Boa noite companheiros,Preciso de um favor vosso A S3 vem com uma bateria de 12v e 10Ah de origemSe mudar para uma de 12v e 12Ah, acham que não vou ter problemas?Abraço!
Podes alterar a capacidade de 10Ah para 12Ah mas atenção que as baterias têm caracteristicas muito especificas para a utilização que se pretende dar, essas caracteristicas são tão ou mais importantes que a capacidade (Ah).Nomeadamente uma das cacteristicas mais importantes é a chamada corrente de pico, que é a corrente maxima instantanea que a bateria suporta fornecer sem se danificar, esta caracteristica é variável com o tipo de motor de arranque do veículo, se o motor de arranque consumir mais do que o valor da corrente de pico dessa bateria ela até pode ter 100Ah mas vai ficar danificada e até pode explodir. Há baterias com muitos Ah´s mas só servem para manter iluminação de emergência durante horas, se as ligares para arrancar com qualquer motor ficam danificadas.Por tudo o que aqui ficou escrito aconselho-te a ter cuidado com essas alterações.O aumento dos Ah das baterias mantendo ou aumentando os outros parametros só se justifica se por qualquer razão tiver de manter consumos com o motor do veiculo parado, isto é estar com o rádio ligado com o motor parado.Falta ainda saber as caracteristicas do alternador, qual a capacidade de fornecimento de energia.Normalmente deve-se manter as referências iguais ou equivalentes recomendadas pelo fabricante.Já agora, actualmente as baterias utilizadas podem ser montadas na posição de deitadas (Ex. Suzuki Burgman) que não derramam qualquer fluido e claro nunca podem ser abertas para manutenção.
O que acontece é que cada vez que rodas o motor de arranque a capacidade da bateria baixa, se o motor pegar e o alternador estiver bom esse desgaste é compensado em tempo relativo.Se fizeres muitos arranques e depois andares muito ao ralentim associando os consumos dos farois, radio, taximetrro, stops, ventilação, e restante parte eléctrica o alternador não consegue repor o desgaste, e então sim ...é muito importante ter mais amperes hora, senão corrias o risco de ficar sem capacidade (carga) na bateria.No caso que interessa aqui no CPM, nas scooters não se justifica o aumento dos Ah´s.Falta saber as razões que levaram o companheiro oiram 1 a colocar esta questão.
A voltagem tem de ser mantida!!
Oiram1Parece-me que a bateria da minha s3 "foi-se", pelo que gostava se não te importares que me explicasses se é facil substituir a dita cuja, se foi facil arranjar outra e como tu disseste com amperagem maior, o preço enfim, toda a informação que possas fornecer.ObrigadoLuis Medeiros
Olá.Tudo que foi dito é verdade mas (Pardal corrige-me se estiver errado) por norma nas baterias de carros e motos quanto mais ah também mais capacidade de arranque apresentam, isto é geralmente uma bateria de 80ah tem maior capacidade "de arranque" que uma de 70ah.Claro que a capacidade de arranque é importante mas 2ah acho insignificante. Em automóveis já aumentei quase 30ah e nunca tive problemas. No caso do taxi que anda em Lisboa, logo liga e desliga muitas vezes ao dia a diferença de duração nota-se muito bem entre uma com mais ah e uma com menos!!Um abraço,
Bom dia já agora companheiro Lamedeiros com quantos km ou melhor com quantos anos teve de trocar a sua bateria? Penso que a minha tambem já era pois quando ligo a ignição os ponteiros vão ao maximo e depois e que voltam para zeros. Acho que não deve ser bom sinal.Obrigado
Boas!Eu tenho andado muito pouco c/ a minha S3 e para minha surpresa, este fim de semana fui para pegar nela e nem arranque dava, carreguei a bateria, ela arrancou. fiz cerca de 20 Km parei para almoçar e quando fui novamente para pegar nela voltou a não pegar, no local onde me encontrava vi-me obrigado a comprar uma bateria nova e comprei uma de 12V mas de 8AH. instalei e arrancou na perfeição.A minha questão prende-se com o seguinte, haverá algum problema ao nível da electrónica por ter menos "AH" (Amperes por Hora?).Obrigado!