Autor Tópico: Decisão dificil  (Lida 12717 vezes)

cavaleiro

  • Visitante
Decisão dificil
« em: 08 de Março de 2012, 11:07 »
Bom dia a todos os membros!!!

Chamo-me Pedro Oliveira e sou um novo membro neste clube. Não me inscrevi porque tenho uma scooter mas porque quero adquirir uma e gostava de uma orientação experiente.

Para começar:
-idade: 27 anos
-tamanho: 1,80 m
-peso: 88 kg
-percurso: principal - rio tinto - H S. João (10 km) / algumas idas ao centro do Porto / VCI / visitas ao pais A3 (+/- 50km)
-plafon: pouco mais de €1800

Pela discrição terá que ser 125cc já que não tenho carta para mais  :)
Não tenho quase experiência nenhuma em motas, logo não sei que tipo de scooter comprar. Sei que é uma escolha muito pessoal, mas queria informações sobre marcas e consumos e custos manutenção e se deve ser de roda alta ou baixa, potencia,  ...
As motas das ditas marcas XPTO devem estar fora do meu orçamento e não conheço marcas como Sym, Kimco, Daelim, Jonway, etc, nem modelos.
Já agora se conhecerem e poderem dar informações de locais de teste e/ou compra de scooters na zona do Porto. Claro que tudo isto terá que ter em conta a melhor relação preço qualidade, sem que o preço terá que ser o mais baixo possível :)

Muito obrigado pela disponibilidade e desculpem esta informação toda.

Cumprimentos
Pedro Oliveira



PedroBT

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #1 em: 08 de Março de 2012, 11:21 »
Desde já muito bem vindo.

Se deres uma leitura por estes tópicos de certeza que vais encontrar respostas a algumas das tuas duvidas  ;)

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?board=80.0

Pelo orçamento eu ia mais para estas marcas: Sym, Kymco, Daelim,  e Honda (PCX).

pessoalmente retirava a Jonway da equação pela falta de qualidade.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Decisão dificil
« Responder #2 em: 08 de Março de 2012, 11:28 »
Ora nem mais. concordo a 100%. Se fosse eu também tirava a Jonway. Preferia uma usada de outra marca.


Pelo orçamento eu ia mais para estas marcas: Sym, Kymco, Daelim,  e Honda (PCX).

pessoalmente retirava a Jonway da equação pela falta de qualidade.

Miguel Vieira

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #3 em: 08 de Março de 2012, 11:39 »
Bem vindo ao CPM

A minha experiência é com uma Kymco Downtown 125i, comprei-a em 2ª mão com 18500 km e já lhe fiz 7500km em pouco mais de 2 meses e só te posso dizer bem, consumos na casa dos 3, 2l/100km, segura, boa protecção aerodinamica, custos de manutenção baixos, confortável (e digo isto porque tenho 1,88m de altura com 105kg de peso e faço cerca de 120 a 150km/dia).
Obviamente que terás que ser tu a procurares sentires-te em cima da máquina, seja ela qual for. Vais encontrar muitos Symianos e porque está mais bem distribuída e comercializada, vão te dizer que é mais fácil a manutenção. Nesse aspecto as coisa de facto funcionam melhor...
A Kymco dentro das 125 é aquela que tem mais potencia (15 cv certos) ao passo que as outras rondam os 11; 12 e isso depois em termos de utilização nota-se, tem um designe mais agressivo e imponente. Há quem diga que tem um contra, que é os apoios pisa pés do pendura, mas isso só se verifica se o/a pendura for de perna pequena...
Pelo orçamento que tens se calhar nova não vai ser fácil, a minha em 2ª mão ficou em 2000euros, o que representa 60% do preço dela nova, mas é sempre um risco que eu até hoje sempre assumi dado que sempre comprei todos os meus carros em 2ª mão...
Não sei se ajudei se baralhei, mas a ideia inicial é baralhar para depois seres tu a ajudar-te.
De qualquer forma procura comparativos aqui no CPM e vais concerteza encontrar informações valiosíssimas...

