Autor Tópico: Mais um symiano...com dúvidas  (Lida 9146 vezes)

Luís Fernandes

  • Visitante
Mais um symiano...com dúvidas
« em: 24 de Abril de 2012, 17:50 »
Boa tarde a todos...

Chamo-me Luís Fernandes e sou um ......Symiano á dois dias!
Adquiri uma SYM 125 GTS evo i cinzenta e vou voltar andar de moto passados vinte anos ( tenho 45 )...foi amor á primeira vista e depois de a experimentar uma já rodada na HM fiquei encantado..já nem me lembrava da sensação!!é pura liberdade.
A vossa opinião foi decisiva na escolha desta scooter que tem a relação preço/qualidade melhor do mercado.
Bem construida,excelente design,bom motor ( se bem rodado!!!) e pormenores que só se encontram em maxiscooters de maior cilindrada consequentemente mais caras.
Os leds de dia são elegantes e eficientes, agora a minha duvida.Apesar de não terem de origem a SYM 125 GTS EVO i está preparada para levar faróis de nevoeiro, acham que vale a pena? Também me propuseram a substituição por faróis xenon, acham que vale a pena?
Não querendo abusar pedia que me aconselhassem qual a melhor regulação da suspensão dentro de uma utilização intermédia com pendura.

Abraços
Luís Fernandes
 _lool_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #1 em: 24 de Abril de 2012, 18:08 »
Relativamente aos faróis de nevoeiro, há aqui no forum companheiros mais sabedores do que eu, mas creio que a instalação eléctrica da 125cc não estará preparada para a sobrecarga requerida pela alimentação de mais dois faróis. Suponho que nem os cabos estejam pré-instalados.
Quanto ao xénon, a minha opinião é de que o médio de origem da 125cc (já tive uma) não é só bom, é muito bom. Tudo dependerá, obviamente, do tipo de percursos q

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #2 em: 24 de Abril de 2012, 18:14 »
Companheiro  _pol_
Antes de mais, parabéns pela excelente maquina que compras-te  _palmas_ _palmas_
Quanto ás questões que levantas, depende muito da tua própria opinião  _pensador_
Os faróis de nevoeira são caríssimos, praticamente 300€ (se forem de origem), e em muitas ocasiões é proibido circular com eles acesos.
O Xénon vale de facto a pena, mudas iluminação literalmente da noite para o dia  :))
Quanto á suspensão, a minha está no meio, mas também eu sou tipo... peso pluma e pouco ando com pendura, será talves uma questão de experimentares e ver como te sentes melhor com ela.
Que a tua maquina te dê muitos e bons kms  scooter_
Grande abraço e boas curvas  _pt_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #3 em: 24 de Abril de 2012, 18:20 »
(Continuando, que a nabice atacou forte...)
 ...que fizeres; à noite, só conduzi a minha na cidade e nunca achei precisar de melhorar a iluminação.
Nem me lembro se a minha GTS 125cc tinha suspensão regulável; a afinação que tinha quando a comprei (nova) serviu-me perfeitamente.
A MaxSym vinha na posição mais macia (1 em 5) e era mole demais; como ando muito com pendura, mudei para a posição 3, está melhor e bate muito menos (a suspensão), mas admito experimentar a posição 4.

smmalmeida

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #4 em: 24 de Abril de 2012, 19:38 »
Boas Luis...

Parabens pela tua compra...
Luz de nevoeiro?? Bem, eu tenho uma Sym GTS 300 e tem farois de nevoeiro de origem... e considero muito bom.... Tenho que confessar que tenho a pancada da muito luz... mas medio de origem + farois de nevoeiro em estrada livre é suficiente...

Vou ponderar a colocação de Xenon... 30 - 35 €, se calhar vale a pena, pois é uma diferença da noite para o dia (+- 3x mais luz, as de 35 W)

Em relação á suspensão tenho de ver isso, tambem já tinha pensado em alterar a minha mas ainda não investiguei...

