Vou tentar responder á tua questao
Primeiro que tudo, sempre que se enche, existe sempre algum ar por dentro do deposito, principalmente na chamada boca do deposito ou "gargalo". Se o deposito fosse tipo gargalo de garrafa/garrafao, sim terias enchido ate cima e nao existia nenhum tipo de ar la dentro.
Como sao feitos numa forma "oval" o gargalo fica um pouco mais para baixo fazendo com que exista sempre um pouco de ar no topo do deposito.
Se meteres gasolina e a Maxi estiver no descanso central, depois de encheres se abanares um pouco a Maxi vais constatar que borbulha sempre um pouco de ar e a gasolina desce um pouco.
Mas penso que isso nao tem nada a ver com A MEDIA que podes fazer ou nao, pois as contas sao feitas semrpe á quantidade de gasolina metida +/- ate ao topo.
A gasolina que metes é com ela que fazes as contas, dou exemplo.... (e claro que sao medias relativas)
Enches o deposito e levou 10L (este nao conta) e andas 300km, mas depois so metes 9L e andas somente 295km mas depois voltas a meter 11L e andas-te perto de 350km e metes-te 11L outra vez........(é apenas uma suposiçao)
Fazendo as contas.....
Andas-te 300km com 9L = 3,0 L aos 100km
Andas-te 295km com 11L = 3.7 L aos 100km
Andas-te 350km com 11L = 3,1 L aos 100km
3,0 + 3,7 + 3,1 / 3 = 3,26L aos 100km (media)
(Penso que é assim que se faz as medias)
Por isso nao te podes regular somente com o estar cheio, mas sim com varios valores entre as medias. E normalmente enchendo sempre da mesma maneira é como se estive-se sempre a encher ate ao topo.
Tbm se pode dar o caso de haver uma fuga pelo tampao ou por um tubo que ha de respiro, as vezes isso acontece e ja ha alguns relatos de membros que tinham a abraçadeira desse tubo desapertado e tinham uma pequena fuga originando alguma perca de gasolina.
Se te cheira a gasolina é preferivel em ir a uma oficina ver se ha ou nao um problema nas braçadeiras ou mesmo o deposito furado. (tbm ja houve um caso de deposito furado)
Espero ter elucidado ou ajudado em algo.
Boas curvas