Autor Tópico: Dúvidas com a rodagem da S3  (Lida 7596 vezes)

joseca

  • Visitante
Dúvidas com a rodagem da S3
« em: 13 de Janeiro de 2012, 08:46 »
Agradecia que os proprietários de S3 me ajudassem com as dúvidas que tenho para saber se está tudo bem ou se tenho de ir à oficina.

Tenho a S3 com 120 km rodados:

É natural que a 5000-6000 rot ande para aí a 50km/h em recta?

Se andasse a 4000-5000 rot não subia pequenos declives isto é normal e faz parte do comportamento em rodagem?

Ando um pouco preocupado e gostava de saber se a mota se vai soltando e de que forma.

Obrigado e agradeço alguma paciência na resposta pois antes de a comprar nunca andei em nenhuma já rodada :-\

Offline Milharada

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 183
  • Localidade: Almada
  • rodas a rodar sem precauços
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra /burgman 650
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2012, 09:50 »
Eu tenho uma com 3.700 Kms.
Normalmente até aso 500 km não de deve fazer uma condução superior a 80 kms.
No entanto não lhe faz mal algum desde que vá ja bem quentinha puxar um pouco mais devagarinho e cerva de 100 metros leva-la atá aos 100 110, e  a partir dos 500 km ai então em alguns  momentos puxá-la até aos limites, para não ficar  presa.
Tb os primeiros kms não devem ser feitos só dentro da cidade, vai para a estrada e faz-lhe umas dezenas de kms, sempre à mesma velocidade embora possas em curtas distâncias acelarar mais um bocadinho.
Daelim S3 de Set 2011 a Set 2012
Honda SW 400 desde Set 2012 e 2021 suzuki burman, honda integra

budagomes

  • Visitante
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2012, 11:59 »
Boas Companheiro!

A minha S3 foi comprada com 0km e a rodagem foi feita com uma condução normal. sem andar sempre a fundo logicamente mas numa utilização forte, resultado,até hoje (10milkm) de motor Zero problemas!

As rotações que te referes a mota mal puxa...experimente andar mais na casa das 7/8 mil rpm e vais ver como a mota parece outra. a mim também me fazia imensa confusão tanta rotação ao inicio mas depois percebes que não é defeito é mesmo feitio!  scooter_

cumps

joseca

  • Visitante
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #3 em: 14 de Janeiro de 2012, 05:56 »
Obrigado companheiros Milharada e budagomes!

Estou esclarecido e percebo o que devo fazer e que não passa apenas por uma ditadura de baixas rotações às quais o andamento é extremamente baixo.

Este fim de semana vou continuar a rodagem e vou alternar as baixas rotações com picos de andamento mais rápido.

Obrigado pela ajuda e corresponderei com algumas fotos das saídas. scooter_

Cristina Marques

  • Visitante
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2012, 08:07 »
Bem se querem saber a verdade....
nunca liguei muito a isso , também não faço uma condução muito rapida mas antes da 1ª revusão fui auto estrada com ela e 210 km duranrte bastante tempo,   notei sempre que as rotações eram e continuam a ser elevadas mas já não ligo estou com 2000km e até hoje tudo ok  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #5 em: 26 de Janeiro de 2012, 11:20 »
Eu fiz os primeiros KM's sempre abaixo das 8.000rpm, o que dá uma velocidade de cerca de 90Km/h e aproveitava as AE para esticar progressivamente até aos 110Km/h o que corresponde a pouco mais de 9.000rpm...

Agora anda sempre no On/Off... ou parada ou prego a fundo... _mau_

joseca

  • Visitante
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #6 em: 26 de Janeiro de 2012, 14:17 »
Ok Cristina e nd_oliveira é o que estou a fazer, ainda não cheguei aos 500km, por isso não passei dos 90 km/h e em troços curtos e com a mota quente.

Até aos 500km vou manter este registo e depois logo passarei dos 100 km/h (valor do velocímetro).

Não necessito de grandes velocidades na minha utilização mas não quero que a mota fique presa após a rodagem. scooter_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #7 em: 26 de Janeiro de 2012, 14:48 »
Se não queres que a mota fique presa aconselho-te a dar umas esticadelas durante a rodagem... mas quanto a isso ninguém melhor que o teu mecânico para te aconselhar.

neves

  • Visitante
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #8 em: 26 de Janeiro de 2012, 15:38 »
Boas!

Eu tive uma S2, que não tem conta-rotações, e as instruções para a rodagem foram:
- não ultrapassar os 80/90 km/h (durante muito tempo)
- não rolar muitos kms com o punho na mesma posição, ou seja, variar o tipo de andamento

Presentemente adquiri uma X-Max, que já tem conta-rotações... e as recomendações foram as mesmas: nada de velocidades acima dos 80/90 km/h e variar o andamento.

Podes estabelecer a barreira dos 500 km para que, uma vez ultrapassada, possas dar umas esticadelas ao motor de vez em quando, para não ficar preso (como aliás, já foi aqui dito).

Importante é deixar sempre aquecer um pouco o motor antes de fazer acelerações bruscas, mas isto é durante e após a rodagem. Também importante é fazer o motor trabalhar progressivamente... hoje vais até às 8000 rpm, amanhã já dás uma esticadela até às 9000...

Abraço e boa rodagem  _convivio_

joseca

  • Visitante
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #9 em: 27 de Janeiro de 2012, 06:41 »
Ok Neves é mais uma opinião que agradeço e que corresponde ao que estou a fazer _pol_

nsilva

  • Visitante
Re: Dúvidas com a rodagem da S3
« Responder #10 em: 27 de Janeiro de 2012, 07:27 »
Ora bem com a EVO 300, disseram que:


Quando ligar a mota deixa-la aquecer (ela acelera sozinha e tudo para aquecer)


Nao Passar dos 100km/h , e nao esticar muito a mota. Abrir devagarinho, e nao abusar das rotações :)


É basicamente isto, no geral... Dps dos 1000km vais andando mais aos poucos e poucos