Autor Tópico: HONDA SW-T 400 E 600 - REDUÇÃO DO CONSUMO COM MODIFICAÇÃO NA 2ª AIR-BOX  (Lida 10086 vezes)

DIMAN

  • Visitante
Para quem quiser reduzir o consumo nas SW'S E SW-T:

http://www.docstoc.com/docs/128451313/HONDA-SW-T-400-AIR-BOX-2


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: HONDA SW-T 400 E 600 - REDUÇÃO DO CONSUMO COM MODIFICAÇÃO NA 2ª AIR-BOX
« Responder #1 em: 21 de Novembro de 2012, 13:47 »
 A mota vai demorar mais tempo a aquecer e os vapores de óleo que vem do tubo e até ajudam a lubrificar a parte superior do cilindro deixa de existir.

Abraço ;)
[/URL]

mjm

  • Visitante
Re: HONDA SW-T 400 E 600 - REDUÇÃO DO CONSUMO COM MODIFICAÇÃO NA 2ª AIR-BOX
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2012, 13:50 »
A mota vai demorar mais tempo a aquecer e os vapores de óleo que vem do tubo e até ajudam a lubrificar a parte superior do cilindro deixa de existir.

Abraço ;)

Então e isso quer dizer o quê?
Que ao invés do título do tópico, a mota fica a gastar mais? (se demora mais tempo a aquecer....)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: HONDA SW-T 400 E 600 - REDUÇÃO DO CONSUMO COM MODIFICAÇÃO NA 2ª AIR-BOX
« Responder #3 em: 28 de Novembro de 2012, 12:45 »
Então e isso quer dizer o quê?
Que ao invés do título do tópico, a mota fica a gastar mais? (se demora mais tempo a aquecer....)

Quem ande pouco, faça paragens constantes, vai notar mais consumo na mota. Então de inverno é pior.

Abraço ;)
[/URL]

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
A unica vantagem desta recirculação é ambiental. Ao enviar os vapores do óleo outra vez para a admissão vamos queima-los em vez de os enviar directamente para a atmosfera.

Tem como inconvenientes sujar a caixa do filtro de ar, sujar a borboleta e admissão, o que a médio prazo pode trazer instabilidade no ralenti. Baixa também muito ligeiramente o rendimento específico da mota uma vez que o ar deve ir o mais fresco possível para dentro do moto (fresco = + denso).

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Logo, as desvantagens são!
Demora mais tempo a aquecer e não lubrifica a parte superior do cilindro!
A borboleta limpa-se bem mandando spray de limpa carburadores para a admissão, antes de uma troca de óleo, assim como a caixa.
Pequenos pormenores, tudo tem desvantagens e vantagens.
Alem que............................... se tivesses um motor turbinado e com uma taxa de compressão elevadíssima......... talvez o ar fresco se nota-se ....... num motor destes não notas nada......... só o efeito psicológico.
Se queres ar fresco, sem redução de caudal, modifica a caixa de ar e onde ele é apanhado. O ar que vem do respiro do cárter é diminuto, comparado com o que a mota absorve.

Abraço



A unica vantagem desta recirculação é ambiental. Ao enviar os vapores do óleo outra vez para a admissão vamos queima-los em vez de os enviar directamente para a atmosfera.

Tem como inconvenientes sujar a caixa do filtro de ar, sujar a borboleta e admissão, o que a médio prazo pode trazer instabilidade no ralenti. Baixa também muito ligeiramente o rendimento específico da mota uma vez que o ar deve ir o mais fresco possível para dentro do moto (fresco = + denso).
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 11:53 por nunompires »
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Bom se a lubrificação da parte superior do cilindro não é importante para ti, é para muitos civics que andam por ai a fazer pontes! Por isso até lhe espetamos auto lubre para não agarrarem.  _Rolley_
O ar frio e fresco é mais importante no carro turbinado pois a taxa de compressão eleva muito a sua temperatura (do ar).
Concluindo retira lá o tubo do cárter ao ralenti e vê se passa ou não ar na caixa de ar dele!
Que antes o tubo estava deslocado directamente para o chão é uma verdade!
Que foi metido na admissão para queimar o óleo é verdade!
Que trás benefícios é verdade.
Qualquer ajuda mesmo que pouca que seja no mais rápido aquecimento do motor ajuda, não fossem os modernos motores dos carros, (DCI 1.6 130 CV) ter mais uma válvula interna no motor que não permite que a agua de refrigeração circule naquela zona para o motor aquecer mais rápido. Ou seja existe uma zona do motor que fica seca. Com isto a renault diz que os consumos descem se não estou em erro, 2%.

Mas como falamos de motas... estamos a falar de motores do século passado.

Se não trouxesse benefícios, simplesmente as marcas metiam um oil cover. Em que os vapores de óleo eram em cada revisão tratados como o óleo que se retira do motor. Até aumentava mais mais a fiabilidade do motor e evitava problemas, segundo as vossas palavras.
Diminuía os Cos, pois não havia queima de óleo e os vapores que se condensam no oil cover, eram tratados e reciclados como o óleo do motor. O ambiente ainda agradecia mais.

Já agora a principal causa de carbonização nos motores não é os vapores de óleo, é velas em mau estado, e gasolina de qualidade inferior e alguns óleos que até te enchem o motor de borras.......................como aqueles que vem num bidum de 200 litros e é igual para todas as motas, pagas é uma factura diferente ao fim pois pensas que te meteram x e levaste com x....


