Autor Tópico: [S2 125 FI] Travagem à chuva  (Lida 17336 vezes)

nneves2

  • Visitante
[S2 125 FI] Travagem à chuva
« em: 23 de Novembro de 2010, 09:33 »
Pessoal da Daelim S2 ( que somos bastantes )....

Hoje notei um comportamento diferente dos meus travões. Mais esponjosos. Ou seja com tempo chuvoso a travagem da S2 fica realmente muito diferente precisando de mais espaço para parar, não por motivo de falta de aderência e termos de dosear a travagem, mas porque na realidade os travões não estão com a mesma eficácia.

Mais alguém nota o mesmo?
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 23:28 por paufer »

TOG

  • Visitante
Re: Travagem à chuva.
« Responder #1 em: 23 de Novembro de 2010, 09:40 »
Ainda andei poucas vezes à chuva e em travagens normais não noto nada, mas se for mais brusca deve ser normal que o espaço e o tempo de travagem aumente.

Vamos aguardar para ver a opinião de outros companheiros com S2 e que estejam habituados a andar à chuva.

monforte

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #2 em: 23 de Novembro de 2010, 10:19 »
Não tenho uma Daelim S2 mas devo dizer que me parece ser normal pois na minha noto exactamente o mesmo, a distancia de travagem em "situações de maior aperto" é mais longa. A solução passa por uma condução mais cuidada e sem duvida andar mais devagar.

Abraço

nneves2

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #3 em: 23 de Novembro de 2010, 10:34 »
Acho que não me fiz entender. A distância de travagem tem de ser mais longa, pois as condições de aderência são menores. A questão é que essa distancia deve ser gerida pelo motociclista consoante o feedback que vai temdo do piso e da aderencia dos pneus.

O que pergunto aqui, é acerca de os travões e a reação ao premir da manete ( da travagem combinada ) ser mais esponjosa quand em seco ela responde no mesmo segundo.

Ou seja, com chuva a reação que o premir da manete provoca não é imediata. Mesmo premindo a fundo ela vai indo.......  Quando deveria ter a mesma reação imediata e ser eu a dosear a travagem.

big_waves

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #4 em: 23 de Novembro de 2010, 10:40 »
Companheiro neves já fiz muitos km à chuva, e é verdade, os travões perdem eficácia com chuva e bastante.

Tem que se deixar muito espaço para o da frente porque realmente quando chove muito ate parece que não trava.

Não sei se com outras maquinas acontece o mesmo?

Abraço.

neves

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #5 em: 23 de Novembro de 2010, 10:41 »
Eu julgo que essa é uma situação normal. Eu também já tinha notado noutra ocasião e voltei a notar hoje, pois foi dilúvio todo o caminho.

Esquecendo as condições de aderência dos pneus à estrada, o sistema de travagem (pastilhas + disco) molhado deve ter menos eficácia pois fica uma película de água na sua superfície. Mesmo na bicicleta (tanto com disco como com calços) isso se nota.

No caso específico da S2, se não estou em erro, no manual do utilizador é feita a advertência para, após a lavagem da scooter, ter em atenção a diminuição das capacidades de travagem.

No entanto, se essa reacção tardia da travagem fôr demasiado exagerada, é sempre uma questão a ver com atenção.

 _convivio_

alain

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #6 em: 23 de Novembro de 2010, 10:49 »
é verdade, no passeio a reguengos chuvia demais ( até evora ) mais parecia que estava a andar de barco, nao se via um palmo á frente ( muita agua ) até parecia que a moto nao travava, mas isto só acontece quando há muita agua

nneves2

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2010, 10:51 »
Eu julgo que essa é uma situação normal. Eu também já tinha notado noutra ocasião e voltei a notar hoje, pois foi dilúvio todo o caminho.

Esquecendo as condições de aderência dos pneus à estrada, o sistema de travagem (pastilhas + disco) molhado deve ter menos eficácia pois fica uma película de água na sua superfície. Mesmo na bicicleta (tanto com disco como com calços) isso se nota.

No caso específico da S2, se não estou em erro, no manual do utilizador é feita a advertência para, após a lavagem da scooter, ter em atenção a diminuição das capacidades de travagem.

No entanto, se essa reacção tardia da travagem fôr demasiado exagerada, é sempre uma questão a ver com atenção.

