Autor Tópico: Montar Variador JCosta, vantagens?  (Lida 13519 vezes)

F1R3MN

  • Visitante
Montar Variador JCosta, vantagens?
« em: 07 de Maio de 2012, 00:07 »
Boas companheiros,

Gostava que alguem me pudesse dizer as vantagens REAIS de por um variador JCosta na mota, de preferência alguem que tenha uma SYM GTS EVO e tenha colocado o variador... Vantagens de preferência com numeros concretos:

Recuperações: antes/depois
Consumos: antes/depois
Velocidade maxima: antes/depois
Observaçoes gerais: antes/depois

Peso 90kg e a pendura 70Kg, a minha Sym so da 115km/h sem pendura, em subidas mais ingremes desce aos 80km/h, sem pendura, logo nem quero imaginar com pendura. Podia emagrecer ( _lol_) no entanto, preferia melhorar as performances e nem é a velocidade maxima que me chateia muito, é mais os arranques e as recuperações, é mais ultrapassar um camião que va a 90km/h nas nacionais rapidamente. Não tenho carta de mota, é um investimento que vou fazer so ainda nao sei quando, logo investir neste momento numa mota de maior cilindrada tambem tera de esperar, por todos estes motivos queria a vossa ajuda para maximizar o rendimento da minha SYM

Obrigado e cumprimentos.

F1R3MN

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #1 em: 07 de Maio de 2012, 21:47 »
BOAS COMPANHEIROS,

preciso da vossa opiniao acerca do topico...

Venham dai as vossas opinioes...

Cumprimentos.

miguel alonso

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #2 em: 07 de Maio de 2012, 22:28 »
Vê o meu diario de bordo.

Foquinha

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #3 em: 08 de Maio de 2012, 09:39 »
entre os alguns benefícios que poderás ter por aquilo que já li sobre os mesmos, o maior benefício eventualmente será ficares com a carteira mais leve.
Se ganhares um segundo ou dois, ou 10km/h ou um pouco mais vale a pena...  _pensador_ _pensador_ _pensador_

Busas

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #4 em: 09 de Maio de 2012, 11:59 »
Boas,

O Variador J. Costa permite acima de tudo usufruir de toda a potência debitada á roda desde as rotações iniciais. De origem tal não acontece em virtude da potência dissipada ser elevada ( CV utilizados em toda a mecanica e inércia de colocar em movimento a moto).

P.exe. A burgman 400 de origem tem ás 3000rpm cerca de 16 CV´...o que é 50% da potencia declarada. Com a variador ( e a sua redução de peso e melhor distribuição dos roletes) permite tem a potência máxima disponivel ás 3000 rpm...só possivel de origem perto das 6500 rpm...

Os beneficios extendem-se a maior suavidade de funcionaento e menores vibrações e recuperações mais rápidas com um aumento da vel. máx, sendo que com pendura a moto irá ficar beneficiar substancialmente com o J. costa.

Consumos...acredito que se libertar o "Stoner" ou "Rossi" dentro de cada um irá gastar mais em virtude da condução mais agradável e divertida proporcionada.

A segurança sai sempre beneficiada...uma vez que as ultrapassagens são feitas com maior segurança...

Abraços,

miguel alonso

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #5 em: 09 de Maio de 2012, 16:01 »
Boas,

O Variador J. Costa permite acima de tudo usufruir de toda a potência debitada á roda desde as rotações iniciais. De origem tal não acontece em virtude da potência dissipada ser elevada ( CV utilizados em toda a mecanica e inércia de colocar em movimento a moto).

P.exe. A burgman 400 de origem tem ás 3000rpm cerca de 16 CV´...o que é 50% da potencia declarada. Com a variador ( e a sua redução de peso e melhor distribuição dos roletes) permite tem a potência máxima disponivel ás 3000 rpm...só possivel de origem perto das 6500 rpm...

