Autor Tópico: Opiniões na evolução...  (Lida 11801 vezes)

topoman

  • Visitante
Opiniões na evolução...
« em: 22 de Abril de 2012, 14:49 »
Boas!

Ora venho aqui levantar mais uma questão de escolha de motas...
Pretendo comprar uma nova mota... depois de muito reflectir, poderia ter comprado uma das novas NC 700, mas pelo uso que dou durante todo o ano, decidi não abdicar do conforto de uma scooter para andar no inverno.

Posto isto parto à pesquisa, fazendo logo alguns ajustes nos critérios:

- Pretendo subir para uma 250cc ou 300cc pois não necessito mais! (para o uso que dou, mesmo a minha PCX continua em grande forma e suficiente...)
- Pretendo algo que permita velocidades cruzeiro de 120Km/h (penso que qualquer 250cc chega), e velocidades máximas de 140km/h chega perfeitamente - adoro motas, mas não sou maluco, longe disso, gosto especialmente de passeios...
- Os consumos como é logico hoje em dia quanto menos melhor.
- Um grande critério de escolha, e nunca vi ninguém colocar esta questão é: Intervalos de manutenção! Faço cerca de 1500Kms por mês e se há coisa que não pretendo é de 2/2 ou 3/3 meses estar na revisão!!!


Posto isto tenho em especial conta 3 possibilidades (ponho entre () o que vejo já de menos bom nelas):

X-Max 250 (manutenção...)
Downtown 300 (consumos...)
X-Evo 250 (assistência da Piaggio???...)


Uma última questão, pretendo uma scooter nova (novo é novo, e não pretendo abdicar disso, apenas se surgisse um grande negócio...).


Deêm a vossa opinião!

Cumps,

Duarte Victor

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #1 em: 22 de Abril de 2012, 17:22 »
Se são essas as opções, reafirmo o que já referi noutros tópicos; A Xmax 250 é uma boa escolha pelo desempenho, estética e menor desvalorização. Deixei as trail para andar de scooter, uma mudança radical, e fiquei satisfeito com a decisão. Tenho motor para todas as situações e até agora sem problemas. É claro que queremos sempre melhor e mudar para cilindrada superior não está posto de parte. Mas pessoalmente considero que, apesar de não ser barata, A Xmax 250 é sem duvida uma boa opção nas scooters dessa cilindrada. Boa decisão!
« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 17:54 por Duarte Victor »

nneves2

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #2 em: 22 de Abril de 2012, 17:52 »
Bem, eu tenho uma 250, se bem que deve ser das mais lentas penalizadas pelo peso e atrito, e 120 não é velocidade de cruzeiro. É a velocidade de inicio do esforço. Sobe até aos 140, mas não é quando queremos, é quando o terreno permite.

Para ser mais preciso, eu penso que posso dizer que podes colocar mais entre 25 a 30KM/H  em cima do que a tua PCX faz. Se considerares os 80 a velocidade de cruzeiro da tua, então aponta para os 110, se considerares os 90, aponta os 120. Isto para teres um nível de esforço identico do motor.

Para mim chega, e se estás satisfeito com as performances da PCX não deves ficar descontente.

Fanning

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #3 em: 22 de Abril de 2012, 18:18 »
Eu também ando a ponderar tirar a carta e subir de cilindrada, e faço também uma média mensal alta por volta dos 1700/2000kms por mês e o facto de andar em permanentes revisões é um bocado um facto incómodo já que as revisões acima dos 10 000kms são sempre carotas.
A Honda Integra tem o facto de ter um preço inicial muito elevado mas tirando esse pormenor as revisões são de 12k em 12k.
Mais simpático é o valor da maxsym e até a Kymco não lançar a nova xcinting 400. Espero que a moda das revisões de 12 em 12 mil kms pegue. _lool_

topoman

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #4 em: 22 de Abril de 2012, 18:33 »
Bem, eu tenho uma 250, se bem que deve ser das mais lentas penalizadas pelo peso e atrito, e 120 não é velocidade de cruzeiro. É a velocidade de inicio do esforço. Sobe até aos 140, mas não é quando queremos, é quando o terreno permite.

Para ser mais preciso, eu penso que posso dizer que podes colocar mais entre 25 a 30KM/H  em cima do que a tua PCX faz. Se considerares os 80 a velocidade de cruzeiro da tua, então aponta para os 110, se considerares os 90, aponta os 120. Isto para teres um nível de esforço identico do motor.

Para mim chega, e se estás satisfeito com as performances da PCX não deves ficar descontente.

Para mim esta opinião é correctissima!!!
Na minha PCX andar a 90Km/h é sem problemas, e sem grande esforço, e também considero que 120Km/h para uma 250cc será mais ou menos semelhante! No entanto salvaguardo que apesar de pretender algo que tenha essa performance o normal será andar nos 90-110Km/h ou seja, nem pretendo andar sempre no que pretendo como velocidade cruzeiro (mas prefiro ter disponível!).

