Boas .
Acompanhando sempre o que por aqui se vai escrevendo , venho apenas dizer o seguinte :
Por vezes caimos em exageros perfeccionistas sobre determinadas escolhas.
Há de facto diversos oleos, uns certamente melhores que outros numa primeira analise. Mas o importante é aproveitar todo o potencial que um oleo tem na nossa maquina. Tudo o que o produto tem mas que nao é aproveitado pela maquina é um excedente que a nos proprietarios nao interessa. Muitas vezes apenas se reflete em eurinhos para o lixo.
O importante é termos uma noçao mais ou menos concreta da aplicaçao que queremos para o oleo. Depois comprar o melhor oleo pelo melhor preço.
Muito tenho aprendido aqui , e daqui vou para outros lugares aprofundar e desenvolver ideias gerais.
Sem grandes complicações , e de uma forma simples , julgo que quem respeitar as normas do fabricante pode ficar tranquilo que a mota é bem tratada.
Quantos de vois usam a valvulina recomendada pela sym? quase ninguem. Pq? pq as oficians espetam 80W 90 que é apenas recomendada para temp abaixo dos 0 graus. E elas la rolam sem stress. O certo que a que se recomenda é bastante carinha.
Quanto aos oleos , nada de extremismos. Um 10w , a frio , tem um desempenho mais que aceitavel para as temperaturas ambientais do nosso pais. A maior parte da malta ate mora no litoral , onde as temp sao bastante amenas.
Se repararem , todos os fabricantes de oleos recomenndam para as 125cc da sym um oleo 10w -30 ou 10w-40. Podem ver nas paginas dos fabricantes(motul, fuchs, repsol, castrol, Bp etc)
Um 5w é mais fino a frio? è sim senhor, e rapidamente preenche todos os cantos do nosso motor , mas, um 10w tb o fara as temperaturas a que vivemos.
Quando o nuno aconselha um 100% sintetico, tem toda a razao. Maior longevidade, maior resistencia , melhores prestaçoes a nivel de consumos e lubrificaçao sao aspectos que se leem em artigos relacionados com os lubrificantes.
ha no entanto muitas oficinas que continuam a meter o semi sintetico alegando que sao os mais adequados a motas de baixa cilindrada .
Aeu ver , creio que lhes da mais jeito . Compram a peços mais baixos e cobram a mesma coisa pelo serviço.
Se os oleos evoluiram para uma componente estrutural sitetica em absoluto nao foi á toa.
As motas trabalham em alta rotaçao convem terem boa qualidade.
O certo é que ha muita publicidade , muita informaçao e contra informaçao que nos baralham a todos um pouco. Quem conseguir atingir de forma mais eficiente a mente das pessoas é mais bem sucedido. Que o diga o nuno pires, que conhece o comp+ortamento humano de uma forma um pouco mais profunda
Hoje, em contacto com um colaborador da texoleos, tomei a liberdade de lhe colocar algumas questoes sobre lubrificantes.
Ele atenciosamente me respondeu, procurando tb uma postura de marketing(que se entende) pois ninguem deve fdalar mal de outros produtos, mas todos devemos realçar o que vendemos de uma forma seria e moral.
A texoleo vende umas boas dezenas de produtos, todos de optima qualidade .
Falamos de alguns produtos, e a ser verdade aprendi algo que desconhecia.
è reconhecido que a MoTUL é uma marca de oleos de excelente qualidade . Usa uma postura sempre junto das vertente de alta competiçao motorizada . Isso gera credibiliadade entre os apaixonados. Porem, a motul compra a sau base de produto á MOBIL. Ao comprar MoTul estaremos a comprar 90% de um produto Mobil que tem 10% de aditivos da motul.
Isto foi me dito pela texoleo. Relembro que, nao é uma fonte cientifica , mas sim uma informaçao dada por um vendedor de oleos que trabalha com varias marcas entre elas a Motul , Castrol, fuchs, BP, liqui moly etc...
Foi me dito tambem que a Bp detem a castrol ha mais ou menos 4 anos, e julgo que todos sabemos disso.
Que a fuchs detem uma cota de mercado muito importante em territorio alemao.
Que a liqui moly é um dos produtor do top 5 de lubrificantes no que respeita a qualidade.
O universo de lubrificantes é vasto, ha muita qualidade e para a mesma qualidade preços muito diferentes. Os menos informados pagam mais por marcas mais publicitadas, os mais informados poupam dinheiro comprando qualidade ainda pouco divulgada.
Cumpram as normas do fabricantes e terao motor para muiotos anos.
Continuaremos a ser injectados de informaçao que nao poderemos comprovar . Qual o melhor? nao sei.... mas acredito que um bom sintetico é a melhor escolha.
Castrol power 1 racing 10w-40 4t será a minha opçao . Podia ser outra . Podia. Mais fino , sim. Mas este é adequado tb.
Se pensar que o representante me enfia um 10w-40 que ca para mim ainda é um sg , e que diz ser sintetico (mas nao sei) , este vai ser muito melhor
Fully Synthetic, uma marca fiavel, preço muito interessante.
Bem haja a todos aqueles que contribuem para o conhecimento neste forum. Muito obrigado a todos e que continuem a prestar a excelencia .
Escusado será dizer que comprei em
www.texoleo.com , que teve campanha este mes de novembro com oferta de portes em compras acima de 15 euros.
A texoleos pratica preços bastante interessantes para o consumidor singular.
Cumprimentos.