Autor Tópico: Escolha da marca/modelo mais adequado  (Lida 13047 vezes)

Nyx

  • Visitante
Escolha da marca/modelo mais adequado
« em: 13 de Outubro de 2012, 19:38 »
Bem... Sei que estou a entrar num campo bastante pessoal, e que por vezes o que acaba por falar mais alto não é a razão mas sim o "coração", porém ao fim de muito ler/conversar, chego a conclusão que não há razão e muito menos coração que aguente tanta informação. Posto isto, resolvi abrir este tópico para tentar a vossa ajuda, a ajuda de pessoas experientes nestas andanças e que com certeza não estão a espera de "ganhar a venda". Digo isto pq noto que obviamente cada vendedor puxa a brasa a sua sardinha, e todos vendem a melhor scooter do mundo. Então a questão é a seguinte.
Percorro diariamente cerca de 60Km, casa/trabalho/casa/faculdade/casa... onde 80% do percurso é feito em via-rápida/auto-estrada. Preciso de uma scooter que me garanta fiabilidade e acima de tudo estabilidade neste tipo de percurso. Comecei por pesquisar as 125, contudo tenho ouvido muitas pessoas a dizer que para o tipo de percurso que eu faço nunca poderia utilizar uma 125, pq estaria sempre com ela em elevadas rotações, causando um maior desgaste do motor, assim como, elevando o consumo sem obter rendimento do motor. Comecei a pesquisar "250/300", e aqui começa o verdadeiro problema e assim sendo se calhar é melhor passar as perguntas que me estão a deixar com mais dúvidas.
1º - Obviamente que estamos a subir a cilindrada do motor, mas não necessariamente os consumos certo? Ou seja, conseguirei eu manter os baixos consumos das 125 (cerca de 3.x Litros/100)??
2º - Qual o "tipo" de scooter/maxiscooter mais aconselhavel a este tipo de percurso?
3º - Posso confiar nas marcas mais "acessiveis" para este tipo de situação?
4º - As que mais me saltaram a vista foram sem dúvidas as "Kynco downtown 300 / SH 300 / Scarabeo 300", estarei no caminho certo? Existirão escolhas mais acertadas?

Desde já agradeço todos os possíveis comentários
Cumprimentos, Nyx

smmalmeida

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #1 em: 13 de Outubro de 2012, 20:12 »
Boas NYX...

Vamos ver se não te confundo mais...

Gostava de te dizer que tenho uma Sym GTS 300i há 6 meses e quase 6000Km feitos... Percurso => Odivelas centro de Lisboa e mais umas voltas (IC 17 parte do percurso, uma vez ou outra até Malveira) 75% sozinho, 25% com a Maria e o TopCase...
Estou muito contente e nunca me deu problemas... a não ser ter de pagar a gasolina que ponho... Bastante fiável.... Consumos a rondar os 3,5 - 4 L /100, não olho para as rotações nem para a velocidade, para te ser franco não sei qual a velocidade maxima atingida... Tento andar em segurança (conceito relativo) e se posso rolo o punho... MAS, há sempre um MAS, ao fim de 6 meses quero mais, falta qualquer coisa, o que me leva a investigar outras maquinas.

Tentando responder ás tuas questões:
- Principal ponto são os €€€€€€€ !!!!
- Se for só para ir trabalhar e casa e faculdade e uma vez por ano ires dar uma volta com pendura, 300 chega e sobra... Só não te digo para comprares uma 125 pelas razões que referistes e muito bem embora eu por vezes sinta isso...
- Sym é fiavél?? Na minha opinião sim... Falo da SYM não tenho experiência com outras marcas...
- Outras escolhas?? Voltamos ao mesmo, se tens alguns €€€ e se queres uma mota para todo o tipo de percurso, com ou sem pendura, 60 ou 600 Km, sem duvida MaxSym 400...

É apenas a minha opinião, vale o que vale...

Dispõe, boas curvas e boa escolha...   scooter_
Sérgio Almeida


Offline António Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Évora
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 250 X
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #2 em: 13 de Outubro de 2012, 22:06 »
Das três que indicas acho que a melhor sem dúvida é a SH 300
Velocidade de 140, entre 100 e 120 não vai em esforço e consumo inferior a 3,5
Fiabilidade Honda
Tenho uma Honda Forza que tem o motor igual e é mais pesada e faz o que indiquei
Já fiz várias vezes Evora/Faro sem parar a 100/120 e com consumos de 3,2/3,3
A SH deve ser mais cara mas compensa e tem a vantagem em ter rodas maiores o que a torna mais confortável e com maior segurança

