Autor Tópico: Descanso central vs descanço lateral  (Lida 41003 vezes)

nunovascolopes

  • Visitante
Descanso central vs descanço lateral
« em: 02 de Março de 2012, 10:46 »
Boas,

amigos, esclarecam-me pff aqui uma duvida, qual a diferença entre deixar a mota no descanço central ou no descanço laterial? tem alguma diferença? porque eu já li algures, faz algum tempo, que deixar a mota no descanso lateral durante algumas horas não é muito bom para o motor. Será que isto tem logica? se sim, porque?
Como costumam deixar as vossas maxi?

obrigado a todos

ab

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #1 em: 02 de Março de 2012, 11:17 »
Boas,

amigos, esclarecam-me pff aqui uma duvida, qual a diferença entre deixar a mota no descanço central ou no descanço laterial? tem alguma diferença? porque eu já li algures, faz algum tempo, que deixar a mota no descanso lateral durante algumas horas não é muito bom para o motor. Será que isto tem logica? se sim, porque?
Como costumam deixar as vossas maxi?

obrigado a todos

ab

Bom dia Companheiro.
Deixo sempre no central, por uma questão de segurança. O descanso lateral não é tão seguro.
Quanto à utilização de um ou outro julgo ser igual, não haverá para a mota/motor qualquer diferença.
Repara que muitas motas não trazem sequer descanso central (podendo ser adquirido à parte)

VS
« Última modificação: 02 de Março de 2012, 12:41 por Saboga »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

neves

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #2 em: 02 de Março de 2012, 12:07 »
Viva!

Eu uso quase sempre o descanso central, excepto em chão mole (relva, ou areia) em que o descanso pode afundar e, consequentemente, ambas as rodas podem ficar em contacto com o chão, sendo muito fácil a mota tombar ou descair.

Quanto ao descanso lateral, como a minha scooter que não tem travão de parqueamento, evito usá-lo em locais com uma inclinação tal que possa facilmente resvalar. Já as motas de caixa, tendo a possibilidade de ficar engatadas, não sofrem deste mal, daí muitas delas não terem descanso central de origem.

 _convivio_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #3 em: 02 de Março de 2012, 12:29 »

Primeiro que tudo, e pelo que percebo um pouco de Mecanica, o motor estar um pouco de lado ou a direito no nosso tipo de Motos/Maxis nao tem qualquer tipo de problema!
O Óleo desce por uns orifícios específicos que tem para o carter, do motor que esteja a direito ou inclinado.
Os motores só precisam do Óleo quando estao a trabalhar e não quando estão parados .... _Rolley_

Segundo,na parte do descanso, cada caso é um caso.
Ha motos que só trazem descanso lateral e há outras que só trazem descanso central (@Saboga não há só com lateral). Isto tem a ver com uma questão de estética da mota e com a segurança delas.

O Usar um ou outro descanso tem a ver com o piso, a inclinação da estrada ou terreno, ou em estética(como mais gostamos).
Mas tomar sempre cuidado se estao devidamente seguras para que nao caiam.

Alerto que o central em certas situações nao é 100% eficaz. Tudo se aprende com experiência, por isso irão em breve saber como deixar em segurança a Maxi ou qual dos descansos deixar.

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #4 em: 02 de Março de 2012, 14:01 »
subscrevo o que os companheiros, neves e _AXE_ já referiram, com mais uma pequena ressalva que tem a ver com a situação de combinar a posição da roda da frente com o descanso lateral (muito importante).
Quanto ao facto de um ser mais eficiente que outro, na minha opinião, tem a ver com cada situação em particular e com o facto de se ter travão de parqueamento ou não.

Boas curvas.
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

neves

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #5 em: 02 de Março de 2012, 17:20 »
subscrevo o que os companheiros, neves e _AXE_ já referiram, com mais uma pequena ressalva que tem a ver com a situação de combinar a posição da roda da frente com o descanso lateral (muito importante).
Quanto ao facto de um ser mais eficiente que outro, na minha opinião, tem a ver com cada situação em particular e com o facto de se ter travão de parqueamento ou não.

Boas curvas.

Exacto!
Para ser mais seguro, quando a mota/scooter ficar no descanso lateral, a roda da frente deverá estar virada para o lado do descanso. No geral, a maior parte das motas e scooters trancam a direcção com a roda virada para o lado do descanso lateral, o que já obriga a fazer isto.
É mais seguro assim, pois para a mota sair do descanso lateral é preciso fazer muito mais força (empurrá-la para a frente) do que se a direcção fica virada para o lado oposto ao descanso central.

