Talvez a questão deva ser explorada mais profundamente - o que são octanas?!A octana é um retardante da explosão/chama - o que faz é aumentar o ponto a partir do qual a gasolina tem ignição, e é medido a partir de um valor de referência para combustível (não necessariamente gasolina).A octanagem não tem nada a ver com a qualidade do combustível em si, nem com a potência e rendimento do motor, mas sim e exclusivamente, a resistência do combustível à auto-combustão.Os motores são pensados e delineados para terem melhor eficácia dentro de determinados parâmetros, tal como preconizado pelo projectista/construtor, e parte fundamental dessa mesma eficácia é ter a ignição do combustível perfeitamente dentro do movimento efectuado em cada tempo do(s) cilindro(s).Menos octanas do que o recomendado:Se a octanagem do combustível presente no cilindro for diferente da preconizada, pode haver detonação (combustão antes da ordenada pelas velas de ignição), perdendo eficácia (na sua forma menos relevante) ou mesmo, no limite, provocando uma falha catastrófica no motor, devido às forças inesperadas e ao aumento da pressão na cabeça dos cilindros.Sabendo disto, os fabricantes colocam nos motores modernos sensores que detectam a existência de detonação, e reduzem automaticamente os tempos de ignição nas velas, equilibrando o motor e prevenindo danos maiores - ainda que causando automática redução de potência máxima.Assim sendo, em motores em que seja detectada a existência de detonação, deve-se usar uma octanagem superior para manter a potência (em motores mais modernos), e para prevenir danos/fusão em motores mais antigos e/ou sem sensores.Mais octanas do que o recomendado = automaticamente mais potência?!?!Infelizmente, o raciocínio não funciona assim - como muita gente pensa. Colocar combustível com mais octanas não permite à ECU (Engine Control Unit, Unidade de Controlo do Motor) atrasar a ignição, dado que tem um limite pré-programado (projectado para determinadas condições), e não existem sensores que digam se o combustível tem mais ou menos octanas.Pior, o combustível com mais octanas tem menos energia termal do que aquele com menos octanas - menos Joules -, e queima de forma mais lenta e mais resistente a uma queima rápida (é, afinal, a forma através da qual previne a detonação). Em que é que isto se traduz? Usando um combustível com mais octanas do que o motor/ECU está programado para usar, na verdade perde-se potência, pois o combustível não vai queimar com a rapidez e energia de um com a octanagem prevista.Assim, o que se deve usar, na melhor condição para o funcionamento mais optimizado do motor, é o combustível com a MENOR octanagem que previna a detonação.Usar um combustível com mais octanas vai causar que partes do mesmo sigam pelo sistema de escape (pois fica uma queima demasiadamente rica), podendo ir queimando mesmo fora do motor, criando maus cheiros (ovos podres), ou simplesmente condensando e pingando combustível pelo escape = desperdício.A origem do "mito" de ser melhor a Super, é devido aos carburadores - como precisam de ser afinados, a forma mais simples de evitar a detonação devido a um carburador desafinado era... aumentar a octanagem do combustível... Fácil... mas um "desenrasca" e uma não-solução, dado que evitava o risco de danos, mas não corrige o problema de base, que é uma desafinação do carburador para misturar demasiada gasolina com ar.Relativamente aos aditivos - realmente, é tendencialmente no combustível com mais octanagem que vêm mais aditivos; são vários elementos que, ajudando no retardar do ponto de ignição, podem ter um factor secundário positivo para o motor. Para além disso, como normalmente o combustível vai sendo mais caro à medida da octanagem (não porque tenha mais qualidade, mas porque tem mais trabalho e processo de produção na refinaria), também é nesse onde as gasolineiras colocam maior cuidado na fabricação, e mais aditivos.NO ENTANTO, uma maior consciencialização - da parte dos fabricantes E dos consumidores - da lógica da octanagem, tem feito com que algumas marcas de combustível ofereçam gasolina aditivada na sua versão com menos octanas (BP, etc), sendo o dinheiro que se poupa em relação à octana, mais bem empregue numa gasolina aditivada 95.Obviamente que as companhias petrolíferas não são as melhores amigas dos consumidores (ou não tínhamos os combustíveis ao preço que estão!!!) - assim, elas de facto tentam ter bons combustíveis, por vias da conquista de posição de mercado, mas não vão andar a pôr "morangos" no combustível só para nosso bem. Tirando os aditivos obrigatórios por lei, os que lá estiverem serão pouco mais do que uma questão de luta pelo mercado.Mais ainda (e relativamente a marcas reconhecidas e gasolina de supermercados) - toda, ou praticamente toda, a produção de combustível nacional é feita nas refinarias da GALP, para as várias marcas, sendo depois uma questão de pormenor a diferença entre elas... Nota: Não confundir gasolina premium com gasolina aditivada; "premium" refer-se normalmente ao maior índice de octanas, que pode, ou não, ser aditivada.Tentem sempre buscar informação sobre cada coisa que nos é dita (ou, por vezes, impingida!!), porque apenas um consumidor consciente tem a certeza que está a gastar o menos possível, nos melhores resultados.Locais onde começar essa busca de informação:http://www.energy.eu/http://www.europia.com/Content/Default.asphttp://www.api.org/* http://pt.wikipedia.org/wiki/Gasolinahttp://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating * http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagemhttp://en.wikipedia.org/wiki/Engine_knockinghttp://auto.howstuffworks.com/fuel-efficiency/fuel-consumption/question90.htmhttp://theserviceadvisor.com/octane.htmhttp://chemistry.about.com/cs/howthingswork/a/aa070401a.htmhttp://chemistry.about.com/od/chemistryarticles/a/which-gasoline-to-buy.htm (recomendo!!!)
A maioria dos mecânicos recomendam a 98 pois com maior teor de octanas o motor é alimentado com mais riqueza.a minha carteira recomenda 95
Boas.Todos falam na gasoline de 95 e de 98, mas e no caso das chinocas? Pelo menos para a minha MAG vem aconselhado no manual usar gasolina de 90 octanas...Sei q em Portugal n existe gasolina de 90, mas tendo em conta q os valores das octanas implicam taxas de compressão diferentes nos motores, ao se usar 95 ou 98 num motor q foi fabricado para usar 90, n se estará a desperdiçar "potencia"/desempenho??
Mas volto a referir diversificar nos combustíveis, à uns meses atrás (ainda sem scooter) questionei um camionista (que estava a abastecer o posto Jumbo) em Santarém, sobre a proveniência do combustível que me respondeu " em Aveiras no parque de combustíveis onde ele carregou, na mesma fila estavam colegas para carregar e transportar para a Marca A+B+c, etc e para as marcas brancas... portanto ele achava que a minha questão estava respondida. Agora que vamos continuar a ter polémica, vamos ....
Durante pr´áticamente 1 ano sempre 98...Até ler um determinado tópico, aqui no CPM, que explica que para as maxis, o alimento deve ser 95.Sinceramente, não senti qualquer diferença com a mudança.