 _convivio_

O meu raciocinio foi esse também. Apenas gostava de ouvir as opiniões do pessoal e de certa forma servir de alerta a quem ainda não se apercebeu desta situação.

neves

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #8 em: 23 de Novembro de 2010, 10:56 »
O meu raciocinio foi esse também. Apenas gostava de ouvir as opiniões do pessoal e de certa forma servir de alerta a quem ainda não se apercebeu desta situação.

E é bem importante ter esse aspecto em conta, pois os perigos mais falados na condução à chuva quase nunca contemplam esta situação! Bem pensado  _pol_

 _convivio_

nneves2

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #9 em: 23 de Novembro de 2010, 11:02 »
Companheiro neves já fiz muitos km à chuva, e é verdade, os travões perdem eficácia com chuva e bastante.

Tem que se deixar muito espaço para o da frente porque realmente quando chove muito ate parece que não trava.

Não sei se com outras maquinas acontece o mesmo?

Abraço.

Essa é mesmo a questão. A Distância que deixo à chuva será maior que em tempo seco, mas a contar com o tipo de travagem que a S2 costuma ter ( em seco ). Com a reação que notei hoje dos travões ( e nunca me tinha apercebido ) essa mesma distância mentalmente calculada tem de ser maior. Quem ainda não tomou o pulso à travagem da S2 nestas situações, é bom que o faça.

Seria interessante saber se acontece noutras máquinas, mas acredito que sim. A Não ser que o sistema de travagem esteja colocado de forma a ficar protegido da àgua nestes dias, o que acho difícil.

wdwpp

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #10 em: 23 de Novembro de 2010, 12:43 »
Sinceramente quando chove tenho sempre cuidados redobrados... Por isso até agora não notei nada de especial... Como aqui está solinho, não posso dar uma opinião por agora mais conclusiva em relação à minha menina...

Offline FMelo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 175
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • ....ir "devagar" para vir nas "calmas"...
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #11 em: 29 de Novembro de 2010, 22:30 »

Companheiro, isso é normal... eu tenho a Yamaha x-max 125 e para além
de já ter notado esta diferença, no livro de instruções está uma advertência
sobre a lavagem da moto, discos e pastilhas molhadas retardam a travagem.
Penso que será em todas as motos _pensador_
Cumptos
FMelo

Rui Fernandes

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #12 em: 29 de Novembro de 2010, 22:36 »
Companheiro tenho uma S2 e também noto o mesmo, a chuva retarda as travagens dai todas as precauçoes são poucas e no manual da marca também diz que depois de molhados os discos podem influenciar nas travagens

wdwpp

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #13 em: 29 de Novembro de 2010, 23:18 »
Ainda hoje notei isso... Como ela demora a travar....  _pensador_ _pensador_

nneves2

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #14 em: 10 de Dezembro de 2010, 13:44 »
Ainda hoje notei isso... Como ela demora a travar....  _pensador_ _pensador_

É verdade. Deve ser o tempo que demora a limpar a àgua dos discos, digo eu.
Realmente é preciso ter muito em conta este facto pois a travagem tem de ser antecipada em uns bons metros. Acho mesmo que temos de dar mais atenção a este facto do que à pouca aderencia do piso, até porque duvido que as rodas bloqueiem. Diria que eventualmente é um ABS à moda Coreana  _martelada_

Entretanto em dialogo com a Motojet sobre este assunto e sobre se haveria alguma "cura" ou "truque" para reduzir este efeito, a Daelim Ibérica alertou que montando umas pastilhas menos duras a travagem melhora.

Quando chegar a hora de as trocar a ver se não me esqueço de lembrar a oficina para este facto.

AntonioAlves

  • Visitante
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #15 em: 20 de Janeiro de 2011, 14:45 »
Eu também notei que a minha para travar em tempo de chuva tinha que fazer mais força na manete para travar.
Achei estranho, pois nunca me tinha acontecido, tantos de mota como de carro, mas também associei que fosse "problema" das pastilhas serem duras. Quando precisar de trocar, vai ser por umas mais macias.

