Autor Tópico: Escolhida a montada.... e agora?  (Lida 9202 vezes)

glpsace

  • Visitante
Escolhida a montada.... e agora?
« em: 06 de Outubro de 2012, 15:16 »
Boas Caros amigos,

Após muita pesquisa, finalmente decidi-me pela Daelim S2.
Agora que acabou a parte mais fácil, começa o calvário do equipamento :padre: :padre:

Independentemente da cilindrada, sou apologista da máxima protecção possível, dentro do orçamento possível.
Conduzir de manga curta no verão ou casaco casual no inverno, como vejo muitas vezes, está totalmente fora de questão. Independentemente da cilindrada, ser cuspido a 80 Km /Hora pode ter consequências desastrosas, ou menores, dependendo daquilo que levamos no corpo.

Claro que se o dinheiro não fosse problema, nem se colocariam dúvidas, mas como assim não é, terão que ser feitas escolhas visando um compromisso qualidade (segurança) / preço. E claro nem tudo pode ser adquirido no primeiro dia. Assim é neste contexto que peço a Vossa ajuda, quer pelas prioridades, quer pelas escolhas adequadas.

O meu orçamento para equipamento são 500€ e nem mais um tostão! Pode parecer um bom orçamento mas se incluirmos a escolha de capacete, fica já muito limitado!

O Concessionário oferece-me um capacete. Apesar de não saber ainda os modelos à escolha e se estamos a falar de integral ou modular, sei que a marca é a CMS. Confesso que fiquei um pouco apreensivo pois segundo o que li, não é das piores mas também está longe de outras marcas, sem considerar as de topo claro.

A minha primeira grande dúvida:

- Deverei, nesta primeira fase ficar-me pelo CMS e gastar a verba noutro lado ou terei que obrigatoriamente considerar outro capacete?
Se sim, o que aconselham considerando que o orçamento para capacete não pode ir para além dos 200€? Tenho visto os AGV K3 e K4 como alternativa mas sinceramente não sei. Modulares, parece-me fora de questão por causa da segurança, se bem que o Nexx X30 já me parece uma solução interessante como modular com protecção fixa no queixo.
Digam de Vossa justiça!

Obviamente que considerando que pretendo utilizar a Daelim para trajecto maioritariamente de AE (44KM diários) e independentemente das condições atmosféricas, vou-me concentrar apenas no equipamento de inverno, podendo pensar na primavera/verão daqui a uns bons meses.

Assim as minhas escolhas e dúvidas actuais recaem no seguinte equipamento:

Blusão: Drenaline Vortex (levei em consideração a importância das protecções)

Luvas: Drenaline pele estoril (levei em consideração as protecções dos nós, dedos e pulso)

Calças: Infelizmente terá que ficar para mais tarde devido ao orçamento limitado. Custa-me pensar em andar de calça de ganga mas, a não ser que provem que estou errado, neste moemnto prenso que haja outras prioridades.

Impermeável de peça ou duas peças: estou a pensar na Drenaline - Seal (OP) ou DRL Seal (SP

Protecção contra o frio a nível do pescoço: estilo passa-montanha ou algo do género, nuam decathlon ou sportzone

Calçado: Infelizmente não tenho botas nenhumas nem qualquer tipo de calçado adequado. Aqui estou na dúvida pois um investimento neste departamento implicaria valores a rondar os 100/120€. No entanto, segundo relatos que tenho lido, para além de ser essencial no inverno, em termos de segurança parece-me um aspecto primordial.
Para gastar 60 ou 70€ em botas com atacadores, então se calhar prefiro gastar um pouco mais e ficar já com algo próprio para o efeito durante bastante tempo.
O que acham? Se estiverem de acordo, que marcas aconselham neste departamento?

Por fim, um cadeado de disco e pouco mais....

Que me dizem? Aceito críticas, sugestões, explicações. Tudo aquilo que ajudar na escolha pragmática e útil do equipamento, levando sempre em conta o aspecto primário da segurança!

Grande abraço!

GLP

Licas

  • Visitante
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #1 em: 06 de Outubro de 2012, 16:41 »
Em primeiro lugar bem-vindo :)

Concordo contigo e independentemente da cilindrada a proteção é fundamental.

Posso dar-te o meu exemplo... Tenho um capacete modular Caberg, casaco da Bering com proteções, e luvas da mesma marca, material que uso tanto no inverno como no verão (o casaco tem um forro que se tira para o tempo mais quente).

