Autor Tópico: Qual a gasolina ideal?  (Lida 90357 vezes)

en_SYM_inator

  • Visitante
Qual a gasolina ideal?
« em: 14 de Maio de 2010, 22:20 »
Venho pedir aqui uma ajuda antecipada... Hoje em dia existem vários tipos de gasolina: 95 octanas, 95 octanas XPTO, a dos Hipers... etc...

Ando aqui a pensar até porque tenho 3 Hiper nas Caldas da Rainha com combustíveis muito mais baratos, entre optar por uma gasolina 95 octanas normal e uma tipo 95 GForce para o minha futura SYM GTS 125 EVO.

Já alguém testou as diferenças? Se é que as há!

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #1 em: 14 de Maio de 2010, 22:39 »
Viva!

Eu sou um cliente da gasolina de marca branca e sinceramente não noto diferença nenhuma.

Ponho sempre 95 octanas.  _pol_

Abraço ;)
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2010, 12:02 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

ZEV

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #2 em: 14 de Maio de 2010, 23:52 »
Eu já pus de tudo, e nunca reparei nenhuma diferença.
Por vezes é Galp, Repsol, Jumbo, Continente, 95, 98... marcha tudo....  _vinho_ _lool_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #3 em: 15 de Maio de 2010, 09:52 »
Estou na mesma... ponho a "gota" que calha. Não notei diferenças que justifiquem uma escolha...


RazoR

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #4 em: 15 de Maio de 2010, 13:52 »
Jumbo power.

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #5 em: 15 de Maio de 2010, 15:37 »
Uma vez que estamos em altura de visita Papal...

...a minha PaPa tudo! Só depende de qual é a capela mais próxima para poder ir para casa. Tenho no entanto ido mais à Capela do Jumbo do que da Galp, as octanas...sempre 95.

gonçalves

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2010, 17:56 »
 scooter_ scooter_ a minha opinião é que para motores de carburador a de 95 octanas e boa mas pra motores de injecção a 98 e melhor seja como for sempre dos Hiperes pois é bem mais barata.  scooter_ scooter_

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #7 em: 15 de Maio de 2010, 20:26 »
 _Zang_  só na uso gasoil ...
 
tudo o que seja gasolinao que vier marcha, dou preferencia pela 95 normal, pois as outras que eles dizem ser aditivadas é onde roubam ainda mais.. estou farto de ser xulado...  Por norma cologo perto de casa na avia com 6 centimo de desconto por litro....
vou ali ja volto

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #8 em: 15 de Maio de 2010, 21:02 »
A gasolina ideal para a minha SW, é a de índice 95 de Octano, porque as outras ela não conhece.  _careta_
Membro CPM nº5

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #9 em: 15 de Maio de 2010, 21:04 »
Ideal, par mim é a espanhola que é mais barata  _lool_

Normalmente uso BP porque fica em caminho, e porque já estou a juntar pontos para o Rock in Rio.  _pol_

Sempre 95

en_SYM_inator

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #10 em: 15 de Maio de 2010, 21:12 »
Pelo que tenho lido... quaquer uma serve. Talvez opte por 95 apenas porque não fará sentido em motores tão recentes usar 98. Por exemplo, tenho um Range Rover 3.9 Efi V8 a gasolina (tem também GPL) e de facto no manual diz que pode usar 95 ou 98 mas nota-se diferença, ficando mais "animado" com 98. Mas estamos a falar de um carro antigo e muito guloso. Na Scooter talvez não faça muito sentido 98, até porque um dos principais motivos da sua aquisição é mesmo a poupança.

Offline antonio santos

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2010
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Venda do Pinheiro/Mafra
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: x max 125i
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #11 em: 15 de Maio de 2010, 22:14 »
Referente á minha  scooter_, desde nova tenho usado a gasolina 98, de qualquer gasolineira, mas principalmente a da Galp pelo desconto do Continente, mas com certas  _pensador_, é que o manual me diz pra usar 95, desde então como a mesma têm catalisador, não sei se virá a danificar a longo prazo o mesmo  _Rolley_.

No stand informaram-me pra usar a 98, que queima melhor e têm melhor desempenho, principalmente nos arranques, como têm consumos baixos não justifica a 95. 

Um abraço a todos  _convivio_ scooter_ _pt_

veiga

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #12 em: 16 de Maio de 2010, 12:52 »
falto eu....

