Autor Tópico: Frio? Esta é a (minha) solução...  (Lida 55539 vezes)

helio69

  • Visitante
Frio? Esta é a (minha) solução...
« em: 30 de Janeiro de 2012, 23:12 »
No dia 24 de Dezembro coloquei vinte euros no meu carro... O coitado estava na reserva e como tal lá teve que ser. Hoje, mais de um mês depois os vinte euros ainda não se queimaram e a reserva ainda está relativamente longe.

Nestes dias, aqui por Castro Daire andei sempre de mota. Fui a Coimbra quatro vezes, fui a Viseu quase todos os dias desde o dia 19 de Janeiro e, como tal, apanhei (alguma) chuva e MUITO frio.
Hoje, por exemplo, saí de casa com DOIS graus negativos e fiz 40km, 30 dos quais em auto-estrada. Frio? Eh pá, os pés não estavam quentes, mas não estavam gelados. De resto, cheguei quentinho ao trabalho.
Aliás, posso dizer que passo mais frio nos 30 metros da mota até à entrada do local de trabalho do que em toda a viagem.

O fórum do CPM está cheio de tópicos sobre este tema, o combate ao frio, sendo que a maior parte do pessoal que tenta combater este inimigo é de zonas, incomparavelmente, mais amenas do que Castro Daire e Viseu.

Daí a razão deste tópico, no qual vou dar a conhecer o equipamento que uso e que permite que, ao contrário do ano passado, em que, mesmo com tempo seco tive que parar a mota por causa do frio, ande de mota todos os dias independentemente de estarem 15 graus positivos ou QUATRO graus negativos (sim, também já os apanhei...)

Tronco
Tudo começa pelo casaco. Aqui não há grandes segredos. Uso um Acerbis, com forro interior. Não é totalmente impermeável, mas aguenta com algumas gotas. Em relação ao frio não passa quase nada, e o que passa  o resto do vestuário encarrega-se de isolar. O meu é um Acerbis, mas o que não falta são alternativas válidas, mais caras e mais baratas.

Depois é importante usar várias camadas de roupa. De nada vale ter um bom casaco e um outro casaco grosso por baixo e uma camisolita. O truque é sempre ter várias camadas de roupa e, de preferência, que não estejam muito justas umas às outras. Este pormenor é muito importante, principalmente nas pernas.
Eu uso por baixo do casaco um polar de gola alta, duas T-shirts e mais uma camisola interior de manga comprida polar (só uso com temperaturas abaixo dos 7/8 graus, até aí não é necessário)

Pescoço
O nosso pescoço é como um radiador,assim como as mãos e os pés, pelo que estes três pontos são essenciais no que diz respeito ao aquecimento ou arrefecimento do corpo.
Assim, para proteger esta área utilizo daquelas mangas para o pescoço que se vendem na sportzone, decathlon ou outra, em tecido polar e que poderão ter um cordão numa das pontas. Se estiver muito frio, abaixo dos 7/8 graus, utilizo duas, uma por cima da outra, sendo que a que está por cima é ligeiramente mais comprida e aproveito para tapar-me até ao nariz.

Só uma nota, durante o verão, independentemente do calor, uso sempre o buff do CPM (ou outro, mas prefiro este ;D). Isto porque levar com uma abelha no pescoço pode ser um pouco (mas só um pouquinho _careta_) perigoso.  Para terem uma ideia (e isto também pode acontecer no inverno, embora seja mais difícil), este verão, numa descida de bicicleta em que seguia a 70 km/h, bati contra uma abelha com o capacete, esta veio à minha perna e ainda conseguiu-me picar. Foi muito complicado chegar a casa.

Pés
Esta é a zona que ainda agora não consigo isolar completamente. Mas talvez porque ainda não queira ou tenha real necessidade. Se calhar utilizando uma daquelas botas para neve consegua isolar os pés do frio por completo, mas a verdade é que, se quando vou trabalhar tenho que trocar de roupa obrigatoriamente no trabalho (pelo que o modo de apresentação no local de trabalho não é problema), quando vou para as aulas convém ir minimamente apresentável.

