Autor Tópico: Duvida  (Lida 4983 vezes)

Filipe Candeias

  • Visitante
Duvida
« em: 28 de Janeiro de 2012, 12:28 »
Boas pessoal desde ja agradeço as boas vindas que me tem dado no local onde fiz a apresentaçao..
entao a minha duvida é esta eu tou em vias de comprar uma maxi scooter mas depois de ter pesquisado sobre as mesmas reparei que o pessoal compra uma 125 e ao fim de pouco quer logo evoluir para mais cilindrada sera entao eu tirar a carta de moto e adquirir logo superior a 125 porque sei que se começa por dizer k e so trabalho casa mas depois de se lhe ganhar o gosto com certeza k sera mais k isso.
queria um feedback da vossa parte em relaçao a esta duvida um obrigado a todos

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Duvida
« Responder #1 em: 28 de Janeiro de 2012, 12:46 »
Bom dia

Essa é uma questão muito pessoal.

Depende de vários factores, na minha opinião:

Tipo de percurso - AE, estradas nacionais, cidade
Kms diários - 10 ou 20 é diferente de 60 ou 70
Disponibilidade finaceira - Compra, manutenção, impostos, consumos.
Utilização com ou sem pendura.
Gosto pessoal - esta é a mais dificil de resumir.

A minha experiência.

Comprei uma 125 para dar umas voltas nas folgas e vir de casa ao centro da cidade +/- 1,5 kms.
Quando a comprei, afirmei que NUNCA ia tirar a carta, a 125 chegava para o que eu queria.
Passados 9 meses e 15000 kms, a fazer 60 kms de AE por dia e muitos passeios de + de 200 kms seguidos, com pendura, achei que por motivo de velocidade, recuperações, capacidade para levar carga (para mini-férias), segurança para realizar ultrapassagens a veiculos que circulam na casa dos 90/100 kms/h, resistência aos ventos laterais, enfim, aumento de segurança, comprei uma 400 cc.
Não estou nada arrependido com o meu precurso, mas lógico que perdi algum dinheiro com retomas, mas por outro lado, também fui evoluindo alguma coisa em termos de condução em duas rodas. Não tinha nenhuma ezperiência até 2 anos atrás.

Mas é uma coisa muito pessoal, cada "cabeça" será uma sentença.

Abraço
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Filipe Candeias

  • Visitante
Re: Duvida
« Responder #2 em: 28 de Janeiro de 2012, 13:02 »
pois como nunca tive moto de 2 rodas na vida ter esta duvida

 _scp_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Duvida
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2012, 13:19 »
Companheiro,

Concordo com o que o Branco diz, deixo só mais uma sugestão, vê o mercado de usados, se um dia mais tarde quiseres fazer um upgrade, perdes menos €€€€, sendo que  125cc, serve também de aprendizagem.

 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Duvida
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2012, 14:34 »
Companheiro que mais dizer? Juntando o que os companheiros Branco e José Bairrada disseram engloba tudo o que eu penso sobre o assunto... o upgrade é quase sempre normal mas é essencial tb a aprendizagem e as tertúlias ajudam nisso e muito mais...  _pt_ scooter_ _pt_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Duvida
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2012, 15:51 »

Qualquer um pode pegar numa 50cc, 125cc, 400cc, 500cc, ou em uma 1000cc.

Mas ha sempre aquele espaço de aprendizagem, tbm é uma questao de adaptaçao. Eu aconselho sempre a adaptar-se a uma mais fraca e ir fazendo upgrades. para quem gosta e quer progredir é sempre para cima que vai, é quase inevitavel para quem tem uma 125cc e tirando a carta vai para uma 300cc ou 400cc.

Como ja foi dito é a propria pessoa que tem de decidir isso! Ha quem tire a Carta de Motao e vá logo pa uma 500cc sem nenhum problema, mas ha tbm casos ao contrario, ha quem compre uma 500cc e depois se arrependa e troque por uma 300cc, menor consumo etc etc, ha varios factores que se tem de ponderar, sendo o principal falta de experiencia.

Por isso digo o que ja foi dito, va devagar e fazendo upgrades com calma e com cabeça!!

Espero tbm ter ajudado  _pol_

Boa decisao.



As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

ze_marmelo

  • Visitante
Re: Duvida
« Responder #6 em: 28 de Janeiro de 2012, 22:36 »
Boas,

O meu caso é semelhante. Comprei uma 125 em Março 2011, de inicio também dizia que era suficiente e tal... Neste momento já tenho carta AP, vendi a 125 e comprei uma 600  >:D

Quando o bichinho das motas cá entra estamos tramados  ;D

Considero que a 125 foi uma boa escola, e não me arrependo de ter começado por aí.

Mas agora, cada um sabe de si, não é?

Cumps

Foquinha

  • Visitante
Re: Duvida
« Responder #7 em: 28 de Janeiro de 2012, 23:42 »
A minha aquisição foi nem sim nem sopas...lol
Ou seja, não aprecio motos, motas ou  o q lhe quiserem chamar. Scooter's mto menos, maxis idem.
Mas porque motivo então tenho uma maxi?
Por necessidade. Dava jeitoum veículo que me permitisse poupar uns trocos em determinadas deslocações e não me empatasse no trânsito.
Dilema ao início:
125, 250, 300 outra...
Como sou encartado de Cat A há que séculos e analisando o q havia no mercado, contando os tostões... optei por aquela marca q nunca me passou pela cabeça. E porquê?
Pelo preço que estava, situava-se na casa de outros modelos com cilindradas similares. (Com um desconto de 900€ novinha a estrear  _mau_)
Coça a cabeça, mais um coçar e veio a Piaggio Xevo 250ie. Se estou arrependido? Não.
Se já tive necessidade de andar a mais de 130/140? Não
É económica? É
Leva bastante tralha no cofre? Leva
Dá jeito? Dá
Dá gosto olhar para ela? Dá imenso
Já caí? Já, de seguida levantei-me...  _lol_
Faço AE? Faço
Faço Nacional? Faço
Faço cidade? Faço
Por isso opta por aquilo que mais gostares e a alma te pedir.
Tudo tem custos associados, é só uma questão de ponderar o queremos e o que pretendemos obter... delinea um objectivo e a estratégia para o alcançar.
Se tens dúvidas q 125 será pouco no iato entre essa cilindrada e a outra superior. Aguenta um pouco e parte para a seguinte, opções existem no mercado.
Também pensei numa 125. Afinal para o q preciso chegava. Mas depois poderei e optei mm por algo com mais vrum vrum, o necessário para as necessidades actuais.
Se penso ir para outra cilindrada superior? Para já não, o que tenho serve perfeitamente para o que pretendo. Qto muito iria para uma 300 ou 350. 400 ou mais já entra na casa dos consumos q para mim mais vale andar de carro.

E se mudar de montada o mais provável será a Iões...  _lool_
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2012, 14:10 por Foquinha »