Autor Tópico: [KYMCO] - Riscos na tampa central do motor  (Lida 17558 vezes)

RCEu

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[KYMCO] - Riscos na tampa central do motor
« em: 15 de Agosto de 2012, 14:44 »
Viva companheiros.


Hoje foi dia de levar a Kymco a tomar banho. Entretanto como já andava à algum tempo para tratar deste assunto e depois de me aconselhar com alguns companheiros, lá fui tentar melhorar os aspecto da tampa central de acesso ao motor.


É que a tampa andava sempre riscada de eu entrar e sair, por causa da sola dos sapatos.


O brico no total demorou cerca de 50 minutos. retirei a tampa com a chave que vem com a scooter, lavei-a com detergente da loiça e água bem quente para remover qualquer gordura e deixei secar bem.


O aspecto em limpo era este:







O material usado foi este. Uma folha de carbono, comprada numa loja de chineses em Massamá, na zona Industrial e que custou 1,95€







Os utensílios par aplicação foram apenas um X-Acto, uma tesoura e um secador de cabelo.


Recortei a folha à medida pretendida e com o auxílio do secador de cabelo comecei a colar a folha de um lado, mantendo-a sempre esticada. Aqui a Paula teve de dar uma ajuda para segurar a folha e retirar as bolhas. Com o secador de cabelo a folha de carbono ia-se tornando mais maleável e mais fácil de aplicar.


Após a aplicação, começou a tomar forma e o resultado foi este:





Em seguida com o X-Acto recolhido, usei o plástico para dobrar os excessos para dentro e com a lâmina recortei por dentro da tampa o que estava a mais. Com a tesoura cortei os cantos e dobrei para dentro, como se faz na forra dos livros. Usei ainda a tesoura para o furo do parafuso e novamente o plástico do X-Acto para o rebordo do furo do parafuso ficar certo, aquecendo sempre com o secador e o resultado final foi este:





E o aspecto final depois de aplicado ficou assim:





Aqui ficam os meus agradecimentos aos companheiros que deram a sugestão de como poderia resolver este brico.


Espero que tenham gostado.




Entretanto, ao retirar a tampa, verifiquei que existia uma ficha desligada e que não consigo fazer a menor ideia para que serve. Alguém me sabe dizer? A ficha é a que se vê na foto a seguir com 2 fios verdes e não encontrei nada onde se pudesse ligar  _pensador_ _pensador_


« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 00:09 por M.Careca »

Offline José

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #1 em: 15 de Agosto de 2012, 16:25 »
Agora podias continuar com o brico para ficar mais personalizada, mas ficou muito bom,  :)) :))
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Offline MIGMATA

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2012, 17:38 »
Está um espectaculo, bom trabalho, só achei mal vir aqui ás compras tão perto da nossa casa e nem uma visitinha a gente mereceu...
Um abraço.
Enfrente seus medos, viva seus sonhos...


RCEu

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2012, 20:26 »
Está um espectaculo, bom trabalho, só achei mal vir aqui ás compras tão perto da nossa casa e nem uma visitinha a gente mereceu...
Um abraço.

Eu sei que são de Tercena (ou Torcena como aparecem nas placas antigas). Mas nem o v/ numero tenho. este fim de semana vou para fora, as depois combinamos uma cafézada.

Abraços

nn_costa

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #4 em: 16 de Agosto de 2012, 11:45 »
Boas,

Parabéns, ficou excelente...  _pol_

Sabes se existe essa mesma folha mas com um padrão que se aproxime mais ao cinzento da tampa? Tenho o mesmo problema na minha burgman 650 e mudar essa tampa custa 80 euros.

Saudações  _pt_
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, 14:24 por nn_costa »

Offline Francisco

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2012, 12:08 »
 _pol_ Ficou mesmo 5*****

Abraços
Vive ao maximo, Gasta o minimo.

RCEu

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #6 em: 16 de Agosto de 2012, 12:27 »
Boas,

Parabéns, ficou excelente...  _pol_

Sabes se existe essa mesma folha mas com um padrão que se aproxime mais ao cinxento da tampa? Tenho o mesmo problema na minha burgman 650 e mudar essa tampa custa 80 euros.

Saudações  _pt_

Viva:

Tive oportunidade de ver alguns padrões e cores mais claras e mais escuras na Norauto. Só que o rolo custava vinte e tal euros _thumbdown_


Por isso decidi aguardar e procurar nas lojas chinesas e encontrei este padrão a 1,95€ e até gostei do contraste com o plástico.