 _convivio_

Mpenas

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #6 em: 02 de Março de 2012, 17:25 »
Eu depende... mas por norma ao final do dia deixo no central, isto para que de manhã enquanto meto luvas e casaco meto-a logo a aquecer, e no lateral corta a corrente...  já no lateral uso mais nas paragens rápidas ou onde o piso não seja muito desnivelado... ou seja... uso os dois, depende para que lado estiver o vento  :P

Loureiro

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #7 em: 03 de Outubro de 2012, 20:21 »
Confesso que nao gosto, por uma questao estetica do descanso central, talvez por causa de 20 anos a andar com motas que tinham apenas o lateral.

A primeira coisa que disse ao vendedor quando comprei a X-City, foi para lhe tirarem o descanso central, e ele alertou-me para o facto de a mota precisar deste descanso para estar a trabalhar.

O que eu pergunto e o seguinte: será aconselhável desligar o corte de corrente do descanso lateral para poder ter a Mota a trabalhar no descanso?

Claro que há o risco de um dia me esquecer e provocar o acidente... Alguém usa a sua máquina nestas Condições?

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #8 em: 03 de Outubro de 2012, 21:04 »
(@Saboga não há só com lateral)

???? explica lá isto!
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Dinispalma

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #9 em: 03 de Outubro de 2012, 21:19 »
O central é sempre mais seguro. No dia a dia deixo normalmente com o lateral mas quando esta na garagem está sempre no central.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #10 em: 03 de Outubro de 2012, 21:58 »
???? explica lá isto!
......
Queria dizer que tbm há só com central ....


Ha motos que só trazem descanso lateral e há outras que só trazem descanso central (@Saboga não há só com lateral). Isto tem a ver com uma questão de estética da mota e com a segurança delas.
....

Volto a afirmar que cada caso é uma caso, cada situação é uma situação, e ha centenas de situação que o central nem se deve meter. As vezes nem se consegue/deve, pois se o fizerem tem de suar as estopinhas so para a tirar do descanso _Rolley_

Façam o que acharem melhor e aprendam com os vossos erros  _pol_

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #11 em: 03 de Outubro de 2012, 22:13 »

Esqueci-me de mencionar isso .....  _corado_

Eu tbm nao tenho o corte no descanso lateral, meto o descanso e ela continua ligada !!

Tenho a Maxi no descanso lateral e de manha cedo quando chego meto-a sempre a trabalhar assim como esta sem ter de a desligar ... É bue aflitivo para mim ter de desligar a maxi sempre que a meto no descanso lateral....desliguei e se for preciso sofro as consequências que advenham disso...!!
Mas prefiro 100% !!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #12 em: 03 de Outubro de 2012, 22:14 »
Normalmente utilizo o lateral, dá-me mais jeito mas à conta disso já a deixei tombar e eu sei que é abusar da sorte, mas......  _Rolley_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #13 em: 03 de Outubro de 2012, 22:29 »
Companheiro neves disse:
"Para ser mais seguro, quando a mota/scooter ficar no descanso lateral, a roda da frente deverá estar virada para o lado do descanso."

Pois não concordo. E porquê? Porque todo o peso da scooter vai "cair sobre o descanso". Com o decorrer do tempo (não tanto como possam pensar) o descanso lateral vai ganhando folga no U do encaixe e vai abrindo. A scooter começa a pouco e pouco a cair ou pender mais e pode cair mesmo.
Para contrariar o peso acrescido, "deve-se rodar a direcção ou guiador no sentido contrário ao descanso" para "aliviar o peso".
Depois é só endireitar a mota, o descanso fica "subido", a direcção roda-se, recolhe-se o descanso…e siga……
Mas cada um faz como entende. _lool_

Abraços _convivio_


Offline poliveira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Óbidos
  • Marca: Honda
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2012, 22:30 »
Viva!

Eu uso quase sempre o descanso central, excepto em chão mole (relva, ou areia) em que o descanso pode afundar e, consequentemente, ambas as rodas podem ficar em contacto com o chão, sendo muito fácil a mota tombar ou descair.

Quanto ao descanso lateral, como a minha scooter que não tem travão de parqueamento, evito usá-lo em locais com uma inclinação tal que possa facilmente resvalar. Já as motas de caixa, tendo a possibilidade de ficar engatadas, não sofrem deste mal, daí muitas delas não terem descanso central de origem.

