consumos com o motor do veiculo parado, isto é estar com o rádio ligado com o motor parado.
Falta ainda saber as caracteristicas do alternador, qual a capacidade de fornecimento de energia.
Normalmente deve-se manter as referências iguais ou equivalentes recomendadas pelo fabricante.
Já agora, actualmente as baterias utilizadas podem ser montadas na posição de deitadas (Ex. Suzuki Burgman) que não derramam qualquer fluido e claro nunca podem ser abertas para manutenção.
 
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 00:15 por Pardal »
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Bateria S3
« Responder #6 em: 20 de Dezembro de 2012, 01:16 »
Podes alterar a capacidade de 10Ah para 12Ah mas atenção que as baterias têm caracteristicas muito especificas para a utilização que se pretende dar, essas caracteristicas são tão ou mais importantes que a capacidade (Ah).
Nomeadamente uma das cacteristicas mais importantes é a chamada corrente de pico, que é a corrente maxima instantanea que a bateria suporta fornecer sem se danificar, esta caracteristica é variável com o tipo de motor de arranque do veículo, se o motor de arranque consumir mais do que o valor da corrente de pico dessa bateria ela até pode ter 100Ah mas vai ficar danificada e até pode explodir.
Há baterias com muitos Ah´s mas só servem para manter iluminação de emergência durante horas, se as ligares para arrancar com qualquer motor ficam danificadas.
Por tudo o que aqui ficou escrito aconselho-te a ter cuidado com essas alterações.
O aumento dos Ah das baterias mantendo ou aumentando os outros parametros só se justifica se por qualquer razão tiver de manter consumos com o motor do veiculo parado, isto é estar com o rádio ligado com o motor parado.
Falta ainda saber as caracteristicas do alternador, qual a capacidade de fornecimento de energia.
Normalmente deve-se manter as referências iguais ou equivalentes recomendadas pelo fabricante.
Já agora, actualmente as baterias utilizadas podem ser montadas na posição de deitadas (Ex. Suzuki Burgman) que não derramam qualquer fluido e claro nunca podem ser abertas para manutenção.

Olá.
Tudo que foi dito é verdade mas (Pardal corrige-me se estiver errado) por norma nas baterias de carros e motos quanto mais ah também mais capacidade de arranque apresentam, isto é geralmente uma bateria de 80ah tem maior capacidade "de arranque" que uma de 70ah.
Claro que a capacidade de arranque é importante mas 2ah acho insignificante. Em automóveis já aumentei quase 30ah e nunca tive problemas. No caso do taxi que anda em Lisboa, logo liga e desliga muitas vezes ao dia a diferença de duração nota-se muito bem entre uma com mais ah e uma com menos!!

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Bateria S3
« Responder #7 em: 20 de Dezembro de 2012, 02:27 »
O que acontece é que cada vez que rodas o motor de arranque a capacidade da bateria baixa, se o motor pegar e o alternador estiver bom esse desgaste é compensado em tempo relativo.
Se fizeres muitos arranques e depois andares muito ao ralentim associando os consumos dos farois, radio, taximetrro, stops, ventilação, e restante parte eléctrica o alternador não consegue repor o desgaste, e então sim ...é muito importante ter mais amperes hora, senão corrias o risco de ficar sem capacidade (carga) na bateria.
No caso que interessa aqui no CPM, nas scooters não se justifica o aumento dos Ah´s.
Falta saber as razões que levaram o companheiro oiram 1 a colocar esta questão.
 
 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

oiram1

  • Visitante
Re: Bateria S3
« Responder #8 em: 23 de Dezembro de 2012, 18:49 »
O que acontece é que cada vez que rodas o motor de arranque a capacidade da bateria baixa, se o motor pegar e o alternador estiver bom esse desgaste é compensado em tempo relativo.
Se fizeres muitos arranques e depois andares muito ao ralentim associando os consumos dos farois, radio, taximetrro, stops, ventilação, e restante parte eléctrica o alternador não consegue repor o desgaste, e então sim ...é muito importante ter mais amperes hora, senão corrias o risco de ficar sem capacidade (carga) na bateria.
No caso que interessa aqui no CPM, nas scooters não se justifica o aumento dos Ah´s.
Falta saber as razões que levaram o companheiro oiram 1 a colocar esta questão.

Boas companheiros!

Obrigado pela excelente sessão de esclarecimento de dúvidas.
Eu coloquei a questão de aumento de Ah, porque foi me transmitido que não faria mal algum esse mesmo aumento, desde que o mesmo não fosse brutal.
Penso que por colocar uma bateria com mais 2Ah's não irei danificar a minha bela S3.
Não seria pior se fosse um aumento de voltagem?

Cumprimentos.....

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Bateria S3
« Responder #9 em: 23 de Dezembro de 2012, 19:22 »
A voltagem tem de ser mantida!!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

oiram1

  • Visitante
Re: Bateria S3
« Responder #10 em: 25 de Dezembro de 2012, 17:38 »
A voltagem tem de ser mantida!!

Bem me parecia!  _lol_
Já efectuei a troca de bateria e posso dizer que mantive a voltagem e aumentei a amperagem de 10 para 12.
 _convivio_

Lets ride.....

lamedeiros

  • Visitante
Re: Bateria S3
« Responder #11 em: 29 de Janeiro de 2013, 21:41 »
Oiram1
Parece-me que a bateria da minha s3 "foi-se", pelo que gostava se não te importares que me explicasses se é facil substituir a dita cuja, se foi facil arranjar outra e como tu disseste com amperagem maior, o preço enfim, toda a informação que possas fornecer.

