Autor Tópico: [Casaco] - Blusão com airbag  (Lida 10827 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
[Casaco] - Blusão com airbag
« em: 08 de Abril de 2010, 23:02 »


Já todos conhecem o capacete com airbag... e o blusão (ou outra peça de vestuário) com airbag? Uma proposta da empresa italiana Helite.


Segundo o fabricante:
Vestuário HELITE com AIRBAG: motocicletas e scooters mais seguras...
Depois de décadas de utilização em carros com milhões de vidas salvas, o sistema airbag está também disponível para os motociclistas. Dada a dinâmica tradicional do acidente em duas rodas, o airbag de protecção deve ser projectado no condutor e não no meio de transporte!
Neste blusão de aparência normal, há um airbag perfeitamente desenhado para motociclistas integrado.
Basta instalar um cabo (fornecido) para a moto ou scooter e conectá-lo ao blusão antes de iniciar a condução. Nenhum movimento é impedido, mas em caso de acidente, com a saída do condutor do veículo, o cabo acciona o sistema de airbag em 20 centésimos de segundo (0,08 segundos para o airbag cervical e 0,20 segundos total para todo o corpo) que é completamente insuflado, protegendo assim tórax, pescoço e vértebras cervicais (impedindo que o capacete gire para o lado e para trás) e coluna. O airbag insuflado forma uma estrutura que, além de absorver os choques, impede a caixa torácica e cervical de sofrer o efeito chicote (" whiplash "). É muito improvável que se accione o sistema acidentalmente por esquecimento ao descer da moto, pois além da elasticidade do cabo, este exige uma força de 25/30 kg para activar o airbag (que também é recarregável simplesmente substituindo o cartucho de gás) no catálogo estão disponiveis diferentes tipos de roupas com airbag com um elevado nível de protecção e de certificação europeia. E já agora o preço? Pelo que vi existe equipamento a partir de 410 euros...
Mais informação aqui.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2014, 16:50 por M.Careca »


Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Blusão com airbag
« Responder #1 em: 08 de Abril de 2010, 23:27 »
Colete fixe, mas, e a protecção dos braços?
Membro CPM nº5

Offline Scooty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 206
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • respeitar para ser respeitado
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T600
Re: Blusão com airbag
« Responder #2 em: 09 de Abril de 2010, 23:46 »
Se calhar vestir por cima do blusão com protecções...

Ficamos é um bocado inchados  _rir_ ou mais inchados... _Rolley_

Nãããã, é capaz de ser má ideia  _pensador_

Born to be Wild

  • Visitante
Re: Blusão com airbag
« Responder #3 em: 11 de Abril de 2010, 18:27 »
Muito interessante e uma protecção eficaz.
Sobre as mangas, depende do modelo.
Pode-se consultar o catálogo no link do primeiro post:
http://www.helite.it/catalogo.asp
Já agora, se houvesse airbag nas mangas, os braços era capazes de não se mexer... _Rolley_
Os preços é que upa upa...  _polb_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Blusão com airbag
« Responder #4 em: 29 de Maio de 2010, 22:40 »
A DECO testou os blusões com airbag:



Em caso de impacto, os blusões com airbag são insuflados para proteger o motociclista. Mas não cobrem todas as partes vulneráveis nem substituem os restantes meios de segurança.

Equipados com um dispositivo insuflável, estes blusões são a nova fronteira da segurança sobre duas rodas. Testámos o Spidi Neck DPS Vest e o Moto Airbag GG 1594. O primeiro custa cerca de € 315 e o segundo, vendido só na Internet, 400 euros.
Depois de vestido, o blusão é ligado à mota com um cabo. O airbag só é activado se este cabo for puxado com força, como em caso de queda. Quanto mais curto, mais rápido o disparo.
Airbags mais lentos do que anunciam
O Spidi Neck DPS Vest protege apenas a zona cervical. Tem de ser usado com um blusão de mota tradicional. É prático, leve e simples de vestir, mas desilude no teste. O fabricante anuncia que o airbag dispara em 200 milésimas de segundo. Realizámos a prova diversas vezes e o melhor tempo foi de 290, demasiado longo para proteger o pescoço, pelo que desaconselhamos este modelo.
Já o Moto Airbag GG 1594, que se veste como um blusão, oferece uma protecção ampla contra lesões na coluna, desde a zona cervical ao cóccix. Não precisa de usar um blusão tradicional com protecções rígidas. O fabricante anuncia que o airbag dispara em 80 a 85 milésimas de segundo após o impacto. Medimos 145, mas verificámos que é eficaz.
Lei provisória aguarda aprovação
A escassez de modelos pode dever-se à falta de legislação europeia. Nos nossos testes, recorremos ao projecto de norma. Esta é também a razão por que ainda não existem modelos homologados pela União Europeia.
O projecto de norma EN1621-4 revela limitações ao prever a avaliação subjectiva de alguns resultados. As fases de insuflação são analisadas por um operador através de vídeo. O tempo que o dispositivo leva a disparar é estimado com base na simulação de um acidente, filmado com câmara de alta velocidade. Não garante resultados sempre iguais.
Evite manobras perigosas
Os airbags até cobrem algumas áreas sensíveis, como a cervical. Mas ainda não se destacam dos blusões ou fatos tradicionais com protecções rígidas nas costas, joelhos, cotovelos e ombros. Não são tão rápidos a disparar como anunciam e destinam-se a proteger zonas específicas. Não garantem uma “bolha” contra qualquer tipo de impacto.
A segurança depende de vários factores. O primeiro é a prudência. Nem todo o equipamento de segurança do mundo consegue afastar o perigo. Para viajar tranquilo e desfrutar do prazer das duas rodas, abstenha-se de manobras perigosas. Também não deve esquecer o capacete, que, aliás, é obrigatório.