Nyx

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #3 em: 14 de Outubro de 2012, 02:56 »
Desde já obrigado pela compreensão e respostas ;)  _pol_
Antes de mais deixem-me apenas referir 2 ou 3 pontos:
Limite do orçamento - €5.000,00, mas mesmo 5000... 5001 já é demasiado para o meu bolsinho  :'(
Não me encontro fechado as meninas que referi no tópico, antes pelo contrário, qualquer modelo que se adapte a necessidade será opção.
Por fim, claro que se puder gastar 2 é melhor que gastar 5 :D
No fim das contas o Sérgio tem toda a razão quando diz que os €€€ é que contam :)
Hoje vi uma Honda Integra 700 e claro, se tivesse 8700 euros nem teria olhado para o lado... mas infelizmente o euromilhões só me vai sair na próxima sexta-feira :D

cumprimentos,
Alex

Loureiro

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2012, 12:12 »
Podes considerar tambem a Yamaha X-Max... nao sei o preço, talvez passe, mas se for pouco podes considerar...

Sem querer abri aqui uma guerra sobre marcas e gostos, ainda considero, Yamaha, Suzuki, Kawazaki, Honda... melhores que as demais, mas atençao, nunca tive nenhuma para comparar, é apenas a minha ideia, posso estar completamente enganado...

Imagina que agora compras uma coisa fraca e amanha te arrependes, nao vai sair mais caro depois trocar?

De qualquer forma, pelo que me apercebi ha aqui Syms e Kimcos com dezenas de milhares de km, e sem grandes problemas, iso tambem deve querer dizer alguma coisa...

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #5 em: 14 de Outubro de 2012, 12:49 »
Todas máquinas aqui referidas são fiáveis e com consumos muito agradáveis, claro está que o consumo depende muito de como se enrola o punho, o que eu te aconselho a fazer é ires fazer testride em várias máquinas e veres qual a que serve melhor os teus propósitos e cart€ira.




 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #6 em: 14 de Outubro de 2012, 14:05 »
Boas companheiro.
Vou-te falar especificamente da minha maquina, a Sym GTS 300i (mas o novo modelo).
Linda de morrer,  _Rolley_ , tem 29cv, com 27Nm de torque às 6500rpm, faço todos os dias cidade e vias rápidas e dia-sim-dia-não AE e estou super satisfeito.
Quando vou para a AE ando sempre a 120 e às vezes distraio-me e quando olho já vou a 140...
Nunca gastei mais de 3.5L/100.
Super confortável, segura, boa arrumação de baixo do banco (cabem 2 capacetes integrais e mais qualquer coisa).
Quanto ao preço... 4500€ + documentação (bem negociado oferecem a documentação)
Mais informações passa pelo meu Diário de bordo (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12574.0)
Não quer isto dizer que esteja a puxar a brasa a esta "sardinha", mas é definitivamente uma excelente opção.
Cumprimentos.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2012, 14:06 por emanuelp »
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Nyx

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #7 em: 15 de Outubro de 2012, 01:01 »
Desde já, muito obrigado a todos pelas opiniões, quantas mais melhor :) e não, não me estão a confundir  _pol_ estão a ajudar e muito, acreditem ;)  _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_
Cumprimentos

Nyx

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #8 em: 16 de Outubro de 2012, 16:54 »
Bem,
Depois de tanto ouvir falar da SYM, hoje lá fui experimentar uma, Infelizmente só havia a 125 para test-drive, e dizem não conseguir a 300, mas que a moto é igual excepto o motor!  :-? _martelada_

Realmente fiquei surpreendido, uma travagem excelente, fácil de manobrar, confortável, mas faz uma barulheira quando entra nos paralelos :) o que faz lembrar que é oriental :)
No geral nota bastante positiva, fiquei a imaginar a 300... :\ mas pena que ficou só na imaginação mesmo  _pensador_

ainda não consegui experimentar a scarabeo nem a sh300  :-?
 

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #9 em: 16 de Outubro de 2012, 17:28 »
Orçamento de 5000€ eu fazia test-drive as MAXYM e nao a GTS  _Rolley_

O que escolheres escolhe com o coração.

Que te de imenso prazer, é o que te desejo  scooter_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Fated

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #10 em: 16 de Outubro de 2012, 17:53 »
E as Italianas? Dá uma vista de olhos na Aprilia SR MAX 300 que custa 4590€... Tenho uma Gilera Nexus 250 há 2 anos que já comprei usada, tem 40mil kms e nunca deu um problema, gasta 3/3.5 sempre a andar bem... tenho uma condução agressiva. Claro que a GTS 300 e a Downtown 300 são optimas opções.








« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, 10:28 por Fated »

Foquinha

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #11 em: 17 de Outubro de 2012, 09:35 »
Também tens esta opção: Sym CityCom 300i

 
e outra alternativa: TGB X-Motion 300 ou 250 (motorização Sym)


sempre poupas alguns cobres...