 _convivio_

Aqui estou do contra  _Rolley_ .
Por norma coloco no lateral até porque tenho travão de parqueamento, mas em piso mole aprendi á minha custa que se deve colocar o central; ou seja, se o central afunda com dois pontos de apoio no piso, com o lateral é o peso todo sobre um só apoio.
Esta opinião é resultado de ter deixado a minha princesa numa noite de chuva num pátio de piso (aparentemente firme) de terra que cedeu com a chuva  _Zang_ !
Honda ADV 350 - 3,6 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

Loureiro

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #15 em: 03 de Outubro de 2012, 23:06 »
Antes de mais, obrigado pelas respostas, já cheguei a uma conclusão, a x-city vai sair do stand sem descanso central e com o corta corrente do lateral Desligado!  :))

Para tentar dar uma ajuda aos mais receosos de usar o descanso lateral, qualquer coisa serve pare este não afundar, uma pinha, um copo de Plástico (convém depois Mete-lo no lixo) ou qualquer coisa que se encontre.

Usava muito este truque na ida a praia ou nas concentrações quando estacionava no Pinhal. E estamos a falar de motas pesadas... Tive R1, wildstar (340kg) dragstar, Fz...

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1293
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #16 em: 04 de Outubro de 2012, 00:24 »
Viva!

A x-city não tem mudanças nem travao de parque...

Como a vais segurar nas subidas? e nas descidas?

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Loureiro

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #17 em: 04 de Outubro de 2012, 07:33 »
Logo se ha-de ver :)

Em ultimo caso volto a colocar o central... só os tolos não mudam de opinião, portanto, se entender necessário volto a coloca-lo.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #18 em: 04 de Outubro de 2012, 09:04 »
Viva!

A x-city não tem mudanças nem travao de parque...

Como a vais segurar nas subidas? e nas descidas?

Abraço ;)

Fita de velcro na manete do travão e já está!
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

RCEu

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #19 em: 04 de Outubro de 2012, 09:57 »
Eu depende... mas por norma ao final do dia deixo no central, isto para que de manhã enquanto meto luvas e casaco meto-a logo a aquecer, e no lateral corta a corrente...  já no lateral uso mais nas paragens rápidas ou onde o piso não seja muito desnivelado... ou seja... uso os dois, depende para que lado estiver o vento  :P

É isto mesmo que eu faço. Mas pelo sim, pelo não, em lateral deixo com o travão de estacionamento accionado. A X-Max já me resvalou para cima de um carro que ainda nem matrícula tinha.

Vamos aprendendo e conhecendo as nossas meninas.

RCEu

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #20 em: 04 de Outubro de 2012, 09:59 »
Viva!

A x-city não tem mudanças nem travao de parque...

Como a vais segurar nas subidas? e nas descidas?

Abraço ;)


Alguém aqui usa ou já usou um elástico no travão de trás a substituir o travão de parqueamento  _Rolley_

Offline Francisco

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: sintra
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #21 em: 04 de Outubro de 2012, 13:46 »
 _pensador_ _pensador_  Sera´que a dt anda mais sem aquele peso do descanso central  _pensador_ _pensador_

Pois é amigos eu só uso o  lateral e deixo com o travão de estacionamento accionado até agora sempre sem qualquer problema  _Rolley_

Abraços
Vive ao maximo, Gasta o minimo.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1293
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #22 em: 04 de Outubro de 2012, 14:00 »
Viva!
A Zulmira não tem corte de corrente no descanso lateral. Tenho um DIY algures no CPM... _pensador_

Em locais de dificil estabilidade uso o central, caso contrário uso o lateral.

Usar o lateral em subidas já valeu à Zulmira 2 quedas...  _martelada_ Ela estava muito senhora de si. Se voltar a empinar o nariz, volta logo ao chão!!! Tenho de mostrar quem manda...  _lol_

A técnica da fita de velcro é uma boa opção. Nunca usei.


SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #23 em: 04 de Outubro de 2012, 14:31 »
Boas

Uso quase sempre o central. Já tive dissabores com antigas scooters por usar o lateral, pois caíram por um pequeno toque de uma porta de um carro, ou asfalto que derrete etc.

Não existe nenhuma mudança para engrenar nas scooters !!! _martelada_

O central é sempre mais seguro em todas as situações mesmo em inclinações mais acentuadas.

Deveria era haver em todas as scooters um sistema tal como na X10 e na 650 Gts cujo descanço lateral actua o travão de parque no disco traseiro. Talvez um dia  venha ser norma para todos os fabricantes.

Cumps.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


RCEu

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #24 em: 04 de Outubro de 2012, 14:32 »
_pensador_ _pensador_  Sera´que a dt anda mais sem aquele peso do descanso central  _pensador_ _pensador_

Pois é amigos eu só uso o  lateral e deixo com o travão de estacionamento accionado até agora sempre sem qualquer problema  _Rolley_

Abraços

Pois é Francisco... nem quis falar no teu brico, não vá alguém registar a patente. _Rolley_


Isso está simplesmente genial  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_