Boas curvas...
Sérgio Almeida

roma

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #5 em: 26 de Abril de 2012, 12:04 »
Boas Luís
As luzes de nevoeiro, só vais poder usar quando as condiçoes climatéricas o exigirem chuva, nevoeiro, por isso pensa bem porque se fores como eu que não estou a pensar a andar à chuva (para isso tenho o rodinhas), sempre são 300 euros, dá que pensar. Já agora a minha gts tem mais 4dias que a tua.

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 791
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #6 em: 26 de Abril de 2012, 13:49 »
Boas tardes,

Quase metade dos dias da semana (e eu levo-a para o trabalho todos os dias independentemente do tempo que estiver) chego a casa de noite, e posso confirmar que a iluminação de origem é suficiente, mas obviamente isso vai de cada um...

Quanto aos farois de nevoeiro, julgo que o botão para os ligar fica perto do dos 4 piscas, e a sua activação/desactivação não é prática.

Se queres mais luz... talvez seja melhor o xenon, mas li algures aqui no forum que isso implica alterações adicionais por questões de legislação... é questão de procurares.
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

pneto

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #7 em: 10 de Julho de 2012, 09:19 »
A GTS 300 já vem de origem com as luzes de nevoeiro, acresce um pouco a iluminação mas penso que por 300€ não vale o investimento.
Quanto ao xenon, informa-te primeiro na tua oficina. Já me informei na minha e não me aconselharam a instalação. Isto porque a Suzuki retira a garantia a quem coloque os faróis xenon. Pode dar problemas eléctricos e já sabemos que por qualquer coisa eles retiram a garantia. Se necessitares de outro tipo de iluminação tens vários tipos de lâmpadas, é uma questão de veres qual te agrada.
Na suspensão, quando ando sozinho, coloco na posição 3 e quando ando com pendura na posição 5.

Boas curvas

roma

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #8 em: 10 de Julho de 2012, 23:05 »
Costumo circular de noite com a minha e considero os médios bons e os máximos também, embora um pouco menos que os médios em termos de iluminação. Pessoalmente não vejo necessidade de mudar, especialmente porque isso implica um bom investimento monetário. Cada cabeça sua sentença.

gigashadow

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2012, 19:03 »
Boa tarde, após alguma leitura nesse forum também acabei por decidir comprar uma GTS 125i, tenho uma duvida acerca da suspensão, noto que em piso irregular  ela dá uns "saltos" de traseira, fazendo algumas mazelas na minha coluna  >:( penso que a posição da suspensão seja a 3, qual acham que será a melhor posição para minimizar esses saltos? 
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 19:04 por gigashadow »

pneto

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2012, 21:42 »
Boas,

A suspensão, em piso irregular, não é grande coisa mas podes colocar a suspensão mais macia. É uma questão de adaptares a suspensão ao teu gosto. A posição 3 é a que vem por defeito.
Sempre podes mudar a suspensão traseira mas não é barato. Já perguntei ao meu mecânico e ele disse-me que cada amortecedor custa, na ordem, dos 200,00€.

Espero ter ajudado.

Boas curvas...

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2012, 22:43 »
Companheiro, em relação aos amortecedores não me prenuncio, porque não tenho experiência em 125, mas em relação aos farois de nevoeiro, tive uma 300i, equipada com farois de nevoeiro, e durante um ano só liguei os farois em conversas com colegas e mota parada, porque podemos usá-los em tão poucas situações, que praticamente me esquecia de os usar.
Acredit<a que não cheguei a saber se resultava em mais valia ou não.  scooter_ _slb_

roma

  • Visitante
Re: Mais um symiano...com dúvidas
« Responder #12 em: 28 de Agosto de 2012, 22:00 »
Com a suspensão faz como eu, regula para o nível mais macio e depois vai subindo até encontrares o equilibrio entreo conforto e a segurança. Neste momento uso na posição 2, porque para mim é o melhor compromisso entre o conforto e a segurança que transmite ao curvar.