De qualquer modo, utilizo neste momento, quando está muito frio (abaixo dos tais 7/8 graus), uma botas impermeáveis, quentinhas, da decathlon. São para caminhada e até são parecidas com os sapatos de automibilismo que os pilotos usam. As minhas ficaram mesmo justas aos pés, o que não se pretende.

Aconselho a comprarem calçado do género (com o qual se pode ir a qualquer lado), mas sempre um número, ou mesmo dois, acima do vosso tamanho. Isto de forma ao pé não estar mesmo colado ao tecido do calçado (e assim, com mais contacto com tecido arrefecido pelo vento), além de poderem utilizar dois pares de meias, uma delas mais grossas.

Desta forma conseguem andar com temperaturas muito baixas, ou mesmo negativas, sem qualquer problema. Os pés podem não ir quentes, como os meus, mas não vão gelados ou dolorosamente desconfortáveis.

Pernas
Mais um ponto muito sensível. Será, a seguir às mãos, o ponto do corpo que mais arrefece a andar de mota.
Desnecessário será dizer que andar de mota apenas com um par de calças (de ganga, por exemplo), com muito frio, está completamente fora de questão.

Em relação a este ponto fiz várias tentativas. Calças de licra, calças de licra cardadas, calças de ciclismo sem carneira, etc.. Nada resultou.
Primeiro, não resultou porque as calças ficavam justas ao corpo, como tal, arrefeciam as calças com a passagem do vento e arrefeciam as pernas.
Como disse atrás, é muito importante que as camadas de roupa não fiquem coladas ao corpo.

Depois destas tentativas, encontrei uma calças em tecido polar (não tão grosso como o utilizado nas camisolas polares) na Decathlon, um bocado para o largueironas, a fazer lembrar as ceroulas de quando éramos miúdos.
E voilá. A solução estava encontrada.

No entanto, em dias muito frios (desta vez não vou referir novamente a temperatura ;)) o desconforto causado pelo frio ainda era algum. Ora, foi no trabalho (Exército) que encontrei a solução. As calças porlartek que utilizamos por baixo da farda são excelentes. O tecido é em tudo parecido com o tecido usado nos polares, mas ainda mais grosso. Resultado, não deixam passar frio nenhum.
Estas calças compram-se com facilidade em lojas de artigos militares ou em algumas feiras da zona de Lisboa (feira da ladra, etc.).

Mãos
As mãos é o ponto do corpo que mais sofre com as baixas temperaturas a andar de mota e isso reflecte-se na forma como o pessoal procura encontrar soluções aqui no CPM.
Punhos aquecidos, protecções, luvas, luvas aquecidas, etc..
Podem ser várias as soluções adoptadas, sendo que para a sua eficácia contribui não só a solução técnica, mas também o dinheiro que se está disposto a gastar.

De início tentei uma luvas melhores, depois dois pares de luvas (mas duas camadas de tecido, praticamente coladas uma à outra, eram insuficientes). Não resultou.
Aqui será importante referir um ponto. Para temperaturas baixas (como aquelas, cujos graus não voltarei a mencionar ;D _careta_^) não vale a pena pensar em luvas melhores, XPTO, CSI ao quadrado, etc. Mesmo com temperaturas a rondar os 10/12 graus não encontrei luvas que me protegessem a sério do frio. Por isso, não vale a pena gastar dinheiro em luvas que os vendedores dizem ser à prova de frio, quentinhas e que não deixam passar o vento. Eu testei-as e garanto, não funcionam!

Tentei os punhos. Mas depois de alguma pesquisa (terá sido mesmo MUITA), ouvi opiniões de algum pessoal das moto4 aqui de Viseu, e algumas opiniões na net de zonas assim tão frias como a minha, e todos diziam que os punhos eram suficientes para temperaturas frias, mas abaixo dos dez graus a palma das mãos vai quente mas as costas das mesmas e a ponta dos dedos acaba por arrefecer. Comecei a pensar duas vezes em relação a esta solução.

