Autor Tópico: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado  (Lida 12193 vezes)

zexalex

  • Visitante
Olá novamente,

A minha S3 depois de fazer a segunda circular toda "a abrir" (leia-se a 90/100), quando chega a altura de travar, carrego na manete de trás (travão combinado) e a manete vai até quase a meio e nada, não trava. Da primeira vez que me aconteceu apanhei cá um susto!!!!

Basta largar a manete e carregar novamente e trava normalmente, ou então "ajudar" na travagem com o da frente (que não apresenta este problema nunca).

Na revisão dos 4000 disseram-me que este comportamente é normal e várias pessoas se queixam do mesmo e não percebem porquê.

Eu cá para mim penso que alguma coisa deve ser porque nos primeiros 3000 km não me lembro deste comportamento. Será algo no sistema que faz a distribuição trás/frente? Porque é que apenas acontece após andar um bom bocado acima dos 90 sem travar? Porque é que nunca acontece a baixa velocidade?

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #1 em: 22 de Janeiro de 2012, 14:46 »
Companheiro isso nunca me aconteceu na minha, é realmente estranho o porque de acontecer depois de andar a essas velocidades, realmente já fiz várias viagens longas de duração superior a uma hora e meia sempre na casa dos 90/100 Kms sem paragens na minha S3 e nunca notei nada de anormal com o sistema de travagem.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_

ElChiquitito

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2012, 17:32 »
Bom....estranho no minimo, eu ultimamente ..... tem sido quase sempre de punho enrolado, desde A1 , CREL , A5 , etc, e sempre com os travões impecaveis, posso dizer que já fiz a crel de alverca a oeiras praticamente sem desenrolar...


O único problema que tenho notado relacionada com isso, é que ssinto depois a mota acelerada...e por vezes quando paro...quando vou a arrancar parece que fica sem gas....e tenho que lhe dar uns arranques na manete.


Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2012, 18:34 »
É provável que haja ar na tubagem do circuito,  _pensador_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

ElChiquitito

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2012, 00:37 »
Companheiros,
Tentem não misturar assuntos nos tópicos!  _reg_ 
Este tópico é sobre travões, e o ar nas tubagens que referia o companheiro José, é mesmo nas tubagens do circuito de travagem  _Rolley_
As Minhas desculpas....tem toda a razão!  _corado_

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2012, 00:53 »
Companheiros,
Tentem não misturar assuntos nos tópicos!  _reg_ 
Este tópico é sobre travões, e o ar nas tubagens que referia o companheiro José, é mesmo nas tubagens do circuito de travagem  _Rolley_

Obrigado pelo aviso, tem toda a razão, nós empolgamo-nos e esquecemos o tópico.
Peço desculpas

Zétó

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #6 em: 23 de Janeiro de 2012, 12:16 »
Zexalex, na minha S3 acontece exactamente o mesmo... após apertar duas ou três vezes a manete, volta ao normal... ;)

Na última revisão ainda não tinha estes sintomas, mas da próxima vez quero esclarecer isto, apesar de não me preocupar muito, pois, como disse atrás, rapidamente volta ao normal...

Concluindo: parece não ser defeito, mas sim, feitio... :)

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #7 em: 23 de Janeiro de 2012, 13:56 »
hum  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _pensador_ _pensador_ _pensador_

Ha duas coisas que poderao desencadear esse comportamentos .....
Ou as pastilhas estao a ficar gastas .. ou o oleo esta a desaparecer ...

se puderem verifiquem ambas .. nao é grave, mas a ser frequente, oficina com a bicha
vou ali ja volto

HF

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #8 em: 23 de Janeiro de 2012, 14:26 »
ola, _pol_
isso acontece porque as pastilhas vao ficando gastas, e alem do mais o circuito do travao combinado é muito maior do que o circuito do travao da frente, certo?logo vamos sempre fazer mais pressao nessa manete ... _Rolley_
mas sempre podem verificar o nivel de oleo que se encontra visivel ao nivel das manetes , se por acaso tiver baixo , ai algo se passa.

nunoneiva

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #9 em: 23 de Janeiro de 2012, 14:37 »
Olá novamente,

A minha S3 depois de fazer a segunda circular toda "a abrir" (leia-se a 90/100), quando chega a altura de travar, carrego na manete de trás (travão combinado) e a manete vai até quase a meio e nada, não trava. Da primeira vez que me aconteceu apanhei cá um susto!!!!

Basta largar a manete e carregar novamente e trava normalmente, ou então "ajudar" na travagem com o da frente (que não apresenta este problema nunca).

Na revisão dos 4000 disseram-me que este comportamente é normal e várias pessoas se queixam do mesmo e não percebem porquê.


Esse comportamento é tudo menos normal! Então e se não houver tempo para largar e carregar novamente, p. ex. numa travagem de emergência? Não facilites e manda resolver isso rapidamente na oficina.