Resta saber se a folha é suficientemente resistente  _pensador_

ZeZeZoom

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #7 em: 16 de Agosto de 2012, 13:01 »
Parabéns pelo brico, Élio, ficou excelente. _pol_ _pol_
50 minutos bem passados. _Rolley_
Resistência?! Vamos a ver, dependerá do cuidado do menino ao passar a perna e o sapatinho, claro. _Rolley_
De qualquer forma, considerando o custo da folha e o valor que a Norauto pede pela mesma, apetece-me dizer que podes rasgar uma dúzia que ainda ficas em casa (com a vantagem de te teres entretido uma dúzia de vezes, na companhia da cara metade, a personalizar o motão). _lool_ _lol_

Joaocruz

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #8 em: 17 de Agosto de 2012, 08:57 »
Boas RCEu,
Muito bonito o brico e também bastante útil para todas as scooters, pois estas tampas são das que mais se riscam nas nossas "meninas".
Esperemos que a folha autocolante dure bastante, pois o maior teste vai ser quando apanhar chuva ou nos dias de maior calor.
Um abraço,
JPC

ElChiquitito

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #9 em: 17 de Agosto de 2012, 10:58 »
Excelente Briko Companheiro.

Também gostei do contraste.

Boas Curvas........ scooter_ scooter_ scooter_

Offline ZeTaurus

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #10 em: 20 de Outubro de 2012, 22:48 »
Companheiro Élio

Uma dica: para se tirar os riscos dos plásticos (desde que não sejam muito fundos, é claro) lavar bem, tal como fizéste.
Passar com uma lixa 1000 ou mais "aguada+sabão ou detergente"…em movimentos circulares até uniformizar toda a superfície.

Depois passar com um secador de cabelo em toda ela e começa a ganhar logo #brilho# (manter o secador sempre esq/dta sem focar para evitar derreter.
Quando estiver "morno" passar ou com óleo do motor embebido num pano sem pelos, ou vaselina líquida ou silicone para tablier, deixar secar.

Dos chineses só a Sym _Rolley_ _lool_

Abraços _convivio_

RCEu

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #11 em: 20 de Outubro de 2012, 23:52 »
Companheiro Élio

Uma dica: para se tirar os riscos dos plásticos (desde que não sejam muito fundos, é claro) lavar bem, tal como fizéste.
Passar com uma lixa 1000 ou mais "aguada+sabão ou detergente"…em movimentos circulares até uniformizar toda a superfície.

Depois passar com um secador de cabelo em toda ela e começa a ganhar logo #brilho# (manter o secador sempre esq/dta sem focar para evitar derreter.
Quando estiver "morno" passar ou com óleo do motor embebido num pano sem pelos, ou vaselina líquida ou silicone para tablier, deixar secar.

Dos chineses só a Sym _Rolley_ _lool_

Abraços _convivio_



 _pol_  Obrigado pela dica.



Offline ZeTaurus

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #12 em: 21 de Outubro de 2012, 14:45 »
Sorry Companheiros but i forgot to say the most important thing: _Rolley_

Isto só resulta com "plásticos sem rugosidade (estilo gravilha, topam?). Porque com este tipo de plásticos, qundo se lixa sai tudo, fica "flat" _thumbdown_

Abraços _convivio_

Offline Paulo Jorge Lopes

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #13 em: 21 de Outubro de 2012, 15:31 »
 _reg_  _pol_ gosto do aspecto do carbono
um abraço
Paulo J. Lopes
Paulo J. Lopes

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Carreta

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #14 em: 08 de Março de 2013, 15:23 »
Companheiro está muito porreiro! _palmas_

Também estava a pensar fazer umas cenas na minha mas na zona de Mafra não arranjo disso...tens ideias se existem mais onde compraste esse?

Abraço

RCEu

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #15 em: 08 de Março de 2013, 15:28 »
Companheiro está muito porreiro! _palmas_

Também estava a pensar fazer umas cenas na minha mas na zona de Mafra não arranjo disso...tens ideias se existem mais onde compraste esse?

Abraço

Não faço a menor ideia. Mas aí em Mafra, quase de certeza que encontras no Continente sem ser àqueles preços exorbitantes que me pediram na Norauto.

Entretanto o autocolante já está todo riscado e a precisar de ser substituído. Vou pensar noutra solução e se resultar depois digo qualquer coisa.

Carreta

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #16 em: 08 de Março de 2013, 15:35 »
Não faço a menor ideia. Mas aí em Mafra, quase de certeza que encontras no Continente sem ser àqueles preços exorbitantes que me pediram na Norauto.

Entretanto o autocolante já está todo riscado e a precisar de ser substituído. Vou pensar noutra solução e se resultar depois digo qualquer coisa.