Tenho umas botas da Bering mas usava-as quando tinha a minha Burgman. Agora, com esta Maxi, precisei de comprar umas botas que me dessem mais uns centímetros (para chegar com os pés ao chão  _Rolley_). Comprei umas Magnum (75€), têm sola antiderrapante, fechos laterais e atacadores, reforçadas, mas não são de biqueira de aço nem de carbono (por opção).

Não tenho calças, mas existem proteções que se podem adquirir à parte para usar como joelheiras e nos tornozelos. Eu não tenho. além disso, estou a pensar comprar uma "cinta" por questões de conforto.

São várias as ofertas, mas acredito que segurança em primeiro lugar. Já andei sem o meu casaco (usei outro, um casual) e sentia-me despida. A título de exemplo, e por mais que pareça ridículo, não me habituo a conduzir sem luvas...

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #2 em: 06 de Outubro de 2012, 18:37 »
Boas compaheiro.
Aconselho-te a dares uma espreitadela no meterial de marca "Sprint" (que é a marca branca da Bering).
Muito bom material a um optimo preço.
Vou enviar por PM o link de um dos revendedores.

Cumprimentos.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #3 em: 06 de Outubro de 2012, 20:24 »
Bem-vindo glpsace,
Aconselho-te a estares atento ao material do Lidl, pelo menos nas botas de Inverno  ( com fecho em velcro ) impermeavel e cinta ficavas bem srvido, o blusão ( esse da Drenaline é bom, tenho 1 de inverno - modelo Wolf - e outro de verão - o airspot - dessa marca e estou satisfeito ) e concordo contigo em relação ao nunca facilitar em questões de segurança tanto no corpinho como na carola!! Claro que, uma condução prudente e defensiva não será menos importante, penso eu de que ! _mau_
1 abraço e depois posta aqui as tuas escolhas.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

hlw

  • Visitante
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #4 em: 06 de Outubro de 2012, 21:58 »
Olá, viva!

Por partes então.

Em relação ao k7, acho que te deves ficar com o cms e rolar com ele antes de quereres comprar outro, até porque podes acabar por dar-te conta que gostas dele e não encontres necessidade de comprar outro. Vê quantas estrelas tem  http://sharp.direct.gov.uk/.

Na minha opinião priorizaste correctamente. Casaco com protecções e luvas. Terás que escolher dentro de um universo enorme de oferta.
Na página inicial do nosso forum tens do lado direito vários links de lojas com muitíssimo material, alguns mais em conta que outro.
Como és de Loures, aconselho-te a fazer uma viagem à motovest e outra à caparica peles....

Calças. Também nunca comprei e ando a ver se compro umas para fazer viagens maiores pois para o dia a dia creio que iria revelar-se um pouco moroso ter que trocar de calças todos os dias quando chego ao trabalho. E a ganga, nao sendo perfeita, é um tecido relativamente resistente e melhor que licras e sinteticos.

Impermeável. Seja de duas peças ou uma, que seja bom, pois se deixar entrar água, é frio que passas a ter, desconforto bla bla bla...
Eu utilizo umas calças impermeáveis que comprei na motovest e uma capa de água por cima do casaco bering, que por si também é resistente à água. Nunca me molhei e já apanhei várias vezes grandes descargas de água  ;D

Protecção ao frio. http://www.decathlon.pt/PT/cachecol-rns-400-26968293/ e quando está mesmo muito frio, ainda coloco uma balaclava. Tambem da decathlon.

Botas. Caso queiras andar à chuva, nao adianta pensar em impermeáveis se não tiveres os pés secos. 8).
Eu vi muitas opções  e acabei por optar por umas botas para neve, na decathlon. São estas: http://www.decathlon.pt/PT/botas-inuit-196264872/

Um abraço.

« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 22:01 por hlw »

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 712
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #5 em: 07 de Outubro de 2012, 02:20 »
Olá companheiro, bem vindo e parabéns pela aquisição.

Estou plenamente de acordo, SEGURANÇA, sempre em primeiro plano, falo com conhecimento de causa, se eventualmente tiveres disponibilidade/curiosidade, passa pelo meu D.B. lá está descrita a razão porque  priveligio tanto a SEGURANÇA.

Já foram feitas algumas sugestões,  entre outras, (Motovest/Caparica Peles) parceiros do CPM, onde adquiri todo o meu equipamento, excepto o K7, CMS, que não é topo de gama mas cumpre e, as botas de inverno, Lidl, que tem cumprido na perfeição, há três Invernos.

Independentemente da opção de escolha, a SEGURANÇA, nunca deverá ser uma opção.

