Autor Tópico: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas  (Lida 14439 vezes)

power_of_night

  • Visitante
[GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« em: 13 de Junho de 2012, 22:53 »
Boas pessoal...

A Minha GTS desde nova que andando a baixas velocidades sentia o disco da frente a roçar nas pastilhas, foi ao stand e disseram que era normal que com o passar dos km a coisa desaparecia...

quando chegou a altura da 1ª revisão falei novamente no problema, e segundo eles passaram lixa nas pastilhas e um spray "Anti-Barulhos"... a coisa andou bem durante uns dias mas depois voltou ao mesmo.. agora com 2500km para alem do barulho a baixa velocidade, quando travo p/ex a descer para a garagem.. começa a fazer um barulho tipo ferro com ferro, como se fosse um travão de "panela" velho carregado de ferrugem  _thumbdown_

Alguém tem uma ideia para resolver o problema...
« Última modificação: 13 de Junho de 2012, 22:53 por power_of_night »

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #1 em: 13 de Junho de 2012, 23:06 »
Faz uma coisa! com a  scooter_ no descanso central com o motor desligado, presiona a manete do travão e de seguida faz girar a roda para ver se esta ficou ligeiramente presa!!! antes,
arranja alguém para levantar a frente da  scooter_, assim, e como não há barulho de motor a funcionar, pode ser que localizes o problema.
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

power_of_night

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #2 em: 14 de Junho de 2012, 10:01 »
Já fiz esse teste ( esquecime de meter no primeiro tópico  :-\ ) o barulho vem mesmo do travão da frente, ao rodar a roda ouve-se logo o disco a roçar nas pastilhas... a minha questão é se alguem sofre do mesmo mal, e se alguem tem alguma ideia para o resolver..

pedro diniz.

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #3 em: 14 de Junho de 2012, 10:02 »
Bom dia companheiro  _pol_ as pastilhas podem tar vidradas  :-\ a  ideia do companheiro Jose e boa  _pol_
Boas curvas scooter_ _pt_

Miguel Xavier

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #4 em: 14 de Junho de 2012, 10:13 »
boas companheiros
este chamou-me atençao, pois a minha ainda nem a 1º revisao dos 1000km e sofre desse mesmo problema.
a ler isto quando for ao stand/oficina , ja sei como abordar a situaçao

jorgeborges

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #5 em: 14 de Junho de 2012, 11:23 »
A minha tambem fazia isso........ agora com 120000km ainda faz..... mas menos vezes 8)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #6 em: 14 de Junho de 2012, 12:36 »
Oh pessoal, eu nao estou a perceber bem.....

Faz barulho a travar como assim ?

Chiam constante quando se carrega na manete de travao? Isso é pastilhas (de rijas e de má qualidade) quando trocarem para umas pastilhas boas esse problema passa.
Tbm podem ficar vidradas se andarem com a mao na manete ligeiramente a travar (nao se apercebem disso) faz com que as pastilhas fiquem vidradas e chiem.

Fazem um barulho inconstante ...somente quando passam num certo ponto e que fazem barulho? Entao é disco empenado e podem acionar a garantia, esse é um dos defeitos das SYM gts...algumas vem com empenos vai-se la saber pq  _pensador_

Tbm tem de perceber que....
Nos enlatados nao se ouvem tanto esses barulhos pq esao sentados no interior, normalmente com o radio ligado.
Quem já andava de mota, andava certamente numa 50cc que nem travao de disco tem.
Ha quem tenha bicicletas com travao de disco tbm á frente, mas o peso, a velocidade e tudo o resto é diferente.

Por isso tenham atençao somente no seguinte....
Se é um barulho inconstante o mais normal é disco empenado....é melhor trocar pq nao é bom andar assim, degrada as bombas e as pastilhas desgastam mais facilmente.
Se o barulho é constante ou trocam de pastilhas e vem se o barulho desaparece ou minimiza.
Nao ha spay´s "anti-barulhos", ha é spay de limpeza ou de lubrificaçao, que deve ter sido isso que usaram, mas volta tudo ao mesmo.
Ahhh.... prestem tbm atençao se as pastilhas nao estao já demasiado gastas, pode a de fora parecer que esta boa mas a de dentro (+junto da roda) podem estas completamente gastas e aí sim, estao a danificar o disco e a ouvir barulho em excesso.