Se não tivesse adquirido a Xevo, provavelmente teria sido a minha compra.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, 09:40 por Foquinha »

vonMonster

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #12 em: 18 de Outubro de 2012, 18:04 »

 Honda Forza

este homem disse tudo!
é a tua melhor opção em que engloba bom preço, boa qualidade, boa fiabilidade e baixo consumo tudo no mesmo pack!

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #13 em: 18 de Outubro de 2012, 20:04 »
Bem eu acho que ninguem está a ponderar aqui um factor fundamental... o amigo Nyx pretende fazer cerca de 60km diários...

Eu sou o primeiro a concordar que uma 300cc ou uma 400cc são muito boas para qualquer tipo de percurso, e confortaveis, e dão prazer de condução... e isto e o outro... mas meus amigos, estamos a falar de 60km diários, e provavelmente alguns passeios...

Na minha opinião, a questão a ponderar é, será que a difrença de preço de por exemplo uma Sym GTS 125 de 2012, ou uma Downtown 125, ou até mesmo uma X-Max 125 (aqui o preço já não compensa tanto em relação a uma 300cc, mas já lá chegamos), compensa em relação ao usufruto que se lhe vai dar ?

Eu sinceramente não acredito que para se fazer 60km, qualquer uma destas 125cc ofereça conforto, economia, fiabilidade e performance abaixo de uma 300 ou 400cc...

Nisto de comprar motas, por vezes não podemos comprar apenas com o coração (porque se fosse assim... upa upa... minha querida Ducati Diavel  >:D ), á que ver se realmente sentimos mesmo necessidade de gastar aqueles 2000€ a mais, para depois se calhar nem andar assim tanto como por vezes gostariamos...

Dou o meu exemplo, tenho a X-Max, mas já por vezes ponderei seriamente em comprar a MaxSym 400, ou agora recentemente até a Sym GTS 300 de 2012 (que diga-se de passagem, são lindas!), tenho o dinheiro para as comprar, logo a disponibilidade nem é problema.
Mas depois penso, ora bem, a minha X-Max está soberba, normalmente o caminho que fasso de casa para o trabalho, e mesmo para a universidade, são no maximo 10km diários, fora isso vou algumas vezes a portimão ou albufeira durante a semana, que são cerca de 120km ida e volta, coisa que fasso quase sempre pela N125.
Por vezes vou a um ou outro passeio, sozinho ou acompanhado, no entanto em todas estas situações, sinto que tenho motor que chega e sobra, logo na altura de abrir a carteira para comprar outra mota, sinto que apesar de o poder fazer, não se justifica... apesar de adorar ter uma moto mais potente e que dê mais velocidade... no entanto depois onde é que a vou usar ? Quantas vezes é que vou poder tirar partido do que ela tem para me oferecer face a uma 125 ?

As vias rápidas e auto estradas são pagas, mesmo aqui nestas situações, a X-Max 125 faz qualquer tipo de viagem confortavelmente e sem esforço a 120 - 130kmh, para fazer uma ou 2 viagens de 6 em 6 meses, não sinto que gastar mais dinheiro numa moto valha a pena...

Alem disso temos o exemplo de muitos companheiros aqui do forum... seja o amigo José que percorre o pais de lés a lés na X-Max 125, ou o Scooterado que tambem volta e meia dá um esticão e faz Algarve - Lisboa...

A questão é, realmente para estas e todas as situações, uma 300 ou 400 dava mais prazer de condução... mas será que esse prazer ou esse conforto adicional, no final justificam os gastos ?
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, 20:07 por |R|olLKaGe! »

Nyx

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #14 em: 19 de Outubro de 2012, 00:56 »
Boas,
Desde já obrigado a todos pelas opiniões.
Confesso que tenho pensado bastante no assunto e tenho tentado tomar a decisão mais ponderada possível. Quanto a questão da 125/250/300/400... Bem, eu coloquei a maxsym 400 totalmente de parte exactamente pela questão que já aqui foi referida, não vou fazer uso desse motor! Adoraria ter uma para passear, mas seria € gastos para não lhe dar a devida utilidade, apesar de ter a possibilidade de a adquirir por €5.100,00 totalmente nova... porém, maior cilindrada e maior peso o que aumentaria o consumo sem necessidade, e teria um motor do qual não iria usufruir. Já em relação a opção 250/300 ao invés da 125, bem... 60 Km diários, porém cerca de 50 em via-rápida/auto-estrada, e penso que apenas por isso poderá justificar, posso estar errado e compreendo a questão do custo, mas estamos a falar de uma diferença de €900,00 e não de €2.000,00... Além disso, surgiram algumas opções "semi-novas" com cerca de 1 ano/ 2 anos, com preços bastante aceitáveis e que ainda ficam mais em conta do que uma 125 nova, o que me leva tb a ponderar essa opção.
A verdade é que neste momento continuo a sentir-me confuso  _corado_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2200
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #15 em: 19 de Outubro de 2012, 02:13 »
........ Portanto Nyx, uma 250/300 nova ou semi-nova será a melhor opção para ti, apesar da prosa do amigo Rolkage ser bué convincente e se eu não fosse 3 em 3 semanas a Lisboa talvez nem sequer pensasse em + do que 125 ( de qualidade, para durar claro ! ) AGORA !!!! se aquela Aprilia SR 300 max vier com a Babe, nem hesites, é mesmo essa, hehe.
Um voto a favor das 125 terá a ver com o enorme volume de potênciais interessados para te comprarem a scooter,  caso + tarde queiras mesmo + power seja para ires às tertúlias do CPM ou ir em vadiagens tipo José e "sus muchachos".
Em resumo: Xmax 250,Honda Forza 250, Kymco Downtown 300i,Sym gts 300i,Aprilia sr max 300,Gilera Nexus, Tgb 300 epá com qualquer destas ficavas bem servido, é uma questão de as experimentares e conseguir o melhor negócio entre nova/semi-nova.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Atenção que a maior parte das 250/300 de injeção gastam o mesmo a 110/120 do que as 125 a essa velocidade pois estas vão em maior esforço e como vais fazer bastantes vezes Ips/AEs há a considerar as ultrapassagens aos camiões e as subidas com pendura.
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Nyx

