Autor Tópico: Informações para estreantes  (Lida 13827 vezes)

ruivenda

  • Visitante
Informações para estreantes
« em: 18 de Janeiro de 2012, 15:39 »
Olá a todos, sou novo no fórum, já fiz a minha apresentação, e como novato nestas andanças vou pedir um pouco de ajuda a quem faz da scooter o seu principal meio de transporte.

Sou de Carnaxide e tenho de ir trabalhar para a Zona Norte do Parque das Nações, pelo que tenho de atravessar todos os dias a cidade de Lisboa de ponta a ponta para ir trabalhar.

Perante a actual conjuntura económica, com os euros cada vez mais a sair do bolso, andar de carro ou transportes públicos para este trajecto está fora de questão, principalmente em hora de ponta.

Posto isto, e embora sem qualquer experiência no uso de motos ou scooters, pretendo informar-me de todos os meandros da coisa antes de me decidir pelo test-drive das escolhas. E quem melhor do que vocês, os experts da matéria a dar uma ajuda?

Vamos lá ao que interessa. Para já interessa-me um modelo que possa ser conduzido com carta de automóvel, por isso uma scooter 125. Após longas horas de pesquisa fiquei inclinado para 2 modelos, que apresentam aproximadamente o mesmo price target - Honda PCX e Daelim S3. Ao vivo e a cores ainda não vi nenhuma, mas gostava de uma opinião vossa, até porque comprar nesta altura do ano pode significar estar a dar um tiro no pé. Estão modelos previstos para breve e a preços competitivos?

Depois vêm as questões obrigatórias para quem se está a estrear neste mundo. OK a scooter há-de custar à volta de 2500€. Mas e quanto se vai gastar em tudo o resto que é obrigatório ou necessário?

Que equipamento ou papelada é por vós considerado obrigatório adquirir logo no início, tendo em conta que estamos no inverno e a chuva e o frio serão algo a ter em conta para a escolha do equipamento.

E quanto é que isso tudo vai custar? Sei que o preço da papelada anda à volta dos 220€. Mas e seguro? Vestimenta? Protecções? Anti-roubo? Manutenção?

A little help here please...

Obrigado em antecipação por esclarecerem ou tentarem ajudar-me. :))  _anjo_

Rui Venda

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Informações para estreantes
« Responder #1 em: 18 de Janeiro de 2012, 17:20 »
Viva,

No que te posso ajudar (que não é mt ..é que eu ando de mota à mes e meio) a minha opção recaiu por uma maxiscooter pela economia e pelo conforto ,andei a ver outro tipo de motas e ainda bem que optei este tipo de mota ....para quem faz +/- 70 kms para ir trabalhar  e tenho que me deslocar para dois empregos transportes publicos não me dava e de carro estava a gastar 400/450 € mes em gasolina  _martelada_......agora gastei neste 1º mes 72€ _lool_  ...neste aspecto acho uma excelente opção para meio de transporte.

No que gastei inicialmente além da mota (como é obvio _anjo_) foi o seguro 126€ (LOGO) , documentação (50€) ,calças impermiaveis (28€) e um casaco tb impermiavel (20 €) ....o principal tenho tido alguma ajuda de um amigo que já anda de mota à mt e emprestou-me um casaco c/proteções(não entra lá frio nenhum _pol_),umas luvas de inverno e um capacete .....vou ter que ir comprando aos poucos e ao mesmo tenpo vou tendo algum conhecimento do material. Pelas minhas contas o que vou gastar no material que já vi e gostei vou gastar uns 400€ +/- .

Em relação à escola da mota vou deixar para companheiros mais experintes ,pois não te posso fazer termos de comparação com os modelos que refere pq nunca as conduzi....posso dizer que a SYM  tb é uma boa opção.


Espero que tenha ajudado em alguma coisa e aguarda que terás opnioes bem mais validas e experientes do que a minha aqui no forum.