Abraço Boas curvas

E já sabes  _slb_ _slb_ _slb_   SEMPRE

cavaleiro

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #4 em: 08 de Março de 2012, 12:50 »
Obrigado!

Desde já está elimina a jonway!!!

Kanto às dt realmente são mt bonitas, mas tb já são mais carotas ...

Mais opiniões?????? :)

tenho visto falar bem da sym, e pg eu como anda a daelim?
Abraço

PedroBT

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #5 em: 08 de Março de 2012, 13:47 »
A ideia que tenho das Daelim, é que estão um pouco abaixo das Kymco e das Sym, mas posso estar enganado.

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1285
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: Decisão dificil
« Responder #6 em: 08 de Março de 2012, 14:18 »
Desde já se bem vindo


Procura scooter de marca em 2ª mão (exemplo ,pxc,Sym joyride,gts ou kymco dt ou xmax )mas mesmo usadas não sai se esse orçamento chega  _pensador_   

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #7 em: 08 de Março de 2012, 14:21 »
A ideia que tenho das Daelim, é que estão um pouco abaixo das Kymco e das Sym, mas posso estar enganado.

Só se for no preço....  _careta_


Com 1,80m e 80Kg também tirava da equação a PCX... mais pela altura que pelo peso...

cavaleiro

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #8 em: 08 de Março de 2012, 20:31 »
E o que é que a malta me diz destes dois exemplos :Sym SYMPHONY ou Kymco Agility?

Estão mt em conta e para além disso acho que não ganho mt com uma mota grande e robusta, com mt protecção aerodinâmica pk vou andar mais pelo meio do transito do que em AE. Mas posso estar muito enganado a pensar que uma S3 ou uma DT ou GTS são mais difíceis de manobrar no transito ... Para além disso sou novato, não sei mt bem como é que as motas funcionam ou reagem!!! Se calhar começar por uma coisa mais pequena para me habituar e dp partir para uma coisa a sério, digo eu?!?!

Vá lá malta, ajudem aki o menino. onde anda a malta do norte deste fórum? :)

Abreijos
« Última modificação: 08 de Março de 2012, 20:40 por cavaleiro »

Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 158
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: Honda
  • Modelo: NT 1100
Re: Decisão dificil
« Responder #9 em: 08 de Março de 2012, 21:31 »
Para comprares marca branca e ficares bem servido, só tens 2 opções: Kimco ou Sym
Kimco é representada pela ONDA, que preferem vender Onda.
A Sym é representada pela SUZUKI, que tem todo interesse em vender também Sym.
A escolha final é sempre da tua responsabilidade.
Um abraço e boas curvas _pt_ scooter_
 _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_  _scp_
Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

keko

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #10 em: 09 de Março de 2012, 09:39 »
Eu tenho uma daelim s3 e estou feliz com scooter _pol_...............

Agora segue aquilo que realmente gostas, nem que gastes um pouco mais.Abraços _convivio_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #11 em: 09 de Março de 2012, 11:12 »
Tenho uma S3 e foi a minha primeira mota, não tinha a mínima experiência de circulação em 2 rodas (excetuando as 5 aulas de condução que fiz antes de comprar).

Faço todos os dias o IC-19 e, mesmo com a minha pouca experiência, circulo no meio dos carros sem qualquer problema.

Tirando as carrinhas, os espelhos da S3 passam por cima dos espelhos dos carros o que facilita a circulação.

PedroBT

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #12 em: 09 de Março de 2012, 12:36 »
Se estás a equacionar estes modelos (Sym SYMPHONY ou Kymco Agility), acho que podes ver tambem a Daelim S1, penso que seja do mesmo seguemento e depois há a PCX (mais cara).
Para o percurso de 10Km diários penso que sejam uma boa opção, ficas bem servido e com mais €€€ no bolso  ;D

A ver se o pessoal que tem estas máquinas diz alguma coisa.