Um abraço

nneves2

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #16 em: 20 de Janeiro de 2011, 14:53 »
Eu também notei que a minha para travar em tempo de chuva tinha que fazer mais força na manete para travar.
Achei estranho, pois nunca me tinha acontecido, tantos de mota como de carro, mas também associei que fosse "problema" das pastilhas serem duras. Quando precisar de trocar, vai ser por umas mais macias.

Um abraço

Quando encontrares umas mais macias alerta, pois para a Daelim é dificil encontrar material aftermarket.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 23:28 por paufer »

sovietico

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #17 em: 15 de Fevereiro de 2014, 00:58 »
Boas, a minha S2 é de 2010 e à chuva o travão da frente simplesmente desaparece, valendo o de trás. Acontece que as pastilhas de origem não valem nada, substitui por umas CL Brakes e agora sim, já trava à chuva.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

minhos

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #18 em: 15 de Fevereiro de 2014, 20:38 »
Confirmo, a minha s3 em chuva o travao da frente começa a travar mal mas o misto nao!

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Travagem à chuva - Daelim S2 only.
« Responder #19 em: 15 de Fevereiro de 2014, 21:05 »
............. Acho mesmo que temos de dar mais atenção a este facto do que à pouca aderencia do piso, até porque duvido que as rodas bloqueiem. Diria que eventualmente é um ABS à moda Coreana  _martelada_

Olha que as rodas bloqueiam. Não falo das Dailim, porque não sei, mas a Scarabeo bloqueia e bem molhada, e a CN250 também.
Conduzo com muito mais cuidado com chuva ou água no chão, mas até agora não notei a travagem dificultada pela humidade nas pastilhas ou água no disco. ¿Sorte ou insensibilidade ?
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2014, 21:24 por António Teles »
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #20 em: 15 de Fevereiro de 2014, 21:24 »
Na S2 é dificil de bloquearem.  A frente é uma tristeza com as pastilhas de origem. Por acaso na minha ainda não as troquei. As traseiras é que já foram trocadas porque como ela tem a travagem combinada acabam por ser o punho esquerdo o mais utilizado e o da frente é um compplemento . ( na minha condução )
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

numibesi

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #21 em: 17 de Fevereiro de 2014, 10:18 »
Na S2 é dificil de bloquearem.  A frente é uma tristeza com as pastilhas de origem. Por acaso na minha ainda não as troquei. As traseiras é que já foram trocadas porque como ela tem a travagem combinada acabam por ser o punho esquerdo o mais utilizado e o da frente é um compplemento . ( na minha condução )

O mesmo é notado aqui por estes lados  _careta_

O combinado é que safa a malta, mas também já me aconteceu em chuva ter de utilizar de emergência o da frente após o combinado, pois deve ter sido da fricção a "manteiga" começou a derreter, e no ultimo instante a falta de hábito de travar com o da frente (também) por pouco não se notou, e eu ia sendo um "abre-latas"  _Rolley_

Abraço a todos, a minha tem cerca de 18.500 Km mas na minha mão só tem +/- 1.500 Km, as pastilhas parecem ainda estar em bom estado, mas não sei se ainda serão as de origem  :-?

Mas é um ponto a trocar numa próxima ida à oficina, colocar umas pastilhas de melhor performance.

O que noto e aproveitando um pouco a questão de estar aqui pessoal da S2, é que quando vou a arrancar a mota treme muito, como se a embraiagem estivesse a patinar! por vezes parece que vou a arrancar e a mota vai-se partir toda  :-?, é normal? pensei que fosse mais "suave" o arranque nas scooter, mas como não tenho experiência fica o pedido de ajuda.

 _pt_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #22 em: 17 de Fevereiro de 2014, 11:57 »
Isso é a correia a patinar. Nota-se mais neste tempo humido e até a correia aquecer um pouco com a fricção. Depois ela 'adere' melhor.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

terrinha

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #23 em: 17 de Fevereiro de 2014, 12:17 »
Falta-nos a caixa de velocidades companheiros, para travas à chuva devemos parar a mota ou carro essencialmente com recurso a cx de velocidades que nas scooters não há  scooter_

antonio.manuel

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #24 em: 18 de Fevereiro de 2014, 23:02 »
Isso é a correia a patinar. Nota-se mais neste tempo humido e até a correia aquecer um pouco com a fricção. Depois ela 'adere' melhor.

Confirmo , na minha é igual. Depois de aquecer já não se nota.

Cumprimentos