Abraço

M.Cruz Careca

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2012, 17:53 »
Companheiro,

Muito rapidamente, quanto à escolha da mota...bom o ideal mesmo é ires ver uma e outra, e pelo menos montares ambas e ver em qual te sentes melhor.
Se o circuito que estejas a pensar fazer nas deslocações diárias, o meu conselho é o mesmo que pensei para mim, apesar de serem ambas motas que se enquadram bem em circuitos citadinos, para auto-estrada parece-me mais adequada a S3, que foi a minha escolha dentro destes pressupostos, e estou satisfeito, como referência...faço todos os dias pelo menos 110 Kms, alguns dias faço mais, principalmente quando tenho de ir até à tua zona e fazer a A5.

Quanto ao Material, tem de ser aos poucos dependendo da tua disponibilidade financeira, mas uma coisa num mês outra noutro e quando deres por isso...já tens o essencial.
Para começar, capacete e luvas!
O casaco... bom eu recomendo, até porque existe no mercado preços acessiveis..., podes ver aqui no forum alguns dos "parceiros" do CPM onde até tens descontos, no meu caso o casaco que veio cerca de 1 mês depois...fui à caparica peles.

Abraço, scooter_
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, 17:55 por ElChiquitito »

zexalex

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #3 em: 18 de Janeiro de 2012, 18:57 »
Olá!

Também sou de Carnaxide e quando quiseres podemos marcar um café para falar um bocado e veres a minha S3 ao vivo e a cores.

Papelada - obrigatória e paga com a compra da mota - quando perguntas o preço da mota, deves perguntar logo quanto custa a documentação. Creio que ronda os 200 e tal €.

Seguro - regra geral fazes na altura quando vais levantar a mota, por isso podes perguntar logo quanto custam os seguros que o vendedor costuma fazer.Crieo que andam na casa dos 100 e tal €.

Quanto a equipamento, obrigatório só é o capacete... mínimo 100 e tal € e por aí acima. Considero imprescindível um blusão com proteções (100 e tal €) , luvas de inverno (mínimo 20€), eventualmente uma cena para o frio no pescoço (que é barata tipo 5 ou 10€).

Os blusões que se dizem impermeáveis nunca o são na totalidade e por isso se pensas fazer kms à chuva deves comprar um blusão e umas calças impermeáveis (tipo plástico fino) que dê para vestir por cima do blusão e calças que usas habitualmente. Eu compreu um "macacão" impermeável XXL no LIDL por 10€ (promoções).

Tenho ainda umas calças finas XL que andam debaixo do banco e que comprei na Decathlon e que servem quando a chuva não é muita - quando é muita dexiam passar água que se acumula na zona das virilhas/rabo.

Sobre aquestão da Honda PCX / Daelim S3, existem inúmeros posts aqui a criticar e a louvar a Honda PCX, podes ir lendo. Cá para mim todos têm razão, a Honda é uma mota excelente mas para alguns é pequena, tem as rodas finas, não tem travão de disco atrás, etc etc etc, mas para quem gosta, é porreira. Na auto-estrada anda como as outras, a velocidade de ponta numa 125 depende mais do teu peso do que da mota... E as maiores podem andar mais um bocadinho mas também gastam bastante mais quando o fazem. (e quando não fazem também gastam mais). E cá para mim qualquer 125 digam o que disserem é feita para rodar na casa dos 80/90 por isso a questão de opção entre PCX ou uma maior é mesmo uma questão de gosto (motas maiores ou mais pequenas / necessidade (de mais espaço em cima e debaixo do banco ou de gastar menos).

Posto isto se quiseres ver a S3 e falar mais um bocado (à noite ou ao fim de semana) diz qq coisa.

Cmpts
Alex
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, 19:02 por zexalex »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Informações para estreantes
« Responder #4 em: 19 de Janeiro de 2012, 01:17 »
Já quase te disseram tudo, mas quero só acrescentar que a Caparica Peles tem equipamento a preços muito convidativos, e aunda fazem desconto a membros do CPM; e sobre a escolha da Maxi, na realidade a questão pode resumir-se desta forma:
Para muita AE; muitos carris de eléctrico ou mau piso lisboeta, a S3 é mais adequada porque a PCX entre outras coisitas, tem rodas finas e nos carris do eléctrico,... bem digamos que ainda encarrila melhor que as outras  _lol_
A S3 é mais "encorpada" para fazer AE (embora também tenha um ecrã pequeno) e tem rodas um pouco mais largas, que tornam mais fácil a condução nas zonas de empedrado e carris.
Se és de estura maior, também é uma voa razãeo para escolher a S3.
A PCX, tem como vantagens o muito baixo consumo, e a marca, supostamente mais fiável  _pensador_