Por fim......... estou espantado, é que o meu TSI 160 Cv afinal tem uma taxa de compressão baixa segundo tu....... não sei porque a WW recomenda 98 octanas devido a sua elevada taxa de compressão........ segundo eles a 95 octanas pode provocar auto-detonação devido a sua elevada taxa de compressão,... fiquei confuso...


Abraço



A parte superior do cilindro não necessita de lubrificação, é inclusivamente prejudicial uma vez que provoca a acumulação de carvão e óleo queimado nas sedes de válvulas. A pouca que existe é feita pelos próprios vedantes de válvulas que poderiam ter uma folga maior nos carros que não possuem recirculação, o que não acontece.

A recirculação de gases do carter é utilizada apenas como medida ambiental para evitar mais emissões de poluentes. Qualquer motor moderno possui PCV, logo ao ralenti ou a baixas rotações não existe passagem de ar/oleo do carter para a admissão, com pouca ou nenhuma influencia no aquecimento do motor. O alumínio do motor é muito melhor condutor térmico do que o pouco ar que passará, logo a diferença do aquecimento do motor com ou sem recirculação será psicológica.

A admissão de ar limpo e fresco é mais importante num motor atmosférico que num motor turbo, o turbo trabalha com taxas de compressão específicas inferiores e possui geralmente intercooler exactamente para arrefecer o ar admitido e comprimido. (foi para isso que o turbo foi criado, para ser utilizado em aviões onde o ar é menos denso e rarefeito).
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 13:12 por nunompires »
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Concluindo falto-me dizer que os gazes de que falamos provocam cancro. Muitos deles são também parte dos gases de combustão que passam para o cárter, pois existe sempre uma pequena parte que passa para o cárter e quanto mais o motor tiver folgas mais passa.

Ainda acham que vale a pena? andar em cima de uma coisa e respirar estes gases por um fio de ar fresco dentro do motor??? Quando existem outras maneiras de lhe dar ar mais fresco sem prejudicar nada?

Eu não!

 
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 14:07 por nunompires »
[/URL]

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Nunca disse que valia a pena retirar, concordo a 100% que o CVS deve ser mantido em todas as viaturas de uso diário exactamente, mas unicamente por motivos ambientais e de saúde.

Estamos a ter 2 conversas distintas, e a misturá-as.
Quanto às vantagens para o motor, não existem excepto alguma diminuição relativamente à temperatura de combustão com o uso da tubagem original. Isto à custa do de algum desempenho do motor. Mais gases recirculados = menos ar admitido.

http://www.imperialclub.com/Repair/Lit/Master/308/page08.htm


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Não concordo. Mas o meu ponto de vista é o meu, alias porque o volume de ar é reduzido e os vapores de óleo no meu parecer trazem mais benefícios que prejudicam.
Incluindo que a mota aquece mais rapidamente para a sua temperatura normal de funcionamento pois leva com algum ar quente.
O bom seria ter uma MAF a seguir a entrada deste vapor, mas ai o problema prende-se que o vapor facilmente a sujaria.



Abraço


Nunca disse que valia a pena retirar, concordo a 100% que o CVS deve ser mantido em todas as viaturas de uso diário exactamente, mas unicamente por motivos ambientais e de saúde.

Estamos a ter 2 conversas distintas, e a misturá-as.
Quanto às vantagens para o motor, não existem excepto alguma diminuição relativamente à temperatura de combustão com o uso da tubagem original. Isto à custa do de algum desempenho do motor. Mais gases recirculados = menos ar admitido.

http://www.imperialclub.com/Repair/Lit/Master/308/page08.htm
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 14:46 por nunompires »
[/URL]

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: HONDA SW-T 400 E 600 - REDUÇÃO DO CONSUMO COM MODIFICAÇÃO NA 2ª AIR-BOX
« Responder #10 em: 13 de Março de 2013, 14:53 »
Mas as opiniões são como os umbigos... cada um tem o seu  _lol_ _lol_

A minha opinião é baseada naquilo que aprendi em algumas formações (agora está na moda dizer workshops)  ;D que tive no âmbito laboral... e que óbviamente também me fazem sentido.

No essencial partilho da opinião que se deve manter a recirculação de gases para a admissão. Só lamento que seja a própria caixa do filtro de ar que sirva de "oil catch tank" e que habitualmente deixa as caixas e admissões cheias de oleo.

DIMAN

  • Visitante
Re: HONDA SW-T 400 E 600 - REDUÇÃO DO CONSUMO COM MODIFICAÇÃO NA 2ª AIR-BOX
« Responder #11 em: 09 de Outubro de 2013, 22:00 »

Citações de nunompires:

"A mota vai demorar mais tempo a aquecer e os vapores de óleo que vem do tubo e até ajudam a lubrificar a parte superior do cilindro deixa de existir."

"Concluindo falto-me dizer que os gazes de que falamos provocam cancro. Muitos deles são também parte dos gases de combustão que passam para o cárter, pois existe sempre uma pequena parte que passa para o cárter e quanto mais o motor tiver folgas mais passa."




Não tinha qualquer informação sobre isto.
Principalmente que os gases em causa provocam cancro.

Agradeço a explicação, está muito bem explicado para quem não percebe muito de mecânica  _pol_ _pol_.

Efectivamente no meu caso notei redução no consumo porque faço muita Auto-estrada, quanto ao arrefecimento nunca notei nada.

Posso é dizer que os companheiros Italianos do SWCI, também têem opiniões e experiências diversas relativas a esta modificação.

Vou tornar a pôr o tubo original.