Normalmente uso a 95 e a Valentina gosta, mas de vez em quando, deixo o depósito ir mesmo até quase ao fim da reserva e dou-lhe uma dose de "Red Bull", que é o mesmo que dizer que meto gasolina 98 de preferencia, Galp, BP, ou Repsol. A gasolina 98 contém uns aditivos que actuam como detergentes (atenção não confundir com o detergente lá de casa _lol_ ) e que limpam o interior do motor, nomeadamente injectores, valvulas e sedes das válvulas, o que só vem prolongar a vida do motor.
Noto também, que o motor fica ligeiramente mais "macio" e mais rápido a passar de médias para altas rotações, mas a diferença é tão infíma que...mal se nota!

Agora em relação aos Hipers nada a apontar, pois o meu velhinho Golf é lá abastecido, enquanto a Valentina e a carrinha da empresa, uma Fiat Doblô Turbo-diesel, abastecem só em gasolineiras de marca. Isto porquê? Porque sendo motores mais modernos, aconselharam-me a não usar os combustíveis desses locais, não por serem maus, mas sim, por não terem muitos dos aditivos que as mais caras possuem.

O Golf come gasolina do Jumbo e não se queixa _lol_ _lol_ !

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #13 em: 16 de Maio de 2010, 12:57 »
No stand informaram-me pra usar a 98, que queima melhor e têm melhor desempenho...

Então agora os revendedores já sabem mais que os engenheiros que fabricaram as máquinas? _pensador_
Então para quê ler os manuais? ;)

ZEV

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #14 em: 16 de Maio de 2010, 17:38 »
Eu não queria dizer nada, porque não tenho esse material nem li o seu manual, mas realmente, da experiência e conhecimento que tenho (o que ñ quer dizer q seja muito, mas é o que é), se o fabricante recomenda utilizar exclusivamente um tipo de combustível, é esse mesmo o que é para usar.

Lembro, a título de exemplo, que o Honda S2000 (carro desportivo!!) recomenda o uso exclusivo de gasolina 95 octanas.


Talvez a questão deva ser explorada mais profundamente - o que são octanas?!

A octana é um retardante da explosão/chama - o que faz é aumentar o ponto a partir do qual a gasolina tem ignição, e é medido a partir de um valor de referência para combustível (não necessariamente gasolina).
A octanagem não tem nada a ver com a qualidade do combustível em si, nem com a potência e rendimento do motor, mas sim e exclusivamente, a resistência do combustível à auto-combustão.

Os motores são pensados e delineados para terem melhor eficácia dentro de determinados parâmetros, tal como preconizado pelo projectista/construtor, e parte fundamental dessa mesma eficácia é ter a ignição do combustível perfeitamente dentro do movimento efectuado em cada tempo do(s) cilindro(s).

Menos octanas do que o recomendado:
Se a octanagem do combustível presente no cilindro for diferente da preconizada, pode haver detonação (combustão antes da ordenada pelas velas de ignição), perdendo eficácia (na sua forma menos relevante) ou mesmo, no limite, provocando uma falha catastrófica no motor, devido às forças inesperadas e ao aumento da pressão na cabeça dos cilindros.
Sabendo disto, os fabricantes colocam nos motores modernos sensores que detectam a existência de detonação, e reduzem automaticamente os tempos de ignição nas velas, equilibrando o motor e prevenindo danos maiores - ainda que causando automática redução de potência máxima.
Assim sendo, em motores em que seja detectada a existência de detonação, deve-se usar uma octanagem superior para manter a potência (em motores mais modernos), e para prevenir danos/fusão em motores mais antigos e/ou sem sensores.

Mais octanas do que o recomendado = automaticamente mais potência?!?!
Infelizmente, o raciocínio não funciona assim - como muita gente pensa. Colocar combustível com mais octanas não permite à ECU (Engine Control Unit, Unidade de Controlo do Motor) atrasar a ignição, dado que tem um limite pré-programado (projectado para determinadas condições), e não existem sensores que digam se o combustível tem mais ou menos octanas.
Pior, o combustível com mais octanas tem menos energia termal do que aquele com menos octanas - menos Joules -, e queima de forma mais lenta e mais resistente a uma queima rápida (é, afinal, a forma através da qual previne a detonação).
Em que é que isto se traduz? Usando um combustível com mais octanas do que o motor/ECU está programado para usar, na verdade perde-se potência, pois o combustível não vai queimar com a rapidez e energia de um com a octanagem prevista.