nsilva

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #5 em: 19 de Janeiro de 2012, 07:25 »
Já quase te disseram tudo, mas quero só acrescentar que a Caparica Peles tem equipamento a preços muito convidativos, e aunda fazem desconto a membros do CPM; e sobre a escolha da Maxi, na realidade a questão pode resumir-se desta forma:
Para muita AE; muitos carris de eléctrico ou mau piso lisboeta, a S3 é mais adequada porque a PCX entre outras coisitas, tem rodas finas e nos carris do eléctrico,... bem digamos que ainda encarrila melhor que as outras  _lol_
A S3 é mais "encorpada" para fazer AE (embora também tenha um ecrã pequeno) e tem rodas um pouco mais largas, que tornam mais fácil a condução nas zonas de empedrado e carris.
Se és de estura maior, também é uma voa razãeo para escolher a S3.
A PCX, tem como vantagens o muito baixo consumo, e a marca, supostamente mais fiável  _pensador_


Ainda ter a vantagem de ser uma mota 5***** para cidade, e possuindo um sistema start & stop.


O preço é bom e as opçoes de pagamento também ;)

ruivenda

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #6 em: 19 de Janeiro de 2012, 11:38 »
Bem... O pessoal aqui é mesmo fantástico. Obrigado a todos pelas opiniões e sugestões. Fiquei bastante mais esclarecido.

Quanto à minha estatura, não sou rodinhas muito grandes  :)) Tenho pouco mais que 1,70m de altura e peso 65Kg. Peso pluma mesmo...  ;D

Para mim a poupança vai ser um factor decisivo, até porque a ideia de comprar moto recaiu nesse mesmo motivo. Ainda assim tenho de assegurar alguma segurança e capacidade de transporte de um portátil no compartimento de transporte.

Tirando isso, serão as necessidades básicas de qualquer um. Poder passar de entalado a passar pelos entalados. Até porque estimo vir a fazer cerca de 50Km por dia, entre IC17, 2ªCircular, zona do parque das nações e zona das avenidas novas - em lisboa.

Muito obrigado a todos pela disponibilidade em ajudar, e quando as coisas tiverem mais esclarecidas na minha cabeça, tomarei a liberdade de vos contactar para um café e ver a vossa bomba...  ;D

Quanto às SYM, pelo que tenho visto, são boas, mas parece-me que mais caras que os modelos que referi, daí não as estar aa ter em consideração...
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, 12:21 por ruivenda »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Informações para estreantes
« Responder #7 em: 19 de Janeiro de 2012, 14:00 »
Tirando isso, serão as necessidades básicas de qualquer um. Poder passar de entalado a passar pelos entalados. Até porque estimo vir a fazer cerca de 50Km por dia, entre IC17, 2ªCircular, zona do parque das nações e zona das avenidas novas - em lisboa.


Upssss
 
Se é um portátil de tamanho normal, tens 2 hipoteses:
 
- Suzuky Burgman 400 (a branquinha é linda!  _lool_ )
 
ou
- Top case bem larguinha... lol  _lool_
 
Agora a sério, na PCX nem em sonhos, na S3 duvido, mas... os portáteis são difíceis de fazer caber nas bagageiras das maxis porque são um bocado rijos, e pouco adaptáveis aos formatos estranhos das bagajeiras!  _Rolley_
 
Testa antes de avançar.

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #8 em: 19 de Janeiro de 2012, 14:16 »
Quanto ao portatil......
Posso afirmar/garantir que cabe na S3, costumo arrumar um dentro da minha, de tamanho razoável.....!
Mas é uma questão de quando fores ver alguma mota(seja qual for o modelo) levares o portatil contigo e experimentares.
A S3 parecendo que não...ainda tem alguma arrumação.
Por sinal fora também costumo arrumar dois portáteis...um de cada vez, o Portátil Pendura Filho, e a Portátil Pendura Esposa.....! E Só não arrumo o Portátil Filho Baby na TopCase porque ainda não calhou , hehehehehe.
Resumindo e usando terminologia das TI's a S3 é uma Maxi "Portable"!
Ps: OffTopic ( ou não) um destes dias deixei uma amiga em choque momentãneo à porta do Infantário, quando ela me perguntou se ia buscar o bébé de mota? e como o levava? e eu lhe disse que sim, e que o arrumava na topcase, que ele cabia lá.....hehehe, só depois reparou na minha mulher a chegar com a carrinha!  _lol_ _lol_ _lol_

 scooter_ scooter_ scooter_
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, 14:22 por ElChiquitito »

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #9 em: 19 de Janeiro de 2012, 14:23 »
O portátil da empresa de 14'' cabe na mala da S3, o meu de 17'' vai na mochila.

