Autor Tópico: Qual a gasolina ideal?  (Lida 90665 vezes)

Porfiria

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #50 em: 17 de Outubro de 2010, 00:39 »
Companheiro Helio... Já não se fazem carros como antigamente...do lote do seu já esgotaram !

 _pol_

helio69

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #51 em: 17 de Outubro de 2010, 15:40 »
Espero é que a rodinhas que eu comprar (e não é que ainda nem decidi a que comprar e até já tem nome a menina) também se porte bem como os meus carros! Afinal de contas conto em meter-lhe kms em cima como poucos!  ;)

ZEV

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #52 em: 20 de Outubro de 2010, 12:58 »
Talvez porque muita gente nova não leu o que escrevi antes, faço aqui a citação.
Já há muita gente a meter-nos a mão no bolso, para que nós o façamos por vontade própria também (o desconhecimento tem destas coisas):

Talvez   a questão deva ser explorada mais profundamente - o que são   octanas?!

A octana é um retardante da explosão/chama   - o que faz é aumentar o ponto a partir do qual a gasolina tem ignição,   e é medido a partir de um valor de referência para combustível (não   necessariamente gasolina).
A octanagem não tem nada a ver com a   qualidade do combustível em si, nem com a potência e rendimento do   motor, mas sim e exclusivamente, a resistência do combustível à   auto-combustão.

Os motores são pensados e delineados para   terem melhor eficácia dentro de determinados parâmetros, tal   como preconizado pelo projectista/construtor, e parte fundamental dessa   mesma eficácia é ter a ignição do combustível perfeitamente dentro do   movimento efectuado em cada tempo do(s) cilindro(s).

Menos   octanas do que o recomendado:
Se a octanagem do   combustível presente no cilindro for diferente da preconizada, pode   haver detonação (combustão antes da ordenada pelas velas de ignição),   perdendo eficácia (na sua forma menos relevante) ou mesmo, no limite,   provocando uma falha catastrófica no motor, devido às forças inesperadas   e ao aumento da pressão na cabeça dos cilindros.
Sabendo disto, os   fabricantes colocam nos motores modernos sensores que detectam a   existência de detonação, e reduzem automaticamente os tempos de ignição   nas velas, equilibrando o motor e prevenindo danos maiores - ainda que   causando automática redução de potência máxima.
Assim sendo, em   motores em que seja detectada a existência de detonação, deve-se usar   uma octanagem superior para manter a potência (em motores mais   modernos), e para prevenir danos/fusão em motores mais antigos e/ou sem   sensores.

Mais octanas do que o recomendado =   automaticamente mais potência?!?!
Infelizmente, o   raciocínio não funciona assim - como muita gente pensa. Colocar   combustível com mais octanas não permite à ECU (Engine Control Unit,   Unidade de Controlo do Motor) atrasar a ignição, dado que tem um limite   pré-programado (projectado para determinadas condições), e não existem   sensores que digam se o combustível tem mais ou menos octanas.
Pior, o   combustível com mais octanas tem menos energia termal do que aquele com   menos octanas - menos Joules -, e queima de forma mais lenta e   mais resistente a uma queima rápida (é, afinal, a forma através da qual   previne a detonação).
Em que é que isto se traduz? Usando um   combustível com mais octanas do que o motor/ECU está programado para   usar, na verdade perde-se potência, pois o combustível não vai   queimar com a rapidez e energia de um com a octanagem prevista.

Assim,   o que se deve usar, na melhor condição para o funcionamento   mais optimizado do motor, é o combustível com a MENOR octanagem que   previna a detonação.

Usar um combustível com mais   octanas vai causar que partes do mesmo sigam pelo sistema de escape   (pois fica uma queima demasiadamente rica), podendo ir queimando mesmo   fora do motor, criando maus cheiros (ovos podres), ou simplesmente   condensando e pingando combustível pelo escape = desperdício.



A   origem do "mito" de ser melhor a Super, é devido aos carburadores -   como precisam de ser afinados, a forma mais simples de evitar a   detonação devido a um carburador desafinado era... aumentar a octanagem   do combustível... Fácil... mas um "desenrasca" e uma não-solução,   dado que evitava o risco de danos, mas não corrige o problema de base,   que é uma desafinação do carburador para misturar demasiada gasolina com   ar.



