Vou tentar eu explicar.....Em relaçao a BTT voces precisam de "amolecer" os ressaltos existentes no piso para voces nao sofrerem com a batidas.No caso de uma MOTO/MAXI e neste caso proprio torna-se diferente pelo simples facto que o que entereça é a segurança do Veiculo e nao propriamente o amortecimento do piso. Isto pq ?"Tratando-se da suspensão traseira nomeadamente do amortecedor, com o aumento da compressão pretende-se:a) Aumentar a velocidade ascensional da roda, reduzindo a possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso."Trata-se aqui da roda traseira que é a roda Motriz, essa tem de ficar sempre que possível em contacto com o SOLO, pois se assim não for e perdendo-se a aderência torna-se inseguro.Tudo tem a ver com a Segurança e é nisso em que se baseiam os "fiscais" e "mentores" da regras de transito etc. Se a Roda nao esta em contacto com o Piso nao esta em Segurança, so aumentando a rigidez do amortecedor é que OBRIGA a Roda/Pneu a estar o mais rapidamente possível em contacto do mesmo. E tbm diminui a possibilidade dele atingir o fim do seu próprio curso.Se colocarem o amortecedor mole, amortece a pancada mas faz tipo MOLA fazendo com que a roda esteja alguns segundos (menos tempo que suspensão rija) sem estar em contacto com o solo.Penso que seja esse o raciocinio que tem de fazer e nao pensarem que é para amortecer a vossa pancada dos desníveis do terreno.Espero que me tenham entendido.Boas curvas (ate de BTT)
Pois a questão maior aqui é que não existe um concenso principalmente em diferentes escolas de condução.Vou tentar que me apareca essa pergunta nos exames da escola para ver qual a solução.Só espero que não me apareça essa no exame de código a sério
A resposta considerada certa pelo IMTT é a C. Segundo eles, o pneu de trás tem que ter mais pressão por ser o pneu que suporta a maior parte do peso (moto+condutor e eventualmente, passageiro). E se fores ver na tabela de pressão que tens debaixo do banco da GTS (autocolante ao lado do amortecedor do banco), o da frente leva sempre menos pressão.
Por acaso tinha dúvida nesta, e ontem perguntei também ao meu instrutor, e ele disse-me que era a resposta A.
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:a) Duas molas. b) Três molas. c) Uma mola.
A pressão dos pneumáticos dos motociclos:a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo. b) É sempre igual nos dois pneumáticos. c) É sempre maior no pneumático de trás. A minha resposta é a) visto a minha maxi ter diferentes pneus e diferentes pressões.
Mas existem muitas perguntas, que na escola estão corrigidas de uma maneira e depois aqui debatessem de outra maneira, pergunto ao instrutor diz outra coisa....depois na minha cabeça anda tudo à roda :/Ex: o meu instrutor diz que essa dos pneumáticos é a resposta A, lá em alguns pc's aceita a A e a C LOOL, no exame só aceitam 1 !!!E aquela - por norma os motociclo têm;1 amortecedor atrás2 amortecedores atrás3 amortecedores atrás.penso que seja 1 , mas em alguns pc's diz que é 2.