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #10 em: 19 de Janeiro de 2012, 14:35 »
O portátil da empresa de 14'' cabe na mala da S3, o meu de 17'' vai na mochila.

O meu que se não estou em erro é de 17", vai dentro da mochila que por sua vez é arrumada dentro do Banco...!

....... Bom ..... agora estou na dúvida.....olha certo certo é entre 15 e 17!
Logo em casa vou ver isso que nem sempre o trago........
Mas ainda mais complicado que arrumar o portátil é arrumar lá a mala da minha mulher!!! Garantido! A "Mala de Viagem" cabe lá carregada de tralha!
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, 14:40 por ElChiquitito »

ruivenda

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #11 em: 23 de Janeiro de 2012, 16:23 »
Caros companheiros,

principalmente os que são de Lisboa e das proximidades de Carnaxide. Qual o melhor local para ver e comprar uma máquina DAELIM S3 ou Honda PCX. E a juntar a estas ainda terei de colocar em questão a SYM Joyride 125 EVO.

Quanto mais vejo sobre estas máquinas, mais confuso fico.

Tudo indica que irei avançar na aquisição dentro em breve e gostaria de saber a vossa opinião. Também fui lendo algumas indicações de que a S3 apresenta alguns problemas com os pneus/jantes, pelo que pergunto se acham que devo "exigir" a sua substituição logo com a aquisição, e se assim for, quais os melhores pneus para o efeito, já que estamos em tempo de chuva, embora ela teime em não dar sinal - pelo menos até agora...

Cumprimentos a todos.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 17:10 por ruivenda »

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Informações para estreantes
« Responder #12 em: 23 de Janeiro de 2012, 20:58 »
Rui Venda boa noite

Uma sugestão já que mora em Carnaxide. Vá até Algés à HM Motos na Av. dos Bombeiros Voluntários 52 (quem vai de Algés para Miraflores, à direita) e o meu contacto é o Sr. Rui Soares.
São representantes da Sym, que neste momento está em promoção 0% juros e 0% TAEG durante 24 meses e têm oficinas próprias onde são feitas as revisões.
Quanto ao equipamento é só subir ao 1º andar e o Sr. Paulo dá-lhe todas as informações necessárias. Equipamento comprada aquando da aquisição da mota dá 20% desconto.
Quando das revisões têm scooters de cortesia.
1ª Revisão só paga o óleo (€28); nas seguintes 10% desconto.
O seguro feita na Allianz € 94.99.
Se quer experimentar pode alugar uma Sym ao dia (26€) como eu fiz

Perante isto...

Um abraço

 scooter_
PRF

ruivenda

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #13 em: 24 de Janeiro de 2012, 22:05 »
Depois de ter passado pelo stand da Daelim junto da Av. de Ceuta, e de ter sido muito mal atendido pelo sr que lá estava, que também veio com valores um bocado exorbitantes e custos processuais pouco comuns - aliás já reportados noutros posts aqui do sítio - acabei por passar pela M Motos de Algés.

São realmente impecáveis e acabaram por me aconselhar uma SYM Symphony. Não era bem o que pretendia inicialmente, mas cheguei à conclusão que pode ser uma boa aquisição para primeira aquisição.

Para todos os efeitos vai ser a minha primeira aventura sobre duas rodas e assim sempre posso testar as minhas skills ao volante de uma simples scooter. Se a coisa correr bem mais tarde pensarei em adquirir uma coisa melhor e maior.

Não sei qual a vossa opinião a respeito da máquina, mas pelo que vi não me parece muito mal. Além disso para o meu percurso e para o meu budget acaba por ser uma compra mais inteligente, pelo menos por agora.