Obrigado

Luis Medeiros

oiram1

  • Visitante
Re: Bateria S3
« Responder #12 em: 30 de Janeiro de 2013, 14:52 »
Oiram1
Parece-me que a bateria da minha s3 "foi-se", pelo que gostava se não te importares que me explicasses se é facil substituir a dita cuja, se foi facil arranjar outra e como tu disseste com amperagem maior, o preço enfim, toda a informação que possas fornecer.

Obrigado

Luis Medeiros

Boas Luís,

Sem problema algum de explicar.
Como disse anteriormente, troquei a bateria por uma de maior amperagem e até agora 5 estrelas.
Foi super fácil trocar. Desligas os polos pela seguinte ordem:
- primeiro o negativo e depois o positivo;
- efectuas a troca da bateria antegia pela nova;
- voltas a ligar os polos, mas desta vez primeiro o positivo e depois o negativo.

Esperas uns segundos e colocas o motão a trabalhar.

Quanto ao preço paguei €50,00 por ela.

Abraço e boas curvas! scooter_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Bateria S3
« Responder #13 em: 12 de Fevereiro de 2013, 13:28 »
Olá.
Tudo que foi dito é verdade mas (Pardal corrige-me se estiver errado) por norma nas baterias de carros e motos quanto mais ah também mais capacidade de arranque apresentam, isto é geralmente uma bateria de 80ah tem maior capacidade "de arranque" que uma de 70ah.
Claro que a capacidade de arranque é importante mas 2ah acho insignificante. Em automóveis já aumentei quase 30ah e nunca tive problemas. No caso do taxi que anda em Lisboa, logo liga e desliga muitas vezes ao dia a diferença de duração nota-se muito bem entre uma com mais ah e uma com menos!!

Um abraço,


O que o Pardal disse é verdade.
E tens baterias com mais AH e menos pico de corrente. basta ter atenção e ve-se baterias com 70 ah com menos pico de corrente de que baterias com 60 ah


Abraço
[/URL]

firmezas2

  • Visitante
Re: Bateria S3
« Responder #14 em: 17 de Maio de 2013, 11:08 »
Bom dia já agora companheiro Lamedeiros com quantos km ou melhor com quantos anos teve de trocar a sua bateria? Penso que a minha tambem já era pois quando ligo a ignição os ponteiros vão ao maximo e depois e que voltam para zeros. Acho que não deve ser bom sinal.Obrigado

Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
Re: Bateria S3
« Responder #15 em: 17 de Maio de 2013, 11:26 »
Bom dia já agora companheiro Lamedeiros com quantos km ou melhor com quantos anos teve de trocar a sua bateria? Penso que a minha tambem já era pois quando ligo a ignição os ponteiros vão ao maximo e depois e que voltam para zeros. Acho que não deve ser bom sinal.Obrigado

Firmezas isso de os ponteiros irem ao máximo é o normal na máquina, todas elas fazem.

é o check da instrumentação, é até aconselhável só dares ao start após esse check que equivale ao tempo da injeção estar pronta para o arranque.  _pol_

firmezas2

  • Visitante
Re: Bateria S3
« Responder #16 em: 17 de Maio de 2013, 11:33 »
Obrigado pela explicação. Então quer dizer que pode não estar estragada a bateria certo? Quando a fui buscar ela tambem não pegava e o antigo dono pos a carrega-la cerca de 5 minutos e ela pegou logo.Ele disse que já não andava com ela a cerca de 2 meses por isso não pegar era normal. Depois fiz a viagem de cerca de 120km e parei-a. Ontem cerca de 2 dias depois ia para a por a trabalhar e nada....

Offline Josbra

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 9
  • Localidade: Salvaterra de Magos
  • Marca: Daelim
  • Modelo: S3
Re: Bateria S3
« Responder #17 em: 24 de Junho de 2013, 18:02 »
Boas!
Eu tenho andado muito pouco c/ a minha S3 e para minha surpresa, este fim de semana fui para pegar nela e nem arranque dava, carreguei a bateria, ela arrancou. fiz cerca de 20 Km parei para almoçar e quando fui novamente para pegar nela voltou a não pegar, no local onde me encontrava vi-me obrigado a comprar uma bateria nova e comprei uma de 12V mas de 8AH. instalei e arrancou na perfeição.
A minha questão prende-se com o seguinte, haverá algum problema ao nível da electrónica por ter  menos "AH" (Amperes por Hora?).
Obrigado!

Carreta

  • Visitante
Re: Bateria S3
« Responder #18 em: 24 de Junho de 2013, 20:08 »
Boas!
Eu tenho andado muito pouco c/ a minha S3 e para minha surpresa, este fim de semana fui para pegar nela e nem arranque dava, carreguei a bateria, ela arrancou. fiz cerca de 20 Km parei para almoçar e quando fui novamente para pegar nela voltou a não pegar, no local onde me encontrava vi-me obrigado a comprar uma bateria nova e comprei uma de 12V mas de 8AH. instalei e arrancou na perfeição.
A minha questão prende-se com o seguinte, haverá algum problema ao nível da electrónica por ter  menos "AH" (Amperes por Hora?).
Obrigado!

Pegavas de kick companheiro... _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_  (brincadeira _pol_)

Em relação à tua pergunta não faço ideia...deixa vir aí a malta "batida"  _pensador_

Abraço