Autor Tópico: Inspecções a motociclos.  (Lida 12926 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Inspecções a motociclos.
« em: 17 de Maio de 2012, 20:29 »
Em acordo com o seguinte link:

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/05/17/aprovados-ligeiros-ajustamentos-ao-codigo-da-estrada

subentende-se que vamos ter inspecções aos motociclos, a exemplo do que se passa em outros países Europeus.

Transcrevendo um excerto da notícia:

"Também hoje, o Governo aprovou um decreto-lei com alterações ao regime  de inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques, transpondo "uma  diretiva comunitária relativa ao controlo técnico". 

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, esse decreto-lei "alarga  o universo de veículos a sujeitar a inspeção, incluindo-se nesse âmbito  alguns motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos, reboques e semi-reboques".

Acho muito correcta esta medida. _pol_

Cumprimentos
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #1 em: 17 de Maio de 2012, 21:01 »
 _pensador_ Existe por este país muitas DT LC que de certeza que não passam tais são as profundas alterações.

 Mas também concordo com a ideia das inspecções  8)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #2 em: 17 de Maio de 2012, 21:10 »
Eu tbm penso assim  _pol_

Mas penso que isto so vem é fazer com que se pague mais e mais e mais para alguem encher os bolsos  _Rolley_

Que todos os motociclos deveriam andar dentro das conformidades, deveriam.

Eu por exemplo nao concordo com algumas motos que nem espelhos tem, nao concordo com algumas que RONCAM pa canudo e pouco ganham em velocidade a mais com isso, para quem esta perto pode ficar com graves problemas auditivos, mas como é baril o ronco, entao vamos fazer barulho..... barulho sim, mas nao em exagero, etc, etc.

Vamos ver se estas normas não irão só servir para gastar dinheiro, e nao para salvaguardar a segurança de cada um.

Deveriam era tbm mudar tbm algumas coisas, como preços justos em portagens, e todas as revindicaçoes que todos ja conhecemos....

Ate lá, esperar para ver....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

TiagoMDias

  • Visitante
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #3 em: 18 de Maio de 2012, 20:15 »
Eu também concordo mas o problema é que nas motas é muito mais facil trocares um escape antes de ires à inspecção e voltares a por a seguir.
Se é para controlar pneus carecas? Também dúvido porque com as motas não se brinca mas pronto!

Entre os centros se adaptarem e o povinho pagar algo meio desnecessário, é só mais uma medida "tosca" (a meu ver)

diogor

  • Visitante
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #4 em: 20 de Maio de 2012, 19:46 »
quando é que isto vai para a frente?
cumps

PedroBT

  • Visitante
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #5 em: 20 de Maio de 2012, 20:53 »
Na sexta estive a falar com um conhecido meu, e a esposa dele que é inspectora foi obrigada a ir tirar a carta de mota para depois poder fazer as inspecções.
Pelo que ele me disse ainda não há data em concreto, mas eu acho que lá para o fim do ano ou inicio de 2013, é que os centros teem de se adaptar a este tipo de inspecções.

diogor

  • Visitante
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #6 em: 21 de Maio de 2012, 17:43 »
mais dinheiro a sair do bolso mas no fundo concordo há muitas motas principalmente 50´s todas alteradas e algumas sem condições de andar pela estrada .
cumprimentos

monteirolms

  • Visitante
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #7 em: 29 de Maio de 2012, 18:24 »
Como estou em processo de adquirir uma top case, dei comigo a  ...
Como vai ser nas inspecções, será que é permitido colocar uma top case numa mota?
Será que o legislador vai  nisso ou como sai do perímetro da mota não vai ser permitido.

Será que liguei o complicador?

Abraço!

luisfilipe

  • Visitante
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #8 em: 29 de Maio de 2012, 22:19 »
Não concordo com esta lei, pois é mais uma maneira de nos sacar dinheiro alem disso se for como nos carros ao fim de 3 anos sem ir a inspeção a matricula é automaticamente cancelada, quantos de nos não tem uma mota parada há algum tempo para recuperação ? eu por exemplo tenho uma super tenere 750 parada há 6 anos.

Em relação ao mau estado ou as alterações feitas em algumas motas segundo sei ou pelo menos dantes era assim a PSP ou a GNR estão habilitadas para fazerem verificações e ate apreenderem se for o caso ainda me lembro dos meus tempos de 50cc já la vão mais de 20 anos de ser parado e a PSP verificar a mota toda e ate fazerem testes a ruido.

