Autor Tópico: Duração da garantia em KM  (Lida 7306 vezes)

Cromix

  • Visitante
Duração da garantia em KM
« em: 12 de Dezembro de 2012, 17:35 »
Boa tarde companheiros,

Tenho estado com uma duvida, no enlatados, as garantias são X anos ou X Km's.

Como funciona no caso da Sym GTS125i?

São 2 anos, mas tem limite de Km? Liguei para a Red moto e a resposta foi "acho que não tem limite de KM"

Para mim é bom :P Vão ser 25000Km ao ano, mas fiquei com a pulga atras da orelha.

Alguem tem informação?

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Duração da garantia em KM
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2012, 19:47 »
Boa tarde companheiros,

Tenho estado com uma duvida, no enlatados, as garantias são X anos ou X Km's.

Como funciona no caso da Sym GTS125i?

São 2 anos, mas tem limite de Km? Liguei para a Red moto e a resposta foi "acho que não tem limite de KM"

Para mim é bom :P Vão ser 25000Km ao ano, mas fiquei com a pulga atras da orelha.

Alguem tem informação?

Boas

Normalmente a garantia é de 2 anos sem limite de KM's.

Para 25.000 Km anuais, vai haver muito desgaste de peças que podem não estar abrangida por garantias, sobretudo embraiagem, variadores, etc.

Nada melhor que pedir em detalhe o que é ou não abrangido pela garantia SYM.

Boas curvas

 scooter_ scooter_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Duração da garantia em KM
« Responder #2 em: 13 de Dezembro de 2012, 14:16 »
Fiz quase 70.000Km durante a garantia da minha Majesty, levou peças em garantia e nunca puseram em causa a kilometragem. A excepção foram os discos da frente que apesar de virem empenados de origem, e eu me ter queixado logo aos primeiros kilometros, como não estava em causa a segurança deixei andar e quando activei a garantia o concessionário (Motobelas) informou-me que o importador não aceitava a garantia por causa dos kilometros devido a serem peças de desgaste... _Zang_ ...senti-me enganado porque pensei que ao denunciar avaria ao concessionário estava garantida a substituição das peças com defeito... _corado_ ...não fique nada satisfeito com o concessinário.
Aconselho que assim que desconfiarem de alguma avaria acionem a garantia imediatamente. Não esquecer que quem tem de dar garantia é quem vende, o importador só deve ser contactado para nos queixarmos do desempenho do concessionário.
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Duração da garantia em KM
« Responder #3 em: 13 de Dezembro de 2012, 15:38 »
Garantia legal em Portugal é de 24 meses.
Em relação aos discos, é mais complicado pois estes apresentam concerteza sinal de desgaste, e 70.000 é muita coisa...

Contudo, existem mecanismos arbitrais para resolver estes assuntos, e muito dificílmente não ganhará o consumidor... Contudo, como o Pardal diz, e bem, em primeira instância quem responde pela garantia é o vendedor, ou seja, não interessa nada o que o importador, fabricante ou qualquer outra entidade diz ou alega, independentemente disto, é o vendedor, neste caso, o concessionário quem tem a obrigação de responder pela garantia.
No caso do Pardal, entendo eu, apesar da marca alegar que não está garantido, o vendedor deve assumir a substituição dos discos em garantia, assumindo ele o custo (problema do concessionário com a marca, não com o Cliente).
Ainda para mais quando tinham conhecimento prévio de tal.

Temos de ter alguma paciência e principalmente não desistir.

Um abraço
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Duração da garantia em KM
« Responder #4 em: 01 de Janeiro de 2013, 12:42 »
A Sym é sem limite de Km, aqui em Portugal. Existe em outros paises da europa em que a garantia são 3 anos ou 100.000 km

Abraço
[/URL]

Vaporeon

  • Visitante
Re: Duração da garantia em KM
« Responder #5 em: 28 de Março de 2013, 15:29 »
Já agora e desculpem a questão...É possivel por mais dinheiro ou algo do genero aumentar o anos de garantia de fabricante?
cumps

TwisteR

  • Visitante
Re: Duração da garantia em KM
« Responder #6 em: 28 de Março de 2013, 16:28 »
Atenção que isso do desgaste é um mito.
A lei diz que para bens móveis, a garantia é de dois anos, e não coloca excepções.

Veja-se em http://www.consumidor.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005523.pdf

v. Comprei um computador portátil e a bateria deixou de funcionar ao fimde dez meses. O vendedor alega que a bateria só tem uma garantia de seis
meses. É verdade?
Não. A bateria é um bem móvel, pelo que o consumidor pode exercer os direitos conferidos pelo diploma se a desconformidade se manifestar no prazo de dois anos.
A bateria é um bem sujeito a um desgaste maior do que o de outros bens, mas deve encontrar-se apta a funcionar em conformidade com o contrato durante os
dois anos do prazo de garantia.


Importa conhecer alguns contornos da lei, nomeadamente, somos obrigados a reportar uma avaria no prazo de 2 meses a partir do qual temos conhecimento da mesma. Findo este prazo, perdemos o direito a reclamar deste defeito.
Naturalmente que os vendedores (e nunca a marca!) se irão torcer desmesuradamente, mas para isso é que existem centros de arbitragem como a CACCL (Centro de Arbitragem da Comarca de Lisboa).
E claro, no limite, há os tribunais (como me aconteceu)

Vaporeon

  • Visitante
Re: Duração da garantia em KM
« Responder #7 em: 28 de Março de 2013, 20:06 »
Por norma as "garantias" tentam sempre fugir a tudo,tal e qual as garantias de carros nas stands....Ai e tal e e porque é jovens....Enfim....É fazer barulho :D

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Duração da garantia em KM
« Responder #8 em: 28 de Março de 2013, 20:12 »
Atenção que isso do desgaste é um mito.
A lei diz que para bens móveis, a garantia é de dois anos, e não coloca excepções.

Veja-se em http://www.consumidor.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005523.pdf

O companheiro TwisteR parece ser bem conhecedor da lei das garantias.
Obrigado pela partilha do link companheiro.  _convivio_

TwisteR

  • Visitante
Re: Duração da garantia em KM
« Responder #9 em: 18 de Abril de 2013, 17:52 »
Infelizmente pelos piores motivos...!
Dispõe!

O companheiro TwisteR parece ser bem conhecedor da lei das garantias.
Obrigado pela partilha do link companheiro.  _convivio_