Autor Tópico: "Rale" da gasolina  (Lida 14927 vezes)

Burras

  • Visitante
"Rale" da gasolina
« em: 06 de Agosto de 2012, 11:24 »
Bom dia!

Comecei a semana da "melhor" maneira... após cerca de 6400 km's a MaRia resolveu pregar-me uma partida.

Ia eu muito tranquilo a descer a Avenida da Liberdade quando ao parar nos sinais de um dos cruzamentos (o penúltimo ao chegar aos restauradores) a mota se desliga... Fiquei a olhar com ar de pasmado e... vai de tentar por a mota a trabalhar e... nada. Dava sinal mas não ligava  _pensador_

Saí rapidamente da estrada e pus a mota em cima do passeio, tentei mais uma vez ligar a mota e... nada  _thumbdown_

Liguei para a assistência em viagem, pedi o reboque e esperei (tenho a dizer que foi um serviço bastante rápido, esperei cerca de 20 minutos  _pol_).

Pedi para deixarem a mota na MotoJet.
Ao chegar, expliquei ao mecânico o que se tinha passado, ele deu uma olhadela, tentou por a trabalhar e levou a mota para dentro da oficina.

Passados 10 minutos já ouvia de novo a MaRia a funcionar! She LIVES!  _lool_ (como ainda está na garantia, não tive custos eheh)

Resultado, o que ele chamou de "rale" (não faço ideia se será assim que se escreve) da gasolina estragou-se... como a gasolina não chegava ao motor, a moto não pegava.  :-?

Já aconteceu a alguém?
Alguém me consegue explicar ao certo que peça é esta? Como funciona? Se é habitual estragar-se?

Já agora... esta pequena viagem à MotoJet valeu por ter visto a nova Daelim 250cc acabada de desembrulhar  _lool_
Tenho a dizer que gostei bastante de ver a mota ao vivo... gosto bastante do escape novo  _pol_ de resto é o que já sabemos, praticamente idêntica à S3 125cc  scooter_


Cumps.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #1 em: 06 de Agosto de 2012, 12:48 »
Olá.
Já li por aqui um relato igual e que a motojet "resolveu" da mesma forma....afirmando que era da gasolina.
Infelizmente o problema era mesmo da bomba que puxa a gasolina (voltou a acontecer) e só foi resolvido noutra oficina.
Pesquisa que encontras o relato.
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Burras

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #2 em: 06 de Agosto de 2012, 15:10 »
Boas,

Obrigado pela resposta.

Julgo ter encontrado o tópico que mencionou, mas (caso tenha sido o correcto) parece-me que o "problema" é algo diferente.
Pelo menos para já (depois da substituição da tal peça) a mota parece estar a andar e a responder bem... Espero que se mantenha assim :)

Cumps.

nneves2

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2012, 15:35 »
Pois foi. Bem que olhei a ver se era alguém conhecido ou via o tó. Como já estava em cima do reboque, e o companheiro dentro do reboque não me preocupei em oferecer ajuda. Eu passei com o Tricicolo nesse semáforo para inverter a marcha.

Burras

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #4 em: 06 de Agosto de 2012, 16:19 »
Pois ainda não há Tó para mostrar  _thumbdown_ Tenho de ver se apareço num dos encontros e se actualizo o "bacalhau" da MaRia  _pol_

De qualquer maneira vale pela intenção  _palmas_

Cumps.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #5 em: 06 de Agosto de 2012, 19:34 »
Olá.
Independentemente do real problema, essa da gasolina comigo dificilmente pega.
Já fui responsavel por receber o combustivel numa das estações da empresa que trabalho (4 camiões por semana) que vinham directos da Galp e tive diversas vezes a conversa sobre as ditas marcas brancas com os motoristas que conduziam os camiões. A resposta foi sempre a mesma...a gasolina/diesel que vai para essas marcas brancas sai do mesmo lugar que as ditas de marca. Apenas não leva os aditivos especificos das marcas mas cumprem todas as normas exigidas.
Assim sendo nem com essas gasolinas serve-me de justificação para problemas de paragens de motores mais num veiculo novo. Claro que impurezas pode sempre existir, principalmente por má manutenção ou algum tipo de contaminação dos despositos. Mas penso que todas as motos tem filtro de gasolina no deposito para impedirem tal.....

