Instalação de 4 piscas em SW-T
Instalação básica que pode ser feita em casa, com alguma paciência, poucos recursos e muito económica, apenas comprei o interruptor.
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=324_958_959&products_id=55262Ferramentas utilizadas:
-2 limas, uma mais fininha e pequena que foram usadas para abrir o buraco do interruptor
-Xacto.
-Alicate de pontas.
-Tesoura
-Estanho para soldar
-Ferro de soldar
-Fita isoladora
-Chave estrela
-não aparece na foto:
-Fio elétrico rígido, para fazer de guia
-Cordel para puxar os fios
-Multimetro
Material utilizado:
1 Interruptor (já descrito)
Fio de som auto, para fazer as ligações
1 cinta plástica
Mão á obra.
1º retirar a tampinha onde vai ser instalado o interruptor, esse espaço era reservado ao interruptor de luzes mas como a lei obriga a andar sempre de luz acesa a marca aboliu o dito interruptor mas o espaço ficou lá.
Desmontar/abrir a peça que alberga os interruptores de corte de corrente e botão start, e que ira receber também o botão 4 piscas, desapertando dois parafusos na parte de baixo, atenção que eles são diferentes no seu comprimento (no fim montar corretamente cada um no respetivo lugar.
Com o recurso ás duas limas e a partir do buraquinho que já lá está, abrir o buraco para caber o interruptor (aqui precisei de muita, muita paciência).
ATENÇÃO: ao abrir o buraco, não abrir muito para cima e nada para a direita.
PORQUE? Porque se abrem muito para cima quando for a fechar aquilo tudo, o nosso botão “intruso” vai bater no botão de corte de corrente e aquilo depois não fecha, abrir apenas para a esquerda para que o nosso botão não fique com os terminais em contacto com o tubo do guiador, aquilo fica tudo á justa mas atenção que toda a estortura da mota é massa (negativo da bateria), por precaução no final meti um pouco de camara de ar da bicicleta entre o tubo do guiador e os terminais do interruptor, e ainda inclinei os outros terminais para baixo, tudo para não vir a ter surpresas desagradáveis.
Desmontar os plásticos que cobrem o guiador desapertando os dois parafusos junto aos manómetros e depois é tudo encaixes, cuidado para não partir nada.
Comecemos com as ligações elétricasXantar o interruptor --o lado do xante deve depois na montagem ficar virado para a direita, para não encostar no tubo do guiador.
Ligações ao interruptor- depois do xante, basicamente fica-se com um interruptor com apenas 3 ligações possíveis, soldar fios com tamanho QB, é preferível sobrar que faltar e o excesso corta-se.
Vamos montar tudo.-Pegar no interruptor já com os fios soldados inserir os fios e finalmente o interruptor.(em cima foto com o botão já no local definitivo)
-Conseguirão ver por baixo do tubo do guiador uma cinta plástica que aperta a “manga” por onde passam todos os fios, a cinta vai ter que ser cortada, com atenção vê-se também um parafuso que aperta uma chapinha que impede a “manga” de sair do local, esse parafuso tem que ser bastante aliviado.
Na parte que fica escondida pelos plásticos que cobrem o guiador cortar a “manga” de maneira a permitir a saída dos fios a instalar, com recurso a um fio elétrico rígido (a fazer de guia) inseri-lo na “manga”(eu inseri pelo punho)até chegar ao corte feito, atar um cordel á ponta da “guia” e puxa-la no sentido contrario de modo a trazer o cordel para o punho, desatar a guia e atar os 3 fios do interruptor e puxar os fios por dentro da “manga” saindo estes pelo corte, assim não ficam fios á mostra, tapar o corte com fita isoladora, instalar nova cinta plástica e apertar o parafuso que segura a manga.
A parte mais melindrosa.
Ligações á cabelagem da mota.
Do punho esquerdo também sai uma “manga”, também essa manga deve ser cortada na parte que fica encoberta pelos plásticos que tapam o guiador, para ter acesso á cabelagem dos piscas, aqui depois de analisar o esquema elétrico e confirmar com multímetro, são utilizados os fios: CINZENTO, laranja e azul claro.
Não me responsabilizo por erros de ligação, nesta mota as cores são estas, foi confirmado com multímetro e bate certo com o esquema eléctrico.
http://vaqdellelica.altervista.org/SWT400/SchemaElettricoModificatoHondaSWT400_2010.pdfFIO CINZENTO obrigatoriamente ligado ao xante.
Fios laranja e azul claro, ligados aos outros dois terminais.
Fazer as ligações e isolar independentemente os 3 fios.
Meter tudo para dentro da “manga” e isolar tudo no final
Testar (obviamente pode-se ir testando, eu também o fiz, teste final e o vídeo também).
video:
Duvidas e ou esclarecimentos terei todo o gosto.
Com esta já vai na 3ª montagem e até á data nada falhou.