Relativamente aos aditivos - realmente, é tendencialmente   no combustível com mais octanagem que vêm mais aditivos; são vários   elementos que, ajudando no retardar do ponto de ignição, podem   ter um factor secundário positivo para o motor. Para além disso, como   normalmente o combustível vai sendo mais caro à medida da octanagem (não   porque tenha mais qualidade, mas porque tem mais trabalho e processo de   produção na refinaria), também é nesse onde as gasolineiras colocam   maior cuidado na fabricação, e mais aditivos.
NO ENTANTO, uma maior   consciencialização - da parte dos fabricantes E dos   consumidores - da lógica da octanagem, tem feito com que algumas   marcas de combustível ofereçam gasolina aditivada na sua versão   com menos octanas (BP, etc), sendo o dinheiro que se poupa em relação à   octana, mais bem empregue numa gasolina aditivada 95.
Obviamente   que as companhias petrolíferas não são as melhores amigas dos   consumidores (ou não tínhamos os combustíveis ao preço que estão!!!) -   assim, elas de facto tentam ter bons combustíveis, por vias da conquista   de posição de mercado, mas não vão andar a pôr "morangos" no   combustível só para nosso bem. Tirando os aditivos obrigatórios por lei,   os que lá estiverem serão pouco mais do que uma questão de luta pelo   mercado.
Mais ainda (e relativamente a marcas reconhecidas e gasolina   de supermercados) - toda, ou praticamente toda, a produção de   combustível nacional é feita nas refinarias da GALP, para as várias   marcas, sendo depois uma questão de pormenor a diferença entre elas...


Nota:   Não confundir gasolina premium com gasolina aditivada;   "premium" refer-se normalmente ao maior índice de octanas, que pode, ou   não, ser aditivada.




Tentem sempre buscar   informação sobre cada coisa que nos é dita (ou, por vezes, impingida!!),   porque apenas um consumidor consciente tem a certeza que está a gastar o   menos possível, nos melhores resultados.


Locais onde começar   essa busca de informação:
http://www.energy.eu/
http://www.europia.com/Content/Default.asp
http://www.api.org/
*   http://pt.wikipedia.org/wiki/Gasolina
http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating
*   http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem
http://en.wikipedia.org/wiki/Engine_knocking
http://auto.howstuffworks.com/fuel-efficiency/fuel-consumption/question90.htm
http://theserviceadvisor.com/octane.htm
http://chemistry.about.com/cs/howthingswork/a/aa070401a.htm
http://chemistry.about.com/od/chemistryarticles/a/which-gasoline-to-buy.htm    (recomendo!!!)



Cada qual é livre de colocar a gasolina que quer, mas eu sugiro que sigam a recomendação do manual, e, se na dúvida entre uma gasolina "pior" ou "melhor", prefiram uma aditivada a uma com mais octanas.
Apenas a aditivada tem, realmente, mais componentes de qualidade; a octanagem não tem nada a ver com qualidade do combustível.



Gastar bem é poupar....  _pol_

Silver

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Re: gasolinas
« Responder #53 em: 23 de Outubro de 2010, 20:37 »
A maioria dos mecânicos recomendam a 98 pois com maior teor de octanas o motor é alimentado com mais riqueza.
a minha carteira recomenda 95   _rir_


ora nem mais... subscrevo as palavras

Tobias Bernardo

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #54 em: 30 de Outubro de 2010, 10:14 »
Boas.
Todos falam na gasoline de 95 e de 98, mas e no caso das chinocas? Pelo menos para a minha MAG vem aconselhado no manual usar gasolina de 90 octanas...
Sei q em Portugal n existe gasolina de 90, mas tendo em conta q os valores das octanas implicam taxas de compressão diferentes nos motores, ao se usar 95 ou 98 num motor q foi fabricado para usar 90, n se estará a desperdiçar "potencia"/desempenho??

Dogdivine

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #55 em: 30 de Outubro de 2010, 19:50 »
Boas.
Todos falam na gasoline de 95 e de 98, mas e no caso das chinocas? Pelo menos para a minha MAG vem aconselhado no manual usar gasolina de 90 octanas...
Sei q em Portugal n existe gasolina de 90, mas tendo em conta q os valores das octanas implicam taxas de compressão diferentes nos motores, ao se usar 95 ou 98 num motor q foi fabricado para usar 90, n se estará a desperdiçar "potencia"/desempenho??