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

nneves2

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #6 em: 06 de Agosto de 2012, 20:40 »
Olá.
Independentemente do real problema, essa da gasolina comigo dificilmente pega.
Já fui responsavel por receber o combustivel numa das estações da empresa que trabalho (4 camiões por semana) que vinham directos da Galp e tive diversas vezes a conversa sobre as ditas marcas brancas com os motoristas que conduziam os camiões. A resposta foi sempre a mesma...a gasolina/diesel que vai para essas marcas brancas sai do mesmo lugar que as ditas de marca. Apenas não leva os aditivos especificos das marcas mas cumprem todas as normas exigidas.
Assim sendo nem com essas gasolinas serve-me de justificação para problemas de paragens de motores mais num veiculo novo. Claro que impurezas pode sempre existir, principalmente por má manutenção ou algum tipo de contaminação dos despositos. Mas penso que todas as motos tem filtro de gasolina no deposito para impedirem tal.....

Um abraço,

Acho que aqui ninguém refere que o problema era da Gasolina, mas segundo entendo de um Relé logo algo da parte eléctrica.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #7 em: 06 de Agosto de 2012, 23:25 »
olá.
Se falam de relé já não está cá quem falou.....li rale e levei como reles ....
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

power_of_night

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #8 em: 07 de Agosto de 2012, 01:02 »
Estou a ver que o "Rélé" da bomba é algo comum nas Daelim em geral, tenho um colega que tem uma Roadwing e a mota começo por falhar varias vezes em andamento ( a unica diferença para o teu caso é que pegava há 3ª ou 4ª tentativa), nunca acendeu luz de erro até a 2 dias atraz e a causa foi mesmo o "Rélé"....

nneves2

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #9 em: 07 de Agosto de 2012, 08:25 »
olá.
Se falam de relé já não está cá quem falou.....li rale e levei como reles ....
Ha Ha HA... A escrita e a leitura tem destas por vezes. Uns a falar de uma coisa, outros a entender outras. Eu como não vi essa associação "Rale", "Reles" não percebi onde tinhas ido buscar a ideia.

Estou a ver que o "Rélé" da bomba é algo comum nas Daelim em geral, tenho um colega que tem uma Roadwing e a mota começo por falhar varias vezes em andamento ( a unica diferença para o teu caso é que pegava há 3ª ou 4ª tentativa), nunca acendeu luz de erro até a 2 dias atraz e a causa foi mesmo o "Rélé"....

Na S2 também existe esse problema. Na volto o sistema é o mesmo nelas todas. Se for já tinham mais do que tempo para terem já corrigido esse erro de projecto.

Burras

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #10 em: 07 de Agosto de 2012, 09:32 »
Boas,

A viagem ontem para casa correu sem problemas, assim como hoje para o trabalho (em conjunto dá cerca de 70 km's) e até ver a mota está a rolar sem problemas  _pol_

...tenho um colega que tem uma Roadwing e a mota começo por falhar varias vezes em andamento...

A falhar em que sentido? A minha S3 por vezes em falhas durante a aceleração e até solta uns pequenos rateres... já li pelo fórum que normalmente trocar a vela por uma de iridium resolve isso... parece-me que é a próxima "alteração" a fazer  :-?


Cumps.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #11 em: 07 de Agosto de 2012, 11:52 »
Boas,

A viagem ontem para casa correu sem problemas, assim como hoje para o trabalho (em conjunto dá cerca de 70 km's) e até ver a mota está a rolar sem problemas  _pol_

A falhar em que sentido? A minha S3 por vezes em falhas durante a aceleração e até solta uns pequenos rateres... já li pelo fórum que normalmente trocar a vela por uma de iridium resolve isso... parece-me que é a próxima "alteração" a fazer  :-?


Cumps.

Olá.
Duvido que as velas de iridium resolvam algo para além da duração das mesmas...
Dêem um olho neste tópico e em relação aos materiais é 100% verdade:

http://moto125cc.forumotion.com/t3534-velas-toda-a-controversia-cobre-platina-ouro-prata-nickel-iridium-aco

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Burras

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #12 em: 07 de Agosto de 2012, 12:16 »
Olá.
Duvido que as velas de iridium resolvam algo para além da duração das mesmas...
Dêem um olho neste tópico e em relação aos materiais é 100% verdade:

http://moto125cc.forumotion.com/t3534-velas-toda-a-controversia-cobre-platina-ouro-prata-nickel-iridium-aco

Um abraço,

Boas,

Obrigado pela dica, muito bom post!  _pol_
Acaba é por ir contra a tudo o que andava a ler em relação a isso  _lol_

Cumps.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #13 em: 07 de Agosto de 2012, 14:28 »
Sem ter lido o post aqui indicado sobre velas, posso-te dizer que de acordo com a minha experiência com uma S3, as falhas de potência ao arrancar (depois de reduzir a velocidade e quase parar) e os rateres (grandes!) ACABAM com a instalação de uma vela de iridum.
Os rateres (no caso da minha S3) não terminaram completamente mas diminuíram muito de intensidade e frequência.