Fico à espera de algum feedback acerca da máquina...

E obrigado a todos pelos comentários e sugestões...

Depois da aquisição virei aqui dar-vos também algum feedback.

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: Informações para estreantes
« Responder #14 em: 24 de Janeiro de 2012, 22:40 »
Companheiro,
na minha opiniao nao escolheria a symphony acho demasiado instavel e alem disso tem o motor refrigerado a ar,quanto a GTS e JOYRIED refrigerada por liquido a conversa e outra aconselho eu ja tive uma GTS espetaculo faz um teste drive scooter_ scooter_
 
Abraço
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

Offline zacli

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: São João da Talha, Loures
  • Zacli «-» Rui C
  • Marca: Honda
Re: Informações para estreantes
« Responder #15 em: 24 de Janeiro de 2012, 22:48 »
Concordo com o Antonio, a escolha da Symphony para o percurso que pretendes não é a melhor opção...  _pensador_

Para alguma capacidade de carga, proteção aerodinamica, conforto e a um preço mais em conta acho a Joyride imbativel...  _pol_

E com provas dadas... _pol_

 _convivio_

ruivenda

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #16 em: 25 de Janeiro de 2012, 14:30 »
Obrigado pelas opiniões...

Estamos a falar de 1000€ de diferença o que na verdade não é uma diferença assim tão piquena... Ainda assim acham que é uma melhor opção insistir numa mais capaz tipo Joyride ou Daelim S3?

Agora fiquei realmente confuso, já que o vendedor me assegurou que seria uma boa aquisição a Symphony para o percurso que ia fazer. Estimo cerca de 40Km por dia. Não sei se é muito se pouco para a moto em questão.

Feedback please.......

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Informações para estreantes
« Responder #17 em: 25 de Janeiro de 2012, 14:47 »
a Sym Symphony 125 SR é uma grande scooter, muito resistente, com prestações simpáticas e muito estável _pol_
tem a grande vantagem da roda alta e 2 discos.
o defeito que aponto é a sua pouca autonomia.

Força nisso, não te irás arrepender

abraço
 scooter_ scooter_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #18 em: 25 de Janeiro de 2012, 14:49 »
a Sym Symphony 125 SR é uma grande scooter, muito resistente, com prestações simpáticas e muito estável _pol_
tem a grande vantagem da roda alta e 2 discos.
o defeito que aponto é a sua pouca autonomia.

Pode até ser verdade, mas este tipo de modelos não tem qualquer protecção aerodinâmica e para quem circula mais em AE, IC, IP... torna-se importante.

Eu ia para uma S3 ou GTS...

ruivenda

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #19 em: 25 de Janeiro de 2012, 14:58 »
Dado o meu budget, nunca iria para uma GTS, que está uns furos acima da S3 e da Joyride - estamos a falar de cerca de 500€ a mais.

Portanto, não indo para a Symphony, a alternativa seria a Honda PCX, a Daelim S3 ou a SYM Joyride, que andam sensivelmente no mesmo price range de 2500€.

A Symphony anda na ordem dos 1800€. A questão é se a diferença de preço justifica.

Mais estranho ainda é que na Daelim cada concessionário faz o seu preço e já vi a mesma com preço de 2600€ e 2800€, o que não é normal. E o atendimento no stand onde fui quase deu a entender que não queria vender a moto...

Enfim...

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Informações para estreantes
« Responder #20 em: 25 de Janeiro de 2012, 15:59 »
Companheiro,

Já pesquisaste o mercado dos usados. Eu comprei a minha usada e não me arrependi. É sempre uma opção.

 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Informações para estreantes
« Responder #21 em: 25 de Janeiro de 2012, 16:01 »
Pode até ser verdade, mas este tipo de modelos não tem qualquer protecção aerodinâmica e para quem circula mais em AE, IC, IP... torna-se importante.

Eu ia para uma S3 ou GTS...

para andar a 80/90  _Rolley_ _Rolley_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Informações para estreantes
« Responder #22 em: 25 de Janeiro de 2012, 17:58 »
para andar a 80/90  _Rolley_ _Rolley_

Mas com margem para andar a mais quando necessário e sem andar a 90 com o motor "esganado".