Autor Tópico: [Ensaio] Nova Sym GTS 125i  (Lida 5023 vezes)

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
[Ensaio] Nova Sym GTS 125i
« em: 02 de Outubro de 2012, 11:59 »
Viva!

Depois de um convite desafiador para testar a nova GTS por parte da Equações e Potências, via facebook, ontem foi o dia do meu primeiro contato com a nova GTS.

A minha experiência motard resume-se só à minha "velhinha" Zulmira - GTS evo a carburador - assim a minha comparação é entre estes 2 modelos.

A GTS já está a aquecer ( e eu também  ;D ) e toca de a montar.

Levanto a perna e faço-a passar pela frente do banco, quando me sento fico com a meia branca  _corado_ e parte da canela à mostra, tal a aderência ao banco. Outra particularidade é a sua dureza, fez-me lembrar o banco da x-max.
Os comandos são iguais ao da velhinha GTS, pelo que não tive problemas da adaptação.
Está na hora de rodar o punho, o motor atinge as 3500rpm e a GTS não se mexe  _pensador_ , rodo até às 4000rpm e aí a GTS começa a dar os primeiros passos. Na minha Zulmira a partir das 3000rpm já se começa a mexer. O arranque é muito suave e progressivo, parece uma scooter elétrica, embora nunca tenha conduzido nenhuma, acredito que não há veiculo com arranque mais suave...

Chegou a primeira curva e foi uma surpresa a facilidade como a controlamos. Tem uma distribuição do peso fantástico.
Avançamos pelas ruas de Campolide, quando chegamos ao empedrado tive outra agradável surpresa - não há barulho parasita. Todo o conjunto revela-se rígido, sem se tornar desagradável. Para aqueles que preferem mais conforto, penso que com afinação da suspensão traseira se consiga uma condução mais macia...

Seguimos em direção ao viaduto Eduardo Pacheco e depois a subida da A5 - monsanto. A subida fez-se a 80km/h, normal para uma 125, e talvez ainda conseguisse um pouco mais de velocidade mas não quis abusar pois a GTS só tinha 300kms. Esta velocidade manteve-se constante ao longo de toda a subida sem ter de mexer no punho. A Zulmira também a sobe à mesma velocidade mas no final tenho de rodar um pouco o punho. Talvez esta seja uma das vantagem da injeção?!
Na descida, atingiu os 120km/h sem problemas.

O ensaio estava a chegar ao fim. Ainda a tempo de sentir a facilidade com que nos equilibramos a baixa velocidade. Esta característica é importantíssima para quem faz da cidade o habitat natural da GTS.

Chegados ao stand, tive oportunidade de verificar que o espaço debaixo do banco aumentou mas perdeu-se os 2 pequenos compartimentos que tanto jeito dão para colocar pequenos objetos, como: chaves; cadeados; canetas; ganchos do cabelo das meninas, enfim agora vão ter de colocar um GPS em cada objeto para o conseguirem localizar na imensidão da bagageira!!!  _lol_

Embora a bagageira seja maior, perdeu-se os compartimentos para guardar pequenos objetos e o porta-luvas perdeu a fechadura!  _martelada_

Neste modelo o motor e o quadro estão muito mais visíveis a olho nú, facilitando as operações de manutenção.  _pol_

O pousa-pés do pendura abre com um simples toque. Muito mais fácil e prático do que no anterior modelo.

Não testei o sistema de soufagem, mas acredito que só será uma mais valia associado a um cobre pernas, criando uma zona quente entre pernas.

Os mostradores não são de leitura tão fácil como no anterior modelo, a temperatura e o combustível foram relegado para os cantos, para quem está habituado a vê-los no centro causa alguma estranheza!
Pensavam que não falava nos retrovisores??!!  _pensador_ _careta_
Nesta GTS o tamanho das hastes diminuiram mas os espelhos retrovisores são enooooooooooooormes!!! Demorei um pouco a alinhar os meus olhos com a nova posição dos retrovisores mas sem dúvida que permitem uma visão para a trás muito mais ampla que no anterior modelo. Pareceu-me que a velocidades elevadas tremem demais, desfocando quem lá vem...

Restam-me agradecer à EP Motos e ao Pedro em particular, por me permitir este ensaio. Se quiserem ter a mesma experiência é só aparecerem no stand.  _pol_

Fica a informação que doravante a Sym só vai comercializar o anterior modelo na versão a carburador, embora continuem a vender o modelo de injeção até final das existências. Assim, ficam com um modelo com um PVP de +/-  €3000 para rivalizar com a Daelim S3 e Kymco Downtown e ficam, também, com um novo modelo com um PVP de +/-  €3800  que pretende "roubar" clientela à yamaha X-Max. Não falo da Suzuki burgman 125 pois é um modelo pré-histórico sem argumentos para rivalizar com os concorrentes...

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: [Ensaio] Nova Sym GTS 125i
« Responder #1 em: 02 de Outubro de 2012, 19:49 »
Relativamente ao "treme-treme" dos espelhos, na minha 300 só acontece parado... Mal inicie o movimento, pufff... rock solid!
Otherwise, boa review.
 _palmas_
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [Ensaio] Nova Sym GTS 125i
« Responder #2 em: 02 de Outubro de 2012, 23:11 »
Viva emanuelp!

Poderia ter sido do piso e com este breve contato não permite tirar conclusões finais.
Se dizes que são rock solid! Eu acredito.  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: [Ensaio] Nova Sym GTS 125i
« Responder #3 em: 03 de Outubro de 2012, 20:00 »
Se dizes que são rock solid! Eu acredito.  _pol_
Carissimo CCM não quero que acredite só porque eu digo  ;)
Convido-o, e a quem quiser dar uma voltinha, a passar aqui por Oeiras.  _convivio_
Também estou quase todos os dias em São Sebastião da Pedreira, Lisboa.
Infelizmente (ou felizmente) agora estou com 2 trabalhos para puder ganhar mais uns trocos o que me impossibilita de encontrar tempo para fazer uma video-review...  mas é algo que está planeado!
Cumprimentos.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...