Pensei na roupa aquecida, mas... Carote e não conhecia ninguém que usasse aquilo, para além que teria que mandar vir do estrangeiro um produto cujo funcionamento não sabia se era suficientemente bom.

Andei e desesperei. Assim, num dia de muito frio, optei por uma solução que sabia que, à partida, funcionava, apesar de ser inestético até mais não. Umas protecções da Tucano Urbano.
Assim, com 43€, com portes incluídos, resolvi o problema de vez. NUNCA mais voltei a ter frio às mãos. Até já experimentei andar alguns troços curtos sem luvas (com temperaturas a rondar os 12/13 graus) e não tive frio. Com estas protecções o vento não bate directamente na mão, visto existir uma grande distância entre o tecido (tipo neoprene) e as luvas, pelo que as mãos vão sempre quentes como se estivéssemos parados num semáforo.


Caros companheiros, com este esquema montado, já saí de casa com temperaturas negativas em direcção a Coimbra (hora e meia a andar sem parar) e não tive frio.
Só na barragem da Aguieira, de manhã, com nevoeiro serrado é que fico mais fresquinho, no entanto, nem de perto nem de longe se poderá dizer que vou com frio ou gelado.

Desculpem o testamento, mas acho que, atendendo ao local onde costumo andar, assim como o tipo de dificuldades relativas ao frio que o pessoal costuma demonstrar por aqui, que a minha experiência seria uma mais valia e que poderia evitar gastos gastos desnecessários em compras de teste, como aqueles que eu fiz.
Afinal de contas, não vale a pena descobrirmos a roda duas vezes... :)

Espero que vos seja útil.

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2012, 23:24 »
Este tópico está excelente, vais fazer com que alguns companheiros deixem de gastar pequenas fortunas em equipamento (a mim já não me adianta, já cometi muitos erros).

Obrigado pela partilha, vai com certeza, ser a "solução" de muita gente.

Um abraço e continua quentinho.
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #2 em: 30 de Janeiro de 2012, 23:30 »
Boas Companheiro

Muito bom estes teus conselhos de como se deve proteger do frio. Isto vai ser de grande ajuda para quem se "aventurar" no frio deste Inverno, e uma mais valia para que for à Batalha ver as expo das motas. Parece que vem uma vaga de frio para o próximo fim de semana.

O Verão passado fiz o precurso da Fig. Foz, até Castro de Aire e depois para Reriz e regressei no mesmo dia, e em certas zonas mais sombra nota-se bem a frescura desses magnifícos ares que essa região nos oferece. Nem quero imaginar o frio em pleno Inverno de moto, pois já aí estive de carro com -5 ºC e rodeado de neve !!!

Boas curvas.  scooter_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2012, 23:39 »
Parabéns Companheiro  _pol_
Este post está simplesmente excelente  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Obrigado pela partilha
Um grande abraço e boas curvas  _pt_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2012, 23:45 »
Excelentes dicas, muito bem descritas.   _palmas_ _palmas_

Vai evitar o gasto de muitos €€€ a muita gente.

 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #5 em: 30 de Janeiro de 2012, 23:49 »
 _palmas_ _palmas_ Obrigado por partilhares connosco as tuas experiências em relação
aos equipamentos de inverno extremo, achei muito útil,  _palmas_ _palmas_


Ps:Tens apanhado gelo? como é que te safas dessa?  _reg_  _pensador_
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, 23:51 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

sin_laden

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #6 em: 30 de Janeiro de 2012, 23:51 »
Companheiro, já uso algumas destas dicas, e passarei a usar outras. Muito obrigado pela partilha.

Abraço e boas curvas.

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #7 em: 31 de Janeiro de 2012, 00:02 »
Companheiro, excelentes dicas, que certamente porão alguns dos nossos companheiros a pensar duas vezes antes de gastar dinheiro.  scooter_ _slb_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #8 em: 31 de Janeiro de 2012, 00:10 »

@helio69

Disses-te tudo, explicas-te tudo !!