Offline PALMABLUE

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 510
  • Localidade: Cascais
  • Honda Integra
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700D Integra
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #9 em: 29 de Maio de 2012, 22:25 »
Mais um imposto! Já andava admirado!!!
Sym Fidlle II
Peugeot Geopolis 250 premium
Honda NC700D Integra

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #10 em: 14 de Junho de 2012, 22:23 »
Boas!
Hoje fui fazer a inspecção ao meu enlatado e enquanto estava á espera que o inspector me desse a folhinha “verde”  _pol_ para as mãos, aproveitei para perguntar se havia novidades sobre o assunto.
Em resposta disse-me que já havia “fumo no ar” e era tudo uma questão de tempo.  _pensador_
De acordo com a conversa, será em tudo idêntico ao que se passa nalguns países europeus e a partir dos 125cc. Constará de testes/medições ao ruído, luzes, travões, suspensão, etc, etc. No fundo idêntica aos enlatados com a diferença que será feita num banco de ensaios sem a participação directa do dono da mota.
Outra pormenor, é o facto de a mota ter de ter tudo original ou os elementos substituídos homologados. É aqui que bate o ponto… ao que sei, nesta indústria em Portugal ainda não haverá acessórios com este requisito.
Portanto, vêm para aí tempos difíceis para quem alterou as suas montadas e por alguma razão não tem as originais… estou a lembrar-me dos silenciadores, piscas e até matriculas.
Ouvi dizer que em Espanha são extremamente rigorosos nestas matérias… será mesmo assim?
A única certeza é que vamos ter que despender mais uns euritos para o erário público… _Zang_
Aguardemos…

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #11 em: 14 de Junho de 2012, 22:39 »
Boas!
Hoje fui fazer a inspecção ao meu enlatado e enquanto estava á espera que o inspector me desse a folhinha “verde”  _pol_ para as mãos, aproveitei para perguntar se havia novidades sobre o assunto.
Em resposta disse-me que já havia “fumo no ar” e era tudo uma questão de tempo.  _pensador_
De acordo com a conversa, será em tudo idêntico ao que se passa nalguns países europeus e a partir dos 125cc. Constará de testes/medições ao ruído, luzes, travões, suspensão, etc, etc. No fundo idêntica aos enlatados com a diferença que será feita num banco de ensaios sem a participação directa do dono da mota.
Outra pormenor, é o facto de a mota ter de ter tudo original ou os elementos substituídos homologados. É aqui que bate o ponto… ao que sei, nesta indústria em Portugal ainda não haverá acessórios com este requisito.
Portanto, vêm para aí tempos difíceis para quem alterou as suas montadas e por alguma razão não tem as originais… estou a lembrar-me dos silenciadores, piscas e até matriculas.
Ouvi dizer que em Espanha são extremamente rigorosos nestas matérias… será mesmo assim?
A única certeza é que vamos ter que despender mais uns euritos para o erário público… _Zang_
Aguardemos…

Companheiro, isso é como os carros modificados (Xuning), camiões e autocarros de 3º mundo, que vimos diariamente nas nossas estradas. Grande parte deles já deviam ter sido desmantelados, mas continuam a circular, a perder óleo (para nosso mal...) e peças, a deitar fumo por todo o lado, a usar pneus recauchutados, entre outras coisas!!
Se largarem a nota, passa tudo!!! Depois, como têm que chumbar alguém, chumbam-te a ti porque tens o pneu muito gasto ao meio do rasto...
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #12 em: 14 de Junho de 2012, 23:31 »
Companheiro, isso é como os carros modificados (Xuning), camiões e autocarros de 3º mundo, que vimos diariamente nas nossas estradas. Grande parte deles já deviam ter sido desmantelados, mas continuam a circular, a perder óleo (para nosso mal...) e peças, a deitar fumo por todo o lado, a usar pneus recauchutados, entre outras coisas!!
Se largarem a nota, passa tudo!!! Depois, como têm que chumbar alguém, chumbam-te a ti porque tens o pneu muito gasto ao meio do rasto...

Nem mais... e como somos um país de brandos costumes pagamos e calamos... sem contar que como já foi referido aqui será mais uma oportunidade para que te mandem parar e se for "alguém" com vontade de "complicar" ir até ao ínfimo pormenor para encontrar algo onde pegar...
Quando deparamos como dizes e bem, com viaturas em péssimas condições a largar fluidos variados, que colocam em risco os demais utentes da via pública... que como o nome indica é de todos nós...
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Black

  • Visitante
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #13 em: 14 de Junho de 2012, 23:45 »

Que de facto as inspecções a algumas motos já fazem falta, é verdade! Agora o preço que se vai pagar por elas, é que vai doer...

Julgo que no arquipélago  dos açores já são feitas e custa qualquer coisa como 25€, o que a meu ver é um abuso....


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #14 em: 15 de Junho de 2012, 03:22 »
Eu acho que é mais uma hipocrisia deste estado. Se  é proibido andar com alterações... então porque permite o estado, que se vendam as mesmas?
Se é proibido fazer alterações em x em y, porque é que o estado autoriza a venda dos matériais?
É para arrecadar mais algum, no  iva e depois na taxa que cobra sobre o lucro das empresas que os vendem, ou fabricam!
Existem tantas coisas com uma segurança deplorável, mas como não convém o estado nao fiscaliza!