Se não me engano também no manual da Sym fala em gasolina de 92 ou superior…


por isso no teu caso usa a 95 normal ou a 95 aditivada.. (plus Geforce, premium, etc)


eu já experimentei a 95 geforce e achei algumas diferenças, mas como estava muito calor no deposito anterior (tinha 95 normal) não dei grande importância, mas agora no próximo volto a por 95 geforce.


Já agora a minha só gosta de gasosa nacional da GALP  _rir_

alexandre

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #56 em: 30 de Outubro de 2010, 20:28 »
mete a do jumbo e esprimenta é mais fraca topas e depois mete a da galpe assim ves qual te dá mais rendimento na mota chinesa
olha a minha nao quer é o deposito vaziu topas. eo manual dis a partir de 91oketanas por isso fas a esperiencia topas _pensador_

Offline nunompires

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #57 em: 31 de Outubro de 2010, 04:11 »
Boas.
Todos falam na gasoline de 95 e de 98, mas e no caso das chinocas? Pelo menos para a minha MAG vem aconselhado no manual usar gasolina de 90 octanas...
Sei q em Portugal n existe gasolina de 90, mas tendo em conta q os valores das octanas implicam taxas de compressão diferentes nos motores, ao se usar 95 ou 98 num motor q foi fabricado para usar 90, n se estará a desperdiçar "potencia"/desempenho??

O teu manual deve vir mal traduzido, o  que deveria vir lá seria- utilizar de 90 para cima (Octanas)
As gasolinas com mais octanas só valem o que valem em motores com maiores taxas de compressão, por exemplo os TSI da W, só devem levar gasolinas de 98 octanas para cima devido a sua elevada taxa de compressão.
Quanto for maior a taxa de compressão de um motor, mais possibilidade existe de haver  auto detonação da gasolina, é por este facto que  uma de 98 octanas faz mais sentido.
Eu não noto diferenças entre uma de 95, 98, seja Jumbo, seja Galp.
As unicas  diferenças que noto em gasolinas são relativas não as marcas mas a certos postos de abastecimento, mas isso já se deve com outros factores:
Estanquicidade dos tanques de combustível e sua Limpeza.


cump.
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vasco

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #58 em: 11 de Novembro de 2010, 14:08 »
 no manual aconselha a gas 95, quando a comprei usava quase sempre a do jumbo, anda na mesma, mas exprimentei meter uma vez repsol , e não mudei mais agora só desta, até no meu auto , mais km nota-se bem e se meter 98 ainda melhor mas tem que se pensar com a carteira que se tem ...




comprimentos scooter_

MLSB

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #59 em: 11 de Novembro de 2010, 14:34 »
Combustíveis, há tanto par dizer e nada de lógico e coerente que permita aos consumidores tomarem uma opção coerente.
Só posso falar do que me passa nas "mãos"; mas:
Meto combustíveis onde me dá jeito: marcas e marcas brancas e ... nada a assinalar. Se é verdade que não devemos comer sempre o mesmo "acho que o mesmo se passará com os combustíveis";  existem diferenças dizem que sim o ACP (actual "diz que nem por isso") e nós continuamos na preventiva.
OK, verdade seja dita e como segurança, enquanto tenho talões continente ou outros meto nas marcas senão JUMBO, na PCX (estrago € pequeno) meto nas marcas. Duas vezes por ano faço a desintoxicação (preventivo) com um aditivo (bom) para limpeza do sistema injecção/válvulas/cilindro da máquina.
Até à data nada a (já lá vão "ui" resmas de anos+Km) nada a assinalar.
Se podia viver só com combustíveis de marca, podia, mas ao preço deles, "vão roubar para outro lado, por teimosia preferia ir a Espanha.
Se calhar só aumentei a confusão,  _pensador_mas já agora como curiosidade e numa oficina em que se reparam todo o tipo de veículos com todo o tipo de marca passa a ideia de que tem mais a ver com o tipo de #cromo" que conduz o carro; sim , aqueles que não  deixam o motor respirar e optam por conduzir a baixa rotação para "poupar" leia-se criar carvão no motor. _careta_ _polb_
Bom S. Martinho nas curvas, hehe _vinho_ e castanhas.

