Efectuado numa Honda sw-t mas dá para outras marcas/modelos.Originalmente quando se liga a chave, a lâmpada de médio acende mesmo antes de se por o motor a trabalhar.
Com esta pequena alteração a lâmpada de médio só acende depois de se "dar um toque" no máximo, isto vai poupar a bateria porque
supostamente só vamos acender o médio depois da maquina estar a trabalhar e o alternador já estar a fornecer energia.
Outra situação é quando a bateria já tem pouca carga evita-se que a lâmpada consuma energia que pode ser fundamental para
accionar o motor de arranque.
Esta alteração é viavel para todas as marcas/modelos em que o médio acende automaticamente antes de o motor entrar
em funcionamento.
Atenção que é obrigatório circular com as luzes acesas nos veículos de duas rodas(a motor) portanto não esquecer de
"dar o tal toque" nos máximos depois de por o motor a trabalhar e antes de arrancar.
Alterações na cablagem original da maquina: necessário cortar um fio.Outras marcas/modelos, as cores dos fios pode(é o mais certo) não coincidir com o apresentado no esquema,o mesmo refere-se
a uma HONDA SW-T(volto a repetir)Ferramentas:
Ferro de soldar
Solda(estanho)
Alicate universal
Chave de fendas
Multímetro
Material utilizado:
Fio de som auto
Fio de electricidade geral(por ser mais grosso)
Relé de 12V 40A
2 diodos com a referencia 1N4007
(os diodos podem ser da série 1N4001 a 1N4007 ou superior)
Podem ser utilizados terminais de ligação, em alternativa á solda
1 cinta plástica
1 pedaço de câmara de ar de bicicleta
Esquema de ligações:
Ligações ao relé:
Instalado e isolado, preso com cinta plastica e isolado/protegido por um pedaço de câmara de ar de bicicleta:
Ligações ao médio-- atenção que aqui é preciso cortar um fio:
Ligações ao máximo:
Video demonstrativo :
Peço desculpa pela qualidade e pela pouca quantidade de fotos mas o local é minúsculo, mas tive o cuidado de deixar bem explicado no esquema das ligações, fiz um video demonstrativo mas não estou a conseguir coloca-lo online.