Abraço.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Burras

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #14 em: 07 de Agosto de 2012, 14:40 »
Tenho de falar com o mecânico da MotoJet a ver o que me diz acerca disso...

É que já por duas vezes fiquei em "maus lençóis" por falhas na aceleração... por exemplo num cruzamento em que a mota demorou uns bons segundos a responder  _thumbdown_

Offline Milharada

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 183
  • Localidade: Almada
  • rodas a rodar sem precauços
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra /burgman 650
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #15 em: 07 de Agosto de 2012, 16:29 »
Companheiro eu tenho uma S3 e a minha após os 3000 kms começou a fazer fosso ao arrancar e por vezes ate se ia abaixo. Depois o mecânico limpou a vela, esfregou com uma escova de arame e deu'lhe uma ou duas marteladas no pólo, pois disse'me que estava um pouco aberto, ficou boa e hoje com 10.000 kms continua sem qualquer problema.  _convivio_
Daelim S3 de Set 2011 a Set 2012
Honda SW 400 desde Set 2012 e 2021 suzuki burman, honda integra

Burras

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #16 em: 07 de Agosto de 2012, 17:02 »
Companheiro eu tenho uma S3 e a minha após os 3000 kms começou a fazer fosso ao arrancar e por vezes ate se ia abaixo. Depois o mecânico limpou a vela, esfregou com uma escova de arame e deu'lhe uma ou duas marteladas no pólo, pois disse'me que estava um pouco aberto, ficou boa e hoje com 10.000 kms continua sem qualquer problema.  _convivio_

Essa solução agrada-me bastante... até porque será menos dispendiosa eheh

Parece-me que ainda esta semana vou à oficina :D

Obrigado pela dica  _pol_

power_of_night

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #17 em: 08 de Agosto de 2012, 00:46 »
Boas,

A viagem ontem para casa correu sem problemas, assim como hoje para o trabalho (em conjunto dá cerca de 70 km's) e até ver a mota está a rolar sem problemas  _pol_

A falhar em que sentido? A minha S3 por vezes em falhas durante a aceleração e até solta uns pequenos rateres... já li pelo fórum que normalmente trocar a vela por uma de iridium resolve isso... parece-me que é a próxima "alteração" a fazer  :-?


Cumps.

Dou-te o exemplo mais grave, em pleno tabuleiro da 25 de Abril, ia a andar normamente até que a mota começa a baixar as rotações até se desligar, embraiou a mota para deixar seguir com o balanço e só a 4ª tentativa é que a mota pegou e veio até a expo...

Burras

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #18 em: 14 de Agosto de 2012, 16:39 »
Bem parece que a semana passada foi a semana em que aconteceu tudo (ou quase tudo).

Depois da MaRia ter dado uma voltinha de reboque (aparentemente por causa da válvula da gasolina) eis que na quarta começou a fazer uma barulheira enorme, como se o escape se tivesse soltado.

Lá fui eu novamente à MotoJet... Resultado:

 - Pernos que ligam o escape ao motor soltos;
 - Cinoblocos gastos  _confuso_

Depois de o mecânico da MotoJet passar umas horas de volta dela, lá ficou tudo em ordem...

Mas... para ser sincero, para uma mota nova comprada em Março e que conta nesta altura com cerca de 6500 km's, acho que se começa a notar a "fraca" qualidade das peças das motas Daelim  _thumbdown_

Boas curvas a todos  scooter_

zexalex

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #19 em: 28 de Setembro de 2012, 08:54 »
Os rateres no me caso terminaram por completo com a vela nova (que é de iridium, até porque na Motojet nem tinham outras e de qq modo a diferença de preço é irrisória).

Burras

  • Visitante
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #20 em: 28 de Setembro de 2012, 11:24 »
Da última vez que fui à oficina também pedi para me mudarem a vela, puseram a de iridium e os rateres desapareceram :D


Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: "Rale" da gasolina
« Responder #21 em: 28 de Setembro de 2012, 13:38 »
Também sofri desse problema e uma ida á Motojet e trocar a vela por uma de iridium resolveu o problema dos rateres e de ela se ir abaixo quando desalecerava para parar.
Abraços _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_