Comprei um transformador para o Pc nos chineses, passado 3 horas, o mesmo incendiou-se..... por acaso estava ali perto.............. se não estivesse.... como era?
Escreves uma reclamação sobre o sucedido e depois recebes em casa uma carta chapa 5 em casa da Asae a dizer que não é da competência deles a fiscalização daqueles produtos! Quem é que fiscaliza então?
Mas estas coisas não convém fiscalizar.... dão dinheiro, lucro..... como as inspecções as motas..... é mais lucro acrescido ao brutal acréscimo de IC que levou cada um de nós.

Enfim, isto não é uma estado democrático, isto é um estado.............. para elites!

Abraço
[/URL]

Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #15 em: 16 de Junho de 2012, 01:32 »
Eu acho que é mais uma hipocrisia deste estado. Se  é proibido andar com alterações... então porque permite o estado, que se vendam as mesmas?
Se é proibido fazer alterações em x em y, porque é que o estado autoriza a venda dos matériais?
É para arrecadar mais algum, no  iva e depois na taxa que cobra sobre o lucro das empresas que os vendem, ou fabricam!
Existem tantas coisas com uma segurança deplorável, mas como não convém o estado nao fiscaliza!

Comprei um transformador para o Pc nos chineses, passado 3 horas, o mesmo incendiou-se..... por acaso estava ali perto.............. se não estivesse.... como era?
Escreves uma reclamação sobre o sucedido e depois recebes em casa uma carta chapa 5 em casa da Asae a dizer que não é da competência deles a fiscalização daqueles produtos! Quem é que fiscaliza então?
Mas estas coisas não convém fiscalizar.... dão dinheiro, lucro..... como as inspecções as motas..... é mais lucro acrescido ao brutal acréscimo de IC que levou cada um de nós.

Enfim, isto não é uma estado democrático, isto é um estado.............. para elites!

Abraço

 _palmas_ _palmas_ _palmas_
Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908

Joaocruz

  • Visitante
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #16 em: 18 de Junho de 2012, 14:33 »
Eu também acho que as inspecções só virão servir para o estado arrecadar mais uns cobres das 2 rodas.
Quem anda com a moto fora da lei, vai continuar a andar com ela assim (basta colocar antes da inspeção piscas, espelhos, tubo escape, etc.) quer tenha um veículo seguro ou não.
Os que já andavam com elas dentro da lei, vão ter de pagar mais uns cobres ao estado.
O pior de tudo é que ver aplicado depois este dinheiro pelo estado...
Proteção de rails?
Tapar buracos/asfaltar de novo?
Passadeiras de peões com tinta que não escorregue?
Taxa diferente dos ligeiros 4 rodas nas SCUT's?
etc!
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, 13:37 por Joaocruz »

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #17 em: 18 de Junho de 2012, 22:33 »
Boas Companheiros!
Sem dúvida que somos um país de maioria pagantes e uma minoria de sacantes…  _thumbdown_
Agora mais uma acha para a fogueira… isto das inspecções obrigatórias não é em vão Companheiros!
Se repararem, só se começou a falar do assunto depois da “liberalização” das 125cc… coincidência?!  >:D
Estes senhores são espertinhos para atrasarem um ano ou mais o processo, só para darem tempo ao parque motociclo aumentar para justificar os investimentos dos centros de inspecção, nem que para isso, Portugal ( o contribuinte) pague multas à UE… afinal quem é que manda? O governo? Duvido!!!!  _Rolley_
Isto faz-me lembrar a saga das 125cc com carta B. Portugal pagou multas durante vários anos à EU por não por em prática essa directiva… quem seriam os interessados no atraso do processo?  Tirem as Vossas ilações…  _Rolley_
Para terminar este post, concordo com o que o Companheiro Joaocruz escreveu menos num pequeno pormenor que faz toda a diferença… Portugal está no top da UE no que respeita à segurança dos condutores de motociclos na vertente das guardas-de-segurança com saia, vulgo rails.  _pol_
Só para dar um exemplo, há países europeus apelidados de desenvolvidos que nesta matéria mais parecem do 3º mundo, ao ponto de colocarem cabos de aço suportados por prumos no mesmo material  nas bermas das estradas que em caso de queda do motociclista, comportam-se como autênticas guilhotinas…  _confuso_ olhem que eu sei do que estou a falar!
Abraços,

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Inspecções a motociclos.
« Responder #18 em: 11 de Setembro de 2012, 11:30 »
E esta !?!?!?
Já tinham visto?  _thumbdown_
Vou ler melhor para estar mais dentro do assunto...  _pensador_


Diário da República, 1.ª série — N.º 133 — 11 de julho de 2012 3611Veículos Periodicidade
9 — Automóveis pesados e reboques com peso bruto superior a 3500 kg
utilizados por corporações de bombeiros e suas associações e outros
que raramente utilizam a via pública, designadamente os destinados a
transporte de material de circo ou de feira, reconhecidos pelo IMTT.
Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente.
10 — Motociclos (L3e e L4e), com cilindrada superior a 250 cm3 . . . . . Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em
dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.
11 — Triciclos (L5e), com cilindrada superior a 250 cm3 . . . . . . . . . . . . Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em
dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.
12 — Quadriciclos (L6e e L7e), com cilindrada superior a 250 cm3 . . . . Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em
dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...