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #13 em: 09 de Março de 2012, 12:46 »
Vê se realmente só vais fazer 10Km, se não te vai depois apetecer dar uma voltinhas ao fim-de-semana, ou quando vier o Verão, ir para a Costa da Caparica sem enfrentar as filas...

É que com um modelo mais "robusto" fazes curtas e longas distancias, com um modelo mais pequeno ficas limitado.

cavaleiro

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #14 em: 09 de Março de 2012, 15:11 »
Pois é, daí o nome do tópico!!!

Não tinha olhado pr a S1 e realmente é uma boa opção, até digo mais, foi o modelo do género que gostei mais, mas não se vêm mts em 2ª mão a venda!!! A PCX é poxadota e não sei se se está a pagar 100€ por cada letra H-O-N-D-A (pelo menos 500€ a mais!!! _pensador_

Kanto à Costa da Caparica ... axo k não vai ser a mota que vai fazer a diferença pk se for é de carro, do Porto até lá ainda ficava sem costas ... Brincadeira, é isso que me está a por a pensar arriscar numa coisa maior, mas isso tb implica consumos maiores. Não sei e vocês também não podem saber por mim. Com modelos mais robustos talvez a minha pendura tb se entusiasmasse, já que por ela até me oferecia um 4 rodas kalker em 2ª mão só pr eu não ter mota :) E PERGUNTO EU - PARA QUE KERO UM CARRO PR IR ATRÁS DO AUTOCARRO?
Na realidade eu vou fazer pelo menos 20km diários, sem extras e visitas e compras e cafezinhos com malta e ... porrrrra que isto é mais difícil do k eu pensava  _martelada_

Malta do Porto, não há testemunhos? Ninguém faz parte deste clube?

Abreijos
« Última modificação: 09 de Março de 2012, 15:16 por cavaleiro »

Manhas

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #15 em: 09 de Março de 2012, 15:35 »
E porque não acrescentas à lista uma Yamaha Majesty usada?

PedroBT

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #16 em: 09 de Março de 2012, 20:17 »
A meu ver se a pendura não gosta de motas, é meio caminho andado para se fazer só os percursos "normais" casa/trabalho/casa, e se assim for não vale a pena ir para uma coisa maior.
Acho que devias ir ver as S1, Agility e companhia, ver se te sentes bem ou se são muito pequenas,
depois de saberes o genero de mota em que estás interessado, começavas a ver o que há disponivel no mercado para os € desponiveis.
Até pode ser que haja boas opções nos modelos maiores pelo valor que tens disponivel.
No standvirtual há muita coisa, inclusive uma PCX a 2000€, a meu ver está cara tendo em conta que é de 2010 e nova custa mais 600 ou 700 euros, mas há GTS/S2/Fidelle II....enfim muita coisa.

Esta é no Porto, se realmente tem os Km indicados parace-me uma boa compra (não sei o preço nova)
http://www.standvirtual.com/motos/Daelim/S2/M687051/

Outra
http://www.standvirtual.com/motos/Sym/SYMPHONY/M689163/?ux=133&uy=126&dist=16

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Decisão dificil
« Responder #17 em: 09 de Março de 2012, 21:49 »
A meu ver se a pendura não gosta de motas, é meio caminho andado para se fazer só os percursos "normais" casa/trabalho/casa, e se assim for não vale a pena ir para uma coisa maior.
Acho que devias ir ver as S1, Agility e companhia, ver se te sentes bem ou se são muito pequenas,
depois de saberes o genero de mota em que estás interessado, começavas a ver o que há disponivel no mercado para os € desponiveis.
Até pode ser que haja boas opções nos modelos maiores pelo valor que tens disponivel.
No standvirtual há muita coisa, inclusive uma PCX a 2000€, a meu ver está cara tendo em conta que é de 2010 e nova custa mais 600 ou 700 euros, mas há GTS/S2/Fidelle II....enfim muita coisa.