Maxi_Cumprimentos

J. P.
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #6 em: 07 de Outubro de 2012, 09:09 »
Boas Companheiro,

Fazes bem  em colocares a segurança acima de tudo, depois também não te esqueças de a pôr em prática na estrada,

Quanto a equipamento, já aqui foi falado em várias hipóteses, tens os nossos parceiros, com opções para várias carteiras e gostos,para além disso tens opções fora do mundo das motas, por exemplo a Decathlon para calças e casacos impermeáveis, algumas sport zone tem material motard e os buff, que são uma boa alternativa as baclava, a casa das peles com a sua própria marca e tem um stand da Dainese e como já aqui foi dito, mantém-te a tento ao material que de vez em quando o lidl coloco á venda, que algum é de boa qualidade.


 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

glpsace

  • Visitante
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #7 em: 07 de Outubro de 2012, 19:52 »
Caros Amigos,

Obrigado pelas Vossas respostas. São perspetivas que me dão muito que pensar e analisar.
Postarei aqui as minhas escolhas quando as mesmas acontecerem.

A maior dúvida neste momento prende-se com oinvestimento, ou não, numas calças para o inverno com proteções. Gastar 100€ num artigo do género deixa-me apreensivo uma vez que não tenho a certeza se depois não fica a ganhar pó no armário.
É que se o aspeto segurança diz-me para investir, o facto de andar com fato completo em cima de uma scooter pode levar-me a achar que pareço demasiado ridiculo para sair de casa todos os dias vestido desta forma.
Relativamente a ter que mudar de roupa ao chegar ao trabalho não é um problema pois já o faço todos os dias uma vez que utilizo farda e temos balneários no serviço. Visto que a montada será sobretudo para deslocações pendulares, não me parece este factor um obstáculo. Apenas mesmo o ridiculo da situação.
Não sei amigos, tenho ainda um dia ou dois para pensar neste aspeto em concreto.

Uma coisa é certa. Blusão e luvas serão do sector próprio e com alguma qualidade.
O capacete de qualidade superior deixarei para mais tarde e vou aceitar ficar com o de oferta nestes primeiros tempos. Isso liberta-me orçamento adicional para o restante equipamento nesta fase.
Botas, uma vez que não tenho nenhumas nem para o dia-a-dia, vou adquirir próprias para o efeito já que tinha que fazer um investimento neste sector na mesma.

Um abraço e mais uma vez obrigado.

GLP

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 712
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #8 em: 08 de Outubro de 2012, 03:10 »
Companheiro,
cada um é o que é, não o que eventualmente possa parecer.

Eu, a figura  ridícula sobre uma  scooter_, já varreu +- 40m de alcatrão, saí ileso, graças essa figura, com alguma sorte, é certo.
No verão, normalmente não uso as calças com proteção, mas o resto do ano, não dispenso.
É óbvio que não me proteje de um eventual acidente, mas minimiza os danos.

Qualquer que seja a opção, não deixes de previligiar a segurança, em todos os aspectos.

Maxi_Cumprimentos

J. p.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2012, 04:17 por José Paulo »
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

Loureiro

  • Visitante
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #9 em: 08 de Outubro de 2012, 08:10 »
Como não sei qual o modelo Cms, só posso dizer-te para procrares informação sobre ele, do mundo de onde venho (Mota de alta cilindrada) não São muito bem aceites, eu nunca tive nenhum, não posso falar por experiência própria, nem posso te a certeza que não e bom, apenas posso dizer que em 20 anos a andar com companheiros onde a maioria das Mota eram cbr, R1, gsxr... Ninguém nunca usou.

Na minha o opinião o capacete E o principal, logo seguido de casaco e luvas... Logo que possa, caças e botas, estas também muito importantes.

Só um pequeno aparte, dei tombo de bicicleta, Saltou-me fora uma sapatilha, o dedo grande ficou sem metade da xixa... Cair de Mota pode ser bem pior...

Acima de tudo, na estrada nunca te esquecas, mesmo tendo prioridade, não te importes de deixar passar algum mais apressado, sempre de olho nos cruzamentos, o condutor do outro lado pode não parar no stop, estradas com duas ou mais filas, assinala a tua presença, não te deixes ficar no ângulo morto do retrovisor do automóvel a tua frente. Olha sempre para o piso mais a frente que puderes, se fores a olhar para a frente da roda, não tens tempo para te desviar de um obstáculo, mas se fores a olhar para 20m a frente pode Faze-lo...

glpsace

  • Visitante
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #10 em: 08 de Outubro de 2012, 12:08 »
Boas companheiros,

