No segmento das Maxiscooters ligeiras a SYM apresenta sua nova GTS 300iJá conhecida e reconhecida pela sua excelente relação qualidade/preço, esta nova versão da GTS oferece outros argumentos. Novos plásticos, novo chassis e novo motor, vejamos o que vale esta SYM GTS 300i.
A saga GTS continua! Vamos testar a terceira versão deste sucesso de TaiwanSe o desenvolvimento da versão anterior (Evo), foi uma evolução do primeiro modelo, reconhecido pelo seu farol redondo (daí o seu apelido de "Ciclope"), desta vez tudo é diferente! Assim, a GTS muda radicalmente de aparência, vê o seu chassis redesenhado e motor de 300 cm3 refinado para aumentar o seu desempenho. Antes de nos sentarmos aos comandos temos de reconhecer o impacto visual acentuado pela nova tendência desportiva. Longe vão as formas arredondadas da versão antiga e surgem agora as linhas tensas e os equipamentos de última geração.
Na frente, com as suas óticas alongadas, os seus espelhos amplos que incorporam agora os indicadores de mudança de direção, e a presença de luzes de nevoeiro nas laterais, permitem à GTS ganhar novo carisma. Por trás a constatação é idêntica. De aspeto moderno, a carenagem integra agora um conjunto ótico grande e particularmente visível, usando um grande número de LEDs como na frente. A nova SYM GTS tem bom aspeto mas será que só o look é que conta? Fizemos centenas de quilómetros em Paris para avaliar os seus pontos fortes/fracos.
Assento de primeira classe para os condutores de estatura média Como a sua antecessora, a nova GTS destaca-se pela sua excelente habitabilidade e conforto. O assento, colocado a apenas 760 milímetros do solo, não poderia ser mais acessível, permitindo que quase todos os tipos de condutor possam manter os dois pés bem apoiados no chão. O revestimento do assento é bom, no entanto, percebe-se que é diferente do anterior em composição, pois é um pouco mais firme. Os punhos do guiador são confortáveis e os comandos estão facilmente acessíveis. Existe um botão para abrir o assento no lado esquerdo do guiador que poderia ter sido trocado pelo botão das luzes de emergência (4 piscas) que se encontra por baixo do guiador, uma vez que é necessário tirar os olhos da estrada para procurar este último e, em seguida, é preciso tirar a mão esquerda do guiador para o acionar. Em situação de emergência todas estas ações demoram tempo que pode ser crucial. Esta incongruência existia já no modelo antigo, e teria sido agora uma boa oportunidade para a eliminar.
Apesar do espaço para colocação dos pés ser generoso a nova GTS 300i não é muito adequada para os condutores de medidas mais generosas. O condutor deste ensaio com uma altura de 183 cm, sentiu-se um pouco apertado dada a proximidade do escudo frontal e ainda devido aos punhos do guiador estarem ligeiramente inclinados para o condutor. Com a abertura feita nos flancos pode-se esticar as pernas, mas a extensão do piso está muito alta para se puder sentir um verdadeiro conforto. Possivelmente os condutores de estatura média encontrarão mais facilmente uma posição cómoda de condução.
Uma boa ferramenta para enfrentar a cidadeAs alterações exteriores são seguidas por alterações também no interior. O novo motor destaca-se pela sua suavidade ao ralenti. A resposta do acelerador não é instantânea, mas sente-se passados poucos metros, sendo evidente a alteração para os 278,3cc (263,7cc na versão anterior). A potência é abundante e desenvolve-se de forma bastante linear, e como a máquina não é particularmente pesada (193 kg), a sua relação peso/potência é uma vantagem. Na cidade, a nova SYM GTS 300i transforma-se numa arma formidável para se deslocar de semáforo em semáforo. Apesar de não ser uma rainha das acelerações, pois uma Yamaha X-Max 250, ou até mesmo uma Kymco Downtown 300i, estão melhor preparadas para descolar, a GTS rapidamente as apanha. Como possui um conjunto bastante harmonioso e ágil, a densidade de tráfego citadino não representa qualquer problema.