Esta é no Porto, se realmente tem os Km indicados parace-me uma boa compra (não sei o preço nova)
http://www.standvirtual.com/motos/Daelim/S2/M687051/

Outra
http://www.standvirtual.com/motos/Sym/SYMPHONY/M689163/?ux=133&uy=126&dist=16

Pelo preço, com os kms que tem (- de 500kms) e com um ano de garantia, comprava a S2 de caras!!
Até dá para vires à praia na Costa, durante as férias  _lol_ _lol_!!
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Peterx

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #18 em: 19 de Março de 2012, 15:46 »
Boa tarde,

Eu sou cumplice por tenho uma KImco Downtown 125 á 6 meses. Não podia estar mais satisfeito.
Testei a Sym, a Daelim, e não hesitei em escolher a Kimco.
Porquê? Porque é mais potente,(15 cv contra 12) anda mais que qualquer uma das outras duas, é maior e mais mota,logo mais cara.  Esta é apenas a minha opinião.

cavaleiro

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #19 em: 30 de Março de 2012, 12:24 »
Olá Malta!!!

Era só para agradecer a ajuda de todos.

Neste momento digo-vos para terem mais cuidado quando saírem com vossos veículos porque já existe um novo perigo ... JÁ TENHO MINHA MAXISCOOTER  _lool_  Pois é fiz contas e esforcei-me mais um pouco e fui busca-la ontem a Lisboa (já estão feitos 300 km nela). É um espectáculo adoro adoro adoro!!!

É uma Sym GTS 125 EVO de 2010 preta  _pol_

Depois vou precisar da vossa ajuda para saber mais sobre tudo (mecânica, revisões, comportamentos, ...)

Abreijos

PS: Já posso alterar o meu perfil  _lol_

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Decisão dificil
« Responder #20 em: 30 de Março de 2012, 14:22 »
 _lool_ Muitos parabéns  _palmas_
Que ela   scooter_ te proporcione muitos kms de prazer e tranquilidade  _pol_
_convivio_  _vinho_  _careta_
 _pt_
 _slb_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Decisão dificil
« Responder #21 em: 30 de Março de 2012, 14:37 »
Olá Malta!!!

Era só para agradecer a ajuda de todos.

Neste momento digo-vos para terem mais cuidado quando saírem com vossos veículos porque já existe um novo perigo ... JÁ TENHO MINHA MAXISCOOTER  _lool_  Pois é fiz contas e esforcei-me mais um pouco e fui busca-la ontem a Lisboa (já estão feitos 300 km nela). É um espectáculo adoro adoro adoro!!!

É uma Sym GTS 125 EVO de 2010 preta  _pol_

Depois vou precisar da vossa ajuda para saber mais sobre tudo (mecânica, revisões, comportamentos, ...)

Abreijos

PS: Já posso alterar o meu perfil  _lol_

Toda a felicidade do mundo Companheiro.
Votos de muitos e bons quilometros!

 _convivio_
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #22 em: 30 de Março de 2012, 14:41 »
Parabéns Companheiro,

Muitos Kms a rolar cheios de prazer.

Boas Curvas......... scooter_ scooter_ scooter_

luisfilipe

  • Visitante
Re: Decisão dificil
« Responder #23 em: 30 de Março de 2012, 15:26 »
Parabéns e boas curvas com a tua nova moto, so ha uma coisa que aqui como em muitos sites se tem dito é que a PCX é pequena para quem tem 1,80 não sou obrigado a acreditar eu tenho 1,80  e 90 kg e ando perfeitamente na minha PCX na qual faço uma media de 80km diários.
Mais uma vez PARABÉNS

Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Decisão dificil
« Responder #24 em: 30 de Março de 2012, 15:40 »
 _pol_ Boa sorte com a nova montada

Que ela te de muitos kms de puro prazer

Abraço e continuação de boas curvas.....  scooter_
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...