Muito obrigado pelas dicas / lições. Certamente não serão esquecidas aquando da condução.
Sim, concordo sobre a dúvida na qualidade do capacete. Uma vez que é oferecido, a minha maior dúvida reside no facto de gastar quase metade do meu orçamento num novo capacete ou aguentar-me com este e gastar o orçamento no restante equipamento (calças e botas para além do blusão, luvas e impermeável).
O problema quando não se conhece é perceber quem sabe e quem não sabe, em relação a opiniões. Isto porque o que não falta por aí é pessoal super satisfeito com os seus capacetes de 50€. Não pondo em causa a veracidade dessas afirmações, mas será que estão a considerar o factor segurança ou apenas questões de estética e possível conforto?
Para quem não é entendido na matéria é complicado perceber quem opina com conhecimentos e quem opina por opinar!

Abraço!

Foquinha

  • Visitante
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #11 em: 08 de Outubro de 2012, 13:31 »
Qto a isto: "Luvas: Drenaline pele estoril (levei em consideração as protecções dos nós, dedos e pulso)"
Posso opinar que são umas luvas para tempos intermédios. Ou seja, usam-se bem nos dias com temperaturas amenas.
Nos dias de calor são calorentas qto baste e, nos dias frios sente-se mm o frio nos dedos.
No entanto em termos de  uso são relativamente maleáveis ao calçar e retirar, conferindo uma sensação agradável ao conduzir com elas.
E convém experimentar antes de adquirir. Estas foram das que experimentei, as q melhor se ajustaram às mãos.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #12 em: 08 de Outubro de 2012, 13:34 »
Amigo glpsace,
Concordo com o Loureiro em relação à prioridade a dar ao carolo e podes sempre negociar com o stand atribuindo 1 valor em €€ ao capacete oferecido e pagando tu a diferença para outro modelo de qualidade superior ( podes ver os Nexx de fabrico nacional e de reconhecida qualidade ) por exº o Xr1R tri-composite fica-te em 200 e tal euros e se tirares cerca de 100? +-  euros do outro oferecido já fica + acessível, quem diz Nexx, diz outras marcas equivalentes, mas depois tambem irás necessitar de outro carolo para a/o pendura e aí lá vai + algum. A boa notícia é que qualquer 1 caberá na barriga da S2.
1 abraço.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

glpsace

  • Visitante
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #13 em: 08 de Outubro de 2012, 20:05 »
Após algumas trocas de email com o concessionário para averiguar o modelo dos capacetes de oferta, confesso que fiquei bastante desiludido.
Não só a marca (CMS) não é propriamente o ex-libris no sector, como ainda por cima nem sequer oferecem um dos mais recentes. Com isto refiro que a oferta extende-se ao CMS GP2 Curvet que confesso ter tido muita dificuldade em encontrar informação adicional sobre o mesmo, mas considerando o PVP de 70/80€, não me inspira lá grande confiança. A outra marca que não está facíl arrancar-lhes os modelos específicos extende-se à 4Team, que honestamente nunca ouvi falar e também não me inspira lá grande segurança.
É que considerando que estamos a falar somente do item mais relevante na proteção e segurança de qualquer motar, não tem lógica andar com um blusão que custa mais que o dobro do capacete.... simplesmente não faz sentido!
Acho que vou ter mesmo que restruturar as minhas "compras" visto que a acquisição de um capacete parece ter voltado ao topo da lista :(

Relativamente à questão de negociar a diferença para um capacete melhor, é uma boa ideia.... no entnato pela modere a sua linguagem que me estão a oferecer dúvido que tenham sequer Nexx para venda. No entanto vou lá na Quarta e é algo a aprofundar.

Abraço.

hlw

  • Visitante
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #14 em: 08 de Outubro de 2012, 20:08 »
Epá...

Não vais lá comprar uma camisola nem uns cds... Vais lá largar a nota.
Aconselho-te a bateres o pé e a tentares baixar algum do valor, para depois fazeres as tuas compras, onde bem entenderes.

Abraço

glpsace

  • Visitante
Re: Escolhida a montada.... e agora?
« Responder #15 em: 08 de Outubro de 2012, 20:32 »
Eu estou a tentar amigo.... acredita que já devem estar um pouco fartos de me aturar por email;)
No entanto também não quero esticar a corda ao ponto de me aborrecer com eles.
É que infelizmente a Motojet está fora de questão e Setubal fica demasiado fora de mão.
Portanto, na prática (apesar de eles não saberem) não é que tenha muitas alternativas por falta de concorrência no que diz respeito aos representantes da marca (Daelim).

Obrigado.

GLP