Os beneficios extendem-se a maior suavidade de funcionaento e menores vibrações e recuperações mais rápidas com um aumento da vel. máx, sendo que com pendura a moto irá ficar beneficiar substancialmente com o J. costa.

Consumos...acredito que se libertar o "Stoner" ou "Rossi" dentro de cada um irá gastar mais em virtude da condução mais agradável e divertida proporcionada.

A segurança sai sempre beneficiada...uma vez que as ultrapassagens são feitas com maior segurança...

Abraços,


Deixa-me só acrescentar, que ao reduzir as rotações estamos a prolongar a vida util do motor

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #6 em: 09 de Maio de 2012, 18:13 »
Já agora, para quem não sabe, o meu variador tem 20000kms feitos e na revisão (mudança de correia, etc...) só levou massas e o aspecto do JCosta é de NOVO!!! _pol_


Migueltma

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #7 em: 23 de Março de 2014, 13:54 »
Já agora, para quem não sabe, o meu variador tem 20000kms feitos e na revisão (mudança de correia, etc...) só levou massas e o aspecto do JCosta é de NOVO!!! _pol_

Eu quis comprar um Jcosta mas o João Botas da Yamaha  disse-me que tinha mais de 100 Reclamações desses variadores e mostrou-me o estado em que ficam ao fim de pouquissimos Km's e eu vi com os meus próprios olhos (ele tem uma caixa cheia deles) e recusou-se a vender-me, aliás ele não vende mais variadores nenhuns, se o cliente quiser compra e le monta lá na JB Motos, mas tiveram tantos problemas que já não querem mais essa responsabilidade, eu optei pelos Malossi Multivar 2000 MHR e até agora 5*****

nribeiro

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #8 em: 23 de Março de 2014, 14:41 »
Eu quis comprar um Jcosta mas o João Botas da Yamaha  disse-me que tinha mais de 100 Reclamações desses variadores e mostrou-me o estado em que ficam ao fim de pouquissimos Km's e eu vi com os meus próprios olhos (ele tem uma caixa cheia deles) e recusou-se a vender-me, aliás ele não vende mais variadores nenhuns, se o cliente quiser compra e le monta lá na JB Motos, mas tiveram tantos problemas que já não querem mais essa responsabilidade, eu optei pelos Malossi Multivar 2000 MHR e até agora 5*****

Não sabes o que perdes em não ter metido um JCosta. Eu não troco o meu por mais nenhum.
Isso de variadores avariados tem muitas vezes a ver com má montagem. O meu vai com mais de 4.000km, troquei de massas á pouco tempo para umas mais leves e as massas que lá estavam ainda andam muitos km.
Nas oficinas nao querem saber do torque de aperto e depois lixam aquilo tudo. E é muito importante que fique no torque certo.


Migueltma

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #9 em: 26 de Março de 2014, 10:22 »
Não sabes o que perdes em não ter metido um JCosta. Eu não troco o meu por mais nenhum.
Isso de variadores avariados tem muitas vezes a ver com má montagem. O meu vai com mais de 4.000km, troquei de massas á pouco tempo para umas mais leves e as massas que lá estavam ainda andam muitos km.
Nas oficinas nao querem saber do torque de aperto e depois lixam aquilo tudo. E é muito importante que fique no torque certo.

Não devemos estar a falar da mesma coisa, O torque não tem nada a ver com o desgaste dos roletes,e de torques eu percebo alguma coisa, o Problema dos Jcosta é o desgaste prematuro dos pinos, eu Vi o estado em que ele ficam e o João Botas não é propriamente um mecânico mija-na-escada, tem mais de 30 anos de experiência e é um dos maiores concessionários Yamaha do país, além de ter uma colecção de mais de 200 motos antigas, dezenas e dezenas restauradas por ele com um nível de restauro ás vezes melhor que a fábrica, por isso as mais de 100 reclamações que ele tem não serão devido a torques incorrectos, como alguém um dia disse "De Espanha nem bom vento, nem bom casamento"