Os travões também possuem grandes qualidades: potentes e progressivos. Na manete esquerda possui travagem combinada, e como a distribuição é cuidadosa, esta GTS de 2012 é de comportamento tranquilizador. A sua trajetória de travagem linear e o facto de mergulhar pouco, mesmo quando a travagem é violenta, também conferem uma sensação de segurança.
Pontos Fortes: a sua segurança em estrada e o seu motor longoA sua serenidade também é sentida quando saimos da cidade e nos aventuramos em estradas mais abertas. Na verdade, qualquer que seja o estilo utilizado ou a condição da estrada em que conduz, a GTS 300i possui um rolamento a toda a prova, no entanto, na passagem por pisos mais degradados e com ângulos de inclinação mais acentuados pode ter tendência a gingar um pouco. Ao contrário da versão antiga com rodas de 13 polegadas, esta GTS de 2012 tem uma roda dianteira de 14 polegadas que parece mais estável. O novo quadro melhorado e a suspensão eficiente, também desempenham um papel importante. Em contrapartida o conforto pode ser um pouco afetado pois a travagem à frente pode ser um pouco seca por vezes e o assento também é um pouco duro demais.
Apesar de termos achado que este modelo se encontra muito bem adaptado à cidade, também encontramos razões de satisfação noutros circuitos. O motor é completo e apresenta reprises interessantes entre 80 e 110 km/h. A sua velocidade máxima é de 140 km/h (160 km/h no velocímetro), à qual chega com facilidade, estando limitada às 8750rpm. O melhor de tudo é que essa explosão de energia não se reflete de forma evidente na bomba de gasolina… durante este ensaio registámos um consumo médio de menos de 4 litros/100km.
Relativamente à proteção do condutor verificamos que a GTS tem argumentos sérios providenciados pelo design da sua frente e também pela presença de um pára-brisas grande e espelhos de bom tamanho. No entanto, a bolha aerodinâmica é demasiado inclinada para ter eficiência a alta velocidade. Lamentamos também que o espelho esquerdo de nossa máquina de testes tenha começado a vibrar aos 120 km/h, apesar destes elementos cumprirem devidamente a sua função fornecendo uma retrovisão eficiente.
Conclusão: Uma das melhores relações qualidade / preço / desempenho Embora construída para engolir quilómetros, a SYM GTS 300i também tem muitos aspectos práticos significativos. A sua capacidade de carga é, na nossa opinião, menos impressionante do que anteriormente pois perdeu o porta-luvas fechado à chave e o espaço sob o assento não está tão bem organizado, uma vez que o novo cilindro ocupa espaço. No entanto, podemos colocar um capacete integral e um jet sob o assento (possivelmente outro integral se for de tamanho pequeno).
Vendida em França por apenas 4399€ (o preço de uma scooter GT 125 japonesa ou francesa) e com 3 anos de garantia, está muito bem equipada. O painel de instrumentos é completo e bem acabado. O passageiro tem apoio retrátil para os pés e um encosto (o do condutor é ajustável). O equipamento inclui ainda a já referida abertura do assento no guiador, um engenhoso extrator de ar quente localizado na base da plataforma frontal e uma porta USB para conectar o seu smartphone.
A este preço quem consegue fazer melhor? E ainda por cima, com a fiabilidade a que a casa de Taiwan nos tem habituado, imaginamos que esta SYM possa trazer plena satisfação aos seus futuros proprietários. Mas temos que saber esperar pois as SYM GTS 125i e 300i só irão chegar lá mais para o final de 2012.
Pontos positivos:
- desempenho do motor
- baixo consumo
- comportamento
- relação qualidade/preço
Pontos negativos:
- conforto do assento
- organização da bagageira
- espaço para as pernas
Fonte: http://www.scooter-station.com/Nouveau-Sym-GTS-Joymax-300-i-2012.html