Espero ter ajudado.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

power_of_night

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #7 em: 19 de Junho de 2012, 23:22 »
Boas...

o barulho é de vez em quando, principalmente quando vou a descer para a garagem... vai num roçar constante tipo "ferro com ferro" (...rrrrrrrr...), ao meter no descanso e metendo a roda a rodar com a mão, só faz de vez em quando (..zing...zing..)

 Aquilo que me explicarão sobre o disco empenado é que se nota a manete a trepidar e no meu caso não faz isso...  ???_

quanto ao spray... falei pelo que li na folha de obra... "spray anti-barulho"...  8)

obrigado a todos pelas opiniões, e peço aqueles que estão com o mesmo sintoma que quando tiverem um feedback da oficina venham aqui partilhar...

A mota tem agora 2500km, o meu objectivo é ouvir os feedback das pessoas para não ir as cegas a oficina, da ultima vez a resposta foi "é normal todas fazem isso..."
« Última modificação: 19 de Junho de 2012, 23:25 por power_of_night »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #8 em: 23 de Junho de 2012, 17:43 »
Deixa-me dizer-te. So se sente a manete a vibrar se o empeno for elevado. Tu tens ai um pequeno empeno, que so roça num certo ponto. Requer um disco novo e acabou-se a conversa!
Eles que mudem de fornecedor de discos.
Quanto ao ferro no ferro verifica a espessura das pastilhas.
Se a mota não estivesse na garantia, dizia para não ligares, pois parece-me um empeno mínimo, e não vali a pena estares a trocar. mas estando na garantia, a única razão que vejo para so tocar as vezes é mesmo essa...
« Última modificação: 23 de Junho de 2012, 17:50 por nunompires »
[/URL]

power_of_night

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #9 em: 24 de Junho de 2012, 14:23 »
Ok, obrigado!

j_tiago_oliveira

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2012, 14:53 »
Boas,

A minha SYM GTS também tem este mesmo problema. Ainda no Sábado fui fazer a revisão dos 9.000 e disseram-me que esse barulho é "normal".
A mim, sinceramente, não me parece nada normal. Vou tentar ver se o disco está empenado ou se consigo ver se as pastilhas estão demasiado gastas.

Saudações a todos os companheiros

nunoneiva

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2012, 15:45 »
Boas,

Na minha sentia-a mesmo a vibrar quando travava com o da frente. Disco empenado e trocado ao abrigo da garantia. Já não vibra mas de vez em quando sinto o roçar das pastilhas no disco, após fazer uma travagem forte. A minha tem 10 500km. Parece que é mesmo feitio.

Cump.
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 15:46 por nunoneiva »

JMarques

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #12 em: 28 de Julho de 2012, 01:23 »
Pois é...... o maçarico aqui andou perto de 1 a 2 meses com um chiar na roda traseira sem lhe prestar muita atenção. Resultado, disco "comido" pelo lado de dentro e com um ligeiro empeno que só se começa a notar a partir dos 70Km/h  _Zang_
Agora tenho que mudar o disco e como é claro as pastilhas.  _Zang_

Lição aprendida à força, mas aprendida.  _corado_

yoshi

  • Visitante
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #13 em: 11 de Agosto de 2012, 10:55 »
A minha as vezes tb faz um barulho ritmado que vem de certeza do travao da frente. Porem caregando varias vezes e largando a manete ele desaparece.

O barulho é esporadico , e aparece quase sempre em descidas acentuadas em que é necessario frenar em modo continuo com o disco mais quente. Creio que o problema está no recuo da pastilha. Carrego tres ou 4 vezes seguidas e o barulho cessa.


Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: [GTS 125I ]Disco a roçar nas pastilhas
« Responder #14 em: 11 de Agosto de 2012, 11:56 »
 _convivio_ companheiros por vezes existem problemas
que nao sao problemas e todas as marcas têm 
é so ir ha oficina e se estiver na garantia a marca assume
os barulho no travao de tras é a pinça que é flutuante
e com o desgaste da pastilha pode fazer barulho
se tiverem alguma desconfiança vao a outra oficina
da marca pra tirar duvidas
um abraço
Paulo J. Lopes
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?