40000km em cbf125
Deixo aqui a terceira parte deste pequeno percurso
Aqui a segunda arte
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,30064.0.htmlPara inicio devo dizer que esta terceira parte não era suposta existir, essencialmente pelos motivos no tópico anterior, ie modelo descontinuado e sem grande interesse a não ser como commuter ou para ir buscar o pão.
Alêm do desgaste de ir todos os dias para Lisboa, serpenteando pelas inúmeras filas de trânsito, fez pequenos passeios a solo ou com pendura pelos locais habituais, idas praia, transportar cargas, etc.
Dos passeios maiores a registar seria Granada e Gribaltar, resultou num fail, e acabou por ser Lisboa-Elvas-Lisboa
Outros:
Grutas Mira D'Aire
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,32492.0.htmlTorrão
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,32474.0.htmlEN2
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,34923.0.htmlRelativamente a intervenções mecânicas confirmaram-se algumas que tinha previsto, nomeadamente troca das caixas de direção e bomba combustível.
Além do registado anteriormente tive necessidade de trocar uma lãmpada de farol, minimo frontal e uma de painel.
Troca bateria aos 40K
Troca óleo a cada 4K, filtro ar cada 20K, ajuste corrente cada 12K e pastilhas travão cada 15K apróx.
Lubrificação corrente cada 1K, ou sempre que necessário, e lavagem a cada 2K.
Kit transmissão original, mudei apenas o pinhão para um mais longo, sem previsão de necessidade de troca.
Pneus continental de origem, pelo aspeto e piso estimo duração até 60K.
Limpeza e substituição filtro combustível aos 30K
Relativamente a afinação válvulas, fez aos 4 e 20K.
A frieza dos números
Uma vez que esta mota tem a sua vertente económica aqui ficam os dados do spritmonitor:
Consumption:
1,72 l/100km 39.847 km and 684 l
CO2 emission: 40 g/km 39.847 km and 1.594 kg
Fuel costs: 2,42 EUR/100km 39.326 km and 950 EUR
Consumption histogram
min 1,34 Ø 1,72 max 2,13
Manutenção 302€
Deixo uma nota relativamente a estes números.
Muitos de nós vieram para as duas rodas com ideia de poupar, praticidade, facilidade, etc.
No meu caso particular, a utilização da cbf, permitiu uma poupança anual de 150€/ano (despesas incluídas) na utilização de commuter.
Digamos que, a título de exemplo, um veículo com valor de aquisição de 1500 euros e gere esta poupança anual. Considerando o meu caso de poupança, a amortização do valor do veiculo será feita em 10 anos e realizar cerca de 100K.
Sem me alongar em demais considerações, acho que leva a refletirmos um pouco sobre o fator poupança.
Desde finais de 2014 esta foi a minha "máquina de guerra" para a cidade e um pouco mais
Conviveu e resistiu, com brio, a outras opções tais como honda s-wing, bmw f650, honda pcx e honda 500s.
Então porquê desta terceira parte?
O lado racional por vezes surge e encarei que tinha demasiadas motas, por isso 2 foram postas à venda.
E quem saiu foi a cbf, com bastante pesar por tudo o que passámos juntos, muito alcatrão, muitas horas de condução, muitos locais e muita descoberta.
O mínimo que poderia fazer seria uma despedida condigna e real, foto inicial, pequena grande guerreira, foto seguinte e de descoberta, foto abaixo