Ta tudo dito nesse testamento mas tinha de ser  _pol_

Tal como tu tbm tenho essas botas milagrosas da decathlon, etc  _lol_

Obrigado pela partilha, vieste de encontro a mta coisa que eu digo! Obrigado  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Boas curvas quente e confortavel !!



As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

helio69

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #9 em: 31 de Janeiro de 2012, 00:22 »
Obrigado a todos... É uma forma de agradecimento e retribuição pelo MUITO que aqui já aprendi...

Em relação à pergunta do gelo, hoje por exemplo, aproveitei uma das dez passagens à borla na A24 e preferi ir pela auto-estrada para não apanhar gelo. No entanto, os locais onde se apanha gelo já os conheço e basicamente é uma zona de 3kms junto ao Paiva, onde o gelo chega por vezes a não derreter ao longo do dia.

Como ultrapassar isso? Com MUITO respeito e MUITO medo. Nessas curvas mais críticas passo quase parado, e nesse troço, assim que detecto uma cor mais esbranquiçada do alcatrão, abrando... mas abrando mesmo. Inclinação nas curvas nem pensar. Travões, nem pensar.

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2012, 01:54 »
Apesar de a zona de Mafra/Sintra ser muito fria e húmida de certeza que não se compara com as temperaturas "Articas" de Castro de Aire.

Uma coisa é verdade e sei-o do montanhismo, o segredo do bom isolamento térmico está nas camadas de roupa, na realidade o que isola do frio não é a roupa em si, mas sim as camadas de ar que ficam "presas" entre as camadas de roupa.

Uma vez que trabalho normalmente de fato e gravata relativamente ás camadas tenho pouca margem de manobra, ou seja, por cima do "pelo" vai a camisa e o casaco e em cima um Bering Element, com um excelente forro interno.


Na zona da cabeça vai um passa-montanhas Decatlon e uma gola de forro polar também da Decathlon


As mãos vão protegidas com umas luvas Drenaline Shifter, protegem razoavelmente do frio mas com chuva são péssimas.


Nas pernas levo umas jardineiras de vela da SportZone


para terminar nos pés uso uma sobrecapas da Acerbis


Não é o set-up ideal mas dadas as minhas condicionantes reltivas ao fato/gravata e de não ter onde mudar de roupa até dá para ir bem protegido.

nneves2

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2012, 08:32 »
Grande trabalheira so para vestir o equipamento mas se resulta é o mais importante. Eu não apanho muito frio aqui por Lisboa, e os meus trajetos sao curtos. Mas o material da Tucano por vezes até me faz sentir calor, e não preciso de me preocupar com medidas adicionais para a chuva.
É só sentar debaixo da manta, enfiar as mãos nos protetores de punhos e está a andar.

Não sei se será 100% eficaz em viagens mais longas, e com mais frio. Se na parte das mãos o companheiro já referiu ser eficaz, nas pernas penso que também o seja. Afinal evita o contacto direto das pernas e pés com a deslocação do ar.

Alguém tem algum feedback da manta da Tucano ( cobre pernas ) para viagens mais longas, ou com temperaturas mais frias ?  Penso que seria uma mais valia para as belas dicas expostas neste tópico.


nd_oliveira

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #12 em: 31 de Janeiro de 2012, 10:27 »
Grande trabalheira so para vestir o equipamento mas se resulta é o mais importante.

3 minutos para vestir, 1 para despir...

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 824
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #13 em: 31 de Janeiro de 2012, 10:47 »
Muito boa a tua descrição, muito obrigado pelas dicas  _palmas_  _pt_
TEJA o TEMPO que TIVER sempre a andar de  scooter_
Boas curvas companheiro
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #14 em: 31 de Janeiro de 2012, 11:38 »
 _pol_ Post 5*****  _pol_

 _pol_ Obrigado pela partilha companheiros....