MLSB

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #60 em: 11 de Novembro de 2010, 14:44 »
Mas para  não fugir ao essencial a gasolina quanto menos "octanagem" tiver menos  rápida e total é a queima podendo provocar resíduos adicionais de carvão. Considerando  que a taxa de compressão dos motores é muito elevada a gasolina deveria ser superior a 95 o que nas motos não costuma ser verdade (pelo menos na maioria dos casos), daí que 95 oct para "nós" é o ideal não sendo aconselhável menos excepto em casos pontuais. Mas volto a referir diversificar nos combustíveis, à uns meses atrás (ainda sem scooter) questionei um camionista (que estava a abastecer o posto Jumbo) em Santarém, sobre a proveniência do combustível que me respondeu " em Aveiras no parque de combustíveis onde ele carregou, na mesma fila estavam colegas para carregar e transportar para a Marca A+B+c, etc e para as marcas  brancas... portanto ele achava que a minha questão estava respondida. Agora que vamos continuar a ter polémica, vamos ....

Dogdivine

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #61 em: 11 de Novembro de 2010, 19:39 »
Mas volto a referir diversificar nos combustíveis, à uns meses atrás (ainda sem scooter) questionei um camionista (que estava a abastecer o posto Jumbo) em Santarém, sobre a proveniência do combustível que me respondeu " em Aveiras no parque de combustíveis onde ele carregou, na mesma fila estavam colegas para carregar e transportar para a Marca A+B+c, etc e para as marcas  brancas... portanto ele achava que a minha questão estava respondida. Agora que vamos continuar a ter polémica, vamos ....


Pois acho que é tudo igual, mais coisa menos coisa… agora deixa dizer que se para poupares 1 euro por deposito tens de estar na fila uns 20/30min para abasteceres nos Postos da marca branca  _polb_  no fim feitas as contas não vale o tempo perdido  _mau_

meireles

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #62 em: 11 de Novembro de 2010, 19:49 »
Eu normalmente coloco sempre na Cepsa/Total e onde eu a coloco têm sempre com desconto de 5/6 Cêntimos.

alexandreperei

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #63 em: 30 de Novembro de 2010, 07:01 »
Sempre Sem Chumbo 98!

Offline moore3

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #64 em: 30 de Novembro de 2010, 21:59 »
BP 98, quando não há a de 100...(que já houve)
Noto diferença para as outras, e aqui na oficina onde vou já retiraram Galp MUITO má, a ponto de isolar velas e parar motas.

Jorge Campos

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #65 em: 30 de Novembro de 2010, 23:29 »
BP ou Repsol sem chumbo 98
 scooter_

Jony

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #66 em: 01 de Dezembro de 2010, 21:22 »
A minha Majesty sempre mamou da que fosse mais barata e nunca reclamou de nenhuma.

Por isso penso que se lhe puser petroleo de iluminação ela marcha  _lool_

paumar

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #67 em: 02 de Dezembro de 2010, 08:24 »
Galp ou Repsol 98 scooter_

Offline Sapiens21

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #68 em: 09 de Dezembro de 2010, 09:10 »
No meu caso sempre 95 ou 95 aditivada!  _vinho_
A 98 octanas...jamé!  _mau_

ZEV

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #69 em: 12 de Dezembro de 2010, 12:27 »
Estou a ver q há muita gente q gosta de deitar dinheirinho fora....  _Rolley_

JorgeSilva

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #70 em: 12 de Dezembro de 2010, 12:30 »
Durante pr´áticamente 1 ano sempre 98...

Até ler um determinado tópico, aqui no CPM, que explica que para as maxis, o alimento deve ser 95.

Sinceramente, não senti qualquer diferença com a mudança. scooter_

Offline BoulderP

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #71 em: 12 de Dezembro de 2010, 14:06 »
Durante pr´áticamente 1 ano sempre 98...

Até ler um determinado tópico, aqui no CPM, que explica que para as maxis, o alimento deve ser 95.

Sinceramente, não senti qualquer diferença com a mudança. scooter_

Nem na carteira????

Eu coloco sempre 95... mas por vezes coloco as premium 95, e na 125cc notava a diferenca!

PCX 125

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #72 em: 12 de Dezembro de 2010, 14:34 »
Eu desde o primeiro dia que tenho a PCX que ponho sempre gasolina 95 da Repsol e também sempre na mesma bomba!!  _pol_
Não arrisco combustíveis de marca branca!!  _polb_

Jony

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #73 em: 12 de Dezembro de 2010, 14:36 »
isto já parece aquela discussão de quem nasceu 1º

o ovo ou a galinha  _lol_

mikleyl4

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Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #74 em: 12 de Dezembro de 2010, 21:57 »

Até agora sempre 95  _pol_

Nunca coloquei 98 ou marca branca.  _polb_

Penso que não compensa o dinheiro / tempo.