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #16 em: 22 de Outubro de 2012, 17:48 »
Pois bem....
Escolha feita, acertada ou não, só o tempo o dirá... Contudo por agora é a melhor escolha, pois foi a que eu fiz e não me adianta ficar a pensar nos "SE fosse aquela ou SE fosse a outra"...
Acabei por optar por uma usada, já com alguma rodagem... A minha nova menina é uma X-MAX 250 de 2010 com 10.000 Km. Fechei o negócio hoje e agora cabe-me esperar pela entrega da mesma.  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_

Escolhi a X-max por 3 motivos:
1º - Qualidade de construção.
2º - Fiabilidade.
3º - Preço. A negociação correu bastante bem.

Vem equipada com uma Topcase Coocase S48 Astra (48L), Vidro alto (não lembro a marca) e com um "cobre pernas?" não sei se é assim que se chama :D

Bem, para já estas são as boas novas, assim que a tenha em mãos irei abrir o DB e prometo colocar umas fotos.


Abraços e obrigado a todos pela ajuda. 

P.S - Agora precisa do Tóclante do CPM pra ficar toda giraça :D
« Última modificação: 22 de Outubro de 2012, 17:49 por Nyx »

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1290
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #17 em: 22 de Outubro de 2012, 19:00 »
Boa sorte  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

-------------------- scooter_--------------------------------- scooter_-----------------------------------------------

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #18 em: 23 de Outubro de 2012, 11:26 »
Meu caro, 10000km não é nada ehehe

A minha vai fazer os 20000km e está melhor do que quando tinha só 10000km...

Boa sorte com a máquina  ;)

Duarte Victor

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #19 em: 23 de Outubro de 2012, 12:03 »
Mais uma XMAX 250  _palmas_
Muitos e bons passeios.  _pol_

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #20 em: 23 de Outubro de 2012, 13:45 »
Felicidades Companheiro  _pol_
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2200
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #21 em: 23 de Outubro de 2012, 14:38 »
 _palmas_ _palmas_ Escolha acertada Nyx e não foi preciso leres a proteste, hehe...
Quando fores a 120/130 na A.E. sem espinhas e a papares os enlatados/camiões com uma facilidade impressionante, vais dar graças ao pessoal do CPM por alguma influência na escolha.
Agora é fazeres um DB como deve ser ( com fotos ) e mostrares a menina numa tertúlia/encontro deste glorioso clube ( quase tão grande como o meu querido  _slb_ )  1 abraço e + 1 vez PARABÊNS.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Nyx

  • Visitante
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #22 em: 26 de Outubro de 2012, 00:52 »

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Escolha da marca/modelo mais adequado
« Responder #23 em: 09 de Novembro de 2012, 00:14 »
 _palmas_ boas companheiro todos que te deram conselhos
fizeram-no bem pois todos tem esperiençia
mas se ainda tens duvidas nao gastes muito dinheiro
e compra uma usada que esteja boa
pra começar porque daqui a uns meses
ja vais poder decidir qual cilindrada se adequa mais a ti
eu estou como o Sergio tenho uma gts 300i
que comprei em Setembro de 2011 nova
e agora ta com 18000kms sem nenhum problema
e com consumos de 3,5Lts a velocidade maxima
em patamar 140kms/h a descer esgota aos 150kms/h
mas agora já sei que devia ter comprado a maxsym 400i
tudo depende do que precisas fazer com ela
um abraço
Paulo J. Lopes
« Última modificação: 09 de Novembro de 2012, 00:26 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?