Abraço e continuação de boas curvas.....  scooter_
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...

neves

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #15 em: 31 de Janeiro de 2012, 12:00 »
Bom... já muitos aqui o disseram, mas eu reforço: excelente post!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Obrigado pela partilha, que certamente muitos vão aproveitar (eu vou!!!)  _pol_

Cumps e boas curvas  _convivio_

Cristina Marques

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #16 em: 31 de Janeiro de 2012, 12:22 »
Para os pés comprei na moto belas umas meias para uso dos alpinistas coloco por cima das outras e os pezinhos até fervem  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
 depois bebo uma jola para refrescar  _convivio_ _convivio_

paulojvc

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #17 em: 31 de Janeiro de 2012, 13:17 »
Eu para o frio utilizo o pára brisas da Givi que ajuda muito, um Blusão Bering igual ao parecido da foto acima, calças térmicas e botas da Oxtar. As luvas são umas da Decathlon que incrivelmente se tem portado melhor com frio e chuva do que umas das Alpinestars que ainda tenho _pol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #18 em: 31 de Janeiro de 2012, 13:33 »
Muito obrigado pelo post, Hélio. Muito esclarecedor e útil.
Lisboa beneficia, felizmente, de uma temperatura amena quase todo o ano. Mas, há dias em que o frio é mais e, nessas alturas, como é muito húmido, entranha-se-nos no corpo.
Eu não sou muito friorento mas, ao fazer a deslocação matinal para o escritório, passo por Monsanto (na A5) cerca das 8,15 - 8,20 horas e, nas zonas de sombra, o frio é imenso. Felizmente, ao menos nestes dias soalheiros de Inverno, o espaço que percorro na sombra é reduzido. De qualquer modo, as mãos são a parte do meu corpo que mais sente o frio. Tenho umas luvas da Bering, que acho de muito boa qualidade, com boas protecções e tudo, mas são luvas de Verão, pois são em grande parte feitas de uma fibra que é perfurada e respirável. Por isso, comprei umas luvas interiores da Tucano Urbano (Dry Thermal Solution ou lá o que seja o nome); são muito simpáticas e macias, confortáveis, não me fazem perder a sensibilidade, mas não resistem ao frio quando ele é mais intenso. Curiosamente, se eu movimentar/exercitar os dedos das mãos, o frio quase desaparece. Em conclusão: não é esta a solução para o frio à séria. Já pensei em utilizar umas luvas de neve que não me limitem excessivamente a sensibilidade (vi umas bem interessantes na SportZone, por cerca de €40,00, mas não as comprei porque, obviamente, não têm protecções anti-queda).
Para os meus filhos usarem quando andam de pendura, comprei umas luvas de mergulho (marca Seac), que são impermeáveis e resistentes ao frio. Eles gostam muito delas, mas as pegas da minha Maria Manuela estão a ficar algo encardidas, provavelmente por causa da superfície rugosa existente nas palmas das luvas... _pensador_
Tenho um blusão da Bering, de Gore-Tex, com protecções (cotovelos, ombros e costas), que uso sempre por cima da roupa que levo para o escritório (geralmente, apenas uma camisa e um pullover ou polo de lã; nos dias 'de cerimónia', camisa, fato e gravata); se fechar o fecho do blusão bem até acima, não apanho grande frio no pescoço, a tal ponto que nem uso o colar que comprei na SportZone (e que os meus filhos adoram); o blusão conserva bastante bem o calor do corpo e não deixa penetrar muito frio. Nos fins de semana, se tenho que fazer percursos maiores ou mais cedo (ou mais tarde, uso uma t-shirt de magas compridas por debaixo da camisa ou polo e mais uma camisola do tipo sweat shirt. Tem resultado (já fiz a Marginal até Cascais cerca das 07,30 horas da manhã e não senti frio).
Para os pés, comprei umas botas no Lidl que ainda nunca usei; já as experimentei e são quentíssimas e muito confortáveis, por isso guardo-as para os dias de chuva ou para percursos em zonas muito mais frias do que Lisboa; por agora, tenho usado apenas umas botas normais (de meio cano curto, ou sapatos abotinados, como queiram) da Rockport, com umas meias de lã e não sinto frio. Mas, estou seguro que esta não será a solução para zonas como Castro Daire... _Rolley_
Nas pernas, uso quotidianamente calças de bombazina, relativamente largas, que descobri serem bastante boas para proteger do frio. Ao fim de semana, uso umas calças de ganga e, se sei que o percurso vai ser feito por zonas mais frias ou vai ser mais matinal ou tardio, uso as famosíssimas ceroulas do Lidl, que comprei há dias.  _lool_ Por exemplo, no passado Domingo, quando fui a Canados ao 2º aniversário do clube, usei as ceroulas por baixo das calças de ganga e funcionou na perfeição, embora na viagem de regresso, feita já de noite, tenha concluído que isso também não será solução para zonas mais frias ou temperaturas mais baixas. E é aqui que a sugestão do Hélio me aguçou a curiosidade, pois ainda não descobri nada que seja prático e eficaz, pelo que irei investigar as tais calças militares...

