A mota vai demorar mais tempo a aquecer e os vapores de óleo que vem do tubo e até ajudam a lubrificar a parte superior do cilindro deixa de existir.Abraço
Então e isso quer dizer o quê?Que ao invés do título do tópico, a mota fica a gastar mais? (se demora mais tempo a aquecer....)
A unica vantagem desta recirculação é ambiental. Ao enviar os vapores do óleo outra vez para a admissão vamos queima-los em vez de os enviar directamente para a atmosfera.Tem como inconvenientes sujar a caixa do filtro de ar, sujar a borboleta e admissão, o que a médio prazo pode trazer instabilidade no ralenti. Baixa também muito ligeiramente o rendimento específico da mota uma vez que o ar deve ir o mais fresco possível para dentro do moto (fresco = + denso).
A parte superior do cilindro não necessita de lubrificação, é inclusivamente prejudicial uma vez que provoca a acumulação de carvão e óleo queimado nas sedes de válvulas. A pouca que existe é feita pelos próprios vedantes de válvulas que poderiam ter uma folga maior nos carros que não possuem recirculação, o que não acontece.A recirculação de gases do carter é utilizada apenas como medida ambiental para evitar mais emissões de poluentes. Qualquer motor moderno possui PCV, logo ao ralenti ou a baixas rotações não existe passagem de ar/oleo do carter para a admissão, com pouca ou nenhuma influencia no aquecimento do motor. O alumínio do motor é muito melhor condutor térmico do que o pouco ar que passará, logo a diferença do aquecimento do motor com ou sem recirculação será psicológica.A admissão de ar limpo e fresco é mais importante num motor atmosférico que num motor turbo, o turbo trabalha com taxas de compressão específicas inferiores e possui geralmente intercooler exactamente para arrefecer o ar admitido e comprimido. (foi para isso que o turbo foi criado, para ser utilizado em aviões onde o ar é menos denso e rarefeito).
Nunca disse que valia a pena retirar, concordo a 100% que o CVS deve ser mantido em todas as viaturas de uso diário exactamente, mas unicamente por motivos ambientais e de saúde.Estamos a ter 2 conversas distintas, e a misturá-as.Quanto às vantagens para o motor, não existem excepto alguma diminuição relativamente à temperatura de combustão com o uso da tubagem original. Isto à custa do de algum desempenho do motor. Mais gases recirculados = menos ar admitido.http://www.imperialclub.com/Repair/Lit/Master/308/page08.htm