Assim, o que se deve usar, na melhor condição para o funcionamento mais optimizado do motor, é o combustível com a MENOR octanagem que previna a detonação.

Usar um combustível com mais octanas vai causar que partes do mesmo sigam pelo sistema de escape (pois fica uma queima demasiadamente rica), podendo ir queimando mesmo fora do motor, criando maus cheiros (ovos podres), ou simplesmente condensando e pingando combustível pelo escape = desperdício.



A origem do "mito" de ser melhor a Super, é devido aos carburadores - como precisam de ser afinados, a forma mais simples de evitar a detonação devido a um carburador desafinado era... aumentar a octanagem do combustível... Fácil... mas um "desenrasca" e uma não-solução, dado que evitava o risco de danos, mas não corrige o problema de base, que é uma desafinação do carburador para misturar demasiada gasolina com ar.



Relativamente aos aditivos - realmente, é tendencialmente no combustível com mais octanagem que vêm mais aditivos; são vários elementos que, ajudando no retardar do ponto de ignição, podem ter um factor secundário positivo para o motor. Para além disso, como normalmente o combustível vai sendo mais caro à medida da octanagem (não porque tenha mais qualidade, mas porque tem mais trabalho e processo de produção na refinaria), também é nesse onde as gasolineiras colocam maior cuidado na fabricação, e mais aditivos.
NO ENTANTO, uma maior consciencialização - da parte dos fabricantes E dos consumidores - da lógica da octanagem, tem feito com que algumas marcas de combustível ofereçam gasolina aditivada na sua versão com menos octanas (BP, etc), sendo o dinheiro que se poupa em relação à octana, mais bem empregue numa gasolina aditivada 95.
Obviamente que as companhias petrolíferas não são as melhores amigas dos consumidores (ou não tínhamos os combustíveis ao preço que estão!!!) - assim, elas de facto tentam ter bons combustíveis, por vias da conquista de posição de mercado, mas não vão andar a pôr "morangos" no combustível só para nosso bem. Tirando os aditivos obrigatórios por lei, os que lá estiverem serão pouco mais do que uma questão de luta pelo mercado.
Mais ainda (e relativamente a marcas reconhecidas e gasolina de supermercados) - toda, ou praticamente toda, a produção de combustível nacional é feita nas refinarias da GALP, para as várias marcas, sendo depois uma questão de pormenor a diferença entre elas...


Nota: Não confundir gasolina premium com gasolina aditivada; "premium" refer-se normalmente ao maior índice de octanas, que pode, ou não, ser aditivada.




Tentem sempre buscar informação sobre cada coisa que nos é dita (ou, por vezes, impingida!!), porque apenas um consumidor consciente tem a certeza que está a gastar o menos possível, nos melhores resultados.


Locais onde começar essa busca de informação:
http://www.energy.eu/
http://www.europia.com/Content/Default.asp
http://www.api.org/
* http://pt.wikipedia.org/wiki/Gasolina
http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating
* http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem
http://en.wikipedia.org/wiki/Engine_knocking
http://auto.howstuffworks.com/fuel-efficiency/fuel-consumption/question90.htm
http://theserviceadvisor.com/octane.htm
http://chemistry.about.com/cs/howthingswork/a/aa070401a.htm
http://chemistry.about.com/od/chemistryarticles/a/which-gasoline-to-buy.htm  (recomendo!!!)
« Última modificação: 16 de Maio de 2010, 21:15 por ZEV »

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #15 em: 16 de Maio de 2010, 18:50 »
Parabéns pelo excelente artigo ZEV, que trabalheira!

Para ficar perfeito é preferível corrigir esta pequena distracção:
o combustível com mais octanas tem menos energia termal do que aquele com mais octanas

Na verdade, quando se começou a popularizar a de 98, lembro-me de surgirem carros em que era possível alternar entre a de 95 e a de 98, sendo efectuada a adaptação automaticamente na maioria dos casos, segundo as marcas.
Na maioria dos casos, as instruções que encontro dizem simplesmente para usar gasolina com um mínimo de 91 (usada nalguns países), 95 ou 98.