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #19 em: 14 de Fevereiro de 2012, 13:40 »
Quero agradecer a todos os companheiros a preciosa ajuda que, directa e indirectamente, me têm dado com as Vossas experiências.
Tenho estado muito atento às Vossas exposições e tenho aprendido muito.

Obrigado

 scooter_

PRF


Feliz

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #20 em: 21 de Novembro de 2013, 16:21 »

para terminar nos pés uso uma sobrecapas da Acerbis


Não é o set-up ideal mas dadas as minhas condicionantes reltivas ao fato/gravata e de não ter onde mudar de roupa até dá para ir bem protegido.

Caro companheiro,

acerca das sobrecapas ou polainas, podes informar-me se isso é só um material impermeavel ou tem algum forro interior?
qual  o preço aproximado dessas e onde comprar?

e o que achas destas?
http://www.outletmoto.com/pt/polainas-cobre-botas-p-554.html
ou
http://www.goyamoto.es/es/ropa-impermeable-goyamoto/162-cubre-botas-impermeables.html
ou
http://www.motovest.com/loja/Botas-Impermeaveis-para-Moto.html

e já que estamos a falar de frio, o que aconselham para as mãos? já tou farto de ler aqui sobre isso e parece-me que esta solução será a mais "quentinha":
http://www.motovest.com/loja/Protector-de-Maos-Impermeavel.html

obrigado
abraços


nd_oliveira

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #21 em: 21 de Novembro de 2013, 17:14 »
As polainas que tenho são completamente impermeáveis mas não têm forro interior, destina-se apenas a proteger da chuva, se bem que evita que o vento entre pelas calças e só ai já te pouca muito frio.

Os preços dessas parecem-me muito bons, as minhas foram mais caras...

xixo

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #22 em: 21 de Novembro de 2013, 17:29 »
Eu tenho as sobrebotas da motovest, e aquilo não tem forro nenhum, é mesmo só para a chuva. Se bem que também protege ligeiramente do vento, mas se o vento for dos frios, aquilo vai esfriando o material e respectivamente o nosso interior :(

tparracho

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #23 em: 21 de Novembro de 2013, 17:39 »
Belo post sem dúvida  _pol_ tou a ver que vou ter que investir nuns cobre punhos.

Eu para aquecer as pernas uso umas calças da neve (acolchoadas) que uso por cima das calças de ganga. protegem do frio e ainda protegem em caso de chuviscos. Atenção que estas calças não são totalmente impermeáveis, pelo que não são indicadas para dias de chuva a sério.

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Frio? Esta é a (minha) solução...
« Responder #24 em: 21 de Novembro de 2013, 17:42 »
Eu acabei por comprar umas botas de mota (TCX X-Action) e resolvi de uma acentada o problema da chuva e do frio, como cobrem até meio da canela, mesmo o vento que entra pelas calças protege em parte