Como muito bem disse, as performances da PCX satisfazem-me, pelo que o que referi chega-me perfeitamente!

Cumps,

topoman

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #5 em: 22 de Abril de 2012, 18:37 »
Se são essas as opções, reafirmo o que já referi noutros tópicos; A Xmax 250 é uma boa escolha pelo desempenho, estética e menor desvalorização. Deixei as trail para andar de scooter, uma mudança radical, e fiquei satisfeito com a decisão. Tenho motor para todas as situações e até agora sem problemas. É claro que queremos sempre melhor e mudar para cilindrada superior não está posto de parte. Mas pessoalmente considero que, apesar de não ser barata, A Xmax 250 é sem duvida uma boa opção nas scooters dessa cilindrada. Boa decisão!

A X-Max também foi o meu pensamento inicial, no entanto todos os 3000Km esta a fazer revisão, implica de 2 em 2 meses estar nisto... o que não me agrada mesmo nada!

Cumps,

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #6 em: 22 de Abril de 2012, 19:10 »
Vizinho...  _pol_
Gosto de ler estes relatos de evolução no mundo das motos, é normal para quem adora estes veículos.
Mas dou-te um conselho e aceitas se quiseres:
Estás de volta dos modelos 250/300, e porque não uma 400 e ficas arrumado/plenamente satisfeito por muito tempo?!
Porque? 250/300 a 120Km/h vais perto do inicio da faixa de esforço do motor, numa 400 ainda tens muitas rotações até chegar a esse ponto,
tens mais potencia para explorar que as vezes ajuda, maior velocidade de ponta, etc.
Comparo ao facto de tu andares com a PCX na casa dos 90Km/h ela dá mais mas... estraga
uma 250/300 anda a 120Km/h ela dá mais mas... estraga
uma 400 anda a 140Km/h ela dá mais mas... estraga
e este estraga é relativo porque não te vejo(a ti a muitos outros) a andar acima dessas velocidades por longos períodos.
Consumos: uma 400 consegue gastar praticamente o mesmo que uma 250 e quando digo praticamente é uma diferença de meio litro.
A diferença de preço é uma questão de analisares, li que pretendes novo por isso é fácil comparares.
O imposto de circulação é ligeiramente mais caro numa 400 porque a "fronteira" é nos 350 cc.
Manutenção:Por norma 6.000Km ou até mesmo 10.000Km e neste caso com apenas muda de óleo aos 5.000Km.

Acredita que se agora fores para 250/300 daqui a um tempo começas a pensar em algo mais, mas acredita mesmo.
 

Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #7 em: 22 de Abril de 2012, 20:33 »

@ Macanuno

Disses-te tudo   _palmas_ _palmas_

"Velocidade cruzeiro" de
PCX, nao é 90kmh (é maxima sem extras)
Piagio 250cc nao é 120kmh
Xmax 250cc nao é 120kmh
Kymco300cc nao é 120kmh

Acima dos 400cc
Sim velocidade cruseiro anda +/- para esses valores 110kmh/120kmh....

Tudo chega ate nao termos uma cc maior. Quando andava de 50cc chegava, mas queria um pouco mais, quando andei de 125cc chegava mas queria mais um pouco, quando andei de 600cc chegava mas ....queria uma 900cc....e ate pensava na ZZR1100cc.... _Rolley_

Mas cheguei á conclusao que so andamos o que a moto der, claro que eu proprio estou a pensar numa 300 ou 400 para viajar mais confortável se precisar acelerar para uma ultrapassagem pior, ou um fugir de uma situaçao mais perigosa.....infelizmente fui burro em nao ter já uma, pois á 6 meses atras somete ia comprar uma 50cc para gastar menos gasolina ao deslocar-me para o trabalho, comprei a 125 para passar numa Secut .....e o bixo pegou novamente e 125cc já nao chega !!

Ponderem bem o que compram, reflitam o que o companheiro Macanudo diz, ele tbm já tem uma certa experiencia

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

nneves2

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #8 em: 22 de Abril de 2012, 21:45 »


"Velocidade cruzeiro" de
PCX, nao é 90kmh (é maxima sem extras)
Piagio 250cc nao é 120kmh
Xmax 250cc nao é 120kmh
Kymco300cc nao é 120kmh



Era isso que eu queria explicar também, mas não fui claro. Aliás, no caso da MP3 a velocidade anunciada pelo fabricante é de 125KM/H e as outras não devem andar muito longe.

