Autor Tópico: [SW-T400] - Consumos  (Lida 12728 vezes)

Willy

  • Visitante
[SW-T400] - Consumos
« em: 23 de Maio de 2012, 10:21 »
Boas,

Como alguns de vocês sabem, tenho desde há quase uma semana uma SW-T400 de 2012.

A máquina está agora com cerca de 200 kms e os consumos médios mostrados no painel oscilam entre os 4.8 e os 5.1 l/100 aos 100.
Eu quero fazer uma boa rodagem e não tenho passado dos 110 kms/h.
Pensava que a SW-T400 faria consumos um pouco mais baixos, na ordem dos 4.5 l/100 a estas velocidades...

Após a rodagem ou alguma kilometragem específica este consumo tem tendência a baixar?
Ou será questão de afinação?

Obrigado.

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #1 em: 23 de Maio de 2012, 13:23 »
Boas!

A minha é a Sw e podes ver na minha assinatura a minha média... Mas atenção eu estou no topo da lista de médias.
Se abrires o Sprintmotor podes ver várias Sw e Sw-t.

Cumprimentos

Willy

  • Visitante
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #2 em: 23 de Maio de 2012, 14:18 »
Boas!

A minha é a Sw e podes ver na minha assinatura a minha média... Mas atenção eu estou no topo da lista de médias.
Se abrires o Sprintmotor podes ver várias Sw e Sw-t.

Cumprimentos

Ok, ok, estou a ver.

A informação no Sprintmotor está fantástica!  _pol_


Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #3 em: 23 de Maio de 2012, 18:19 »
Companheiro,

A SW-T tal como qualquer veiculo e seus consumos, tem a ver com variadíssimas situações/variáveis... se andas mais em estrada ou cidade, se fazes percursos mais pequenos e de para arranca vais ter consumos superiores...

se ajudar dou-te algumas referencias da minha mas valem o que valem, já fez 3.7 de Lisboa a Almeirim com o pessoal daqui do forum (90/110), mas tb já fiz 5.7 Lisboa-Coimbra (150/160), tal como o companheiro Boulder disse dá uma vista de olhos no Sprit e nos tópicos do no fórum.

Qualquer duvida estamos cá se conseguir-mos esclarecer  ;)
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 18:21 por NB »
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

paulojvc

  • Visitante
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #4 em: 23 de Maio de 2012, 19:03 »
Elas têm fama de ser gulosas dentro da gama mas acaba por depender da mão que está agarrada ao condutor _lol_

Offline zacli

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: São João da Talha, Loures
  • Zacli «-» Rui C
  • Marca: Honda
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #5 em: 23 de Maio de 2012, 20:27 »
Bem... a melhor média que fiz até agora foi de 4,03L/100km (a 80-90km/h) e a pior de 5,49L/100km (a 140-150km/h)  com uma média geral de 4,75L/100km

Mas tambem depende de quem monta a SW... no meu caso peso 100kg ( se fazes médias com ou sem pendura) e um facto é que todas as motas novas, de inicio e mesmo em rodagem, gastam sempre mais um pouco.
Esses consumos aos poucos começam a descer ligeiramente...

Podes ver na minha assinatura do spritmonitor...

P.S- quem tem uma SW(-T) não se deve preocupar muito com os consumos mas sim em disfrutar da viagem  ;)

 _convivio_

FanFan

  • Visitante
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #6 em: 24 de Maio de 2012, 08:56 »
Boas Willy,

Pois eu não sou exemplo para ninguém  _Rolley_ pois as minhas viagens são maioritáriamente curtas e citadinas o que faz com que as médias sejam superiores... e também gosto de rodar o punho  _pol_ .

Já cheguei a fazer média de 4.4 l/100 kms, com pendura, numa viagem a velocidade relativamente baixa, mas também já cheguei a fazer 5.7 numa mais puxadota  _corado_.

O que me disseram é que a SW sendo bicilindrica tem a tendência de gastar um pouco mais, no entanto acho que temos um motor mais equilibrado por isso tb.

Abraço

Willy

  • Visitante
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #7 em: 24 de Maio de 2012, 10:08 »


Boas.

Pois, estou a ver que depende muito do punho (mas isso é em qualquer veículo.  ;D ).

O facto de ser bicilindrico pode levar a isso mesmo, sim.

É um facto que o motor é muito equilibrado.
ADORO o motor!  8)

Criei este tópico para estar informado, pois não estou desapontado com o consumo.
Se estivesse preocupado com consumos teria feito mais sentido comprar uma 125 e não a 400.  ;)

« Última modificação: 24 de Maio de 2012, 10:12 por Willy »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #8 em: 24 de Maio de 2012, 12:01 »

Boas.