Fonte:http://www.deco.proteste.pt/automovel/testamos-blusoes-com-airbag-para-motards-s598211.htm


Born to be Wild

  • Visitante
Re: Blusão com airbag
« Responder #5 em: 31 de Maio de 2010, 12:17 »
A DECO testou os blusões com airbag:



Em caso de impacto, os blusões com airbag são insuflados para proteger o motociclista. Mas não cobrem todas as partes vulneráveis nem substituem os restantes meios de segurança.

Equipados com um dispositivo insuflável, estes blusões são a nova fronteira da segurança sobre duas rodas. Testámos o Spidi Neck DPS Vest e o Moto Airbag GG 1594. O primeiro custa cerca de € 315 e o segundo, vendido só na Internet, 400 euros.
Depois de vestido, o blusão é ligado à mota com um cabo. O airbag só é activado se este cabo for puxado com força, como em caso de queda. Quanto mais curto, mais rápido o disparo.
Airbags mais lentos do que anunciam
O Spidi Neck DPS Vest protege apenas a zona cervical. Tem de ser usado com um blusão de mota tradicional. É prático, leve e simples de vestir, mas desilude no teste. O fabricante anuncia que o airbag dispara em 200 milésimas de segundo. Realizámos a prova diversas vezes e o melhor tempo foi de 290, demasiado longo para proteger o pescoço, pelo que desaconselhamos este modelo.
Já o Moto Airbag GG 1594, que se veste como um blusão, oferece uma protecção ampla contra lesões na coluna, desde a zona cervical ao cóccix. Não precisa de usar um blusão tradicional com protecções rígidas. O fabricante anuncia que o airbag dispara em 80 a 85 milésimas de segundo após o impacto. Medimos 145, mas verificámos que é eficaz.
Lei provisória aguarda aprovação
A escassez de modelos pode dever-se à falta de legislação europeia. Nos nossos testes, recorremos ao projecto de norma. Esta é também a razão por que ainda não existem modelos homologados pela União Europeia.
O projecto de norma EN1621-4 revela limitações ao prever a avaliação subjectiva de alguns resultados. As fases de insuflação são analisadas por um operador através de vídeo. O tempo que o dispositivo leva a disparar é estimado com base na simulação de um acidente, filmado com câmara de alta velocidade. Não garante resultados sempre iguais.
Evite manobras perigosas
Os airbags até cobrem algumas áreas sensíveis, como a cervical. Mas ainda não se destacam dos blusões ou fatos tradicionais com protecções rígidas nas costas, joelhos, cotovelos e ombros. Não são tão rápidos a disparar como anunciam e destinam-se a proteger zonas específicas. Não garantem uma “bolha” contra qualquer tipo de impacto.
A segurança depende de vários factores. O primeiro é a prudência. Nem todo o equipamento de segurança do mundo consegue afastar o perigo. Para viajar tranquilo e desfrutar do prazer das duas rodas, abstenha-se de manobras perigosas. Também não deve esquecer o capacete, que, aliás, é obrigatório.


Fonte:http://www.deco.proteste.pt/automovel/testamos-blusoes-com-airbag-para-motards-s598211.htm

Este teste da Deco lembra-me outros, é por isso que há muito tempo cortei com eles.
Uma lesão na zona cervical ou na coluna, podem por-nos numa cadeira de rodas o resto da vida.
O resto, mais ou menos parafuso, é recuperável.
Um exemplo são os fatos de competição, donde se destaca o com airbag na coluna da Alpinestars. O resto é tradicional e muito eficaz em quedas a velociadde elevada.
Admira-me apenas que ainda haja poucos e o preço seja tão caro.
« Última modificação: 31 de Maio de 2010, 17:42 por Born to be Wild »

nunoc

  • Visitante
Re: Blusão com airbag
« Responder #6 em: 31 de Maio de 2010, 14:03 »
Sou 100% a favor destas coisas. Daqui a algum tempo já vai ser perfeitamente normal usar um casaco deste tipo e por certo bem mais eficiente e prático.
 _pol_ _pol_
Mas já estou a ver a malta a desmontar a menina sem desligar o dito cabo…
 _martelada_ _martelada_

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Blusão com airbag
« Responder #7 em: 31 de Maio de 2010, 14:05 »
Sem problema, uma vez que só despoleta se levar um valente puxão, como no caso dum acidente!...

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Blusão com airbag
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2010, 00:10 »
Exactamente, não haveria necessidade de insuflar o Airbag nas costas se o acidente foi frontal... há que poupar! :P
Nos carros acontece a mesma coisa: só são accionados os do lado do acidente.