Cump

big_waves

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #10 em: 23 de Janeiro de 2012, 16:33 »
Esse comportamento não é normal, tive uma S2 também com travagem combinada e nunca fez tal coisa, na minha opinião ou existe ar nas tubagens ou então fuga de oleo, oficina com ela.

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #11 em: 24 de Janeiro de 2012, 00:36 »
Reparei que tenho uma "bolha" de ar pequenina a "boiar" na janela transparente do liquido dos travões da manete esquerda. Poderá isso ser um indicador de que falta óleo de travões ou de que pode haver mais ar no circuito? Já está assim há bastante tempo e não muda/aumenta.

De qualquer modo quem é que me explica porque só acontece ficar "mole" após uns valentes kms a puxar (tipo a 2.ª circular toda)???

E porque é que em circuitos pequenos a velocidade baixa nunca acontece?

Será aquecimento? De quê?

superblackbird

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #12 em: 24 de Janeiro de 2012, 23:19 »
Boas,
A minha ja vai quase com 9000 kms e teve alguns sintomas identicos ate substituir os pneus pelo que deduzo que era das vibraçoes causadas pelos mesmos em velocidades altas (vulgo a fundo).
Apos troca dos pneus nunca mais deu sinais, e ela só anda numa velocidade... punho enrolado !!!
Abraços

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #13 em: 25 de Janeiro de 2012, 00:20 »
mudei os pneus aos 600km... estão 5 estrelas, a esse nível nada a dizer do comportamento

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #14 em: 16 de Março de 2012, 09:27 »
Olá novamente,

A minha S3 depois de fazer a segunda circular toda "a abrir" (leia-se a 90/100), quando chega a altura de travar, carrego na manete de trás (travão combinado) e a manete vai até quase a meio e nada, não trava. Da primeira vez que me aconteceu apanhei cá um susto!!!!

Basta largar a manete e carregar novamente e trava normalmente, ou então "ajudar" na travagem com o da frente (que não apresenta este problema nunca).

Na revisão dos 4000 disseram-me que este comportamente é normal e várias pessoas se queixam do mesmo e não percebem porquê.

Eu cá para mim penso que alguma coisa deve ser porque nos primeiros 3000 km não me lembro deste comportamento. Será algo no sistema que faz a distribuição trás/frente? Porque é que apenas acontece após andar um bom bocado acima dos 90 sem travar? Porque é que nunca acontece a baixa velocidade?

Se tiveres o sistema bem sangrado, sem ar na tubagem! isso deve ser.......
Simplesmente aquecimento do óleo. Deves la ter um Dot 3. A pinça do travão de trás esta demasiado perto do escape, o escape atinge altas temperaturas quando vais mais depressa. (+ 300 Cº), esta  temperatura atinge e pinça e o óleo e provoca fadiga do travão mesmo sem travares ficando o0 mesmo esponjoso devido ao aquecimento.
É um problema de concepção (pinça do travão demasiado perto do escape) mas que podes remediar mudando o oleo de travões (Dot 3) que lá tens por um Dot 4 ou Dot 5. O dot 4/5   aguentam temperaturas superiores de funcionamento mais altas que o Dot 3, não se notando tanto a fadiga do travão.

Abraço
[/URL]

zexalex

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #15 em: 22 de Março de 2012, 08:22 »
Se tiveres o sistema bem sangrado, sem ar na tubagem! isso deve ser.......
Simplesmente aquecimento do óleo. Deves la ter um Dot 3. A pinça do travão de trás esta demasiado perto do escape, o escape atinge altas temperaturas quando vais mais depressa. (+ 300 Cº), esta  temperatura atinge e pinça e o óleo e provoca fadiga do travão mesmo sem travares ficando o0 mesmo esponjoso devido ao aquecimento.
É um problema de concepção (pinça do travão demasiado perto do escape) mas que podes remediar mudando o oleo de travões (Dot 3) que lá tens por um Dot 4 ou Dot 5. O dot 4/5   aguentam temperaturas superiores de funcionamento mais altas que o Dot 3, não se notando tanto a fadiga do travão.

Abraço

Excelente resposta. É obvio que em motos "low cost" devem colocar o liquido mais barato e presumo que deva ser Dot 3.

ElChiquitito

  • Visitante
Re: [S3 125 fi] travão combinado "mole" após andamento rápido e prolongado
« Responder #16 em: 25 de Julho de 2012, 10:09 »
Boas,

Há dias em conversa com uns dos Mecãnicos da Motojet, depois de descrever o comportamento das bolhas de ar na tubagem, finalizou que o comportamento do travão seria exactamente este e que deveria ser suficiente sangrar o mesmo.
Como a minha tem tido este comportamento, inclusive manteve mesmo após levar uma bomba do travão nova, é o que irá ser feito na próxima revisão, sangrar o sistema completamente.
A razão para levar a bomba nova foi que a antiga estava com folga, "bailando" um pouco para cima e para baixo, o que provocava principalmente um barulho por causa da trepidação.

Boas Curvas................ scooter_ scooter_ scooter_