Pois, estou a ver que depende muito do punho (mas isso é em qualquer veículo.  ;D ).

O facto de ser bicilindrico pode levar a isso mesmo, sim.

É um facto que o motor é muito equilibrado.
ADORO o motor!  8)

Criei este tópico para estar informado, pois não estou desapontado com o consumo.
Se estivesse preocupado com consumos teria feito mais sentido comprar uma 125 e não a 400.  ;)

Qualquer motor em V é mais guloso que um motor em linha.

Mas tem mais binário em medias rotações, perdendo só em altas.
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #9 em: 24 de Maio de 2012, 12:43 »
A SW-T400 tem um motor bicilíndrico PARALELO : http://www.hondamc.com/upload/Press/2009/SW-T400.pdf.

A explicação é outra:
As Hondas gostam da pinga.

Um segredo (mal escondido) que qualquer Engenheireco sabe: querem um motor que não parta? Misturas ricas em médias e altas e algum consumo de óleo.

Basta um cilindro ficar ligeiramente pobre a altas RPM e altas cargas e a probabilidade de colapso é elevada.

Além disso, o NÚMERO de cilindros é crucial: com mais cilindros as forças de atrito aumentam e a àrea de pressão não. Mais cilindros permitem menos inércia, mais RPM, mais suavidade mas ligeiramente menos eficiência (não é assim tão simples por causa do tamanho ideal da câmara de combustão), etc.

Há **muitos** factores.


Pensei que fosse um motor em V. Enganei-me
Isso relatava-se nos V8 americanos. Coisa que nunca sucedeu noutros motores. Não é extremamente necessário que a mistura seja tão rica assim. Basta que a mesma não chegue ao ponto de ficar pobre, ai as temperaturas aumentam e da-se o colapso ou ate pode chegar a fundir o piston.
O consumo de óleo é essencial, para que a câmara seja lubrificada. Metam um Vtec em altas e ele dá vos um belo consumo de óleo, porém o consumo de gasolina é bastante moderado, para a cilindrada e potencia de um motor atmosférico.
O motor esta é concebido para quando o preço da gasolina era bastante inferior. lool
A honda tem  provavelmente ai é um problema de injecção mal concebida, tal como aconteceu nos 1.º modelos da XX a injecção, bebiam mais e andavam menos que a anterior a carburador e ainda tinham poços de potencia

Aqui tens um grande motor: 250cc e 48 hp

http://www.bikez.com/motorcycles/kawasaki_ninja_250_1994.php

Monocilindrico e gasta menos que a SW, mas se andares no prego....................... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
« Última modificação: 24 de Maio de 2012, 13:16 por nunompires »
[/URL]

paulojvc

  • Visitante
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #10 em: 24 de Maio de 2012, 23:07 »
Nunompires, grande pedrada que esta devia ter...vê-se mesmo que é da época da Cagiva Mito >:D _lol_

http://www.bikez.com/motorcycles/cagiva_125_mito_1992.php

Voltando à SW, um amigo meu tem uma da primeira geração (400) que chegava a fazer 7 quando fazia um pouco mais de cidade a dois mesmo com condução super moderada...a minha na época em que entrava em Lisboa a dois em hora de ponta, semáforos pelo meio e com condução despreocupada fazia 3,7...por isso tenho imensa pena que as SW com tanto ponto positivo tenham um motor guloso e sendo a 400 com mais potência do mercado seja logo a que gasta mais seja qual o regime em que se rola :(

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #11 em: 25 de Maio de 2012, 08:59 »
O consumo médio da minha vai nos 4,2 l/100kms. Tendo em conta que, normalmente, faço percursos de 3/4 kms e que o motor nem chega a aquecer devidamente penso que este consumo é bastante bom.

Já consegui fazer uma média de 3,6 a rolar com muita moderação (90-100 kms/h).


FanFan

  • Visitante
Re: [SW-T400] - Consumos
« Responder #12 em: 25 de Maio de 2012, 12:27 »
O consumo médio da minha vai nos 4,2 l/100kms. Tendo em conta que, normalmente, faço percursos de 3/4 kms e que o motor nem chega a aquecer devidamente penso que este consumo é bastante bom.

Já consegui fazer uma média de 3,6 a rolar com muita moderação (90-100 kms/h).

4,2 ou 3,6 ... Eu fazer estes consumos só com uma vela de barco e com vento pela poupa....  _lol_