Os consumos do 250 da piaggio no meu caso não servem de exemplo.Mas na MP3 faz-me 4l.
As Revisões, são de 10 000 em 10 000 com uma visita a cada 5000 apenas para verificar níveis.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #9 em: 22 de Abril de 2012, 22:07 »
Da hipóteses que colocaste eu iria quase de certeza para a Xmax-250...mas....lá está, o preço da Maxsym é muuuuito proximo.
Já percebi que te chega uma 250cc, mas atendendo à qualidade, conforto e manutenção da mesma, não a punha de parte até a experimentares.

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 712
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #10 em: 23 de Abril de 2012, 04:39 »
Companheiro, já muito foi dito, no entanto, atrevo-me a acrescentar o seguinte.
+ de 22.500 Kms ainda com material de origem, excepto a bomba de gasolina substituída ao abrigo da garantia, problema comum a mais algumas Piaggio, média 2.9l, assistência 5*.

Boa escolha  scooter_

Cumprimentos

J. P.
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

Foquinha

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #11 em: 23 de Abril de 2012, 09:24 »
como proprietário de uma Xevo 250ie, até agora não tenho razões de queixa da menina.
anda qto baste. o ponteiro já passou dos 140 sem cortar... roda na boa entre os 110/120 e ainda resta aquele extra para as necessidades extremas... o consumo anda nos 3.1, apesar no spritmonitor dar um pouco mais, tem a ver com os acertos iniciais q não está correctos.
a única coisa q não aprecio na piaggio é o vidro. podia ser ligeiramente mais alto e é facilmente riscado. lol
qto ao resto, posso adiantar que não era a maxi de eleição, nem tão pouco. Mas como comprei-a com um preço canhão nem olhei para o lado. se estou arrependido? estou, de não ter comprado mais cedo.
« Última modificação: 23 de Abril de 2012, 09:24 por Foquinha »

FullShot

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #12 em: 23 de Abril de 2012, 13:45 »
Estou com uma 125 desde Novembro e tb já sinto o bichinho para dar o salto.

Mesmo sem perceber de motas, já na altura, achei que 125 ia ser curto para mim que faço alguma auto-estrada no meu percurso diário.

Fico convencido que, 125 - cidade 300 - suburbano 400 - turismo

Acho que um bom exercicio seria simular a despesa das várias opções a 2 anos e dps comparar valores dispendidos.

valor inicial+selo+seguro+gasto gasolina+revisao+pneus

topoman

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #13 em: 23 de Abril de 2012, 15:10 »

Acho que um bom exercicio seria simular a despesa das várias opções a 2 anos e dps comparar valores dispendidos.

valor inicial+selo+seguro+gasto gasolina+revisao+pneus

É exactamente isso que tenho estado a fazer... comparar várias scooters, exactamente com estes gastos!


Já agora, há uma razão para eu pretender uma 250/300 e não uma 400cc: o uso quase exclusivo é: casa/trabalho/casa... Quando não faço este percurso é ao fim de semana, e neste caso sou praticamente sempre obrigado a andar de carro, pois ando com instrumentos atrás como Cajon/Guitarras... o que não posso levar na mota!


Outra coisa em que não concordo com algumas pessoas (são opiniões claro!!!) é que normalmente "se anda o que a mota dá". Vai da ideia de cada um e da forma de estar. Eu não ando o que um veículo dá só porque sim! Não o faço num carro, e muito menos numa mota... Como tal não sinto necessidade de algo que ande a 140km/h "na boa"... Acredite quem quiser...


Cumps,

FullShot

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #14 em: 23 de Abril de 2012, 15:30 »
Subscrevo topoman. 

No meu enlatado, a velocidade do amor era 3000rpm/ 100km/h.

na mota é 7500/8000  nos 85/95.

Idealmente gostaria de ter uma mota que tb desliza-se na casa dos 100km/h.

Relativamente às contas, se as está a fazer, toca a publicar, era interessante ver os "running costs" de mota pra mota.

Luis M.

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #15 em: 25 de Abril de 2012, 14:26 »
Na minha opinião iria para a x-max 250  ;)

vasco

  • Visitante
Re: Opiniões na evolução...
« Responder #16 em: 02 de Junho de 2012, 17:53 »
Eu tenho uma Xmax 250cc ! Só tenho a dizer bem , como gosto por vezes de rodar um pouco mais o punho , costumo a fazer velocidade de cruzeiro 110km \ h a gastar 4lt aos 100km  , mas o que mais gosto dela é o espaço enorme para guardar coisas debaixo do banco , também gostava de trocar de cilindrada , mas espaço como esta! não se vêm muitas maxi´s , quanto a manutenção de 3000km em 3000km , vou começar agora eu a fazer essa troca de Óleo ( Acabou o periodo de garantia )  , vou começar a ir só de 6000km em 6000km ao mecânico dela!
Um abraço espero ter ajudado !