Obrigado pela dica  _pol_

rodrigues1

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #17 em: 08 de Março de 2013, 17:49 »
Citar
Entretanto, ao retirar a tampa, verifiquei que existia uma ficha desligada e que não consigo fazer a menor ideia para que serve. Alguém me sabe dizer? A ficha é a que se vê na foto a seguir com 2 fios verdes e não encontrei nada onde se pudesse ligar

Se são dois fios da mesma cor, eu arriscaria afirmar que é a ficha onde se liga um interruptor para ler o sinal intermitente do código da avaria,( EFI ) atrás debaixo do banco junto á bateria, tem outra para ligar ao Aparelho de Diagnóstico, essa eu sei porque tenho um aparelho desses que além da SYM também dá para a Kymco 250 e 500, Suzuki e Yamaha. e mostra a dita ficha preta onde se liga.





RCEu

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #18 em: 08 de Março de 2013, 17:56 »
Se são dois fios da mesma cor, eu arriscaria afirmar que é a ficha onde se liga um interruptor para ler o sinal intermitente do código da avaria,( EFI ) atrás debaixo do banco junto á bateria, tem outra para ligar ao Aparelho de Diagnóstico, essa eu sei porque tenho um aparelho desses que além da SYM também dá para a Kymco 250 e 500, Suzuki e Yamaha. e mostra a dita ficha preta onde se liga.






Eu peço desculpa por não ter feito o follow up desta informação. Na oficina foi-me dito que esta ficha serve para desactivar a ficha que desliga a scooter no descanso laterar.

Não me foi dito mais nada, mas fiquei com a ideia que o sistema é desligado embora a luz de aviso de descanso lateral se mantenha no painel.

rodrigues1

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #19 em: 08 de Março de 2013, 18:53 »
Citar
Eu peço desculpa por não ter feito o follow up desta informação. Na oficina foi-me dito que esta ficha serve para desactivar a ficha que desliga a scooter no descanso laterar.

Não me foi dito mais nada, mas fiquei com a ideia que o sistema é desligado embora a luz de aviso de descanso lateral se mantenha no painel.

Sendo assim, ficas mais descansado sabendo que não falta nada e até ficas com um brico já feito pelo fabricante, caso queiras colocar o descanso sem desligar o motor.

No Programa do Aparelho de Diagnóstico mostra a fotografia da Ficha principal onde se liga o Aparelho que está junto da bateria, para leitura e reparação de erros da centralina, mas falta essa ficha parecida com a da SYM que mostraste na imagem, por isso arrisquei afirmar que poderia ser a ficha de leitura de erros, embora não tivesse a certeza.

Abraço

RCEu

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #20 em: 08 de Março de 2013, 21:37 »
Sendo assim, ficas mais descansado sabendo que não falta nada e até ficas com um brico já feito pelo fabricante, caso queiras colocar o descanso sem desligar o motor.

No Programa do Aparelho de Diagnóstico mostra a fotografia da Ficha principal onde se liga o Aparelho que está junto da bateria, para leitura e reparação de erros da centralina, mas falta essa ficha parecida com a da SYM que mostraste na imagem, por isso arrisquei afirmar que poderia ser a ficha de leitura de erros, embora não tivesse a certeza.

Abraço

Essa ficha que mencionas, na minha, fica de facto junto da bateria, por baixo do banco, na parte de trás do cofre.

Offline leonor

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #21 em: 08 de Março de 2013, 21:43 »
Companheiro está muito porreiro! _palmas_

Também estava a pensar fazer umas cenas na minha mas na zona de Mafra não arranjo disso...tens ideias se existem mais onde compraste esse?

Abraço

podes encontrar no chines em frente ao parque ministro dos santos. mas existem em quase todos os chineses e em varios tamanhos e larguras. tambem tens na malveira varios
Leonor Câmara (127)

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #22 em: 08 de Março de 2013, 21:51 »
podes encontrar no chines em frente ao parque ministro dos santos. mas existem em quase todos os chineses e em varios tamanhos e larguras. tambem tens na malveira varios

Também eu pensava que arranjava já vi em 4 chineses em Mafra, na Ericeira na Malveira e na Venda e zero :-\


optio

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #23 em: 04 de Abril de 2013, 16:38 »
Boas élio estive a ver este tópico e reparei que mencionas-te que já tens uns riscos na pelicula. A pergunta que faço, visto já ter sido feito o brico em Agosto, é se a pelicula descolou ou se deu indicios de começar a descolar.
Gostava de fazer algumas aplicações na minha SYM e queria saber se é duradoura ou não a solução?

Boas curvas :)

RCEu

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Re: Riscos na tampa central do motor
« Responder #24 em: 04 de Abril de 2013, 20:02 »
É de facto resistente e não tem sinais de querer sair.


Os riscos são motivados pelas botas. Nada mais.