PS- como é que se pode montar mal um variador?? aquilo até uma criança de 6 anos monta tal a facilidade os pinos só entram numa posição...
« Última modificação: 26 de Março de 2014, 10:26 por Migueltma »

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #10 em: 26 de Março de 2014, 10:45 »
Viva Companheiro

Como podes verificar tenho uma menina igual á tua, neste momento a minha vai quase nos 11.000km e tem um variador J.Costa desde os 3000Km. Posso te dizer a nivel de arranque fica-te mais rapida, a nivel de velocidade aumenta um pouco, mas atencão o que marca no velocimetro não é real, tira-lhe +- 13km e assim tens a velocidade real. Quanto a conducão a dois, pois tambem tenho o teu peso e a minha maria tem 55 kg com o variador nosta-se um pouco mas nada de especial e as nossas meninas a 2 vão se abaixo das canetas nas subidas, mas quanto ao resto estou muito satisfeito com o variador e com a minha menina.
Agora é uma opcão tua, vê o que achares melhor e aproveita-a bem

Boas Curvas  scooter_

nribeiro

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #11 em: 27 de Março de 2014, 08:19 »
Eu nao estou a discutir quem sabe mais, se este mecanico e melhor que aquele, etc, etc...
Para o variador o torque de aperto e muito importante. Se nao e importante para o que aconteceu as massas para alguma parte do variador sera. Agora, o que e prematuro para ti?
Eu como disse nao tenho razao de queixa. Estiveram la as primeiras mais de 4000km, senao 5000 e ainda nao têm desgaste. Ando sempre a abrir com a minha e no entanto e o que se ve. Quanto muito podera haver e material com defeito. Ai concordo que possam haver problemas.
Se eu fosse levar a letra o que leio ou o que me dizem na oficina... Eu estou super contente com o meu. Se um dia haver um azar com as massas nao e por ai que deixo de usar o JCosta.
Mas la esta, cada um sabe de si.
Abracos

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #12 em: 27 de Março de 2014, 09:45 »
Amigos querem um ex?
A minha ex aerox ainda tem lá o vareador Hebo desde que kitei ate aos dentes e desmontei a pouco tempo para trocar roletes e com cerca de 30000 km a debitar 14 cv esta como novo (mecânica claro)
O que e bom e bem montado dura sempre pq qualquer descuido e vai tudo ao ar
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #13 em: 27 de Março de 2014, 11:16 »
...PS- como é que se pode montar mal um variador?? aquilo até uma criança de 6 anos monta tal a facilidade os pinos só entram numa posição...

o que são os pinos? deves querer dizer massas!

a única peça de desgaste que o meu variador teve foi o casquilho central, que é considerado normal pela JCosta Competition, de qualquer forma essa peça durou mais de 40 000kms e agora é só substituir _pol_ as massas são mudadas a cada 20 000kms no caso da Tmax nas scooters mais pequenas o seu desgaste pode variar

como funciona o variador JCosta e seus componentes _Rolley_



anexo a lista de apertos (torque) para diferentes modelos que deve ser respeitado ...



- o desgaste das massas depende do uso dado á scooter... por exemplo em competição devem ser verificadas de 1000 ou 1500 kms ou então em condução muito agressiva. No nosso dia a dia podemos fazer essa verificação entre os 5 a 6000kms (quando vamos mudar o óleo por exemplo!)

- a montagem do variador poderá ser diferente de modelo para modelo e deve-se respeitar o que vem no manual

Já agora alguém sabe de que material são feitas as massas?
composto de kevlar e fibra de carbono

abraço
Panda
 _convivio_
« Última modificação: 27 de Março de 2014, 11:18 por Panda »

nribeiro

  • Visitante
Re: Montar Variador JCosta, vantagens?
« Responder #14 em: 07 de Maio de 2014, 02:39 »
Ainda bem que ha quem perceba do assunto!

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk