A DECO testou os blusões com airbag:Em caso de impacto, os blusões com airbag são insuflados para proteger o motociclista. Mas não cobrem todas as partes vulneráveis nem substituem os restantes meios de segurança.Equipados com um dispositivo insuflável, estes blusões são a nova fronteira da segurança sobre duas rodas. Testámos o Spidi Neck DPS Vest e o Moto Airbag GG 1594. O primeiro custa cerca de € 315 e o segundo, vendido só na Internet, 400 euros.Depois de vestido, o blusão é ligado à mota com um cabo. O airbag só é activado se este cabo for puxado com força, como em caso de queda. Quanto mais curto, mais rápido o disparo.Airbags mais lentos do que anunciamO Spidi Neck DPS Vest protege apenas a zona cervical. Tem de ser usado com um blusão de mota tradicional. É prático, leve e simples de vestir, mas desilude no teste. O fabricante anuncia que o airbag dispara em 200 milésimas de segundo. Realizámos a prova diversas vezes e o melhor tempo foi de 290, demasiado longo para proteger o pescoço, pelo que desaconselhamos este modelo.Já o Moto Airbag GG 1594, que se veste como um blusão, oferece uma protecção ampla contra lesões na coluna, desde a zona cervical ao cóccix. Não precisa de usar um blusão tradicional com protecções rígidas. O fabricante anuncia que o airbag dispara em 80 a 85 milésimas de segundo após o impacto. Medimos 145, mas verificámos que é eficaz.Lei provisória aguarda aprovaçãoA escassez de modelos pode dever-se à falta de legislação europeia. Nos nossos testes, recorremos ao projecto de norma. Esta é também a razão por que ainda não existem modelos homologados pela União Europeia.O projecto de norma EN1621-4 revela limitações ao prever a avaliação subjectiva de alguns resultados. As fases de insuflação são analisadas por um operador através de vídeo. O tempo que o dispositivo leva a disparar é estimado com base na simulação de um acidente, filmado com câmara de alta velocidade. Não garante resultados sempre iguais.Evite manobras perigosasOs airbags até cobrem algumas áreas sensíveis, como a cervical. Mas ainda não se destacam dos blusões ou fatos tradicionais com protecções rígidas nas costas, joelhos, cotovelos e ombros. Não são tão rápidos a disparar como anunciam e destinam-se a proteger zonas específicas. Não garantem uma “bolha” contra qualquer tipo de impacto.A segurança depende de vários factores. O primeiro é a prudência. Nem todo o equipamento de segurança do mundo consegue afastar o perigo. Para viajar tranquilo e desfrutar do prazer das duas rodas, abstenha-se de manobras perigosas. Também não deve esquecer o capacete, que, aliás, é obrigatório.Fonte:http://www.deco.proteste.pt/automovel/testamos-blusoes-com-airbag-para-motards-s598211.htm