Offline antonio santos

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2010
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Venda do Pinheiro/Mafra
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: x max 125i
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #16 em: 16 de Maio de 2010, 19:30 »
companheiro ZEV _pol_
muito bom, o comentário elaborado  _palmas_
falhas toda gente têm, só não erra quem não faz nada _Rolley_

Parabéns.....

ZEV

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #17 em: 16 de Maio de 2010, 21:18 »
Para ficar perfeito é preferível corrigir esta pequena distracção:
o combustível com mais octanas tem menos energia termal do que aquele com mais menos octanas

Obrigado por notar o erro, passou-me desapercebido.

Obviamente, o que queria dizer é que a energia termal, por unidade, é inversamente proporcional à quantidade de octanas:
    mais octanas = menor energia termal


Está corrigido.  _pol_


(...)
Na maioria dos casos, as instruções que encontro dizem simplesmente para usar gasolina com um mínimo de 91 (usada nalguns países), 95 ou 98.

Faz todo o sentido que assim seja, pois a de 91 é aquela que tem, como disse, a necessária menor octanagem, e que previne a detonação espontânea.

Como nota de curiosidade, nos EUA, o índice de octanagem é francamente inferior ao da Europa; ainda que eles calculem de forma ligeiramente diferente (ponderada, mas mais nos artigos q indiquei), a "Super" deles é ainda assim ligeiramente menos octanada que a nossa normal.
 
« Última modificação: 16 de Maio de 2010, 21:22 por ZEV »

Cátia Silva

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #18 em: 17 de Maio de 2010, 10:42 »
Ora, a Babe leva desde o primeiro dia 98!
Foi este o conselho dado pelo Stand e, cumprimos religiosamente a regra!
Por norma, e quase sempre, usamos Repsol!

Até ver, comporta-se bem! Mas se seria diferente com outro tipo de gasolina não posso opinar, porque desconheço!

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #19 em: 17 de Maio de 2010, 12:47 »
Eu uso 95, é o que o tipo do concessionário aconselhou.
Por acaso, por erro (em especial porque é cara para burro) pus Gforce 95 desta vez, é facto é que anda muito mas muito mais... fiz hoje um bocado de auto-estrada e quando dei por mim já tinha passado os 140 quando o máximo que tinha dado era 135...
Nota-se também muito nas recuperações, passa com facilidade da média de 70 para 90... logo se vê é qual é o impacto no consumo... mas isso só no fim do depósito.

en_SYM_inator

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #20 em: 17 de Maio de 2010, 13:00 »
Obrigado ZEV, excelente comentário. Deu para aprender e muito.
Tá decidido: 95 ou 95 GForce. Se o fabricante manda usar essa por alguma razão será e penso que a ideia deles é principalmente a fiabilidade das suas máquinas, e já agora a nossa também!

Rcardoso

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #21 em: 17 de Maio de 2010, 13:29 »
até ao momento só levou 95...mas provavelmente um dia destes leva 98 para poder ver se existe diferenças.

Coloco perferencialmente na Repsol, tanto Enlatado como Maxiscooter, pois ser Sócio do Glorioso dá uns descontos porreiros.

 _slb_

ZEV

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #22 em: 17 de Maio de 2010, 18:07 »
Só uma coisa, que queria deixar bem claro... a gasolina a usar deve ser aquela que é recomendada no MANUAL, não pelo mecânico/oficina/stand...


Voltamos à velha conversa - quem é que realmente dá a garantia, o stand/vendedor/mecânico, ou a marca?!
 _reg_

veiga

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #23 em: 17 de Maio de 2010, 21:02 »
Só uma coisa, que queria deixar bem claro... a gasolina a usar deve ser aquela que é recomendada no MANUAL, não pelo mecânico/oficina/stand...


Voltamos à velha conversa - quem é que realmente dá a garantia, o stand/vendedor/mecânico, ou a marca?!
 _reg_

Correctissimo! _pol_

Não me canso de escrever sobre as garantias! O que vale é o que está escrito no manual e não o que o mecânico Xico, maneli, ou toino diz!

Cátia Silva

  • Visitante
Re: Qual a gasolina ideal?
« Responder #24 em: 18 de Maio de 2010, 12:08 »
Boas a todos!

Neste seguimento, questiono qual a gasolina que deve ser usada na Sym GTS 125?