Bem posso sugerir como o melhor método (penso ke já li por aki) ouso de um GPS, devemos é seguir umas normas para que o valor conseguido seja mais preciso. Como todos sabemos os GPS funcionam para o fim pretendido após "apanhar os satélites sendo que só se tornam mais fiáveis após apanhar 3 mas de preferência 4 ou mais
.
A partir daí e partindo do principio que o aparelho é bom e está de boa saúde com as baterias se o conseguirmos fixar na mota poderemos avaliar a diferença de velocidades, sendo que o GPS é fiável com uma margem de erro desprezível.
Outra opção não tão precisa é seguirmos atrás de alguém de carro com quem combinamos ir por ex. a 80km durante um bocado e ver a diferença. Não é tão preciso tanto pelo erro de velocímetro (carro) como por pequenas variações nos 2 veículos. Devo dizer que o meu enlatado foi "calibrado a 120km" por GPS com uma margem de 3km do carro para o GPS.
Boas cronometragens nas voltas.
Manuel Batista